Buscar

Resumo do filme GARAPA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo do filme (Garapa)
José Padilha documenta em seu filme a rotina de três famílias de Fortaleza e do interior do Ceará, nos arredores de Choró, o mesmo retrata diversas expressões da questão social. O título vem da realidade crucial das mães de famílias que preparam uma infusão de água com açúcar para enganar a fome de suas crianças.
Assim foram abordadas três condições geográficas diferentes, uma delas foi a família da Lúcia, que mora numa cidade de Fortaleza, a outra foi a família da Robertina que mora perto de uma cidade pequena e a última é a família de Rosa que mora no meio do nada. O documentário retrata uma população desassistida pelo poder público, por falta de uma política de assistência, onde o coronelismo e a política clássica é evidente e estabelece padrões entre as relações de classe sociais, no qual os direitos do cidadão são negados.
É notório que quanto mais distante dos grandes centros urbanos residir a população menos acesso a serviços básicos como educação, saúde e assistência ela terá. A família de Lúcia é a única que ainda é acompanhada pela assistência social e saúde, ainda que de forma vaga a mãe recebe acompanhamento da área da saúde onde é acompanhado o crescimento da filha mais nova que é desnutrida, recebe informações sobre planejamento familiar, cuidados com a saúde e higiene da família, porém, o pai que é alcoólatra não é assistido por nenhum órgão competente como por exemplo o CAPS. 
As outras famílias residentes na zona rural são ainda mais excluídas, uma recebe o benefício do governo federal (FOME ZERO), uma quantia irrisória, porém é de suma importância para a subsistência da família sendo esta a única fonte de renda, visto que o clima semiárido não favorece a agricultura, atividade exercida pelas famílias residentes na zona rural. A família que reside mais distante é a que mais sofre com a falta de assistência por parte dos órgãos competentes. A moradia precária, insalubridade, doenças, falta de planejamento familiar até porque a genitora desconhece a eficácia dos métodos contraceptivos, a mesma também não possui qualquer documento pessoal e aguarda retorno da juíza local, porém, sem nenhuma resposta. 
Contudo foi relevante o conteúdo abordado no documentário para a formação acadêmica enquanto estudante de Serviço Social, pois, mostra que apesar das condições de trabalho não serem favoráveis a assistente social não deixou de fazê-lo, utilizando o diálogo como instrumento para mediar situações, Também inspira o desejo de buscar garantir o cumprimento dos direitos daqueles que se encontram desassistidos por se encontrarem distantes dos grandes centros.

Outros materiais