A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
48 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Pré-visualização | Página 4 de 13

no processo de negociação.
30-Reuniões nada mais são do que encontros em que pessoas fazem um estudo de determinado assunto com o intuito de chegar a um acordo. Utilizamos as reuniões para negociarmos algo. Temos três tipos de reuniões: informativa, exploratória e deliberativa. Sobre a reunião exploratória, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Nesse tipo de reunião, é necessário uma pauta detalhada do que será discutido e que seja disponibilizada antecipadamente, a fim de que os participantes consigam levar material para ajudar na resolução do problema a ser debatido.
( V ) É interessante existir um mediador para que a reunião não vire uma bagunça.
( F ) É necessário haver material de apoio para ser exposto em flip-chart ou projeto multimídia.
( V ) A disposição da sala influi no desenrolar da reunião, necessariamente as pessoas devem estar sentadas em círculo, para que a comunicação flua naturalmente.
31-Ao identificar o perfil de seu opositor durante uma negociação, o negociador poderá obter vantagens para conduzir o processo e facilitar a tomada de decisão. Dessa forma, aumentam-se as chances de se atingir um resultado positivo. Quais são as características de um negociador que possui o perfil mediador?
( ) Adora ser elogiado publicamente, mas fica extremamente agitado sob pressão.
( ) Coerente, decidido e persistente, busca resultados efetivos em suas negociações.
( X ) Preocupado com as pessoas, finge concordância quando está sob pressão.
( ) Indeciso e perfeccionista, evita discussões quando está sob pressão.
32-Geralmente, as negociações empresariais são definidas por meio de reuniões. Para isso, são convidados os profissionais da área especializada pelo processo de negociações. São observados alguns tipos de participantes nessas reuniões, como o introvertido, que participa pouco da reunião; por isso o gestor deve questioná-lo para saber sua opinião ou sugestão. Com relação aos tipos de participantes, analise as afirmativas a seguir:
I- Pessimista: discorda de todas as questões citadas na reunião, sua fragilidade é a negatividade. CORRETA
II- Profundo conhecedor: está sempre presente nas reuniões apenas de corpo com a cabeça em outro lugar. ERRADA
III- Questionador: testa o conhecimento do gestor autor da reunião por ser curioso. CORRETA
IV- Apressado: critica os assuntos por não serem objetivos, demonstrando sua falta de paciência. CORRETA
33-Características diferenciadas resultam em diferentes perfis dos negociadores. O negociador classificado como mediador está sempre procurando agradar as pessoas ao seu redor e tem grande dificuldade em dizer ?não?. Com relação às características positivas mais marcantes de um negociador mediador, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Não possui a necessidade do fator motivacional para produzir.
( V ) É um profissional que possui facilidade de relacionamento.
( V ) Sempre procura uma solução diplomática para a resolução de um conflito.
( F ) É extremamente organizado em suas tarefas periódicas e ocasionais.
34-Entre os diversos perfis de negociador, há o negociador analítico. Esse tipo de negociador é detalhista e dificilmente aceita a opinião de seu opositor. Com relação às principais características positivas de um negociador analítico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Extremamente conservador e cuidadoso em suas negociações.
( F ) É rápido e objetivo nos processos de tomada de decisão.
( V ) Muito organizado, segue todas as etapas do processo de forma lógica.
( V ) Trata as atividades solicitadas com muita seriedade.
35-A adoção de princípios éticos pelos negociadores é necessidade incondicional para firmar negócios duradouros, trazendo confiança ao profissional e facilitando sua aceitação pelo opositor. Como se caracteriza a credibilidade desse tipo de profissional?
( X ) A credibilidade do profissional é caracterizada pela ausência de manipulação das situações, utilizando a coerência e passando a imagem de quem é correto.
( ) A credibilidade do profissional é caracterizada pelo uso de informações falsificadas para consolidar parcerias de interesse único do negociador.
( ) A credibilidade do profissional se caracteriza pelo uso de convicções próprias, definindo uma posição radical com relação ao oponente.
( ) A credibilidade do profissional se caracteriza pelo uso do poder disponível para estruturar alianças e parcerias centralizadas em interesses próprios.
36-Negociar nada mais é do que fazer concessões. E para que tenhamos sucesso nessa tarefa que utilizamos em nosso dia a dia, é interessante que conheçamos determinadas táticas necessárias dentro de um processo de negociação. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Saber vencer os impasses que surgem no decorrer da negociação é algo essencial para a obtenção do sucesso no processo.
( V ) Conhecer a pessoa com quem você negociará é essencial para que possamos preparar a negociação com argumentos à altura de quem estamos negociando.
( F ) Ao primeiro sinal de fracasso dentro de uma negociação, a melhor estratégia é tirar o time de campo, ou seja, desistir da negociação.
( F ) Toda a negociação é baseada em fórmulas que jamais devem ser modificadas no decorrer da negociação.
37-A persuasão é um dos elementos da negociação, geralmente é um atributo utilizado por grandes líderes, ou seja, é uma ferramenta largamente utilizada e extremamente eficiente dentro das negociações. Sobre esse elemento, analise as sentenças a seguir:
I- Está relacionado ao poder de convencimento dos envolvidos no processo. CORRETA
II- Refere-se à ação de perceber. ERRADA
III- Permite convencer os demais envolvidos para se chegar a um consenso. CORRETA
IV- Obriga os demais envolvidos a aceitar as condições impostas. ERRADA
V- É parte da argumentação do negociador. CORRETA 
38-No mundo altamente globalizado, é comum a realização de negociações com pessoas de outros países. Mesmo com a facilidade encontrada para realizar este tipo de transição, atualmente é necessário tomar alguns cuidados com relação à cultura existente nos mais diversos países. Imagine que você vá realizar uma negociação em outro país, qual deveria ser a sua primeira ação?
( ) Evitar o contato direto e convencer a outra parte de seus argumentos.
( ) Aceitar os argumentos da outra parte sem fazer objeções.
( ) Determinar seu objetivo e não abrir concessões.
( X ) Informar-se sobre os costumes locais para evitar gafes.
39-A palavra comunicação vem do latim communis, que quer dizer comunidade. No entanto, conceitua-se comunicação como etimológico, biológico, pedagógico, histórico, sociológico, antropológico, cada um desses conceitos com suas especificidades de como saber se comunicar, sendo por meio de sentimentos, linguagem, troca de experiências entre as pessoas, entre outros. De acordo com esses conceitos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.univ-ab.pt/~bidarra/hyperscapes/video-grafias-319.htm>. Acesso em: 26 jul. 2016.
( ) No conceito biológico, comunicar significa participação das pessoas, atribuindo as atividades educativas.
( ) No conceito biológico, comunicar significa até onde o homem pode chegar, qual a direção ao futuro.
( ) No conceito etimológico, comunicar significa contribuir com as atividades educativas para as novas gerações.
( X ) No conceito etimológico, comunicar significa participação das pessoas, além das trocas de informações e de ideias.
40-Um dos componentes fundamentais da negociação é a comunicação. Ao tratarmos de comunicação, temos a percepção de que é um tema simples de ser trabalhado, mas um processo de comunicação com ruídos e falas em uma negociação pode gerar resultados negativos. Com isso, é necessário sabermos como se dá o processo de comunicação, e, para que a comunicação traga bons resultados,