Buscar

Exercícios de conhecimento Alfabetização e Letramento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão
	
	
	
	
	O leitor vai sofisticando as suas habilidades de ler, compreender e interpretar o texto, um exemplo bem contemporâneo são:
 
		
	
	As leituras cada vez mais rápidas, baseadas apenas em processo de interação entre as estruturas cognitivas que o sujeito apresenta e as informações do texto. Modelo interativo
 
	
	As leituras cada vez mais rápidas, baseadas apenas em decodificação do sistema linguístico: letra, palavras e frases, sem, no entanto, ter maior atenção sobre o significado do que se está lendo.  
	 
	As leituras cada vez mais rápidas, baseadas em imagem e escritas pictográficas e abreviadas a partir da interação com as novas mídias digitais.
	
	As leituras cada vez mais rápidas, baseadas apenas uma concepção fundamentada no diálogo, na troca, na interação que ocorre entre o leitor, o autor do texto e o próprio texto.
	
	As leituras cada vez mais rápidas, baseadas apenas no ensino da leitura como se fosse uma lógica combinatória entre os fonemas.
	Respondido em 17/11/2019 21:53:05
	
Explicação:
É importante compreender os fatores intervenientes da formação de leitores e escritores nos espaços escolares e não escolares
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Vygotsky considera que há relação entre pensamento e linguagem e, como consequência, afirma que a linguagem percorre um duplo percurso entre sujeito e realidade. Qual das afirmativas abaixo NÃO se relaciona à aplicação das ideias de Vygotsky?
		
	
	Fazer uso da leitura e da escrita é também organizar a nossa linguagem na oralidade, no pensamento, fazendo uso das letras.
	
	A criança, ao chegar à escola, traz consigo sua história e sua cultura e isso deve ser considerado como algo relevante no processo de alfabetização.
	 
	A criança não precisa participar de forma ativa no processo de aprendizagem: suas experiências culturais (não-escolares) com a leitura e a escrita não precisam ser valorizadas pela escola.
	
	Aos 3 anos de idade pensamento e linguagem se unem e nunca mais se dissociam, dando origem aos mecanismos mais complexos de reaciocíno.
	
	A apropriação da leitura e da escrita deve ser pensada dentro de um processo de troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos.
	Respondido em 17/11/2019 21:58:26
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Segundo o INAF - Indicador de Alfabetismo Funcional -,há quatro níveis de conhecimento.O alfabetismo básico engloba :
		
	
	pessoas que não conseguem realizar tarefas simples como, por exemplo, a leitura de palavras.
	
	pessoas que apenas leem números.
	
	pessoas que conseguem extrair apenas informações explícitas em textos curtos.
	
	pessoas que não apresentam problemas em relação à compreensão leitora.
	 
	pessoas que leem e compreendem textos de média extensão.
	Respondido em 17/11/2019 22:01:54
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o Indicador de Analfabetismo Funcional (INAF), em 2009, o percentual de pessoas alfabetizadas era de apenas 25% da população. Das características abaixo, quais se enquadram no nível de alfabetismo pleno?
		
	
	Capacidade de localizar uma informação explícita em textos curtos e familiares; ler e escrever números usuais e realizar operações simples, como ler um anúncio.
	
	Capacidade de ler e compreender textos de média extensão; localizar informações mesmo que seja necessário realizar pequenas inferências.
	
	Incapacidade de realizar tarefas simples que envolvem a leitura de palavras e frases inteiras.
	
	Capacidade de ler um texto inteiro, entretanto sem conseguir fazer todas as inferências necessárias para o bom entendimento.
	 
	Capacidade de compreender e interpretar textos mais longos, relacionando suas partes; comparar e interpretar informações; distinguir fato de opinião; realizar inferências e sínteses.
	Respondido em 17/11/2019 22:03:43
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sr. Paulo está preenchendo o cadastro para busca de empregos no setor de construção civil. Quando perguntado sobre sua condição de escolaridade, ele respondeu que era alfabetizado. Entretanto ao preencher as habilidades/competências que têm relacionadas com a leitura e a escrita, o seu nível de alfabetismo foi considerado rudimentar. Marque a opção em que aparecem as características do alfabetismo rudimentar.
		
	
	Não consegue resolver tarefas simples que envolvam palavras e pequenas frases, mas são capazes de conhecer e operar com números familiares.
	 
	Conseguem ler e escrever textos simples e lidar com números familiares e com o sistema monetário.
	
	Capaz de fazer cálculos com algumas variáveis abstratas além de fazer a transformação de um sistema de medida para o outro.
	
	Podem ler e escrever desde que a informação esteja em letra bastão e com poucas palavras, pois se orientam mais pelas figuras que pelas palavras.
	
	Lê e escreve de forma rápida podendo fazer inferências, elaborar argumentos e tecer conclusões.
	Respondido em 17/11/2019 22:04:20
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Jorge é um menino de 10 anos de idade e já trabalha nos sinais de trânsito vendendo doces. Ele estudou por 4 anos e teve aprovação em todas as séries, sendo considerado alfabetizado. Sabemos que a alfabetização é um processo e que pode se apresentar sob diferentes tipos de alfabetismo. Assinale a alternativa que apresente as características do alfabetismo rudimentar.
		
	
	Capaz de fazer cálculos com algumas variáveis abstratas além de fazer a transformação de um sistema de medida para o outro.
	
	Podem ler e escrever desde que a informação esteja em letra bastão e com poucas palavras, pois se orientam mais pelas figuras que pelas palavras.
	 
	Conseguem ler e escrever textos simples e lidar com números familiares e com o sistema monetário.
	
	Não consegue resolver tarefas simples que envolvam palavras e pequenas frases, mas são capazes de conhecer e operar com números familiares.
	
	Lê e escreve de forma rápida podendo fazer inferências, elaborar argumentos e tecer conclusões.
	Respondido em 17/11/2019 22:04:46
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Das frases abaixo, qual concebe a leitura como uma interação entre subjetividades? Marque a resposta correta.
		
	 
	Ler não é (....) um ato solitário, é interação verbal entre indivíduos e indivíduos totalmente determinados. Magda Becker Soares.
	
	Ler significa, estando-se diante de um signo escrito, encontrar a sua sonorização. BorelMasonny.
	
	Designa-se por leitura o ato ou habilidade de reagir por meio de certos sons ao estímulo visual do sistema de símbolos alfabéticos¿. Rafael Grisi
	
	Ler é ser capaz de transformar uma mensagem escrita numa mensagem sonora segundo certas leis precisas. Gaston Mialaret.
	
	Ler é descobrir na grafia dos signos uma sequência ordenada de sons. Émile Genouvier.
	Respondido em 17/11/2019 22:05:52
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao modelo interativo de leitura, é correto afirmar que ele se fundamenta:
		
	
	no processo de decodificação e sonorização das palavras para a sua real compreensão.
	
	no ensino da leitura como se fosse uma lógica combinatória entre os fonemas, que memorizados mecanicamente pelo leitor, são sonorizados no ato da leitura.
	
	em um processo de interação entre as estruturas cognitivas que o sujeito apresenta e as informações do texto.
	 
	em uma concepção baseada no diálogo, na troca, na interação que ocorre entre o leitor, o autor do texto e o próprio texto.
	
	no trabalho com letras, palavras e frases, sem, no entanto, ter maior atenção sobre o significado do que se está lendo.
Exercício: CEL0547_EX_A2_201807208265_V1 
	18/11/2019
	Aluno(a): PRISCILA FERREIRA NONATO
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0547 - MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 
	201807208265
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sobre a história da escrita, julgue as afirmativas abaixo usando o seguinte código: (V) para VERDADEIRA e (F) para FALSA.
( ) É um processo que se deu movido pela história.
( ) O ponto inicial desse processo foi a logografia.
( ) A escrita, durante muito tempo, atendeu aos interesses da classe dominante.
( ) Desde os tempos mais remotos, os menos favorecidos sempre tiveram acesso à escrita.
( ) O desenvolvimento da escrita relaciona-se ao desenvolvimento comercial.
		
	
	V - V - V - V - V
	
	V - V - F - F - V
	
	F - F - F - V - V
	 
	V - V - V - F - V
	
	V - F - V - V - F
	Respondido em 18/11/2019 01:09:54
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em relação aos métodos de alfabetização, podemos afirmar que:
I. os métodos sintéticos e os analíticos partem da mesma concepção de aprendizagem: consideram que o educando aprende dentro de uma lógica e que os sons e as letras ¿ é que devem ser o ponto de partida.
II. os métodos fônicos são os únicos que consideram a organização fonológica da língua. III. os métodos analíticos partem do todo (texto, frase, palavra) para a análise das partes (palavra, sílaba, letra), enquanto os sintéticos fazem o caminho oposto.
IV. os métodos sintéticos são os mais recentes na história da alfabetização.
 
Estão corretas, apenas, as afirmativas:
		
	
	III e IV
	
	I e II
	 
	II e III
	
	I e III
	
	II, III e IV
	Respondido em 18/11/2019 01:10:36
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Fazendo uma análise histórica da Chegada da Família Real no Brasil, no período do Império, fica bastante claro o enriquecimento cultural que aconteceu com a vinda de tantos livros, periódicos e documentos portugueses. Como a população reagiu a essa importação de materiais literários?
		
	
	A maior parte da população brasileira rejeitou o processo de alfabetização por compreender que ele destituía de valor a cultura que estava sendo construída com a mistura de elementos da cultura africana com os europeus.
	
	A classe popular teve acesso à educação básica, gratuita e laica que foi organizada e sistematizada pelo Imperador com professores formados na Europa que utilizaram o método global para alfabetização .
	
	A maior parte da população passou a ter acesso a um material importante para dar início aos processo de alfabetização, pois os livros, documentos e periódicos ficaram disponíveis para serem consultados na Biblioteca Nacional.
	 
	A maior parte da população ficou alijada dos processos de alfabetização devido à falta de sistematização e de educadores formados que pudessem conduzir o processo. Apenas a elite teve acesso aos materiais vindos de Portugal.
	
	O Imperador destinou professores leigos para alfabetizar os filhos de escravos, pois estava interessado em promover o avanço cultural do Império através da unificação pela língua portuguesa, a cultura europeia e a religião protestante.
	Respondido em 18/11/2019 01:11:14
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	¿ A sala estava cheia de gente. Um velho de barbas longas dominava uma negra mesa, e diversos meninos, em bancos sem encostos, esgoelavam-se: -Um b com um a ¿b, a : ba ; um b com um e ¿b, e: be . Assim por diante, ate u¿ (RAMOS, 1980, p. 10). Esse trecho refere-se a uma lembranças de uma escola primária .Esta soletração repetitiva que parece ter como principal objetivo a simples memorização dos fonemas, muitas vezes classificada por momento de leitura , revela um mecanismo sem sentido. Podemos afirmar que esta ação pedagógica seria aproveitada se ...
		
	
	se os fonemas resultantes fossem copiados algumas vezes pelos alunos , para maior memorização
	 
	se os fonemas resultantes fossem relacionados às palavras que faziam parte daquele ambiente socio cultural
	
	se fossem usados materiais pedagógico para a junção dos fonemas formando a escrita
	
	se os fonemas fossem identificados num texto , antes de serem escritas as silabas resultantes da junção consoante e vogal
	
	se cada silaba resultante construísse uma nova palavra.Ex. boba , baba, Bia ,bebe....
	Respondido em 18/11/2019 01:12:01
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Analise o depoimento da professora Ana e identifique o método de alfabetização predominante em sua prática.
"Na sala de aula eu utilizo um método tradicional, começo pela apresentação de sílabas em fichas, por exemplo, Fa-Fe-Fi-Fo-Fu. Faço várias atividades de reconhecimento desses fragmentos da palavra: Bingo, jogo da memória... Com as sílabas fica mais fácil para a criança aprender. Quando as crianças dominam as sílabas, iniciamos a escrita de algumas palavras simples até chegar à escrita de palavras"
		
	
	Método de sentenciação
	
	Método Global
	
	Método de palavração
	
	Método misto
	 
	Método silábico
	Respondido em 18/11/2019 01:12:32
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O professor André é professor alfabetizador de uma escola de sua cidade. Ele trabalha com a sua turma com textos. Seu trabalho pressupõe ofertar aos seus alunos de várias unidades de leitura que têm começo, meio e fim, sendo ligadas por frases com sentido para formar um enredo de interesse da criança. Este método de trabalho denomina-se:
		
	
	alfabético
	
	fônico
	
	sentenciação
	 
	global
	
	palavração
	Respondido em 18/11/2019 01:13:00
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Até meados da década de 1980, a discussão acerca das práticas de alfabetização se relacionava, principalmente, ao debate sobre os métodos mais eficazes para ensinar a ler e a escrever que envolviam os sintéticos, os analíticos e os analítico-sintéticos. Todos se baseavam em uma concepção de leitura e escrita como:
		
	
	Formas de inserir os alunos em práticas sociais de leitura e escrita
	
	Uso social e cultural da escrita
	 
	Decodificação e codificação
	
	Construção de sentidos
	
	Produção de textos
	Respondido em 18/11/2019 01:13:43
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em relação aos métodos de alfabetização, marque (1) Para características do método sintético (2) Para características do método analítico
(__) Parte de estruturas significantes da língua.
(__) Utiliza palavras e textos para iniciar a atividade alfabetizadora.
(__) Pode ser classificado em soletração e silabação.
(__)  Parte de estruturas menos significativas de língua e utiliza o mecanismo de síntese na produção das palavras.
A ordem correta é:
		
	
	1 1 1 2
	
	1 2 1 2
	
	2 2 2 1
	
	2 1 2 1
	 
	2 2 1 1
	Respondido em 18/11/2019 01:14:18
		Exercício: CEL0547_EX_A3_201807208265_V1 
	18/11/2019
	Aluno(a): PRISCILA FERREIRA NONATO
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0547 - MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 
	201807208265
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Na reunião de planejamento pedagógico, Valéria, uma professora recém-chegada na escola Marquês de Valença questionou a utilização de caligrafia com o objetivo o treinamento da escrita de forma legível e correta. Qual concepção de conhecimento concebe a escrita como um exercício psicomotor que deve ser aperfeiçoado mediante treinamento?
		
	
	Sócio-construtivista
	
	Construtivista
	 
	Empirista
	
	Método Fônico
	
	Sintética
	Respondido em 18/11/2019 01:18:01
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Observe a descrição:
Uma escola
procura orientadora Educacional para atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de implantar novo programa de alfabetização fundamentado na concepção sócio-interacionista. Cinco candidatas apareceram para fazer a seleção e passaram por uma prova de aula em que deveriam planejar uma atividade sócio-interacionista de leitura e escrita.
Marque a única das alternativas abaixo que contempla a atividade sócio-interacionista para alfabetização.
		
	
	Memorização do Hino Nacional e cópia das palavras que apresentem M antes da letra P.
	
	Ditado e correção das palavras lidas no texto: O astronauta. Cópia das palavras que foram escritas com erros ortográficos.
	
	Leitura e cópia da poesia: A Bailarina. Pintura do desenho previamente mimeografado pelo professor.
	 
	Pesquisa sobre os produtos usados no café da manhã dos alunos e escrita espontânea dos mesmos categorizando-os em bebida láctea e bebida cítrica.
	
	Cópia da receita de bolo de uma revista e decoração dos bolos desenhados pelo professor na folha de exercícios mimeografados.
	Respondido em 18/11/2019 01:24:13
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quando Paulo Freire proferiu em sua palestra de abertura do Congresso Brasileiro de Leitura em 1981 que:  "a leitura do mundo precede a leitura da palavra... O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim". Ele se refere a qual modelo de leitura e por quê?
		
	
	Se refere ao modelo dialógico uma vez que ele sempre vai ler o mundo após ler as palavras, como fez em seu método ao trabalhar a silabação.
	 
	Se refere ao modelo mecanicista ao fazer uma crítica sobre a atuação docente que primeiro ensina a decodificar para depois ensinar a ler o mundo.
	
	Se refere ao modelo mecanicista por este estar atendendo aos interesses das classes dominadoras de formar leitores críticos e criativos, autores de suas palavras e de sua história.
	
	Se refere ao modelo dialógico, pois ler é estabelecer um diálogo consigo próprio e não com o mundo e a minha atividade no mundo.
	
	Se refere ao modelo mecanicista por este ser mais correto já que assume uma posição ética de usar a leitura como instrumento para pensar e transformar a realidade.
	Respondido em 18/11/2019 01:25:23
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O trabalho de alfabetização baseado na utilização de métodos sintéticos ou métodos analíticos, muito utilizados até os anos 80 no Brasil, mas ainda presentes nos dias atuais é caracterizado por:
		
	 
	Um trabalho de fragmentação e recomposição da língua em unidades menores com o argumento de facilitar o processo de aprendizagem.
	
	O uso de diferentes tecnologias da informação tendo como base as experiências das crianças no mundo moderno.
	
	A construção de atividades baseadas nos níveis descritos na pesquisa de Emília Ferreiro, a Psicogênese da Língua Escrita.
	
	O desenvolvimento de Projetos de Trabalho buscando uma articulação entre as experiências da cultura e os conhecimentos científicos.
	
	A utilização da função social da leitura e da escrita com base no envolvimento nas práticas sociais de leitura e escrita.
	Respondido em 18/11/2019 01:26:43
	
Explicação:
Exige uma relação entre as concepções de língua e as diferentes práticas de alfabetização
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Assinale o modelo de leitura que está de acordo com os dizeres a seguir:
É um processo bem diferente da leitura, pois se limita a decodificação do sistema linguístico: letra, palavras e frases, sem, no entanto, ter maior atenção sobre o significado do que se está lendo. Esta concepção está fundamentada no ensino da leitura como se fosse uma lógica combinatória entre os fonemas, que memorizados mecanicamente pelo leitor, são sonorizados no ato da leitura.
		
	 
	Modelo de codificação.
	
	Modelo aleatório.
	
	Modelo hipertextual.
	
	Modelo interativo.
	
	a) Modelo psicolinguístico.
	Respondido em 18/11/2019 01:27:40
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Tendo como ideia fundamental a concepção de alfabetização no seu processo histórico e na contemporaneidade, analise as afirmativas abaixo classificando cada uma em VERDADEIRA (V) ou FALSA (F). Em seguida, assinale a opção que revela a correta análise.
( ) "Ao falar de alfabetização, falamos direta ou indiretamente de vários processos e conceitos que se relacionam ou estão interligados, relacionando-se por isso a necessidade de esclarecer e definir o termo alfabetização, e os conceitos ou fenômenos relacionados a ele." - Maria Alejandra Leal e Letícia Fonseca/2015.
( ) "(...) o conceito de alfabetização contemporâneo pode variar de significado e ser percebido e compreendido mediante as necessidades das funções que a leitura e a escrita assumem na e para a sociedade." - Maria Alejandra Leal e Letícia Fonseca/2015.
( ) "Veremos que a dificuldade de garantir o direito da alfabetização, ora explicada como problema do método de ensino, ora do aluno, ora do professor, ora do sistema escolar, ora das condições sociais, ora de políticas públicas, não é um problema exclusivo de nossa época." - Maria Alejandra Leal e Letícia Fonseca/2015.
( ) "O movimento histórico da alfabetização no Brasil evidencia (...) que a desejada ruptura com a tradição, muitas vezes, processa-se somente no nível da base das elaborações conceituais, permanecendo, na prática, certos ideais do passado." - Maria Alejandra Leal e Letícia Fonseca/2015.
		
	
	F - F - V - V
	
	F - F - F - F
	 
	V - V - V - V
	
	v - v - v - F
	
	V - F - V - F
	Respondido em 18/11/2019 01:29:17
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Relacione ( C ) para características de alfabetização construtivista e ( E ) para concepções empirista/mecanicista.
(__) Fica superada a visão da alfabetização como domínio de uma técnica. O processo passa a ser visto como uma aprendizagem conceitual.
(__) O objetivo do processo é proporcionar oportunidades de uso da escrita, a fim de levar a criança à compreensão da estrutura da língua, entendida como um sistema de representação de linguagem.
(__) A escrita é compreendida como codificação de um código oral.
(__) A leitura é compreendida como sonorização dos sinais gráficos. Desta forma, primeiro se ensina a decodificação para depois, ensinar a construção do significado.
(__) O domínio ortográfico é adicionado para uma fase posterior ao domínio alfabético.
A ordem correta é.
		
	
	E C E C E
	
	C C C C E
	
	E E E C C
	
	E E C C E
	 
	C C E E C
	Respondido em 18/11/2019 01:30:43
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Escreva V para verdadeiro e F para falso dentro dos parênteses e depois assinale a alternativa correspondente a sua resposta. (0,5)
(    ) A concepção de ensino construtivista leva em conta a complexidade dos textos e a maturidade do leitor na escolha do gênero textual a ser estudado.
(    ) A teoria Empirista não considera o sujeito como um ser passivo, mas sim completo pelos conhecimentos adquiridos no senso-comum.
(    ) O modelo ideológico de letramento evidencia práticas que abrangem diferentes contextos em que um indivíduo está inserido.
(    ) Para Jean Piaget, o funcionamento da inteligência e da construção do conhecimento são universais, não graduais e comum a todos os sujeitos.
(    ) A teoria psicogenética postula que as estruturas cognitivas dos sujeitos mudam a partir das mudanças neurológicas, que sofrem maturação ao longo da vida.
		
	
	F, V, F, V, V
	
	V, V, F, V, F
	
	V, F, V, V, F
	
	F, F, V, V, F
	 
	V, F, V, F, V
	Respondido em 18/11/2019 01:31:36
	
	Fases da Psicogênse da Língua Escrita
	Dúvida:
	Quais são as fases da construção da escrita na Teoria da psicogênese da Língua Escrita de Emília
Ferreiro?
	Resposta:
	Fases: Pré-silábica - Não tem intenção com registro sonoro. Representação caráter referencial Silábica - Inicia a tentativa de estabelecer relações sonoras e escrita. Atribuição de cada letra ou marca escrita o registro de uma sílaba falada Silábico-alfabética ¿ É uma transição para a fase alfabética, pois a criança já atribui um som corretamente relacionado com cada registro sonoro. Alfabética - Já venceu obstáculos conceituais. Cada um dos caracteres da escrita representa um valor sonoro, menor que a sílaba. Legibilidade da escrita
		Foi útil para você?   
	NÃO
	
	
	
	
	
	SIM
		Exercício: CEL0547_EX_A4_201807208265_V1 
	18/11/2019
	Aluno(a): PRISCILA FERREIRA NONATO
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0547 - MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 
	201807208265
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A partir das contribuições da psicogênese da língua escrita analise os trechos a seguir (BIZZOTTO, Maria Ines; AROEIRA, Maria Luisa e PORTO, Amélia. Alfabetização linguística: Da teoria à prática. Belo Horizonte, 2010):
I- na escrita de palavra - as crianças já empregam, em suas escritas, consoantes ou vogais como marcos silábicos e com o seu valor convencional. Para escrever Gato, por exemplo, utilizam as vogais "AO",
II- A criança passa a representar cada fonema com um signo gráfico correspondente. A escrita aproxima-se muito da transcrição fonética. Exemplo: "CAVALO";
III- A aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba. Inicialmente, não domina as convenções ortográficas. Posteriormente o estudante vai compreendendo sistema de escrita e também domina cada vez mais tais convenções.
Em relação às hipóteses apresentadas nas alternativas acima marque a alternativa correta.
		
	 
	II e III - A criança apresenta características de uma hipótese alfabética.
	
	III ¿ A criança apresenta características de uma hipótese silábico-alfabética.
	
	I e II ¿ A criança apresenta características de uma hipótese silábica.
	
	I - A criança apresenta características de uma hipótese alfabética.
	
	I e III ¿ A criança apresenta características de uma hipótese pré-silábica
	Respondido em 18/11/2019 01:35:24
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Analise a situação hipotética abaixo e em seguida marque a alternativa que corresponde à hipótese de escrita da criança (conforme a psicogênese da língua escrita de Emília Ferreiro) Rian é um aluno participativo e engajado nas propostas de aprendizagem. Quando escreve palavras como "ESCADA", Rian registra no papel "ECADA". Embora reconheça uma certa relação entre a pauta sonora e as letras grafadas, Rian oscila entre escrita silábica e alfabética. Ao escrever a maioria das palavras ele agrega ou omite algumas letras.
		
	
	Hipótese alfabética
	 
	Hipótese silábico-alfabética
	
	Hipótese Silábica
	
	Hipótese ortográfica.
	
	Hipótese pré-silábica.
	Respondido em 18/11/2019 01:39:07
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Das frases abaixo, qual se relaciona com o conceito de sujeito existente na concepção construtivista de conhecimento e alfabetização? Marque a resposta correta.
		
	
	O aluno é ativo na produção do seu conhecimento e, por isso, precisa de muito treinamento para aprender de forma correta.
	
	A criança é um sujeito passivo que terá seu comportamento moldado pelo meio, desta forma, precisará de muita atenção na correção dos seus exercícios.
	 
	A criança constrói seu conhecimento na interação com os objetos de conhecimento que fazem parte do meio onde vive.
	
	A criança tem uma postura ativa na construção dos seus conhecimentos, por isso, seus erros devem ser ignorados e deixados para serem corrigidos somente no ano letivo seguinte
	
	A criança é criadora e recriadora da cultura em que vive e estuda.
	Respondido em 18/11/2019 01:41:46
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Júlia, professora do 2o ano do Ensino Fundamental, realiza uma atividade de sondagem no início do ano letivo. Ao realizar essa atividade a professora objetiva:
		
	
	identificar palavras que os alunos tenham dificuldade de escrever para que sejam trabalhados em ditados e cópias.
	 
	conhecer as hipóteses de escrita de seus alunos e planejar atividades adequadas para a turma.
	
	verificar se as crianças sabem ler e escrever.
	
	melhorar o nível de escrita e leitura dos alunos e trabalhar a memorização de palavras conhecidas.
	
	atribuir nota para o desenvolvimento dos alunos a partir da verificação dos erros cometidos.
	Respondido em 18/11/2019 01:42:20
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo Emília Ferreiro:
		
	
	assim como para Piaget o funcionamento da inteligência e da construção do conhecimento são culturais, independentemente de etapas, o mesmo não ocorre com a aquisição da escrita e leitura;
	
	assim como para Piaget o funcionamento da inteligência e da construção do conhecimento são universais, o mesmo não ocorre com a aquisição da escrita e leitura;
	 
	assim como para Piaget o funcionamento da inteligência e da construção do conhecimento são graduais, o mesmo ocorre com a aquisição da escrita e leitura;
	
	assim como para Piaget o funcionamento da inteligência e da construção do conhecimento são culturais, independentemente de etapas, o mesmo ocorre com a aquisição da escrita e leitura;
	
	assim como para Piaget o funcionamento da inteligência e da construção do conhecimento são graduais, independentemente de etapas, o mesmo ocorre com a aquisição da escrita e leitura;
	Respondido em 18/11/2019 01:42:50
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Finalmente chegou o momento da professora Marta iniciar, sistematicamente, o processo de construção da escrita com as crianças no primeiro ano do ensino fundamental. Ela trouxe uma atividade para ser feita coletivamente com todas as crianças na rodinha: dividiu uma folha de papel pardo em quatro partes iguais e em cada uma escreveu: letra, número, desenho e palavra. Deixou que as crianças explorassem livremente revistas e selecionassem os elementos que deveriam ser colocados em cada parte da folha, classificando-os em letras, números, desenhos e palavras. Foi um sucesso, mas muitas crianças ainda tinham dúvidas em relação à classificação. Esta é uma atividade típica para trabalhar as questões cognitivas da fase:
		
	
	Alfabética
	
	Alfabética-ortográfica
	
	Silábico-alfabética
	 
	Pré-silábica
	
	Silábica
	Respondido em 18/11/2019 01:44:16
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Há algumas concepções de conhecimento que podem influenciar a forma do educador conduzir o processo de alfabetização. Segundo a concepção de conhecimento Construtivista, a criança escreve refletindo sobre as suas hipóteses de construção da palavra. É um dos pressupostos metodológicos dessa concepção:
		
	
	Considerar a forma de escrita e a caligrafia da letra os principais critérios para averiguar se a criança já sabe escrever.
	
	Desconsiderar a existência do erro, observando que há um processo de aprendizagem em andamento.
	
	Conceber a alfabetização como um processo apoiado em critérios de prontidão ou maturação neurológica, pois a criança deve ter estruturas nervosas e perceptivas prontas para interagir com o meio e extrair dele as experiências alfabetizadoras.
	
	Observar a alfabetização como uma prática que associa a aprendizagem da leitura e da escrita à experiência e ao treinamento de habilidades psicomotoras.
	 
	Considerar que a criança passa por fases que vão desde simples tentativas de definir o que pode ser lido até que cada fonema
representa uma letra.
	Respondido em 18/11/2019 01:45:00
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa que está de acordo com uma proposta sociointeracionista de alfabetização.
		
	
	As atividades são repetitivas com ênfase no estímulo-resposta. Não tem significado para quem as realiza
	
	O professor alfabetizador tem sua ação voltada para a memorização
	 
	As práticas de leitura e escrita são vistas como um processo social uma vez que ler e escrever são objetos culturais.
	
	Ler e escrever são partes de um processo mecânico de codificação e decodificação.
	
	A prática de leitura e a escrita são concebidas enquanto processos mecânicos e não se relacionam com os contextos sociais reais
	Respondido em 18/11/2019 01:45:25
	
		MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0547_EX_A5_201807208265_V1 
	18/11/2019
	Aluno(a): PRISCILA FERREIRA NONATO
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0547 - MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 
	201807208265
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	(CESPE/2013- Adaptada) Para Carvalho (2013), os métodos de alfabetização fazem parte de um tempo em que a maior parte da população era analfabeta, portanto, eram poucas as exigências sociais no tocante à leitura. Não se buscava formar alunos leitores proficientes a partir de um trabalho com a alfabetização a partir de textos significativos para o contexto social dos estudantes. Destarte, entra em debate a importância de se considerar os usos e funções da língua escrita com base no desenvolvimento de atividades significativas de leitura e escrita, isto é, a compreensão de se alfabetizar letrando.  Com base nas ideias contidas no trecho acima, analise as seguintes afirmativas sobre o processo de letramento e alfabetização.
 I. Para iniciar o processo de letramento, a criança já deve ter o domínio da tecnologia da escrita;
II. Por meio do processo de letramento, a criança desenvolve o domínio de competências de uso da tecnologia da escrita;
 III. No processo de alfabetização na perspectiva do letramento, as crianças desenvolvem e usam uma variedade de modos e recursos para interpretar e fazer sentido da escrita;
Estão CORRETAS:
		
	
	I, II e III.
	
	I e III apenas.
	
	I e II apenas.
	 
	II e III apenas.
	
	I apenas.
	Respondido em 18/11/2019 10:13:15
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa cabe à escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los. Marque a alternativa que confirma esse ponto de vista
		
	
	A conquista da escrita alfabética garante ao aluno a possibilidade de compreender e produzir textos em linguagem escrita. Essa aprendizagem prescinde de um trabalho pedagógico sistemático.
	
	A alfabetização deve priorizar, de início, o ensino do sistema alfabético de escrita e algumas convenções ortográficas. O contato com textos que circulam socialmente é uma prática que deve ocorrer posterior à etapa inicial de alfabetização.
	
	Ensinar a escrever textos é uma tarefa que ocorre fora do convívio com textos verdadeiros, com leitores e escritores verdadeiros e com situações de comunicação que os tornem necessários.
	 
	A compreensão atual da relação entre a aquisição das capacidades de redigir e grafar rompe com a crença arraigada de que o domínio do bê-á-bá seja pré-requisito para o início do ensino de língua e nos mostra que esses a alfabetização e o letramento são processos de aprendizagem que podem e devem ocorrer de forma simultânea.
	
	O papel ativo do aluno pressupõe que o processo de ensino e aprendizagem deve se pautar em uma abordagem espontaneísta da alfabetização escolar, ou seja, o conhecimento dos caminhos percorridos pelo aluno impossibilita a intervenção pedagógica do docente.
	Respondido em 18/11/2019 10:16:14
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Considerando-se as ideias de Vygotsky em relação à linguagem, é INCORRETO afirmar que ela é:
		
	
	responsável pela interação e, por isso, é social.
	
	uma forma de materializar o pensamento.
	
	relaciona o sujeito à realidade que o cerca.
	
	sem ela não haveria pensamento
	 
	desenvolvida a partir de práticas repetitivas
	Respondido em 18/11/2019 10:16:37
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	(ENADE - 2012) No que se refere à aprendizagem inicial da língua portuguesa, alfabetização e letramento são processos independentes. PORQUE A alfabetização é o desenvolvimento de competências e habilidades para o uso efetivo da língua portuguesa em práticas sociais, enquanto o letramento é a aprendizagem do sistema de utilização das letras, na escrita. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
		
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	Respondido em 18/11/2019 10:17:15
	
Explicação: Resposta: E Resolução: Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas, pois exprimem ideias contrárias a definição de cada termo.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No que se refere à aprendizagem inicial da língua portuguesa,alfabetização e letramento são processos independentes. PORQUE: a alfabetização é o desenvolvimento de competências e habilidades para o uso efetivo da língua portuguesa em práticas sociais, enquanto que o letramento é a aprendizagem do sistema de utilização das letras, na escrita. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta
		
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	Respondido em 18/11/2019 10:18:23
	
Explicação: Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Para Carvalho (2013), os métodos de alfabetização fazem parte de um tempo em que a maior pare da população era analfabeta, portanto, eram poucas as exigências sociais no tocante à leitura. Não se buscava formar alunos leitores, uma vez não se trabalhar no processo de alfabetização os significados dos textos; dava-se ênfase à memorização e cópia das palavras soltas. O ensino da leitura e da escrita centrado no desenvolvimento de técnicas de memorização de sílabas e/ou palavras, e cópias foi amplamente criticado na década de 1980. Entra em debate a importância de se considerar os usos e funções da língua escrita com base no desenvolvimento de atividades significativas de leitura e escrita, isto é, a compreensão de se alfabetizar letrando. Com base nas ideias contidas no trecho acima, analise as seguintes afirmativas sobre o processo de letramento e alfabetização.
I. Para iniciar o processo de letramento, a criança já deve ter o domínio da tecnologia da escrita;
II. Por meio do processo de letramento, a criança desenvolve o domínio de competências de uso da tecnologia da escrita;
III. No processo de alfabetização
na perspectiva do letramento, as crianças desenvolvem e usam uma variedade de modos e recursos para interpretar e fazer sentido da escrita.
Estão CORRETAS:
		
	
	I e III apenas;
	 
	II e III apenas;
	
	I apenas.
	
	I, II e III;
	
	I e II apenas;
	Respondido em 18/11/2019 10:18:46
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Das premissas abaixo, qual se refere à concepção e alfabetização como um processo discursivo? Marque a resposta correta.
		
	
	Usar os textos que a criança tem interesse por conhecer apenas para efeito de cópias ou para recortar as palavras chaves que servirão de base para os ditados posteriores.
	 
	A leitura e a escrita são trabalhadas como um processo de interlocução, troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos.
	
	Ler e escrever são habilidades que precisam ser treinadas desde as fases iniciais da educação infantil para a criança ter um desenvolvimento psicomotor que fundamente a alfabetização.
	
	A leitura, a escrita e a oralidade são trabalhadas como os três eixos da alfabetização numa proposta em que a língua portuguesa é ensinada como uma regra rígida em que a correção das palavras é o aspecto mais importante.
	
	Trabalhar com rótulos, embalagens, mapas e jornais só a partir de um pleno domínio da leitura, da escrita, das habilidades de interpretação de imagens e fotografias. Caso contrário, a criança não terá êxito na atividade.
	Respondido em 18/11/2019 10:20:09
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Vygotsky considera que a criança deve colocar o conhecimento adquirido na escola a serviço de práticas socialmente contextualizadas. Para isso, durante a alfabetização ela NÃO deve:
		
	
	produzir textos nas suas formas mais variadas.
	 
	realizar cópias e ditados que priorizem a forma em detrimento do conteúdo da escrita.
	
	utilizar a leitura e a escrita em práticas socialmente contextualizadas.
	
	trabalhar com textos reais e situações adequadas às condições escolares.
	
	ler jornais e sites de notícias com as crianças para ensinar o gênero informativo e formativo que se intercruzam dialeticamente.
	Respondido em 18/11/2019 10:21:28

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais