ativ 3 literatura infantil
5 pág.

ativ 3 literatura infantil


Disciplina<strong>alfabetizaç</strong>7 materiais17 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Pergunta 1 Monteiro Lobato é o considerado um dos grandes nomes da literatura infantil, devido ao caráter inovador da sua obra. Em relação a esse importante aspecto, analise o texto a seguir: \u201cNuma época em que mídia e comunicação de massa ainda não faziam parte do vocabulário cotidiano brasileiro, Monteiro Lobato, em sua primeira obra destinada às crianças, Reinações de Narizinho, traz para o público brasileiro, transformando o texto cinematográfico em texto literário, Tom Mix, uma das maiores lendas dos faroestes norte-americanos, personagem que, à época, fortalecia um novo mercado consumidor em franca expansão: a indústria cinematográfica. Posteriormente, transpõe também do cinema, mas ainda dos quadrinhos e das telas experimentais da televisão para dentro de Reinações o Gato Félix, um gato preto de olhos enormes, popular até os dias de hoje.\u201d VASQUES, Cristina Maria. Uma Sinfonia Intertextual: Cinema, Quadrinhos e Televisão-Uma composição de Futuro Presente em Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, v. 11, p. 20-27. O texto apresentado aponta uma das características mais importantes da obra infantil de Lobato. Qual o conceito teórico que poderia ser usado para entender a relação estabelecida de personagens do cinema no interior de uma obra literária? Resposta Correta: Intertextualidade 
Pergunta 2 Leia o texto a seguir: \u201cSomente com a publicação dos poemas de Cecília Meireles, reunidos em Ou isto ou aquilo (1964), e com a produção para crianças, de Vinícius de Moraes, em 1970, no livro A arca de Noé, a poesia infantil, firma-se estética e tematicamente, representando a infância a partir de uma visão lúdica. Os poemas de Cecília Meireles compõem, através dos jogos sonoros, do aproveitamento do espaço da página, da musicalidade, da recuperação do folclore, do ilogismo e da simplificação da sintaxe, entre outros aspectos, uma síntese poética da percepção do mundo infantil. Com a obra, a autora propõe uma lírica infantil que se nutre do melhor da poesia de língua portuguesa de todos os tempos e de múltiplas referências intelectuais, com o propósito único de sensibilizar os pequenos leitores com a beleza, cultivar sua inteligência e criatividade, revelando-lhes, em todas as possibilidades, os jogos sonoros da língua [...]\u201d. MARTHA, Alice Áurea. Tópicos de literatura infantil e juvenil. Maringá: Eduem, 2011, p. 45. A partir das características da boa poesia infantil que vimos no texto base e na citação apresentada, responda à pergunta: quais as características da poesia infantil de qualidade? Resposta Correta: A poesia infantil de qualidade é aquela que envolve as crianças por meio da forma (jogos sonoros, rimas, musicalidade, referências) e do conteúdo (elementos que fazem parte de seu cotidiano, a brincadeira, a fantasia, o jogo). 
Pergunta 3 Observe a citação a seguir: \u201cAlinhando-se, pois, à cultura de massa, a literatura infantil não funciona como veículo disseminador de uma cultura diversificada, autenticamente brasileira, expressa em linguajar próprio. O processo, contudo, avança positivamente, porque a grande quantidade de criações abre um espaço no mercado editorial para investimentos no gênero, e se firma como produto com consumo garantido. Por outro lado, quanto maior o número de obras, mais chances há de surgirem textos novos, de qualidade estética. É desse período, por exemplo, o livro de poemas Ou isto ou aquilo (1964), de Cecília Meireles, que representa um marco na poesia infantil brasileira, ao aliar esmero formal a uma visão lúdica do mundo infantil, quando sons, ritmos e imagens mimetizam a brincadeira\u201d. MARTHA, Alice Áurea. Tópicos de literatura infantil e juvenil. Maringá: Eduem, 2011. Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I \u2013 Na segunda metade do século XX, a literatura Infantil passou atender ao mercado e assim obras com poucas qualidades estéticas passaram a ser produzidas. Entretanto, isso não é todo ruim, pois com o incentivo à produção das crianças podem surgir obras de qualidade estética como foi nos anos 60, quando a obra infantil de Cecília Meireles foi publicada. PORQUE II- A obra de Cecília Meireles teve destaque pois criou uma poesia que valorizava a experiência da criança. Integrava a forma (sonoridade, ritmo e rimas) com conteúdo temático que encantava e trazia a criança para dentro de um universo simbólico. Agora, assinale a alternativa correta: Resposta Correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Pergunta 4 Clarice Lispector tem uma obra literária que não traz respostas prontas e definitivas. Pelo contrário, ela inquieta, ela traz perguntas e indagações. O mesmo acontece na literatura infantil. Observe a citação a seguir: \u201cComo a história foi escrita para exclusivo uso doméstico, deixei todas as entrelinhas para explicações orais. Peço desculpas a pais, mães, tios e tias, e avós, pela contribuição forçada que serão obrigados a dar. Mas pelo menos posso garantir, por conta própria, que a parte oral desta história é a melhor dela. Conversar sobre o coelho é muito bom. Daí ser muito mais extensa que o seu aparente número de páginas. Na verdade, só acaba quando a criança descobre outros mistérios\u201d. LISPECTOR, Clarice. O mistério do coelho pensante. Ilustrações de Mariana Massarani. Rio de Janeiro: Rocco, 1999 . Na citação apresentada a autora da obra, Clarice Lispector, traz algumas indicações sobre como os pais devem tratar a história com seus filhos. Diante do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I - A citação da autoria aproxima o contato dos pais com o conceito de mediação: a importância de conversar com a criança sobre a história que acabou de ler, aumentando a compreensão e ampliando a reflexão que ela pode suscitar. PORQUE II - A obra O mistério do Coelho Pensante apresenta grande complexidade e sem a mediação de um adulto a criança poderá não compreender completamente a história. Resposta Correta: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Pergunta 5 Observe o trecho a seguir, pois, nele, Lobato critica as traduções de fábulas de La Fontaine. \u201cAs fábulas em português que conheço, em geral traduções de La Fontaine, são pequenas moitas de amora-do-mato \u2013 espinhentas e impenetráveis. Que é que nossas crianças podem ler? Não vejo nada [...] É de tal pobreza e tão besta a nossa literatura