Buscar

RISCO BIOLOGICO- PROVA UFG resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RISCOS BIOLÓGICO – PROVA
Risco: probabilidade de ocorrência de um determinado evento.
	Diferentes riscos relacionados ao trabalho: Físico, químicos, psicosocial, biologico(probabilidade de exposição a material biologico q pode ou não ter agentes infectantes), ergonomicos ( movimentos repetitivos. Vasculares: mt tempo em pé.) 
Infecção depende: 1 agente infectante, porta de entrada (perfurocortante,inalação, ingestão, absorção por membrana mucosa ou injeção) e suscetibilidade com o hospedeiro.
Fator de risco: Que pode veicular agentes biologicos como parasitas, toxinaa e etc. Causadores de dano a saúde. 
Manuseio de sangue e secreção: microrganismos de maior importância: HIV, HBV e HCV. Viabilidade influenciada por: Titulo do vírus, temperatura ambiental, volume de sangue, exposição ao tal e umidade. 
Via de penetração de microrganismo: exposição percutanea, mucosa, pele não integra, mordeduras.
A SUSCETIBILIDADE DO HOSPEDEIRO É INDIVIDUAL. 
Vias de contaminação cruzada: Paciente → paciente→ equipe→ paciente → paciente → 
Abrangência do risco: Individual, coletivo e ambiental.
Transmissão: Direta ( pessoa → pessoa) e indireta ( pessoa → veiculo → pessoa). 
CADEIA EPIDEMIOLÓGICA: Reservatorio ( pessoas, h2O e soluções, medicamentos e equipamentos)→ porta de saída ( excreção, goticulas,) → modo de transmissão ( contato, aérea, veiculo...)→ porta de entrada → susceptibilidade do hospedeiro. 
CONTROLE DE INFECÇÃO: AGENTE, SUSCETIBILIDADE E PORTA DE ENTRADA.
Medidas pós exposição: cuidados locais→ notificação→ avaliação medica → quimioprofilaxia → imunoprofilaxia ( imunoglobulina e vacina)→ acompanhamento clinico laboratorial.
Infecção hospitalar: É aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifesta durante a internação ou após a alta qnd puder ser relacionada com a internaçao ou procedimento hospitalar. 
Endogenas: veio do paciente. 
Precauções padrão:Conj. De medidas que visam reduzir os riscos de transmissão de microrganismos de fontes conhecidas ou não. Aplicada em todos os atendimentos de todos os pacientes independente de suspeita ou conhecimentos de diagnostico sorologico. ( Risco universal) 
Materiais biologicos com risco de transmissão: Sangue, sêmen, fluidos vaginais, liquido de serosa peritonial, pleural, pericardio, liquido amniotico, liquor, liquido articular e leite materno. 
SEM risco: Suor, lagrima, fezes, urina, vomito, saliva e secreções nasais. ( se houver sangue tem risco) 
O QUE FAZER FRENTE AO ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO:
	Mucosa: soro biologico 
	perfurante : Agua e sabão
	respondedor: produz anti corpos dps de 3 doses. 
	Não respondedor: não produz. 
	Hbsag: resultado do paciente. 
Vacina→ anticorpos contra falso invasor. Microrganismos vivos atenuados. 
TIPOs de vacinas: 1. Atenuadas com agente interno: microrganismos vivos,atenuados. 2. inativas com agente interno: microrganismos mortos. 3. de bacterias inativas 4. contra toxinas produzidas por patogenos: toxinas acelular 5. de subunidades/recombinantes: fragmentos antigenicos de um microrganismo que melhor estimulam uma reposta imune.
Criterios para intro. De novas vacinas: Evidencia epidemiologica, eficacia e segurança da vacina e garantia da sustentabilidade da estrategia ( capacidade de produção dos laboratorios publicos nacionais e capacidade institucional de armazenamento e distribuição.) 
	A partir do 14* dia após a ultima dose da vacina verificar títulos de anticorpos para avaliar necessidade de dose adicional 
	Sorologia 30 e 60 dias após a terceira dose é recomendada: profissionais da saúde, imunodeprimidos e renais crônicos. Considera individuo imunizado com titulo anti-HBs maior ou igual a 10 UI/ml 
Microbiota transitória: associada a infecções na saúde. 
→ Residente: não estão associados e não têm importância relevante se liga mais profundamente na pele. 
2002: CDC→ termo de higienização das mãos e os momentos. 
2009: OMC → ação global → padronizar
Higienização simples: agua e sabão. Remove microrganismo superficiais suor, oleosidade, cel. mortas. Fazer: Início turno de trabalho e após termino, antes e após banheiro, antes e após das refeições, antes do preparo e manipulação de medicamentos, antes e após luvas e quando visivelmente sujas. 
Fricção: Reduz cargamicrobiana sem remover a sujidade ( mata mas não retira) pelo uso de solução alcoolica a 70% acrescido de 1-3% de glicerina. 
Anti septica: redução da sujida e carga microbiana das mãos uso de sabão associado a um antisseptico. Indicação: controle de surto de infecção, precauções de contato para atendimento de paciente portador de microrganismo multiresistente. 
Antiseptica cirurgica: até o cotovelo, efeito residual → mata e continua matando. 5 min 
1) Palma 2) dorso e interdigitais 3) unhas e extremidades dos dedos 4) articulações 5) polegar
6) punhos
PASSO A PASSO: 
friccionar as palmas das mãos → Esfregar a palma da mão contra o dorso da mão entrelaçando os dedos. → Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais. → Esfregar o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta → Esfregar o polegar utilizando movimento circular. → Friccionar as polpas digitais e unhas contra a palma da mão fechada em concha fazendo movimento circular.→ Esfregar o punho → Enxágue as mãos sem entrar em contato com a torneira→ secar as mãos iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. 
artigo de uso único: produto hospitalar usado na prevenção, diagnostico ou terapia utilizado apenas uma vez. → RDC 156 
resolução NO. 2.605→ comprovar se podeusar mais de uma vez ( se não tiver na lista negativa ) 
Processamento: depende da sua classificação de spaulding → considera risco potencial de infecção associada: não critico, semicritico e critico 
PPS não critico: entra em contato com pele integra ou não entra em contato com paciente.
→ limpeza e desinfecção.
Exceto: se contaminar com secreção → desinfecção. 
Limpeza: Remoção de sujidade realizada pela aplicação de energia mecanica (fricção) e quimica ( detergente enzimaticos) ou termico. 
Semicritico: Todos PPS que entram em contato com pele não integra ou mucosa integra. 
→ Desinfecção e esterilização. 
Desinfecção: Inativa maioria dos microrganismos na forma vegetativa mas não tem ação sobres os eporulados. Pode ser obtida por meios fisicos e quimicos. 
Esterilização: Inativa toda vida microbiana, empregando metodos fisicos, quimicos ou a associação deles. 
→ baixo nivel: só superficie mas não para produtos de paciente. 
Critico: PPS que penetram mucosa, tecido subeptelial , sistema vascular e outros órgãos isentos de microbiota própria. 
PPS Q ESTÃO DIRETAMNETE CONECTADOS A PPS CRITICOS→ ESTERILIZAÇÃO.
FASES DO PROCESSAMENTO: 
Limpeza→ praparo→ metodo indicado → esterilização → guarda → uso
------------------------------------------------→ desinfecção→ uso
preparo: organização para colocar numa caixa, olhar se tem todas as peças e se estão limpas→ separação e montagem. 
Precaução de contato: quarto privativo, uso de luvas e avental ao entrar no quarto, anti sepsia das mãos ao sair do quarto, limitar o transporte , material exclusivo para o paciente 
→ coorte: distancia minima de 3 pês entre os leitos, troca de paramentação entre o atendimento, evitar acomodação em quarto com paciente com evolução mais grave diante de infecções. 
Precaução para aerossois: (tuberculose, varicela, sarampo, herpes) quarto privativo portas fechadas sempre, limitar transporte, (paciente com mascara), sistema especial de ventilação/exaustão, mascara de proteção respiratoria ( N95)
Precaução para goticulas: (Rubeola, parotidite, meningococo e influenza) Quarto privativo, limitar transporte, uso de mascara cirurgica. 
Precaução para pacientes com microrganismos multirresistentes: quarto privativo, coorte,instituir precaução de contato. 
Transporte de paciente: uso de barreiras apropriadas, aviso aos funcionarios locais de destino sobre prevenções necessárias e orientação ao paciente. 
Ambiente protetor:
Uso de filtro HEPA no ar q entra no quarto e utilizar ante sala, fluxo dirigido, pressão positiva em relação ao corredor, mais ou 12 trocas por hora, estrategias para diminuir poeira. Indicação: Pacientes de alto risco para impedir aquisição de esporos fungicos do ambiente.
Patogenos de transição fecal-oral e de contato: Hepatite A , escabiose e VRS.
NR32: Define o estabelecimentos de barreras de proteção por meio da utilização de equipamentos de proteção. 
NR06: Estabelece e define tipos de EPI q as empresas estão obrigadas a fornecer a seus empregados de acordo comas condições de trabalho. 
Suspeita ou confirmação de doença infecciosa: Instituição de procedimento inicial ( medico ou enfermeira) → precaução e isolamento→ notificação ao SCIH. 
Principais patogenos respiratorios: Meningococica: goticulas, quimioprofilaxia somente para trabalhores com contato direto com secreções respiratorias. Influenza: goticulas, surtos nacionais e importância da vacinação. 
Varicela: aerossol, uso de n95 e possibilidade de surtos. Sarampo: aerossol, n95 e eficacia da vacina. 
Assistência domiciliar: precaução padrão, familiares já foram expostos, limitar quantidade de equipamentos e deixar no domicilio. 
Pq isolar o paciente: Paciente: Contaminação cruzada, ambiente hospitalar com bacterias multirresistentes, paciente suscetivel e controle das infecções hospitalares. Profissional:Risco ocupacional, hospedeiro saudavel, vetor de transmissão e controle de infecções hospitalares.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais