Buscar

Resumo de dentística: RESTAURAÇÕES CLASSE IV DE BLACK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESTAURAÇÕES CLASSE IV DE BLACK
 Figura 1- classe IV de black.
Para avaliação inicial do paciente classe IV, dependendo do tamanho da cavidade deve-se fazer o teste de vitalidade: teste de percussão, sensibilidade térmica ao frio, visualizar se tem comprometimento pulpar. Por isso, faz-se exame radiográfico. Estando tudo sob normalidade pode-se fazer o protocolo restaurador.
Antes de fazer qualquer tipo de procedimento no paciente, a primeira coisa a se fazer é o teste de seleção de cor, pois o dente ressecado modifica de cor, então o ideal a fazer o teste de seleção de cor com o dente úmido. 
Visualizar se o paciente possui borda incisal translúcida para fazer uma restauração mais natural. Com a idade e o desgaste fisiológico proveniente da mastigação, a borda incisal com transparência opalescente desaparece.
Como se faz o teste de cor com resina composta? Faz-se bolinha com resina composta, fotopolimeriza e coloca-se em cima do dente a ser restaurado, lembrando que esse dente deve estar úmido. Dessa forma, iremos checar se a cor da resina se aproxima a cor do dente. 
Além da resina de dentina, há dois tipos de resina para esmalte: 
Resina cromática: para substituir o esmalte natural que recobre quase todo o dente, próximo ao terço médio.
Resina translúcida ou efeito resina incisal: para fazer o alo transparente incisal em pacientes que possuem essa característica.
A seleção de cor deve ser feita de acordo com o tipo de resina que deve ser utilizado em cada região. Logo, resina opaca: cervical; resina de esmalte com cor: de terço médio para incisal; resina translúcida: borda incisal.
Feita a seleção de cor, isolar o paciente, normalmente em dentes anteriores é realizado o isolamento relativo: consiste em usar o expandex –expansor labial-, além disso utilizar rolete de algodão em fundo de vestíbulo. 
Antes de fazer o ataque ácido, sistema adesivo e resina é necessário confeccionar o bisel do ângulo cavossuperficial, para evitar fratura, deixar esteticamente mais bonita a restauração e auxiliar na retenção da restauração.
Após a confecção do bisel: com o recortador de margem gengival para fazer acabamentos e não deixar ângulo vivo.
Figura 2- acabamento do ângulo cavo-superficial. 
Brocas utilizadas para utilizar no acabamento do ângulo- cavo- superficial: 
Figura 3- broca 1111: mais utilizada para fazer acabamento do ângulo cavo- superficial, por ser mais “fina” e mais fácil de trabalhar.
Figura 4- broca 3118: também utilizada para a confecção do bisel, porém menos utilizada que a 1111, por ser maior e em alguns dentes ser mais difícil de trabalhar.
Ambas as brocas darão um bisel côncavo. Para região anterior, é interessante o bisel ser côncavo, pois abriga maior quantidade de resina e dessa forma consegue-se esconder melhor a transição entre dente e restauração. 
A haste da broca vermelha: ponta diamantada para acabamento fina.
Haste da broca amarela: ponta diamantada para acabamento extra-fina. 
Após fazer o acabamento com a broca: fazer o acabamento com o recortador de margem gengival para não deixar o ângulo vivo.
CARACTERÍSTICAS DA CAVIDADE: 
Ângulos todos arredondados;
Só incluir na cavidade a área cariada ou área da fratura
Cavo- superficial biselado
Em caso de fraturas extensas, lançar mão de alternativas para retenção, uma das alternativas é a utilização de pinos –tratamento endodôntico e posteriormente a utilização de um pino intra-radicular-. 
TÉCNICA RESTAURADORA: 
Condicionamento ácido, com 30 segundos em esmalte e 15 em dentina.
Lavar bastante para remover smear layer
Depositar o sistema adesivo em duas camadas e fotopolimeriza
CAVIDADE PRONTA PARA RECEBER OS INCREMENTOS DE RESINA COMPOSTA.
UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ESTRATIFICAÇÃO: camadas de resina.
Colocamos a tira de poliéster para construir a parede palatina: ela entra na proximal e entre dentina e o dente. DEPOIS, COLOCAMOS O SISTEMA DE MATRIZES E CUNHA DE MADEIRA.
FEITO ISSO, COM UMA ESPÁTULA DE RESINA ADEQUADA LIMPA, INCREMENTAR A PRIMEIRA CAMADA, AMASSAR CONTRA A TIRA DE POLIÉSTER PARA FORMAR A PAREDE PALATINA E FOTOPOLIMERIZAR POR VINTE SEGUNDOS.
1a camada: Camada com resina de esmalte, que pode ser em resina cromática a1, a2, a3... ou translúcida dependendo das características dentais do paciente.
2a camada: Camada de dentina menos na borda incisal, se o paciente possuir a borda incisal opalescente e o formato da dentina também depende do paciente: se ele tem os mamelos, fazer os mamelos visíveis com dentina. Seguir as características anatômicas do paciente. RETIRAR OS EXCESSOS, PARA NÃO RETIRAR COM BROCA DEPOIS. Usar o pincel para ficar bem acabada a área. E fotopolimeriza.
3a camada: Camada de esmalte, usar pincel e fotopolimeriza.
Se tiver excesso de resina nas faces interproximais, retirar com lâmina de bisturi.
Etapas de acabamento e polimento: acabamento com disco de lixa, do mais grosso, médio, fino e extra fino e depois borracha.
RESTAURAÇÃO FINALIZADA.

Outros materiais