Buscar

Atividade Discursiva Saúde Coletiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade Discursiva Saúde Coletiva 
As informações a respeito da mortalidade são tiradas do SIM (sistema de informação de mortalidade). Os dados da mesma são obtidos através das declarações de óbitos, essa declaração é elaborada em três vias, uma é encaminha para a Secretaria de Saúde, que usa os dados do morto (causa da morte, sexo, idade, endereço, etc.) para a produção dos índices de mortalidade, uma fica com a família e outra com o estabelecimento hospitalar que emitiu a declaração.
Os coeficientes mais utilizados são os de: 
* Mortalidade proporcional por causa que pega o número de óbitos por determinada causa e dilui no total de óbitos em determinado período.
* Mortalidade proporcional por idade, demonstra a proporcionalidade de óbitos por idade em determinadas regiões.
* Curvas de Mortalidade proporcional, permite avaliar o grau de saúde de determinada região. 
* Taxa de mortalidade especifica por sexo, idade ou causa, indica a proporção de óbitos por sexo idade e causa, gera bastante informações.
* Mortalidade infantil e mortalidade materna, que demonstram também a proporcionalidade de morte de mães ou gestantes e crianças.
A mortalidade por doenças infecciosas e parasitarias é o índice que indica a quantidade de mortes por infecções e parasitas entre o total de mortes em determinado período. Segundo estudos a mortalidade proporcional por doenças infeciosas e parasitarias divide o número de óbitos em causas infecciosas e parasitarias especificar em um determinado período e espaço e mede a importância de cada grupo especifico no total de óbitos por causas infecciosas e parasitarias. Com o avanço cientifico que houve dos anos 1950 aos dias de hoje, a medicina também evoluiu, proporcionando a população acesso a remédios mais eficientes, porém a violência não diminuiu, surgiram doenças como a depressão, que elevou o número de suicídios, veículos cada vez mais potentes e motorista mais impudentes. Todo o avanço da medicina juntamente com o estacionamento, e o agrave, de causas externas, faz com que o índice se altere, dando lugar as causas externas como a principal causa de mortes atualmente no Brasil.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais