Exercício fixação 3 - (69) Psicologia da Educação
16 pág.

Exercício fixação 3 - (69) Psicologia da Educação


DisciplinaPsicologia da Educação Fael56 materiais336 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Exercício fixação 3 - (69) Psicologia da Educação
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Programação de Ensino possui, cinco princípios básicos, num deles é fundamental que o sujeito que aprende apresente a menor quantidade de erros possíveis, visto que o erro pode trazer consequências pouco produtivas ao processo de aprendizagem. Entretanto, o erro pode ocorrer, porém de forma que o aprendiz se mantenha engajado para aprender. De forma coerente com esta afirmativa, assinale a alternativa que apresenta corretamente este Princípio Básico da Programação de Ensino:
Escolha uma:
a. Resposta Ativa.
b. Avaliação do Procedimento de Ensino.
c. Pequenos Passos.GABARITO COMENTADO: Alternativa Correta é Pequenos Passos, conforme capítulo 5 do Livro Psicologia da Educação, onde os autores destacam que \u201cO princípio dos pequenos passos e fundamental para que o estudante apresente a menor quantidade de erros possíveis, já que o erro pode trazer consequências pouco produtivas ao processo de aprendizagem. O erro pode ocorrer, mas em situação que o aprendiz ainda se mantenha engajado para aprender. O professor solicita a apresentação de um comportamento apenas quando o mais próximo deste já foi desenvolvido.\u201d (LUIZ, LUCA, FONSECA, 2013, p.127-128)
d. Feedback imediato.
e. Ritmo Individual.
Feedback
A resposta correta é: Pequenos Passos..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
\u201cHá uma contribuição da Psicologia que pode ser de grande importância para o aumento da eficácia de nosso sistema educacional. Tal contribuição consiste em um conjunto de conhecimentos que vem sendo produzido desde a década dde 1960, constituindo o que é denominado programação de ensino.\u201d (LUIZ, LUCA, FONSECA, 2013, p.111). No Brasil, há uma mulher que se destaca como principal responsável pela história e desenvolvimento da Programação de Ensino. Analise as afirmativas abaixo e, assinale aquela que apresenta corretamente o nome desta mulher:
Escolha uma:
a. Clarice Lispector.
b. Carolina Martuscelli Bori.GABARITO COMENTADO: Alternativa Correta é Carolina Martuscelli Bori, conforme capítulo 5 do Livro Psicologia da Educação, onde os autores destacam que \u201cHá uma contribuição da Psicologia que pode ser de grande importância para o aumento da eficácia de nosso sistema educacional. Tal contribuição consiste em um conjunto de conhecimentos que vem sendo produzido desde a década de 1960, constituindo o que e denominado programação de ensino. A principal \u201cpersonagem\u201d da história do desenvolvimento da programação de ensino no Brasil e Carolina M. Bori. De acordo com Nale (1998), Carolina Martuscelli Bori (1924-2004) foi professora, orientadora, administradora, assessora e, principalmente, um \u201cser político profundamente preocupado com o social\u201d.\u201d (LUIZ, LUCA, FONSECA, 2013, p.111).
c. Marina Colasanti.
d. Jaqueline Moll.
e. Cora Rónai.
Feedback
A resposta correta é: Carolina Martuscelli Bori..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Se fortaleceu ao final do século XIX, mais precisamente no despertar do século XX, acompanhando e possibilitando a estruturação e o reconhecimento da Psicologia como um saber cientifico. Esse fortalecimento pode ser entendido como resultado da forte influência da Medicina nos estudos psicológicos acerca do desenvolvimento humano, uma vez que métodos reconhecidamente científicos como a observação e a mensuração podiam ser utilizados para a explicação dos fenômenos em questão. A característica acima está direcionada a:
Escolha uma:
a. Psicologia do Desenvolvimento;GABARITO: Livro Psicologia da Educação, cap.02 \u2013 p. 30. Psicologia do Desenvolvimento.
b. Psicologia Hospitalar;
c. Psicologia do Transito.
d. Psicologia da Educação;
e. Psicologia Organizacional;
Feedback
A resposta correta é: Psicologia do Desenvolvimento;.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O conhecimento produzido é matéria-prima para a definição de comportamentos a serem desenvolvidos pelas pessoas, ele não pode ser um fim em si mesmo em educação. Portanto, o papel do conhecimento é mais do que aumentar a clareza das pessoas acerca dos aspectos ou fenômenos do meio, é:
Escolha uma:
a. É a possibilidade de falar em público como um estímulo reforçador e aversivo.
b. Extinção da contingência de reforçamento em relações entre os componentes do comportamento enfraquecidas.
c. Possibilitar que venham a intervir em tais aspectos da melhor maneira de acordo com o conhecimento produzido.Gabarito: alternativa correta é Possibilitar que venham a intervir em tais aspectos da melhor maneira de acordo com o conhecimento produzido. Capítulo 5, pág. 116. Ao encontrarmos no dicionário a definição de aprender como \u201ctomar conhecimento de\u201d, estamos fazendo referência a um \u201caprender\u201d que significa repetir conhecimento. O papel do conhecimento é mais do que aumentar a clareza das pessoas acerca dos aspectos ou fenômenos do meio, é possibilitar que elas venham a intervir em tais aspectos da melhor maneira de acordo com o conhecimento produzido.
d. Deixar de exibir comportamentos inadequados para não perder consequências gratificantes.
e. Identificar diferentes tipos de variáveis que podem caracterizar comportamentos e concepção das matérias.
Feedback
A resposta correta é: Possibilitar que venham a intervir em tais aspectos da melhor maneira de acordo com o conhecimento produzido..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Este processo consiste em considerar que a causa primordial do fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem são disfunções biológicas que o ser humano apresenta. Qual é o título deste processo tão discutido e estudado na contemporaneidade da Psicologia e da Educação? Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome deste processo:
Escolha uma:
a. Biologização do Desenvolvimento Humano.
b. Biologização da Psique Humana.
c. Biologização da Interação humana.
d. Biologização do Fracasso Escolar.GABARITO COMENTADO: Alternativa Correta é Biologização do Fracasso Escolar, conforme capítulo 6 do Livro Psicologia da Educação, onde os autores destacam que \u201cno início do século XXI, a educação brasileira (talvez a ocidental) tem passado por um processo perverso, que e equivocado em sua origem de considerar o fracasso escolar não como resultado da interação entre diversos fatores, mas como resultado praticamente puro e exclusivo das próprias crianças que fracassam ao longo do processo educacional. A esse processo pode ser atribuído o título de biologização do fracasso escolar. No que ele consiste? Em considerar que a causa precípua do fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem são disfunções biológicas que a criança apresenta. Essa \u201cbiologização do fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem\u201d se constitui em um equívoco porque, quando uma pessoa considera as disfunções orgânicas ou biológicas como causa primeira do fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem, provavelmente ela está deixando de considerar e observar a interação entre diversos aspectos que estão interferindo no grau de sucesso educacional de uma criança, aspectos mais complexos e por vezes mais fidedignos.\u201d (LUIZ, LUCA, FONSECA, 2013, p.167).
e. Biologização do Desenvolvimento Escolar.
Feedback
A resposta correta é: Biologização do Fracasso Escolar..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
É comum relacionar alguns termos para se referir aquilo que os alunos precisam aprender em cada disciplina. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) encontramos os termos \u201ccompetências\u201d e \u201chabilidades\u201d. Por sua vez, o aluno ao aprender certos ensinamentos, pode apresentá-lo em diferentes graus de perfeição ou desempenho. Botomé e Kubo (2002) apresentam graus de perfeição para cada aprendizagem e comportamento. Assinale a alternativa que apresenta TODOS os graus de perfeição defendidos por esses teóricos.
Escolha uma:
a. Capacitação, qualificação, prática e cultura.
b. Conhecimento, sabedoria, senso crítico, talento e mérito.
c. Entendimento, compreensão,