Buscar

PAPER RECRUTAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

5
RECRUTAMENTO INTERNO E EXTERNO
Aline Beatriz Soares Dias¹
Evelyn Gonçalves Vargas
Josiane Caceres de Oliveira
Michele Cristina da Silva Correa
Patricia Mello de Albuquerque²
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O sucesso das empresas dependerá do talento dos seus recursos humanos. Existem empresas que se diferenciam por acreditarem na importância das pessoas, buscando encontrar os colaboradores certos para cada função, fazendo com que estes permaneçam por mais tempo em seu quadro funcional, agregando valor e conhecimento à organização. Quando falamos de Recrutamento, estamos nos referindo a uma das mais importantes ferramentas de gestão de pessoas em uma empresa.
Segundo (DUBRIN, 1998, p.151) "O recrutamento é o processo de atrair ao emprego candidatos com as características e habilidades adequadas para preencher as vagas abertas." Então a empresa procurar atrai candidatos que sejam qualificados e estejam aptos para ocupar o referido cargo.
O objetivo do recrutamento consiste em atrair candidatos e, para que seja eficaz, deverá fazê-lo em número suficiente para fornecer o processo de seleção e assim permitir que este funcione. Trata-se, pois, de um sistema de informação que visa a divulgação de oferta de oportunidades de emprego... (CHIAVENATO, 2000);
Para Chiavenato (2006), o recrutamento interno "aproveita melhor o potencial humano da organização, motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários, incentiva a permanência e fidelidade dos funcionários na organização, aumenta a probabilidade de uma melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos, e custa financeiramente menos do que fazer recrutamento externo".
De acordo com Chiavenato (2005), as principais vantagens do recrutamento externo são: introduzir sangue novo na organização: com seus talentos, habilidades e expectativas; enriquece o patrimônio humano, pelo aporte de novos talentos e habilidades; aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas; renova a cultura organizacional e a enriquece com novas aspirações; incentiva a interação com a organização com mercado de recursos humanos; indicado para enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual.
RECRUTAMENTO INTERNO:
Por causa da alta concorrência no mercado de trabalho as empresas buscam por ações capazes de motivar seus colaboradores e uma das formas encontradas foi através do recrutamento interno. E o que seria o recrutamento interno? Bem, segundo Marques (2017) “[...] o recrutamento interno é um processo que aproveita o capital humano da organização. Ou seja, se uma vaga é aberta na empresa e a mesma possui colaboradores com potencial para o cargo, um processo interno se inicia para que determinado profissional seja escolhido.”.
Para ocorrer o recrutamento interno é preciso passar por algumas etapas como divulgação da vaga através dos meios de comunicação utilizados pela organização, inscrição dos colaboradores interessados, estudo de casos, entrevista com o RH e com o gestor da vaga e feedback do processo.
Segundo Marques (2017) O processo de recrutamento interno traz certos benefícios para a empresa, conheça alguns deles:
Motiva os colaboradores;
Retêm talentos;
Fideliza os profissionais;
Promove crescimento profissional;
Gera economia com recrutamento;
Incentiva a competição saudável;
Resulta em maior integração do colaborador com os processos da empresa;
Permite que aplicação do recrutamento seja realizada em menos tempo;
Não necessita de socialização organizacional;
Os candidatos já conhecem a cultura da empresa;
Utiliza os investimentos realizados com capacitação profissional;
Evidencia que a organização valoriza o colaborador;
Diminui a rotatividade.
Assim como todo processo, o recrutamento interno possui também, desvantagens, algumas são:
Gera expectativa no candidato e isso pode afetar a sua performance no cargo atual;
Pode resultar em conflitos entre os colaboradores;
Não garante que o bom rendimento de um profissional em um cargo, se repita em outro;
O processo não permite que “caras novas” cheguem na equipe;
Pode ocasionar em atitudes negativas e frustração por parte do colaborador que não foi promovido;
Inovação e criatividade podem ser limitadas;
Restringe o número de candidatos à vaga;
Gera bloqueio por parte dos gestores em liberar seus colaboradores compatíveis com a vaga;
Deixa um cargo em aberto quando um profissional aceita a nova função.
 
 RECRUTAMENTO EXTERNO
 Por recrutamento externo entende-se o processo de atração de profissionais do mercado 
de trabalho com o objetivo de suprir as vagas abertas e disponíveis no quadro funcional da empresa. Para Faissal et al. (2005) a opção em direcionar a oportunidade para aqueles que não compõem o quadro de colaboradores da organização consiste em uma estratégia da área de RH de buscar maior “oxigenação” de seus empregados, ampliando as competências organizacionais e agregando novas.
 Como vantagem dessa forma de recrutamento, pode-se destacar o ganho da organização em adquirir novas experiências a partir das vivências anteriores dos profissionais. Isso faz com que sejam elaboradas formas de trabalhos diferenciadas das que são comumente assumidas pela empresa. Outra vantagem dessa forma de recrutamento consiste no aproveitamento que a instituição faz dos investimentos em treinamento, capacitação e desenvolvimento realizados pelos profissionais e pelas demais empresas e, que o mesmo tenha trabalho.
 Segundo Carvalho et al. (2008), algumas organizações preferem pegar um valor maior aos profissionais oriundos do mercado, devido a essa qualificação que implica resultados e retornos imediatos. Em contrapartida, o recrutamento externo possui desvantagens que exigem atenção dos profissionais que o conduzem. Um primeiro ponto desfavorável consiste no tempo maior de duração do processo, já outro ponto seria no custo gerado por esse processo como valores de anúncios, honorários de agências e consultorias, bem como o contato telefônico são valores em curto prazo que encarecem o processo como um todo (CARVALHO et al., 2008)
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Fonte: http://gestaodeempresas.net/meios-de-recrutamento-interno-externo-misto
FIGURA 1. EXEMPLO DE RECRUTAMENTO PARA VAGA
Descrição: Este estudo será sobre recrutamento interno e externo, por isso utilizou-se essa imagem como exemplo de um grupo de pessoas que serão recrutados para uma vaga interna ou externa.
4. CONCLUSÃO
Com este trabalho concluídos que o departamento de recursos humanos através do recrutamento interno e externo passa por inúmeras situações, tanto no processo de seleção interna como externa. As duas buscas por preenchimento de vagas passam por situações que trazem benefícios e gastos para empresa.
Com o recrutamento interno a empresa consegue otimizar o tempo em relação a apresentação e adaptação dos funcionários com a missão e os valores, por exemplo, estimula o desempenho entre setores, valoriza e aperfeiçoa seu colaborador. Mas com isso também carrega desvantagens, pois o envolvido não possui uma visão macro da empresa, não traz de certo modo novos pontos de vista com base em experiências passadas.
De encontro a isso o recrutamento externo abre as portas da empresa para novos comportamentos, trazendo uma mescla de processos e culturas que aperfeiçoa algumas funções por ter uma base de conhecimento estratégico
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. São Paulo: Atlas. 2000.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
CHIAVENATO, I. O Capital Humano das Organizações. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.
DUBRIN, Andrew J. Princípios de Administração. 4 ed. Rio de Janeiro. Editora LTC, 1998
CARVALHO, Ieda Maria Vechioni; PASSOS, Antônio E. Valverde; SARAIVA, Suzana BarrosCorrêa. Recrutamento e Seleção por competências. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
FAISSAL, Reinaldo; PASSOS, Antônio E. Valverde; MENDONÇA, Márcia da C. Furtado; ALMEIDA, Walnice Maria da Costa de. Atração e seleção de pessoas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
IBCCOACHING. José Roberto Marques Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/recrutamento-interno-vantagens-desvantagens-processo/> Acesso em: 10 abril 2019
GESTÃO DE EMPRESAS. Disponível em:
https://gestaodeempresas.net/meios-de-recrutamento-interno-externo-misto> Acesso em: 27 maio 2019
1Aline Beatriz Soares Dias; Evelyn Gonçalves Vargas; Josiane Caceres de Oliveira; Michele Cristina da Silva Correa;
2 Patricia Mello de Albuquerque
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (RHU0609) – Prática do Módulo I - 19/06/19

Outros materiais