A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Acadêmico

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Paula Renata Schafer (1721810)
	
	Disciplina:
	Sociologia do Turismo (GTU08)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:456812) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13914764
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	O turismo liga as mais diversas e distantes partes do mundo e faz aumentar a consciência dos povos sobre o lugar ocupado por sua sociedade no mundo, bem como as ligações que possuem umas com as outras (DIAS, 2003). Neste sentido, o turismo pode desenvolver atividades que beneficiam culturalmente regiões ou comunidades locais. Sobre os aspectos que promovem a relação entre o turismo e a cultura de maneira positiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As minorias étnicas e povos indígenas são excluídos da relação entre cultura e turismo.
(    ) O envolvimento da população autóctone é fundamental para fortalecer a cultura local, resgatar e manter tradições e hábitos.
(    ) A valorização, a preservação da cultura e autenticidade local podem ser trabalhados em locais turísticos.
(    ) A população autóctone deve evitar o envolvimento com a atividade turística para não perder suas características culturais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DIAS, Reginaldo. Sociologia do Turismo. São Paulo: Atlas, 2003.
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	
	Quando falamos em sociedade, lembramo-nos daquela em que estamos inseridos, com a estrutura e os padrões aos quais estamos acostumados. A organização do sistema econômico, político, social e cultural é que define os tipos de sociedade em que os seres humanos vivem. Todavia, a nossa sociedade não é a única existente. Sobre os tipos de sociedade mais encontrados atualmente, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Capitalismo.
II- Socialismo.
III- Comunismo.
(    ) Refere-se ao tipo de sociedade em que os valores estão baseados no individualismo, no acúmulo de capital e no consumo.
(    ) Refere-se à sociedade reformista em que todos possuem os mesmos direitos. É contra a dominação e a exploração do trabalho, sendo que o Estado permanece ativo.
(    ) Refere-se à verdadeira teoria de Karl Marx de que não haveria mais classes sociais e o Estado desapareceria.
(    ) Refere-se ao tipo de sociedade que ficou mais conhecida durante a Revolução Russa e a experiência da União Soviética.
(    ) Refere-se ao tipo de sociedade de dominação, exploração e apropriação dos resultados da força de trabalho dos trabalhadores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - III - I.
	 b)
	I - II - III - II - I.
	 c)
	II - III - I - II - II.
	 d)
	I - III - II - III - I.
	 *
	Observação: A questão número 2 foi Cancelada.
	
	
3. A Sociologia é uma ciência que estuda o comportamento e as ações humanas, percebendo os diferentes tipos de sociedades e suas singularidades. Conforme os estudos que você realizou nesta disciplina, a sociologia possui duas grandes teorias explicativas da sociedade, a teoria positivista-funcionalista e a histórico-crítica. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A teoria positivista-funcionalista compreende a sociedade de forma crítica, considerando suas mudanças e transformações históricas.
(    ) A teoria histórico-crítica compreende a sociedade como um todo integrado, no qual não ocorrem mudanças.
(    ) A teoria positivista-funcionalista apresenta a sociedade como um organismo, que se desenvolve de forma equilibrada. Para esta teoria, tudo o que existe tem uma função.
(    ) A teoria histórico-crítica apresenta a sociedade a partir de uma perspectiva histórica, que entende as transformações e prevê possibilidades de ações futuras.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	O termo aculturação é um conceito antropológico, cunhado na década de 1980, para compreender o processo de miscigenação de diferentes culturas, quando se encontram envolvidas no mesmo espaço e realizam trocas interculturais. Do ponto de vista do turismo, como se pode compreender esse processo? Analise as afirmativas a seguir:
I- Aculturação é o processo de integração entre as culturas, formando uma cultura híbrida, na qual ocorrem trocas e assimilações entre turistas e visitados.
II- Aculturação é o processo de assimilação da cultura dominada pela dominante, no qual paulatinamente o visitado incorpora os padrões culturais do turista.
III- Aculturação é o processo de incorporação da cultura do turista, no qual a população repele os padrões culturais do visitante.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	5.
	Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), nasce a sociedade pós-industrial, que é marcada pelo aumento da comunicação entre os povos, novas tecnologias e transformações da base econômica. Diferente da sociedade industrial, a sociedade pós-industrial não se baseia na produção agrícola e na indústria, mas, sim, na produção de informação e serviços. Sobre as principais características da sociedade pós-industrial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O conhecimento e a informação são fundamentais.
(    ) A atividade agrícola supera as atividades da indústria e de serviços.
(    ) A educação torna-se uma força propulsora de mudanças.
(    ) A globalização facilitou o desenvolvimento da sociedade pós-industrial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	6.
	O início dos deslocamentos foi impulsionado pela busca das civilizações pré-históricas por climas mais amenos e agradáveis. As pessoas então deixaram de ser nômades. Sobre os aspectos que motivaram a realização das primeiras viagens, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os meios de comunicação. 
(    ) Os meios de transporte. 
(    ) A trocas de mercadorias. 
(    ) A necessidade de estudo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	Além do desenvolvimento tecnológico, da flexibilização das relações econômicas, da abertura de mercado, a sociedade contemporânea está constituída por um sistema de produção globalizado e interligado, ou seja, ela está organizada pelos princípios do modo de produção capitalista. Sobre o modo de produção capitalista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Prevê que as relações trabalhistas sejam orientadas pelo princípio da cooperação.
(    ) Está estabelecido pela relação apropriação de capital e lucro.
(    ) Estimula a justiça social e a distribuição igualitária dos recursos financeiros.
(    ) Separa os meios de produção (capital) do trabalho.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	8.
	Sabemos que a sustentabilidade não está restrita apenas aos aspectos ambientais, pois é um debate que ocorre em diversas áreas do conhecimento, com dimensões variadas em cada uma delas. Em uma abordagem mais ampla, a fim de obter um melhor entendimento do conceito, alguns autores estabeleceram divisões de sustentabilidade. Um deles é Ignacy Sachs (1993), que delimita o conceito de sustentabilidade em cinco dimensões.