Buscar

avaliaçao de desenvolvimento sustentavel

Prévia do material em texto

Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sustentabilidade e responsabilidade social são dois temas que têm povoado as conversas, notícias, discussões e reportagens, mais fortemente desde os anos 1990, quando passaram a ser apresentados também em propagandas de televisão. Em 1992, com a realização da Rio92, no Rio de Janeiro, as pessoas em geral passaram a se apropriar melhor do assunto e do conceito. Responsabilidade social empresarial foi incorporada, sendo assim entendida como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
É quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bemestar dos seus públicos interno e externo.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O EIA/Rima será elaborado por uma equipe multidisciplinar que deverá ter o seguinte conteúdo:
I. Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações.
II. Análises dos impactos ambientais positivos e negativos do projeto e de suas alternativas.
III. Avaliação dos impactos financeiros das medidas mitigatórias para os sistemas de gestão.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Somente I e II estão corretas.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Agenda 21 brasileira da Eco 92 teve preocupação em criar uma Agenda 21 Nacional, que foi desenvolvida pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). A comissão envolveu diversos ministérios e entidades da sociedade civil, como ONGs e Movimentos Sociais, sendo apresentada em 1997. Seus princípios eram pautados em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Definir o desenvolvimento do país, somandose os conceitos de sustentabilidade, incluindo estratégias para gerenciamento dos recursos naturais.
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Este princípio determina que antes de ter certeza de que determinada intervenção não será adversa ao meio ambiente, esta não deverá acontecer, sob a pena de ocorrerem danos irreparáveis. De qual princípio estamos tratando?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Princípio da precaução.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Princípio da Prevenção pode ser entendido como um princípio fundamental do direito ambiental, tendo em vista que, geralmente, os danos ambientais são irreversíveis e irreparáveis. Sobre este princípio, considere:
I. Esse princípio está claramente amparado pela Constituição Federal de 1988, em seu art. 225, quando esta atribui “ao Poder Público e à coletividade o dever de proteger e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações” (BRASIL, 2008), assim como pela Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (BRASIL, 1981), em seu art. 2º, que relaciona, entre seus objetivos, a preservação da qualidade ambiental, compreendendo a manutenção do equilíbrio ecológico e a proteção do meio ambiente.
II. É correto afirmar que o Princípio da Prevenção determina a incidência e aplicação de alguns aspectos do regime jurídico da responsabilidade civil aos danos ambientais: a) a responsabilidade civil objetiva; b) prioridade da reparação específica do dano ambiental; e c) solidariedade para suportar os danos causados ao meio ambiente.
III. Para Derani (2001, p. 165), o Princípio da Prevenção corresponde à essência do direito ambiental, não se restringindo apenas à instituição de medidas para afastar o perigo decorrente de atividades poluentes, mas formulandose políticas públicas ambientais voltadas ao planejamento e à modificação do modo de desenvolvimento da atividade econômica.
 É (são) verdadeira (s):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Somente I e III.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O direito ambiental, como a ciência autônoma que é, possui princípios constitucionais, bem como princípios que apoiamse em declarações internacionais. Como assevera Kanto apud Machado (2017, p. 47), “cresce a potencialidade de seus princípios tornaremse normas costumeiras, quando não se transformarem em normas jurídicas oriundas de convenções”, alicerçando ou fundamentando a implementação do direito. Sobre este tema, considere:
I. Os princípios do direito ambiental estão voltados para a finalidade básica de proteger a vida, em qualquer forma que esta se apresente, e garantir um padrão de existência digno para os seres humanos desta e das futuras gerações, bem como de conciliar os dois elementos anteriores com o desenvolvimento econômico ambientalmente sustentado.
II. A evolução das ideias ecológicas tem impulsionado a proteção ambiental e a diminuição na degradação de bens ambientais essenciais à sadia qualidade de vida. Nessa senda, é de grande valia a obediência ao princípio do ambiente ecologicamente equilibrado. A adoção desse princípio encontrou guarida em nossa Carta Magna de 1988, norteando toda a legislação ambiental.
III. O direito à sadia qualidade de vida está previsto no caput do art. 225 da Constituição Federal de 1988 e, como princípio, deve ser visto como ponto de partida para as questões ambientais. Fiorillo trata dos bens essenciais, ou seja, indispensáveis à sadia qualidade de vida, como “bens fundamentais à garantia dos animais, mares e florestas” para a boa utilização do ser humano.
É (são) verdadeira (s):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Somente I e II.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A gestão ambiental deve adotar os princípios a serem seguidos. Abaixo, sobre este assunto, escolha a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Desenvolver ferramentas de gestão de qualidade para garantir a performance ambiental e seus riscos.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Podemos concluir sobre Desenvolvimento Sustentável:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Reduzir, reutilizar, reciclar.
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Lei de Política Nacional do Meio Ambiente – Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Essa lei federal, conhecida como Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, criou o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), composto do Conselho de Governo (órgão superior), do Conselho Nacional do Meio Ambiente (órgão consultivo e deliberativo), do Ministério do Meio Ambiente (órgão central), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) (ambos como órgãos executores), além de os Estados (órgãos seccionais) e os municípios (órgãos locais). A lei tem como objetivos gerais:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade humana.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	As primeiras conferências mundiais sobre desenvolvimento sustentável aconteceram na década de 60. Qual foi o país sede e o que propunha esta primeira conferência?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Realizada em Roma, e previa uma catástrofe ambiental nos próximos 100 anos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes