Buscar

apol psicopedagogia

Prévia do material em texto

“A Psicopedagogia não se coloca no lugar da Pedagogia no sentido de que irá trabalhar com o sujeito cognoscente, o sujeito do conhecimento, nem no lugar da Psicologia/Psicanálise ao trabalhar com o sujeito do inconsciente, o sujeito desejante. Por outro lado, não trabalhará com a soma destas duas instâncias, mas na articulação de ambas, no espaço de transformação que surge da fecundação entre sujeito cognoscente e sujeito desejante e que possibilita o nascimento do sujeito aprendente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, Márcia Siqueira de. Ensinante e aprendente: a construção da autoria de pensamento. Constr. psicopedag.,  São Paulo ,  v. 14, n. 11, dez.  2006 .   <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542006000100005&lng=pt&nrm=iso>. acesso em  01  set.  2018. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos de Psicopedagogia, a psicopedagogia é a área do conhecimento que se propõe estudar o ser cognoscente e seu processo de aprender, compreendendo-o como um ser constituído de três grandes dimensões. Quais são elas? Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que apresenta a resposta correta:
	
	A
	Racional, Dimensional e Operativa.
	
	B
	Imperativa, Relacional e Desiderativa.
	
	C
	Racional, Relacional e Desiderativa.
	
	D
	Sensacional, Dimensional e Operativa.
	
	E
	Relacional, Sensacional e Operacional.
	1C
	2B
	3D
	4A
	5D
PRÓXIMA QUESTÃOENTREGAR AVALIACAO
Questão 2/5 - Psicopedagogia
Leia a citação a seguir:
“A avaliação psicopedagógica é um processo que o psicopedagogo deve cumprir e têm que envolver diferentes atividades, é nesse momento que o psicopedagogo decide quais serão as estratégias de intervenção. Na avaliação psicopedagógica é feita uma análise sobre a aprendizagem do sujeito tentando compreender como e quando começou o problema. Para fazer uma avaliação é preciso que sejam realizados alguns procedimentos como uma entrevista inicial, com o motivo da queixa, análise do material escolar, diversos modelos de atividades em diferentes disciplinas, testes que 
	
	C
	Cognição e assimilação.
série de operações que só se produzem se vão sendo preparadas por atos que são interiorizados. Isto significa que Piaget buscou compreender o pensamento enquanto uma ação internalizada”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, Fernanda.  O desenvolvimento cognitivo no processo de aquisição de linguagem.  Letrônica v. 3, n. 2, p. 107-119, dez./2010.  <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/viewFile/7093/5931>. Acesso em: 15 jul. 2018. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos de Psicopedagogia, o desenvolvimento cognitivo, de acordo com Jean Piaget, constitui a base da aprendizagem e ele se dá por meio de dois processos. Quais são eles?  Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que apresenta a resposta correta:
	
	A
	Dissimulação e acomodação.
	
	B
	Convergência e cognição.
	
	C
	Cognição e assimilação.
	
	D
	Assimilação e acomodação.
	
	E
	Sensibilização e assimilação.
	1C
	2B
	3D
	4A
	5D
QUESTÃO ANTERIORENTREGAR AVALIACAO

Outros materiais

Perguntas Recentes