Buscar

Exercício fixação 2 - (69) Psicologia da Educação

Prévia do material em texto

Exercício fixação 2 - (69) Psicologia da Educação
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Programação de Ensino possui, cinco princípios básicos, num deles é fundamental que o sujeito que aprende apresente a menor quantidade de erros possíveis, visto que o erro pode trazer consequências pouco produtivas ao processo de aprendizagem. Entretanto, o erro pode ocorrer, porém de forma que o aprendiz se mantenha engajado para aprender. De forma coerente com esta afirmativa, assinale a alternativa que apresenta corretamente este Princípio Básico da Programação de Ensino:
Escolha uma:
a. Ritmo Individual.
b. Avaliação do Procedimento de Ensino.
c. Feedback imediato.
d. Resposta Ativa.
e. Pequenos Passos.GABARITO COMENTADO: Alternativa Correta é Pequenos Passos, conforme capítulo 5 do Livro Psicologia da Educação, onde os autores destacam que “O princípio dos pequenos passos e fundamental para que o estudante apresente a menor quantidade de erros possíveis, já que o erro pode trazer consequências pouco produtivas ao processo de aprendizagem. O erro pode ocorrer, mas em situação que o aprendiz ainda se mantenha engajado para aprender. O professor solicita a apresentação de um comportamento apenas quando o mais próximo deste já foi desenvolvido.” (LUIZ, LUCA, FONSECA, 2013, p.127-128)
Feedback
A resposta correta é: Pequenos Passos..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Psicologia e uma área de conhecimento que produz e organiza o conhecimento acerca do fenômeno psicológico, o comportamento humano. E a Psicologia da Educação? Marque a alternativa a qual conceitua Psicologia da Educação:
Escolha uma:
a. É entendida por alguns autores como uma área independente da Psicologia e por outros como aplicação do conhecimento psicológico em Educação, não tem um objeto próprio de estudo, continua tendo como objeto o comportamento humano, ainda que aqueles que ocorrem em contextos educacionais ou relacionados ao objetivo desse sistema.Resposta correta: Livro Psicologia da Educação, cap.01 – p. 25. A Psicologia da Educação é entendida por alguns autores como uma área independente da Psicologia e por outros como aplicação do conhecimento psicológico em Educação, não tem um objeto próprio de estudo, continua tendo como objeto o comportamento humano, ainda que aqueles que ocorrem em contextos educacionais ou relacionados ao objetivo desse sistema.
b. Tem função de transformar e manter a sociedade por meio da transmissão e do compartilhamento da cultura entre as gerações;
c. É um tipo ou subárea de conhecimento em Psicologia, pois produz e organiza o conhecimento acerca do desenvolvimento humano;
d. A Psicologia da Educação se fortaleceu ao final do século XIX, mais precisamente no despertar do século XX, acompanhando e possibilitando a estruturação e o reconhecimento da Psicologia como um saber cientifico.
e. Se definiu como a área que estuda o desenvolvimento1 humano;
Feedback
A resposta correta é: É entendida por alguns autores como uma área independente da Psicologia e por outros como aplicação do conhecimento psicológico em Educação, não tem um objeto próprio de estudo, continua tendo como objeto o comportamento humano, ainda que aqueles que ocorrem em contextos educacionais ou relacionados ao objetivo desse sistema..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Piaget formula quatro estágios básicos de desenvolvimento pelo qual ela passa. Conforme tais estágios, relacionados a idades especificas, o pensamento da criança e constituído por certos processos de raciocínio e de pensamento que gradualmente tornam-se mais complexos. Sensório-motor, Pré-operacional, Operações concretas e Operações formais. Sobre o estágio Sensório-motor é correto afirmar:
I Ocorre do nascimento aos dois anos, a criança não constrói representações simbólicas do mundo;
II o nome desse estagio e decorrente da maneira pela qual a criança percebe e age sobre o mundo, sempre por meio de percepção sensorial e de suas ações motoras;
III grande conquista desse estagio e que constitui o processo indicador de que o desenvolvimento cognitivo está passando para o estágio seguinte consiste na idéia de “permanência do objeto”;
IV quando a criança não raciocina por meio desse conceito, ela apresenta dificuldade para lidar (pensar, raciocinar sobre) com um objeto na ausência dele;
V e, quando a criança passa a raciocinar com o conceito de “permanência do objeto”, obviamente ela passa a ter a capacidade de lidar com tal objeto na ausência dele.
É correto apenas o que se afirmar em:
Escolha uma:
a. I, II, III, IV, VGABARITO: (I, II, III, IV, V) são corretas. Psicologia da Educação, cap.03 – pág 53. No estágio sensório-motor, que ocorre do nascimento aos dois anos, a criança não constrói representações simbólicas do mundo. O nome desse estagio e decorrente da maneira pela qual a criança percebe e age sobre o mundo, sempre por meio de percepção sensorial e de suas ações motoras. A grande conquista desse estagio e que constitui o processo indicador de que o desenvolvimento cognitivo está passando para o estágio seguinte consiste na idéia de “permanência do objeto”. Quando a criança não raciocina por meio desse conceito, ela apresenta dificuldade para lidar (pensar, raciocinar sobre) com um objeto na ausência dele. E, quando a criança passa a raciocinar com o conceito de “permanência do objeto”, obviamente ela passa a ter a capacidade de lidar com tal objeto na ausência dele. Como exemplo, ela começa a querer objetos que não estão diretamente acessíveis e lembra-se de pessoas e objetos que estão ausentes.
b. I, III, IV
c. I, IV, V
d. II, III, IV, V
e. III, IV, V
Feedback
A resposta correta é: I, II, III, IV, V.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Sossai (1977), a educação medieval era voltada aos valores humanistas e de ordem filosófica e religiosa. Mas neste período o sistema educacional sofreu diversas modificações, e sobre tudo por conta das características de uma nova sociedade industrializada. Portanto nesta época como passa a ser direcionada a educação?
Escolha uma:
a. Pela contingência de estímulos de reforço.
b. Para o mundo das máquinas.Gabarito: alternativa correta é Para o “mundo das máquinas”. Capítulo 5, pág. 115. O sistema educacional sofreu diversas modificações, e, sobretudo por conta das características de uma nova sociedade, agora industrializada, a educação passa a ser direcionada para o “mundo das máquinas”. Apesar disso, ainda há a necessidade de discutir o qual é o papel da educação em uma sociedade industrializada, mas também com muitos problemas.
c. Pelo processo de equilibração.
d. Para punição positiva.
e. Para examinar as implicações.
Feedback
A resposta correta é: Para o mundo das máquinas..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A linguagem que é apresentada a uma criança faz com que ela identifique os aspectos importantes do mundo daqueles que não o são, facilitando a “organização” que a pessoa faz do mundo. Portanto o processo de linguagem é:
Escolha uma:
a. O processo comportamental com o entendimento evolucionista. Com o processo de linguagem, a criança passa a agir de maneira diferenciada em relação ao mundo no qual se insere, em um processo pelo qual é evidenciada a natureza social do desenvolvimento humano.
b. O processo de inclusão e expressão nas semelhanças espécies humanas em relação a maturação. Com o processo de linguagem, a criança passa a agir de maneira diferenciada em relação ao mundo no qual se insere, em um processo pelo qual é evidenciada a natureza social do desenvolvimento humano.
c. É um processo em conjunto com as variáveis relações a história da evolução significativa. Com o processo de linguagem, a criança passa a agir de maneira diferenciada em relação ao mundo no qual se insere, em um processo pelo qual é evidenciada a natureza social do desenvolvimento humano.
d. É um dos processos mais importantes pelos quais uma pessoa passa a interagir com o mundo. Com o processo de linguagem,a criança passa a agir de maneira diferenciada em relação ao mundo no qual se insere, em um processo pelo qual é evidenciada a natureza social do desenvolvimento humano.
e. É o processo único de ocorrência em diversos aspectos comportamentais. Com o processo de linguagem, a criança passa a agir de maneira diferenciada em relação ao mundo no qual se insere, em um processo pelo qual é evidenciada a natureza social do desenvolvimento humano.
Feedback
A resposta correta é: É um dos processos mais importantes pelos quais uma pessoa passa a interagir com o mundo. Com o processo de linguagem, a criança passa a agir de maneira diferenciada em relação ao mundo no qual se insere, em um processo pelo qual é evidenciada a natureza social do desenvolvimento humano..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme as descobertas de Piaget, ha dois atributos universais no desenvolvimento do pensamento humano. Um deles e a organização do mundo. O outro, a adaptação. E por meio de novas experiências que a pessoa adapta seu pensamento ao mundo. Outro importante processo caracterizado e investigado por Piaget, e talvez o seu principal postulado. Nesse processo a criança não consegue lidar com alguma circunstância por meio das categorias que ela já construiu, e disso decorre um desequilíbrio, superado pela construção de novas categorias e estruturas de pensamento, produzindo uma nova situação de equilíbrio. O contexto acima enfatiza sobre assimilação, acomodação e equilibração. Relacione a primeira coluna com a segunda conforme a característica de cada um.
1 Assimilação
2 Acomodação
3 Equilibração
 ( ) Os objetos identificados pela criança são classificados por ela em estruturas já construídas;
 ( ) Esse processo e ilustrado pela situação na qual a criança já construiu a ideia do que é um cachorro e vê um cachorro, classificando-o como tal;
 ( ) Os objetos percebidos pela criança são entendidos por ela como constituintes de novas categorias que ela ainda não possui;
 ( ) é ilustrada pela situação na qual uma criança que já possui a ideia de “cachorro” vê um cavalo, não o classifica como cachorro e constrói uma nova categoria: a de “cavalo”;
 ( ) Nesse processo a criança não consegue lidar com alguma circunstancia por meio das categorias que ela já construiu, e disso decorre um desequilíbrio, superado pela construção de novas categorias e estruturas de pensamento, produzindo uma nova situação.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. 3, 2, 2, 1, 1
b. 1, 1, 2, 2, 3.Assimilação: Os objetos identificados pela criança são classificados por ela em estruturas já construídas, esse processo e ilustrado pela situação na qual a criança já construiu a ideia do que é um cachorro e vê um cachorro, classificando-o como tal. Acomodação: Os objetos percebidos pela criança são entendidos por ela como constituintes de novas categorias que ela ainda não possui é ilustrada pela situação na qual uma criança que já possui a ideia de “cachorro” vê um cavalo, não o classifica como cachorro e constrói uma nova categoria: a de “cavalo”. Equilibração: Nesse processo a criança não consegue lidar com alguma circunstância por meio das categorias que ela já construiu, e disso decorre um desequilíbrio, superado pela construção de novas categorias e estruturas de pensamento, produzindo uma nova situação.
c. 1, 1, 3, 2, 2
d. 1, 2, 2, 3, 1
e. 2, 2, 3, 1, 1
Feedback
A resposta correta é: 1, 1, 2, 2, 3..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme as descobertas de Piaget, ha dois atributos universais no desenvolvimento do pensamento humano. Um deles é a organização do mundo, já o outro, a adaptação. Assim sendo é por meio de novas experiências que a pessoa adapta seu pensamento ao mundo. Isso acontece através de dois processos, a assimilação e a acomodação. Sobre o processo de assimilação é correto afirmar:
I. Os objetos percebidos pela criança são entendidos por ela como constituintes de novas categorias que ela ainda não possui;
II. A partir dessa nova percepção, a criança produz um novo esquema, produzindo, portanto, uma alteração nas categorias que ela desenvolveu para adaptar-se ao meio;
III. Ilustrada pela situação na qual uma criança que já possui a ideia de “cachorro” vê um cavalo, não o classifica como cachorro e constrói uma nova categoria: a de “cavalo”;
IV. Esse processo e ilustrado pela situação na qual a criança já construiu a ideia do que e um cachorro e vê um cachorro, classificando-o como tal.
V. Objetos identificados pela criança são classificados por ela em estruturas já construídas.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. IV, II
b. III, IV
c. IV, V
d. II, II
e. I, IINa assimilação, os objetos identificados pela criança são classificados por ela em estruturas ja construídas. Esse processo e ilustrado pela situação na qual a criança ja construiu a ideia do que e um cachorro e vê um cachorro, classificando-o como tal.
Feedback
A resposta correta é: IV, V.
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Piaget investiga o desenvolvimento moral da criança, partindo da definição de que a moral consiste em um conjunto de regras e, principalmente, no respeito que uma pessoa tem em relação a elas. Portanto o autor investigou o desenvolvimento através de jogos nos quais precisam ser estabelecidas regras: bola de gude, para meninos; amarelinha, para meninas, ele jogava com as crianças, e pedia para que elas lhe ensinassem o jogo, utilizando o método de diálogo, questionava-as a respeito de quem tinha lhe apresentado a regras, se estas poderiam ser modificadas etc. Com base nestas investigações o autor identificou três fases, que fases são estas?
Escolha uma:
a. A equilibração, a derivação e a contribuição.
b. A concepção, a dialética e a paradigmática.
c. A ideologia, a afasia e a cisão.
d. A anomia, a heteronomia e a autonomia.
e. A investigação, a elucidação e a maturação.
Feedback
A resposta correta é: A anomia, a heteronomia e a autonomia..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Piaget também era influenciado pelo método clínico, onde utilizou como técnica de produção de conhecimento diálogos entre ele e as crianças, e assim investigou o raciocínio delas por meio da linguagem que elas apresentavam. Tais diálogos eram constituídos por perguntas orientadas pelos objetivos que Piaget queria alcançar. Com essas investigações entre as crianças o Piaget formulou:
Escolha uma:
a. Formulas de organização e interação.
b. Processos de assimilação e acomodação.
c. Estágios de desenvolvimento cognitivo.Piaget formulou o que ele denomina de estágios de desenvolvimento cognitivo, sugerindo que o pensamento da criança se desenvolve sequencial, contínua e gradualmente.
d. Construção de situações complexas.
e. Categorias de equilíbrio e pensamento.
Feedback
A resposta correta é: Estágios de desenvolvimento cognitivo..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Shaffer e Kipp (2012), a etologia apresenta algumas suposições: uma delas é a de que todas as espécies de animais (entre elas a espécie humana nascem com alguns comportamentos “biologicamente programados”, que são produtos da evolução e adaptativos à medida que contribuem para a sobrevivência. Neste sentido, qual é o objeto de estudo dos etologistas?
Escolha uma:
a. A abordagem em âmbitos.
b. A integração biológica.
c. As respostas instintivas.Os etologistas têm como objeto de estudo as respostas instintivas que todos os membros da espécie apresentam e podem conduzir os indivíduos pelos mesmos caminhos desenvolvimentais.
d. O comportamento diverso.
e. A história filogenética.
Feedback
A resposta correta é: As respostas instintivas..

Outros materiais