Buscar

APS - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO definitivo (1) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU
Caique Alves de Souza - 5805405
Robson Regys do N Soares-5814485
Serguens de Barros Junior- 5818351
Marcory Bulk- 5809441
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Psicologia do Desenvolvimento
Professor Anderson Soares de Souza
São Paulo - SP
2019
Em sua opinião, o autor faz uma defesa ou uma crítica ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa? Explique seu posicionamento. 
O autor faz uma crítica ao PAIC. Ele defende que os alunos podem ser alfabetizados até os 6 anos, diferentemente da proposta que tem como meta o aluno pode ser alfabetizado aos 7 anos. Considerando o contexto histórico e cultural brasileiro, é difícil concordar com o autor. Recentemente e 2017, o Portal G1 publicou que, de acordo com o MEC, 55% dos alunos de 8 anos da rede pública, tem conhecimentos insuficientes de leitura e matemática[1]. O autor ainda cita: “Estudos neurológicos recentes...”. Ora, se ele utiliza como base “estudos neurológicos recentes” (sic), não é razoável utilizar os alunos da rede pública como cobaias de estudos que nem foram definitivamente afirmadas e reconhecidas pela academia. Ele utiliza, como meio de solidificar o argumento, o fato de que inúmeras escolas particulares já alfabetizam seus alunos antes dos seis anos. Isso apenas atesta a observação supracitada. Apenas em um contexto micro de escola privada é que se podem dar o luxo de testarem uma teoria de “estudos neurológicos recentes”, trazer isso para o contexto tão mais abrangente e complexo das escolas públicas do país parece insensatez
O que pensa da ideia de se desenvolver para todo o país um Projeto de Alfabetização que deu mostras de sucesso quando aplicado no Estado do Ceará? Fundamente suas ideias. 
O sucesso e a preocupação com a alfabetização são inegáveis, e extremamente positivos, porém, baseando-se na teoria do sociocontrutivismo de Lev Vygotsky, que leva em conta o ambiente em que o indivíduo se desenvolve, e todas as suas influências, há de se considerar que a realidade de Sobral, não é a mesma de todo o país, uma vez que o modelo, e o material didático desenvolvido e arquitetado inicialmente para uma determinada cidade no Nordeste, com suas peculiaridades culturais e econômicas, será a base da formação de educadores em outras regiões do pais, logo, o mesmo modelo não pode ser usado em uma comunidade carente no Rio de Janeiro, pois as realidades de ambos os indivíduos são diferentes, a começar pela diversidade linguística de cada região, que influência diretamente nos processos de aprendizagem do indivíduo, o que leva a crer que o sucesso que ocorreu em Sobral, pode não ocorrer em outras regiões do país. Além disso, existe a questão econômica, a qual deve se levar em consideração as condições financeiras de cada município para realização do programa, e se haverá verba vinda do governo federal para realização do projeto nesses municípios, e principalmente, em que contexto econômico esse indivíduo afetado pelo programa está inserido, para que o programa contemple a todos.
Antes de replicar o modelo para todo o Brasil, é fundamental levar em consideração as peculiaridades de cada município, para que se obtenha êxito no processo pleno de alfabetização até os sete anos de idade, do contrário, não é interessante replicar esse modelo.
Considerando os estudos das teorias sobre o desenvolvimento infantil em seus diversos aspectos, o que você acha da ideia de que toda criança pode ser alfabetizada antes dos 6 anos de idade? Fundamente conforme as teorias estudadas. 
Através de jogos e brinquedos infantis é possível desenvolver conhecimento pelas letras, leitura, números, contagem etc. Porém, alfabetizar de modo que a criança saiba ler e escrever, requer um nível de método de ensino, onde a criança já tenha desenvolvido o senso motor, dicção, associação, coisas que ela tem idade certa para aprender. Ou seja, antes dos 6 anos, a criança é preparada para a capacidade de leitura e escrita.
Piaget defende o lúdico como a melhor forma de desenvolvimento psicológico para a aprendizagem pedagógica. Todo jogo e brincadeira pode ajudar nos sentidos das crianças. E por este motivo, há brinquedos e jogos com classificação indicativa por idade.
Vygotsky, diz que a melhor forma de identificar pontos de melhoria e pontos a se desenvolver, está na observação de como a criança joga, brinca e se expressa. Por isso, alguns jogos de paciência são utilizados à auxiliar no processo de aprendizagem de crianças mais agitadas, e brincadeiras de palmas e de cantarolar para crianças com dificuldade de se expressar.
Wallon nos mostra que nossas ações, são funções mentais pré-dispostas a nós como seres humanos, mesmo assim, precisamos de artifícios e meios de comunicação, de fala e locomoção. Assim, quando crianças, dependemos de nossa família e escola para nos guiar e nos proporcionar esses meios de exercer essas funções psíquicas.
Todo aprendizado, necessita de um processo. Na alfabetização, esse processo começa desde aprender a associar palavras e descrevê-las com gestos e expressões, até que a criança esteja preparada para o uso da escrita.
Portanto, a alfabetização no sentido de ler e escrever deve ocorrer após os 6 anos de idade, pois ela irá regressar na série com todos os instrumentos de ensino necessários para sua idade
Considerando as teorias interacionistas (Piaget e Vygotsky), qual seria a mais adequada para ser utilizada na fase de alfabetização. Qual método deve ser mais adequado no processo de alfabetização das crianças até sete anos?
Tanto Piaget quanto Vygotsky contribuíram significativamente para a psicologia do desenvolvimento e, com isso, para a pedagogia. Entretanto, é possível apontar a teoria interacionista de Piaget como sendo mais precisa no processo de alfabetização. Não obstante o contexto sócio-histórico-cultural proposto por Vygotsky seja relevante para a pedagogia, contudo a maturação biológica deve ser levada em consideração no processo pedagógico, especialmente na segunda infância, quando a criança aprende a ler e escrever. Piaget dedicou muitos anos da sua vida a entender a relação da maturação biológica com o desenvolvimento pedagógico. Suas teorias sobre equilíbrio e estágios do desenvolvimento auxiliam o professor a agir como mediador entre a criança e o conhecimento a ser apreendido. Segundo Piaget, o potencial de aprendizagem da criança lhe é intrínseco. O professor é um auxiliador que ajuda no processo cognitivo. Pensando especificamente em método de alfabetização, é possível apontar o método silábico como sendo muito proveitoso para o processo de aprendizagem, pois é um método que começa das partes para o todo. As sílabas são, neste método, a unidade lingüística essencial. É possível associar também as famílias silábicas com desenhos e imagens neste método, e isso ajuda a criança no processo de apreensão de conhecimento da língua e da escrita.
Nota
https://g1.globo.com/educacao/noticia/mais-da-metade-dos-alunos-de-8-anos-da-rede-publica-tem-conhecimento-insuficiente-em-matematica-e-leitura-diz-mec.ghtml

Outros materiais