Buscar

apol introduçao a historia

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Introdução aos Estudos Históricos
Leia o excerto de texto a seguir: 
“A História é, para nós, uma ciência em construção. [...] No caso da História, porém, além deste sentido geral, queremos dizer com ‘ciência em construção’ que a conquista do seu método científico ainda não é completa, que os historiadores ainda estão descobrindo os meios de análise adequados ao seu objeto”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARDOSO, C. Introdução à História. São Paulo: Brasiliense, , p. 43. 
Considerando o trecho do texto-base Introdução à História, assinale a alternativa correta acerca do método de trabalho em História:
	
	A
	O caráter de ciência em construção leva ao fato de que o conhecimento construído pelos historiadores é incontestável.
	
	B
	A explicação histórica constrói um conhecimento equivalente às narrativas literárias, cinematográficas etc.
	
	C
	A explicação histórica pode ser contestada por outros pesquisadores, de forma que nunca há uma verdade definitiva.
	
	D
	Como ciência, a História é uma espécie de conhecimento transcendental, difundido pelas figuras divinas.
	
	E
	A História é um conhecimento revelado, criado a partir da análise dos textos considerados sagrados.
Questão 2/5 - Introdução aos Estudos Históricos
Atente para o texto a seguir: 
Herbert Spencer foi um filósofo inglês representante do liberalismo clássico, que buscou compreender o comportamento humano a partir de uma perspectiva tributária das ciências naturais. Em suas conclusões, defendia que o Estado não deveria interferir na sociedade.
Fonte: Texto elaborado pelo autor. 
Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Teoria da História sobre a perspectiva de Spencer acerca da história, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O autor inglês defendia que a luta de classes era o verdadeiro motor da História.
	
	B
	Segundo Spencer, a razão era o elemento central da história.
	
	C
	Spencer foi influenciado por Darwin e viu na história, uma proximidade com as ciências naturais, em um processo de evolução das sociedades.
	
	D
	A compreensão de Spencer sobre a História foi classificada posteriormente como base da pós-modernidade.
	
	E
	Spencer defendeu que a História seria apenas uma forma narrativa apartada da realidade empírica do passado.
Questão 3/5 - Introdução aos Estudos Históricos
Observe o seguinte excerto: 
“Toda visão global de história constitui uma genealogia do presente. Seleciona e ordena os fatos do passado de forma que conduzam em sua sequência até dar conta da configuração do presente, quase sempre com o fim, consciente ou não, de justificá-la”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTANA, J. História. Análise do Passado e Projeto Social. Bauru: EDUSC, 1998. p. 9. 
A partir da leitura do excerto acima e do livro-base Teoria da História sobre a utilidade e papel da história na sociedade, assinale a única alternativa correta:
	
	A
	A História, por meio da análise de seus contextos sociais, auxilia a sociedade a consolidar preconceitos e naturalizar conceitos que são histórico
	
	B
	A história possibilita a sociedade compreender que preconceitos (como considerar inferiores determinadas etnias) se originam, frequentemente, de projetos de poder político, econômico e social.
	
	C
	O historiador tem o papel de fazer a sociedade esquecer do presente para lembrar do passado.  
	
	D
	A pesquisa histórica se afasta da construção de identidades sociais para evitar tomar partido na sua análise. 
	
	E
	A história colabora para que se entenda que a humanidade está sempre evoluindo.
Questão 4/5 - Introdução aos Estudos Históricos
Considere o seguinte extrato de texto: 
“Tudo se reduz, em suma, a uma crítica das limitações da investigação historicista e a uma vontade de abrir as janelas ao presente e as portas à colaboração com outras disciplinas que possam trazer ajuda com as suas técnicas; à ampliação do campo de trabalho e à renovação dos métodos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTANA, J. História. Análise do Passado e Projeto Social. Bauru: EDUSC, 1998. p. 208. 
Considerando o texto-base, sobre as modificações no campo da História acadêmica a partir dos Annales nas primeiras décadas do século XX, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apesar da renovação nos métodos e técnicas de trabalho, os objetos analisados pela história continuaram sendo os mesmos do século XIX.
	
	B
	A historiografia dos Annales manteve o foco em temas de história política, dando continuidade à perspectiva existente no século XIX.
	
	C
	Ao estabelecer a dinâmica de uma história problema, a nova historiografia manteve a perspectiva da neutralidade necessária à objetividade do conhecimento.
	
	D
	Junto com a ampliação dos métodos, houve também uma ampliação dos objetos e, com isso, das temporalidades estudadas, valorizando, ainda, o diálogo constante entre passado e presente.
	
	E
	A principal característica da Escola dos Annales é a negação do presente na construção do conhecimento histórico.
Questão 5/5 - Introdução aos Estudos Históricos
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Como os positivistas, os “historicistas” viam nos fatos singulares ou individuais do passado objeto da História; porém, não lhes atribuíam o caráter de fatos reais, externos ao observador: viam-nos como ‘fatos de pensamento’, como uma criação subjetiva”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARDOSO, C. Introdução à História. São Paulo: Brasiliense, p. 33. 
Considerando o texto-base, sobre a história factual dos historiadores tradicionais do século XIX, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os historiadores do século XIX preocupavam-se com a “história vista de baixo”, dando pouca atenção aos grandes homens e acontecimentos.
	
	B
	Ao privilegiar os fatos, a historiografia tradicional do século XIX desconsiderava as ações individuais frente às ações estruturais.
	
	C
	A ênfase nos fatos, durante o século XIX, voltava-se para a construção de uma história literária e ficcional, mais atrativa aos leitores.
	
	D
	Os historiadores do século XIX estabeleciam relações causais simples entre diferentes fatos, organizados de maneira cronológica, focando sempre na ação dos indivíduos mais importantes.
	
	E
	A historiografia tradicional do século XIX observava a história a partir da dinâmica da luta de classes, estabelecendo os fatos em referência à disputa entre proletários e burgueses.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes