A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação Exercícios de Fixação

Pré-visualização | Página 1 de 3

Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação – Exercícios de Fixação
É uma característica humana universal, visto que utiliza todos os códigos, signos, sinais para que sejam expressados pensamentos, percepções e sentimentos e para que a comunicação seja efetivada. Pode-se dizer que a linguagem vai se desenvolvendo por meio de um sistema de signos (algo que está no lugar de um objeto ou fenômeno, sob algum aspecto). Estamos nos referindo a:
A resposta correta é: Linguagem;
Com base no que estudamos nesta disciplina, para que possamos dominar a linguagem como língua, é preciso que desenvolvamos várias habilidades necessárias ao processo de comunicação. Que ações, irão gradualmente propiciar o desenvolvimento desse domínio?
A resposta correta é: Ouvir, falar, ler e escrever;
A leitura, de modo geral, aumenta e diversifica nossas visões e interpretações sobre o mundo e da vida como um todo. Segundo Bloom (apud FAULSTICH, 1987), o desenvolvimento do leitor depende de cinco capacidades cognitivas, são elas: compreensão, análise, síntese, avaliação e aplicação. Relacione às capacidades as suas devidas características:
(1) Compreensão;
(2) Análise;
(3) Síntese;
(4) Avaliação;
(5) Aplicação;
( ) é a capacidade de emitir um juízo de valor a respeito do que o autor veicula no texto;
( ) é o momento mais importante do ato de ler, pois, se há compreensão, há assimilação e, portanto, as ideias, os conceitos poderão ser aplicados em situações semelhantes, ou para criar novas ideias;
( ) é quando somos capazes de reconstituir o todo decomposto anteriormente atendo-nos às ideias essenciais, do ponto de vista do original, nem nos importando com a sequência oferecida pelo autor do texto.
( ) é a primeira leitura, quando se identifica o tema, a tese, busca-se o significado no dicionário para a palavra desconhecida, ou seja, é a decodificação do texto.
( ) é quando se busca compreender as ideias contidas em cada segmento do texto, percebendo que o todo é composto de partes que se relacionam entre si: os parágrafos nos textos, os capítulos nos livros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A resposta correta é: 4, 5, 3, 1, 2;
Quando discute-se como a língua se apresenta socialmente, há duas distinções: a norma culta ou padrão e a norma popular ou cotidiana. Assinale a alternativa que apresenta uma informação correta a respeito desses conceitos. Quando discute-se como a língua se apresenta socialmente, há duas distinções: a norma culta ou padrão e a norma popular ou cotidiana. Assinale a alternativa que apresenta uma informação correta a respeito desses conceitos.
A resposta correta é: A norma popular é considerada de menor prestígio, apresenta repetições e gírias.
Mandioca, macaxeira e aipim são nomes diferentes encontrados em diferentes regiões brasileiras para um mesmo vegetal. Entre os diferentes tipos de variação linguística que existem, a variação que diz respeito ao exemplo dado é:
A resposta correta é: Variação geográfica.
As quatro habilidades necessárias ao processo de comunicação, de acordo com Pareja, são:
A resposta correta é: Ouvir, falar, ler e escrever.
O resumo é um dos gêneros textuais mais importantes. Analise as afirmações abaixo e assinale se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência.
I – O resumo precisa manter as informações principais do texto original.
II – Não é permitido o acréscimo de ideias em um resumo.
III – O resumo apresenta opiniões a respeito do texto.
IV – O resumo deve-se ater às informações principais do texto.
V – Pode-se acrescentar novas informações ao resumo.
A sequência correta é:
A resposta correta é: V – V – F – V – F.
O fichamento é um gênero textual comum aos estudantes. Leia atentamente as afirmações abaixo e assinale se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência das afirmações.
I – O cabeçalho é dispensável em um fichamento.
II – Existem três tipos de fichamento: o bibliográfico, temático e textual.
III – O fichamento não possui relevância específica para a sistematização do estudo.
IV – O fichamento é um tipo de resumo.
V – Fichamento e resumo são gêneros diferentes, com funções diferentes.
A sequência correta é:
A resposta correta é: F – V – F – F – V.
Podemos afirmar que dominamos uma língua quando conhecemos seu repertório de signos, as regras de combinação e as regras de uso desses signos. A língua pode ser escrita e falada. São duas formas de uso que acabam tendo regras diferenciadas, uma vez que, ao falar, temos maior liberdade e despreocupação com a obediência às normas impostas pelo sistema linguístico. A língua, além de oral e escrita, pode ser, pelo uso, classificada de dois modos: a modalidade culta ou norma-padrão e a modalidade coloquial, ou língua cotidiana. Diante do exposto, marque a alternativa que conceitua a norma culta/ padrão da língua:
A resposta correta é: A modalidade culta é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação.
Os gestos, as expressões faciais, a linguagem fática vão se impondo e estabelecendo novas situações de comunicação. Em relação à situação comunicativa, a língua falada é mais subjetiva e pode ser reprocessada a cada momento a partir de quais situações:
A resposta correta é: Das reações do interlocutor.
Com o surgimento da internet, passamos a usar vários gêneros virtuais como o e-mail, o Facebook e o chat, por exemplo. Podemos afirmar que o ______ é o texto que desempenha o papel de correio eletrônico. É um similar da carta, do memorando, do bilhete, da conversa informal, das cartas comerciais e até mesmo de uma carta e/ou telegrama. É identificado pelo símbolo “@”, at em inglês, e significa “em”; “com”, ou seja, endereço comercial, e o “br” informa que o endereço é do Brasil. A principal característica do ______ é o assincronismo das mensagens e o fato de possibilitar o envio de sons e imagens rapidamente. Assinale a alternativa que contém os gêneros virtuais que completam corretamente as lacunas no texto acima:
A resposta correta é: E-mail/e-mail.
As variedades linguísticas são determinadas por vários fatores, entre os quais se destacam os geográficos, históricos, sociais e estilísticos. A _________ está relacionada com as diferenças de pronúncia, vocabulário e sintaxe que ocorrem de região para região do Brasil. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna no texto acima.
A resposta correta é: Variação geográfica.
Sabemos que o fichamento é o ato de registrar os estudos de um livro e/ou um texto. O trabalho de fichamento nos possibilita, além da facilidade na execução dos trabalhos acadêmicos, a assimilação do conhecimento. Análise as assertivas apresentadas abaixo e selecione a que se refere a FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO:
A resposta correta é: caracteriza- se como o resumo, resenha ou comentário no qual o autor registra a ideia tratada no livro. É fundamental a referência completa da obra.
Este tipo de coesão depende da utilização de palavras já ditas, com o uso de sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos ou palavras do mesmo campo semântico. Podemos afirmar que se designa como semântica a ciência que se preocupa com o significado das manifestações linguísticas que é construído pelas informações culturais. Estamos nos referindo a:
A resposta correta é: Coesão lexical;
A respeito da resenha, pode-se afirmar que:
A resposta correta é: A resenha é um texto que apresenta uma opinião crítica a respeito de um livro, filme, etc.
O ato comunicativo está vinculado aos seis elementos da comunicação, quais sejam:
A resposta correta é: Emissor, receptor, referente (ou contexto), código, canal de comunicação, e mensagem.
 “As variedades linguísticas são determinadas por vários fatores, entre os quais se destacam os geográficos, históricos, sociais e estilísticos.” (PAREJA, 2013, P. 17). Assinale a alternativa