Buscar

Prova Objetiva

Prévia do material em texto

1-Um dos maiores problemas das aplicações multimídia na internet acontece a partir da saturação da largura da banda, na transferência dos dados. Com isso, apareceram algumas formas de transferência de vídeo, que atendem determinadas necessidades. Existem duas formas de disponibilizar vídeos pela internet. Sobre a opção do modo de transferência de vídeo, analise as sentenças a seguir:
I- O Streaming, ou transferência síncrona, é quando o vídeo é exibido após um curto tempo de bufferização, na medida em que o servidor realiza sua transferência.
II- O download, ou transferência assíncrona, é o armazenamento finalizado do vídeo antes da sua apresentação. Nesse modo a informação, ou parte dela, é primeiro totalmente transferida e armazenada no receptor, para depois ser apresentada.
III- Vídeos transferidos na forma de download, quanto menor a duração do vídeo, maior é seu tempo de transferência.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	Os critérios ergonômicos estão relacionados às melhores formas para se utilizar um sistema multimídia. Segundo Bastien e Scapin (1993), esses critérios ergonômicos podem trazer vários benefícios e resultados muito positivos, tanto no processo de desenvolvimento até a utilização de suas interfaces. Para esses dois autores, existem oito critérios que se destacam pela presteza, feedback, legibilidade, localidade, formato, distinção por localização, flexibilidade e consideração do usuário. Sobre esses critérios, analise as opções a seguir:
I- Condução.
II- Critérios.
III- Gestão.
IV- Adaptabilidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BASTIEN, J. C.; SCAPIN, D. L. Ergonomics Criteria for the Evaluation of Human ? Computer Interfaces, 1993. INRIA.
	 a)
	Somente a opção I está correta.
	 b)
	As opções II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a opção II está correta.
	 d)
	As opções I e IV estão corretas.
	3.
	O objetivo da ergonomia cognitiva é apresentar como são manifestadas as reações do homem referentes às situações e aos problemas encontrados no uso das ferramentas da tecnologia da informação. A ergonomia cognitiva também descreve como o homem é afetado pelas tecnologias e como as tecnologias sofrem alterações com as interações do usuário. Sobre as características fundamentais da ergonomia cognitiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Apresentar e definir.
(    ) Expressar e controlar.
(    ) Determinar e manifesto.
(    ) Compreender e processamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	4.
	A escola pode e precisa estabelecer pontes com os Meios de Comunicação. Pode utilizá-los como motivação do conteúdo de ensino, como ponto de partida mais dinâmico e interessante diante de um novo assunto a ser estudado. A comunicação, sem dúvidas, é imprescindível para as tecnologias na educação. Dessa maneira, faz-se necessário ter conhecimento delas, bem como da mídia que a vincula. A mediação que ocorre em tempo real podemos nomear de síncrona. Dito de outra maneira, docente e discente devem utilizar o meio concomitantemente. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: 
I- Videoconferência: permite em tempo real a comunicação simultânea de som e vídeo. 
II- Videoconferência: ocorre com a transmissão de imagens televisadas via satélite ou cabo. 
III- E-mail ou correio eletrônico: ocorre com o emissor escrevendo a carta, digitando o endereço de e-mail do receptor e enviando-a pelo correio; após alguns segundos, o receptor a acessa. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	5.
	A relação que temos hoje com o hipertexto é construída por meio dos avanços das novas mídias, que a cada dia tornam-se mais populares e acessíveis a todos. O hipertexto possibilita diversas interferências do usuário, que define um caminho próprio feito por suas escolhas; diferentemente do texto impresso, que pressupõe uma leitura linear. Com relação às características que o hipertexto apresenta, analise as seguintes sentenças:
I- Elencamos como uma de suas características a acessibilidade ilimitada, ou seja, possibilita a união de várias fontes distintas, como, por exemplo: obras científicas e dicionários. 
II- Destacamos como principal característica a inflexibilidade textual, ou seja, o texto digital tem restrições com relação à sua forma de leitura.   
III- Citamos como limitação a não possibilidade de integrar as diversas linguagens existentes, como: a visual e a audiovisual.
IV- O hipertexto tem como característica a fragmantariedade, ou seja, o leitor pode fluir pelo texto e não é o autor que o guia como em um texto impresso. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	6.
	O Padrão de Interoperabilidade é um processo de como vários sistemas, de fabricantes diferentes, conseguem conversar e serem executados pelos usuários. Os padrões têm a responsabilidade de normatizar as formas de transmissão, codificação, compreensão e interpretação dos pacotes de dados nas transmissões de videoconferência e de vídeos na web. O padrão H.323 é um protocolo de comunicação para a transmissão de dados em videoconferência. A partir dessa contextualização, sobre as extensões desse padrão H.323 que englobam Intranets Corporativas e Redes de Pacotes, analise as opções a seguir:
I- Terminais, Gateways, Gatekeepers.
II- Padrão T.120, T.121, T.126.
III- Algoritmo, áudio, vídeo.
IV- Transmissão, G.711, G.722, G.728.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção I está correta.
	 b)
	Somente a opção IV está correta.
	 c)
	As opções I e III estão corretas.
	 d)
	As opções I e II estão corretas.
	7.
	O hipertexto, de maneira simples, é compreendido como um processo de leitura ou escrita não linear. Os sistemas de hipertextos são uma abordagem de estruturações que contam com uma base de dados com conexões, formando, assim, uma rede hipertextual. Desde sua criação, eles já evoluíram e hoje encontram-se em qual geração?
	 a)
	Segunda geração.
	 b)
	Quarta geração.
	 c)
	Terceira geração.
	 d)
	Quinta geração.
	8.
	Ensinar em ambientes digitais e interativos de aprendizagem significa organizar situações de aprendizagem, planejar e propor atividades; disponibilizar materiais de apoio com o uso de múltiplas mídias e linguagens; ter um professor que atue como mediador e orientador do aluno, procurando identificar suas representações de pensamento; fornecer informações relevantes, incentivar a busca de distintas fontes de informações e a realização de experimentações; provocar a reflexão sobre processos e produtos; favorecer a formalização de conceitos; propiciar a interaprendizagem e a aprendizagem significativa do aluno. As mídias tornam os ambientes interativos. Existem vários tipos de mídias, cada qual com suas características. Referente aos tipos de mídias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Capturadas.
II- Sintetizadas.
III- Discretas.
IV- Contínuas. 
(    ) Possui apenas dimensões espaciais. 
(    ) Produzidas por computador, como um texto. 
(    ) Dependem da passagem do tempo.
(    ) Obtidas no mundo real, como sons, imagens e vídeos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - III - II.
	 b)
	II - I - IV - III.
	 c)
	IV - II - I - III.d)
	III - II - IV - I.
	9.
	Em aplicações multimídias que manipulam as mídias classificadas como contínuas, são necessários requisitos específicos para que sejam utilizadas de forma correta e aplicadas à finalidade para a qual foram desenvolvidas. Com relação a estes requisitos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para dar suporte aos requisitos de mídias contínuas, devemos apenas considerar a velocidade da conexão, outros elementos não influenciam enquanto requisito.
	 b)
	As mídias contínuas, que têm como principal característica imagens estáticas, não necessitam de requisitos para seu funcionamento.
	 c)
	Apesar de complexas, as mídias contínuas não têm relação com o tempo, pois questões como o stream não precisam ser levadas em consideração.
	 d)
	As mídias contínuas necessitam de altas taxas de transmissão, já que são compostas principalmente de vídeos, exigindo ainda redes para transmissão.
	10.
	Em agosto de 2000, a Associação Internacional de Ergonomia - IEA - adotou a definição oficial de Ergonomia (ou Fatores Humanos) como uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos, a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema. Os ergonomistas contribuem para o planejamento, o projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, as habilidades e as limitações das pessoas. Com relação aos critérios ergonômicos, associe os itens, utilizando o código  a seguir:
I- Carga de trabalho.
II- Condução.
III- Controle explícito.
(    ) Distinção por localidade, distinção por formato, distinção por localização.
(    ) Brevidade, concisão, ações mínimas, densidade informacional.
(    ) Ações explícitas do usuário, controle usuário.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia>. Acesso em: 17 fev. 2017.
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - I - III.

Outros materiais