Buscar

Direito Civil I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1ª ETAPA DE EXERCÍCIOS
1- O que é personalidade jurídica?
É a aptidão ou a possibilidade da pessoa ser portadora de direitos e deveres na ordem civil.
2- Explique quando se inicia e quando termina a personalidade jurídica de:
a) Pessoa física: inicia quando se nasce, com vida e termina com a morte.
b) Pessoa jurídica: se inicia com o registro do ato constitutivo em cartório competente, e finaliza quando a empresa declara falência ou fecha.
3- Explique o que é a morte presumida e como se dá.
Ocorre quando não se consegue provar que houve a morte real. 
4- O que é comoriência?
É quando duas ou mais pessoas morrem pelo mesmo motivo e não é possível determinar quem morreu primeiro.
5- Conceitue capacidade jurídica e indique os tipos de capacidade das pessoas físicas.
É a possibilidade de a pessoa exercer por si só os atos da vida civil sem depender de outras. São três os tipos de capacidade das pessoas físicas: incapacidade absoluta (menores impúberes), incapacidade relativa (menores púberes), e capacidade plena.
6- A incapacidade pode ser suprida para a realização de um negócio jurídico? Explique.
Tanto a incapacidade absoluta quanto a relativa são supridas pela representação e pela assistência, respectivamente. O incapaz absoluto, no entanto, não participa do ato jurídico, sendo praticado somente pelo representante. Enquanto que na assistência, ele é quem pratica o ato, com o acompanhamento de quem o tutela.
6- O que são:
a) Coisa julgada: é a qualidade atribuída aos efeitos da decisão judicial.
b) Ato jurídico perfeito: é o ato praticado em certo momento histórico de acordo com as normas jurídicas vigentes na ocasião.
c) Direito adquirido: é um direito fundamental, alcançado constitucionalmente, encontrado no art. 5º da CF
7- O efeito de repristinação é aceito no Brasil? Justifique.
Não. De acordo com o art. 2º §3º CC – Uma vez que a lei for revogada, ela não existe mais.
8- Sobre a vigência das normas, explique:
a) Quando uma norma entra em vigor? A norma sempre entrará em vigor de acordo com o que for determinado, e caso não seja, a regra geral é a de 45 dias após sua publicação.
b) O que é a vacatio legis? A regra geral de aguardar 45 dias para que a norma entre em vigência após sua publicação.
c) Quando uma norma perde vigência? Quando há prazo determinado ou o término da vigência da norma.
d) O que é ab-rogação e derrogação? Ab-rogação é a supressão total da norma, por exemplo o código civil de 1916. B A derrogação é a supressão parcial da norma, por exemplo o código comercial.
e) Existem normas que não podem ser revogadas? Sim, as cláusulas pétreas.
9- Quais as características dos direitos de personalidade? A generalidade (todos tem), a extrapatrimoniais, absolutos (todos devem respeitar), indisponíveis e irrenunciáveis, intransmissíveis, imprescritíveis e essenciais.
10- Com relação aos direitos de personalidade, disserte sobre como funciona a disposição sobre o próprio corpo. Sendo a integridade física um direito da personalidade, é indisponível e irrenunciável. Com isso, a pessoa não pode usar do seu próprio corpo como bem entender, pois sua integridade física é tutelada pelo Estado.
 Dessa forma, o indivíduo só pode ter a disposição do próprio corpo, trazendo diminuição a integridade física, quando for por exigência médica.
 Por sua vez, no artigo 13 do código civil, a disposição do próprio corpo é permitida para fins de transplante como lei especial.
 Após a morte, a pessoa pode dispor do seu próprio corpo, com objetivos a fins científicos ou para doação como forma de estudos para laboratórios de pesquisas cientificas ou universidades, podendo também haver doação para outrem de forma altruística (para fazer o bem).
 No artigo 14 do código civil, determina que o ato de disposição pode a qualquer tempo ser revogado, basta a pessoa determinar que vai doadora de órgãos. Contudo, a doação do corpo depois da morte pode ser feita por livre e espontânea vontade do doador, ou de seus familiares. 
11- Ainda sobre direitos de personalidade: sabemos que, em regra o nome da pessoa física é imutável, mas existem exceções. Cite ao menos três situações onde é possível a mudança do nome.
-Exposição ao ridículo;
- Proteção a testemunha;
- Mudança de Sexo;
12- Sobre domicílio, responda:
a) Quais os elementos que compõem o domicílio? Os elementos psicológicos (vontade) e os físicos (residência).
b) Explique o que é o domicílio necessário e cite dois exemplos. Possuir domicílio necessário ou legal quando for determinado por lei, em razão da condição ou situação de certas pessoas. Ex. O Militar, o preso.
c) Há a possibilidade da pessoa possuir mais de um domicílio? Justifique.
Sim, é admitida pela nossa legislação civil a pluralidade de domicílios. Podendo ser acionada em qualquer uma delas, sendo lícito que o autor escolha uma delas. 
d) Para as pessoas jurídicas de direito privado, onde serão considerados os seus domicílios?
Entende-se por domicilio da pessoa jurídica a União, o Distrito Federal. Tendo a pessoa jurídica diversos estabelecimentos, em lugares diferentes, cada um deles será considerado domicílio para os atos nele praticados. Se a administração, ou diretoria, entretanto, possuir sede no estrangeiro, haver-se-á por domicílio da pessoa jurídica, o lugar do estabelecimento sito no Brasil, que a ela corresponder. 
13- Explique o que é a desconsideração da personalidade das pessoas jurídicas e dê a sua previsão legal. A desconsideração da personalidade jurídica está prevista nos arts. 133 a 137 do novo CPC. É um ato excepcional, desenvolveu-se com o fim de prevenir o desvio da finalidade de um ente empresarial, seja através de fraude à lei, aos credores ou ao contrato social, visando, única e exclusivamente, responsabilizar a má-fé dos sócios administradores.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil. V.1: parte geral. 40. ed. Ver. e atual. Por Ana Cristina de Barros Monteiro França Pinto. São Paulo: Saraiva, 2005.
PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de direito civil. V.1. 19. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
GOMES, Orlando. Introdução ao direito civil. 18. ed. Atualizada por Humberto Theodoro Júnior. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil - Introdução ao Direito Geral. Teoria Geral de Direito Civil. 21 ed., v.I, Rio de Janeiro: Forense, 2005.
GAGLIANO, Pablo Stolze; GAGLIANO, Rodolfo Pamplona. Novo Curso de Direito Civil: Parte Geral - Vol. 1. 14. ed. Saraiva, São Paulo, 2012.
https://willianerivan.jusbrasil.com.br/artigos/374188831/disposicao-do-corpo-em-vida-e-apos-a-morte
https://renatamtorres.jusbrasil.com.br/artigos/169559364/capacidade-juridica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais