Buscar

O líder na gestão de mudanças

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O líder na gestão de mudanças
Fui entrevistado pela Revista Supermercado Moderno para uma matéria sobre o papel do líder no gerenciamento das mudanças na empresa. A íntegra da entrevista você encontra aqui.
Revista Supermercado Moderno – O que significa gerenciar mudanças em uma empresa?
Mario Persona – Tudo ao nosso redor está em constante mudança. Antes de mudar algo é preciso identificar quais as mudanças necessárias, com base no contexto no qual a empresa atua, o mercado em que está inserida, produtos, sua equipe e liderança. Esta pode ser um auxilio ou um impecilho no processo de mudança, já que existem líderes de vários perfis, uns inovadores e confiantes que trazem mudanças e outros mais acomodados, que esperam as coisas acontecerem ao invés de serem geradores de mudanças. É importante que a mudança ocorra de cima para baixo ou que pelo menos seja apoiada pela liderança.
Revista Supermercado Moderno – Quais as qualidades, características que os gerenciadores ou líderes dos processos de mudança precisam ter para conseguir a adesão da equipe ás mudanças?
Mario Persona – A Tarefa dos líderes é criar o ambiente de mudança, um relacionamento bom com as pessoas e com as áreas envolvidas, deve ser uma pessoa de ação, que faça as coisas acontecerem. É necessário também que o líder sirva de exemplo a todos no nessa mudança, e que conduza da melhor maneira, estabelecendo o início, meio e fim de todo o processo.
Revista Supermercado Moderno – Quando uma empresa decide realizar alguma mudança, que cuidados deve tomar para que ela seja feita com sucesso? Esses cuidados valem para todo tipo de mudança ou apenas para as mais importantes?
Mario Persona – Toda mudança requer cuidados, por menor que pareça e aparentemente de pouca importância, pode acarretar conseqüências mais significativas no ambiente organizacional.

Outros materiais