Buscar

Avaliação geografia fael

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1 de 10
Os mapas temáticos foram criados com o intuito a subsidiar as diversas áreas do conhecimento. A partir do século XIX, foram criados mapas geológicos, mapas de climas, mapas de territórios nacionais e atlas. Assinale o exemplo de mapa temático expresso na figura abaixo:
Mapa mineralógico de Willian Smith.
Questão 2 de 10
Para efetivar o processo de alfabetização cartográfica é necessário analisar com os alunos os principais conceitos que orientam a leitura de materiais cartográficos. As noções de relações espaciais topológicas e espaciais projetivas importam para a compreensão de qual conceito?
A - Localização.
Questão 3 de 10
As folhas topográficas são produtos resultantes do mapeamento sistemático. Um exemplo clássico é o Mapeamento Sistemático Brasileiro, realizado pelo IBGE e o Exército Brasileiro. Assinale em uma das alternativas as características corretas presentes nas folhas topográficas:
Mapeamento volumétrico do terreno, com modelagens em terceira dimensão das edificações.
Questão 4 de 10
O letramento geográfico é o processo inicial para a aprendizagem em Cartografia, deve obrigatoriamente ser iniciado quando as crianças frequentam a educação infantil. Em que consiste este conceito:
C - Ensinar a ler em Geografia, utilizando-se da cartografia como linguagem.
Questão 5 de 10
As relações espaciais topológicas e projetivas são necessárias para desenvolver nossa compreensão sobre os elementos da localização. Além destas há as relações espaciais euclidianas, as quais auxiliam a localização através de pontos cardeais. Este último se apresenta junto ao espaço projetivo, e deve ser trabalhado em sala de aula quando os alunos já desenvolveram a capacidade de compreender relações métricas. Sobre as noções mencionadas acima, com base em seus conhecimentos e ao conteúdo apresentado no capítulo 7(Cartografia Escolar), faça a correspondência correta, assinalando V para as opções que estão de acordo com estas e F para as falsas.
I -(  )O espaço projetivo considera três relações espaciais para a localização, sendo:1° à esquerda/à direita, frente/atrás, acima/abaixo em relação a si próprio. 2° à direita/esquerda, frente/atrás, acima/abaixo a alguém colocado a sua frente. 3° Coordenando vários pontos de vista.
II -( )As relações espaciais euclidianas auxiliam na localização pelas direções cardeais. Concomitante ao espaço projetivo surge o espaço euclidiano, quando o escolar já tem a capacidade de fazer relações métricas.
III -( )Em relação à localização as relações espaciais projetivas perpassam pelo sistema de coordenadas dividido em quatro eixos ortogonais que não se cruzam.
IV -( )As relações espaciais projetivas devem ser ensinadas desde os primeiros anos do Ensino Fundamental.
V -(  )A localização dos objetos ocupa posições uns relacionados aos outros.
B - V, V, F, V, V.
Questão 6 de 10
Os atlas surgiram primeiramente para servir a representações de territórios, como os da França. Logo depois, vieram os chamados atlas escolares. Como deve ser a organização dos mapas dentro de um atlas?
A - Ter uma série de temas, desde que tenha uma sequência lógica e compreensível para o leitor.
Questão 7 de 10
Uma das pioneiras em estudos sobre Cartografia Escolar foi Lívia de Oliveira. Esta desenvolveu a obra Estudo metodológico e cognitivo do mapa(1978), na qual salientou a necessidade do preparo do aluno para entender mapas e propôs que o mapeamento deva ser solidário com todo o desenvolvimento do indivíduo. Assim, importam para o desenvolvimento intelectual da criança o trabalho com mapas infantis, os quais:
I–são meramente ilustrativos, sem cargas de conteúdo para análise. Apenas para que essa faixa etária possa acostumar-se com a metodologia de utilização de apas.
II–são importantes, pois sua utilização estimula a necessidade de se pesquisar a capacidade de mapear, isto é, os mecanismos perceptivos e cognitivos aos qual a criança recorre ao mapear.
III–são elementos da necessária organização de uma cartografia infantil como decorrência natural de uma metodologia do mapa.
D - Apenas as opções II e III estão corretas.
Questão 8 de 10
Entre as vantagens de se trabalhar com as Geotecnologias, estão as seguintes:
A -
I - Fácil alteração dos dados
II - Testar diferentes formas de visualização
III - Ampliação da divulgação por mídias digitais Estão corretos: 
D - Todas as opções
Questão 9 de 10
A figura abaixo demonstra o processo de comunicação cartográfica. Qual é o caminho para se chegar a uma comunicação eficiente?
A - Encontro entre a parte mapeável da realidade e a parte reconhecida da realidade, cujo produto final é o mapa.
Questão 10 de 10
Os mapas temáticos têm suas representações viabilizadas pelas variáveis visuais. São exemplos destas variáveis:
A - Tamanho, valor, forma, cor, orientação e granulação

Outros materiais