Buscar

Seminario interdisciplinar 2019- Promoção de vendas- Cliente 4 0 - Fábio Felipe - Copia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

����
� PAGE \* MERGEFORMAT �3�
PROMOÇÃO DE VENDAS: O SURGIMENTO DO CLIENTE 4.0
Fábio Felipe Graper
Tutor: Fabiane Maria Vieira 
	
RESUMO
A atualização dos conceitos e meios de prestar serviços das grandes e pequenas organizações nos últimos anos, trouxe novos conceitos para o mercado, como: A Indústria 4.0 e o Marketing 4.0. Esses novos conceitos trazem tanto para a indústria como para os clientes, meios mais rápidos, rentáveis e humanizados de oferecer os produtos ou serviços, fazendo assim não só compradores, mais sim clientes parceiros do produto, do serviço e da própria marca e ideologia das empresas. Como parte do composto mix de marketing a promoção de vendas tem papel fundamental na relação do cliente aos novos conceitos aplicado as novas tecnologias e meios de comunicação. Com base nesses conceitos a relação entre cliente e consumidor com os produtos e serviços vem apresentando atualizações, sendo eles não somente no modo de compra, mas também na forma de relação entre cultura, valores, visão, planejamento estratégico e missão das empresas.
Palavras-chave: Inovação e Tecnologia, Promoção de Vendas, O novo consumidor.
1. INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho é apresentado a promoção de vendas como sendo uma parte importante na composição dos novos conceitos dos compostos do marketing 4.0, também busca se apresentar o perfil do consumidor com a atualização do modo de compra, preço, produção e logística.
Contudo essa revolução nos conceitos tanto na indústria, como no marketing traz o surgimento de um novo modelo de cliente ou consumidor, que por sua vez, busca cada vez mais se integrar a esses novos conceitos, no entanto, como parte desses conceitos cabe as empresas mostrar ao cliente ou consumidor as estratégias, a história, os produtos, a missão, os valores e a visão da empresa através do seu marketing de relacionamento com o cliente.
Os conceitos apresentados nesse trabalho foram formulados a partir do conceito de Marketing 4.0 de Kotler, e do conceito da indústria 4.0 que é tratada como a quarta revolução industrial.
2. PROMOÇÃO DE VENDAS
A promoção de vendas é entendida como um conjunto de métodos cujo objetivo é incentivar a compra de seus produtos tornando-os mais atrativos aos produtos da concorrência, as promoções devem ser atrativas, confiáveis e ter a mecânica de funcionamento simples e sem muitas exigências.
A Promoção de vendas pode ser também definida como um conjunto de métodos e recursos que visam aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período de tempo determinado. Ela está praticamente ao alcance de qualquer empresa, independentemente do ramo de atividade, porte ou localização geográfica, pois na maioria dos casos não depende de grandes investimentos. Para aumentar o nível de vendas, a promoção deve proporcionar ao consumidor um benefício concreto, sensibilizando-o naquele momento.
	
 
 Portanto, não se deve prolongar uma campanha por muito tempo, pois o benefício adicional pode incorporar-se ao produto ou serviço, reduzindo o impacto e os resultados da ação promocional.
3. O CLIENTE 4.0 
	O mundo mercadológico, empresarial, industrial e comercial, vem enfrentando grandes mudanças devido a atualização do modo de compra, a logística e distribuição de produtos, no controle de estoque dos produtos e de matéria prima. Essas mudanças ocorrem devido a facilidade do consumidor interagir, pesquisar, discutir, comparar e buscar informações mais apuradas, sobre as empresas, seus serviços e produtos, tornando-os mais críticos e muitas vezes interferindo de maneira mais rápida no ciclo de vida do produto, através desse novo consumidor surge o conceito do Cliente 4.0.
Para Kotler, Philip (Marketing 4.0. 2017):
Hoje por conta dessa nova realidade, as empresas veem por exemplo, a necessidade de se posicionar nas mídias sociais, afinal, não é delas a decisão de estar, ou não, conectadas nas redes: todas já estão, dentro dos comentários dos usuários. Essa já é uma realidade. 
A necessidade da empresa, ou do seu próprio setor de marketing está em adaptar se a esse novo consumidor conectado, que traz disponibilidade para variadas opiniões e todas as informações disponíveis sobre as empresas na internet.
FIGURA 1: PODER DE ESCOLHA DO NOVO CONSUMIDOR 
FONTE: Escola de Negócios Fhox (2017)
	A Figura 1 mostra de forma ilustrativa como esse novo conceito de cliente tem mais abrangência, facilidade e controle na hora de comprar, vender, comparar, administrar sua renda, entre tantas outras opções. (FHOX, 2017).
3.1 O NOVO EMPREENDEDOR E O CONSUMIDOR 4.0
No Brasil, cerca de 70% da movimentação da renda e valores comerciais, que fazem o giro de dinheiro no país, são das classes do pequeno e médio empreendedor. Esses empreendedores impulsionam a economia, fazem a movimentação do PIB, comandam o ritmo de produção das industrias, fundamentam valores e trazem inovação para país.
Entretanto, o novo empreendedor e-commerce, baseado nos princípios do composto de marketing, lida com novas formas de promoção de vendas, distribuição e logística, e do seu próprio marketing de relacionamento.
3.1.1 PROMOÇÃO DE VENDAS 
A promoção de vendas no conceito do novo empreendedor e do cliente 4.0, traz novas formas de atrair a atenção do seu cliente ou consumidor, sendo que a grande tendência dessa atualização do conceito está no marketing de relacionamento.
A atualização constante e número cada vez maior de compradores nas redes moveis de internet, como smartphones, tablets, notebooks e computadores desktop, através do uso das mídias sociais, blogs e websites, desperta o interesse das grandes empresas e empreendedores de pequeno e médio porte, que investem cada vez mais em marketing e propaganda nas mídias socias, sabendo do poder de escolha e comparação mais abrangente do consumidor. 
3.1.2 DISTRIBUIÇÃO E LOGISTICA 
A distribuição, sistema de entrega de produtos aos mercados e aos clientes, implica na maioria dos casos passar o produto através de uma cadeia continua de intermediários, a eficácia na distribuição garanta valor ao produto e garante a redução de custos. 
Dentro desses novos conceitos os serviços de distribuição e logística são pontos negativos para empresas, a grande questão para o consumidor é a demora quanto ao prazo de entrega estabelecido pelas distribuidoras, esses prazos variam de quinze a trinta dias de entrega após a confirmação do pagamento do cliente.
A distribuição se torna eficaz quando se faz uso do momento e do local eficazmente, garantindo que o produto chegue ao lugar certo. Um canal de distribuição congestionado pode impedir um produto de estar onde deveria estar, assim podendo não garantir uma vantagem competitiva.
3.1.3 MARKETING DE RELACIOMENTO 
O marketing de relacionamento engloba estratégias de construção e disseminação da marca, prospecção, criação de autoridade e fidelização no mercado. O objetivo é fidelizar e conquistar clientes, é necessário dar algo ao seu cliente que não possa encontrar em nenhum outro lugar. 
As metodologias do Marketing digital, Inbound Marketing e marketing de conteúdo são aliados importantes na construção do relacionamento com os clientes, assim podendo se aproximar da empresa e consequentemente aumentando o número das vendas. 
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Ao descobrir quem é o Cliente 4.0, é substancial descobrir seus valores e proporcionar a eles experiencias relevantes, que o façam despertar o interesse genuíno e estimule a empatia quanto a empresa.
A Coca Cola por exemplo, lançou o modelo Friendly Twist em 2014, tipo de garrafa que só se abria com a ajuda de outra, a marca identificou que dividir momentos e trazer experiencias aos consumidores, trazia valores e aumentava a popularidade e consequentemente aumentando o número de vendas, e ao mesmo tempo conseguiu a atenção da mídia, e com os clientes por meio do meio ousado de demonstrar um certo valor aos consumidores.
Esse conceito garanteas grandes empresas e organizações, de certa forma, a garantia de que o cliente sinta mais compatível e engajado com a marca e seus valores.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este trabalho apresentou um novo conceito de consumidor, nicho de mercado, que busca maneiras mais eficientes, rentáveis e rápidas na compra de produtos e serviços, por conseguinte foi apresentado os conceitos do novo empreendedor e do composto de marketing com evolução do consumidor.
Entende se que compreender e satisfazer o Cliente 4.0, será sempre um grande desafio devido a atualização dos conceitos a cada ano, é certo que serão abertos grandes mercados de crescimento nos próximos anos, afinal cada vez mais empresas buscam nutrir esse público em ascensão que tem participação significativa no aumento dos lucros, na divulgação e na venda dos produtos.
As empresas cabem o papel de preparar se para o comportamento do consumidor que muda de forma vertiginosa, que hoje estão superconectados à internet, consumindo conteúdos e com mais voz do que nunca. A esse perfil damos o nome de Cliente 4.0. 
 
REFERÊNCIAS
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
LIPINSKI, Jessica. Marketing de relacionamento do cliente. Disponível em: http://www.resultadosdigitais.com.br/blog/marketing-de-relacionamento/ , 2016. Acesso em 24/10/2018.
TEAM, Hi. Consumidor 4.0: um guia para se comunicar com este publico. 2017. Disponível em:http://www.hiplatform.com/blog/consumidor-4-0-um-guia-para-entender-e-comunicar-com-este-publico/ Acesso em: 18/10/2018
KOTLER, Philip. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Editora Sextante, São Paulo, 2010. 
ROCK, Content. Marketing de conteúdo. Rock Content, 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/como-otimizar-sua-escrita/ 
	
De acordo Kotler (2017) promoção de vendas é um conjunto de ferramentas de incentivo, a maioria em curto prazo, projetada para estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade. (KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Trad. Bazán tecnologia e linguística. São Paulo, 2017.)
Fábio Felipe Graper
Tutor Fabiane Maria Vieira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Tecnólogo em Marketing (CMA 0865) – Prática do Módulo IV - 30/05/19
����

Outros materiais

Outros materiais