Exercício fixação 2 - (69) Psicologia da Educação
16 pág.

Exercício fixação 2 - (69) Psicologia da Educação


DisciplinaPsicologia da Educação Fael56 materiais335 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Exercício fixação 2 - (69) Psicologia da Educação
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Programação de Ensino possui, cinco princípios básicos, num deles é fundamental que o sujeito que aprende apresente a menor quantidade de erros possíveis, visto que o erro pode trazer consequências pouco produtivas ao processo de aprendizagem. Entretanto, o erro pode ocorrer, porém de forma que o aprendiz se mantenha engajado para aprender. De forma coerente com esta afirmativa, assinale a alternativa que apresenta corretamente este Princípio Básico da Programação de Ensino:
Escolha uma:
a. Ritmo Individual.
b. Avaliação do Procedimento de Ensino.
c. Feedback imediato.
d. Resposta Ativa.
e. Pequenos Passos.GABARITO COMENTADO: Alternativa Correta é Pequenos Passos, conforme capítulo 5 do Livro Psicologia da Educação, onde os autores destacam que \u201cO princípio dos pequenos passos e fundamental para que o estudante apresente a menor quantidade de erros possíveis, já que o erro pode trazer consequências pouco produtivas ao processo de aprendizagem. O erro pode ocorrer, mas em situação que o aprendiz ainda se mantenha engajado para aprender. O professor solicita a apresentação de um comportamento apenas quando o mais próximo deste já foi desenvolvido.\u201d (LUIZ, LUCA, FONSECA, 2013, p.127-128)
Feedback
A resposta correta é: Pequenos Passos..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Psicologia e uma área de conhecimento que produz e organiza o conhecimento acerca do fenômeno psicológico, o comportamento humano. E a Psicologia da Educação? Marque a alternativa a qual conceitua Psicologia da Educação:
Escolha uma:
a. É entendida por alguns autores como uma área independente da Psicologia e por outros como aplicação do conhecimento psicológico em Educação, não tem um objeto próprio de estudo, continua tendo como objeto o comportamento humano, ainda que aqueles que ocorrem em contextos educacionais ou relacionados ao objetivo desse sistema.Resposta correta: Livro Psicologia da Educação, cap.01 \u2013 p. 25. A Psicologia da Educação é entendida por alguns autores como uma área independente da Psicologia e por outros como aplicação do conhecimento psicológico em Educação, não tem um objeto próprio de estudo, continua tendo como objeto o comportamento humano, ainda que aqueles que ocorrem em contextos educacionais ou relacionados ao objetivo desse sistema.
b. Tem função de transformar e manter a sociedade por meio da transmissão e do compartilhamento da cultura entre as gerações;
c. É um tipo ou subárea de conhecimento em Psicologia, pois produz e organiza o conhecimento acerca do desenvolvimento humano;
d. A Psicologia da Educação se fortaleceu ao final do século XIX, mais precisamente no despertar do século XX, acompanhando e possibilitando a estruturação e o reconhecimento da Psicologia como um saber cientifico.
e. Se definiu como a área que estuda o desenvolvimento1 humano;
Feedback
A resposta correta é: É entendida por alguns autores como uma área independente da Psicologia e por outros como aplicação do conhecimento psicológico em Educação, não tem um objeto próprio de estudo, continua tendo como objeto o comportamento humano, ainda que aqueles que ocorrem em contextos educacionais ou relacionados ao objetivo desse sistema..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Piaget formula quatro estágios básicos de desenvolvimento pelo qual ela passa. Conforme tais estágios, relacionados a idades especificas, o pensamento da criança e constituído por certos processos de raciocínio e de pensamento que gradualmente tornam-se mais complexos. Sensório-motor, Pré-operacional, Operações concretas e Operações formais. Sobre o estágio Sensório-motor é correto afirmar:
I Ocorre do nascimento aos dois anos, a criança não constrói representações simbólicas do mundo;
II o nome desse estagio e decorrente da maneira pela qual a criança percebe e age sobre o mundo, sempre por meio de percepção sensorial e de suas ações motoras;
III grande conquista desse estagio e que constitui o processo indicador de que o desenvolvimento cognitivo está passando para o estágio seguinte consiste na idéia de \u201cpermanência do objeto\u201d;
IV quando a criança não raciocina por meio desse conceito, ela apresenta dificuldade para lidar (pensar, raciocinar sobre) com um objeto na ausência dele;
V e, quando a criança passa a raciocinar com o conceito de \u201cpermanência do objeto\u201d, obviamente ela passa a ter a capacidade de lidar com tal objeto na ausência dele.
É correto apenas o que se afirmar em:
Escolha uma:
a. I, II, III, IV, VGABARITO: (I, II, III, IV, V) são corretas. Psicologia da Educação, cap.03 \u2013 pág 53. No estágio sensório-motor, que ocorre do nascimento aos dois anos, a criança não constrói representações simbólicas do mundo. O nome desse estagio e decorrente da maneira pela qual a criança percebe e age sobre o mundo, sempre por meio de percepção sensorial e de suas ações motoras. A grande conquista desse estagio e que constitui o processo indicador de que o desenvolvimento cognitivo está passando para o estágio seguinte consiste na idéia de \u201cpermanência do objeto\u201d. Quando a criança não raciocina por meio desse conceito, ela apresenta dificuldade para lidar (pensar, raciocinar sobre) com um objeto na ausência dele. E, quando a criança passa a raciocinar com o conceito de \u201cpermanência do objeto\u201d, obviamente ela passa a ter a capacidade de lidar com tal objeto na ausência dele. Como exemplo, ela começa a querer objetos que não estão diretamente acessíveis e lembra-se de pessoas e objetos que estão ausentes.
b. I, III, IV
c. I, IV, V
d. II, III, IV, V
e. III, IV, V
Feedback
A resposta correta é: I, II, III, IV, V.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Sossai (1977), a educação medieval era voltada aos valores humanistas e de ordem filosófica e religiosa. Mas neste período o sistema educacional sofreu diversas modificações, e sobre tudo por conta das características de uma nova sociedade industrializada. Portanto nesta época como passa a ser direcionada a educação?
Escolha uma:
a. Pela contingência de estímulos de reforço.
b. Para o mundo das máquinas.Gabarito: alternativa correta é Para o \u201cmundo das máquinas\u201d. Capítulo 5, pág. 115. O sistema educacional sofreu diversas modificações, e, sobretudo por conta das características de uma nova sociedade, agora industrializada, a educação passa a ser direcionada para o \u201cmundo das máquinas\u201d. Apesar disso, ainda há a necessidade de discutir o qual é o papel da educação em uma sociedade industrializada, mas também com muitos problemas.
c. Pelo processo de equilibração.
d. Para punição positiva.
e. Para examinar as implicações.
Feedback
A resposta correta é: Para o mundo das máquinas..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A linguagem que é apresentada a uma criança faz com que ela identifique os aspectos importantes do mundo daqueles que não o são, facilitando a \u201corganização\u201d que a pessoa faz do mundo. Portanto o processo de linguagem é:
Escolha uma:
a. O processo comportamental com o entendimento evolucionista. Com o processo de linguagem, a criança passa a agir de maneira diferenciada em relação ao mundo no qual se insere, em um processo pelo qual é evidenciada a natureza social do desenvolvimento humano.
b. O processo de inclusão e expressão nas semelhanças espécies humanas em relação a maturação. Com o processo de linguagem, a criança passa a agir de maneira diferenciada em relação ao mundo no qual se insere, em um processo pelo qual é evidenciada a natureza social do desenvolvimento humano.
c. É um processo em conjunto com as variáveis relações a história da evolução significativa. Com o processo de linguagem, a criança passa a agir de maneira diferenciada em relação ao mundo no qual se insere, em um processo pelo qual é evidenciada a natureza social do desenvolvimento humano.
d. É um dos processos mais importantes pelos quais uma pessoa passa a interagir com o mundo. Com o processo de linguagem,