727560_EJA HASDRÚBAL B _0_1411172 (1)
19 pág.

727560_EJA HASDRÚBAL B _0_1411172 (1)


DisciplinaHistória da Arte: do Barroco ao Impressionismo1.129 materiais3.572 seguidores
Pré-visualização3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ALINE PEREIRA DE OLIVEIRA, RU: 727560, TURMA:2014\12
 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EJA
 CURITIBA 
	2018
 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ALINE PEREIRA DE OLIVEIRA, RU:727560, TURMA:2014\12
Relatório de Estágio supervisionado	Comment by Alessandra Selva: Nota d\u435 apresentação \u2013 natureza (trabalho acadêmico. Devem s\u435r digitados c\u43em alinhamento recuado \u430 7 cm para \u430 direita;
 EJA: apresentado ao curso de Licenciatura
 em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER. 
 CURITIBA
 2018
 SUMÁRIO	Comment by Alessandra Selva [2]: Corrigir a formatação do sumário. 
INTRODUÇÃO...........................................................................4
DESENVOLVIMENTO...............................................................5
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA..................................................6
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA...................................................7
DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO..................................................8 
CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA.........................9
PERFIL DO PROFESSOR........................................................10
DESCRIÇÃO DAS AULAS OBSERVADAS..............................11
PLANO DE AULA......................................................................12
CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................13
REFERÊNCIAS........................................................................14
ANEXOS- FICHA DE FREQUÊNCIA.................................15, 16
 FICHA DE DESEMPENHO................................................17,18
INTRODUÇÃO:	Comment by Alessandra Selva [3]: você deverá respeitar as normas de formatação a seguir:\u2022	A formatação do texto a ser entregue é um critério bastante valioso na graduação. No Brasil, seguimos a estrutura de textos indicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).\u2022	O trabalho acadêmico deve ser em folha tamanho A4.\u2022	A fonte utilizada deve ser Arial tamanho 12.\u2022	Com relação às margens, a folha deve apresentar margem de 3cm à esquerda, 2cm à direita, 3cm na parte superior e 2cm na parte inferior.\u2022	O texto deve ser digitado com espaço 1,5.\u2022	Os parágrafos devem iniciar a 1,25cm a partir da margem esquerda (ou um TAB do computador).\u2022	Os títulos das seções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por uma entrelinha dupla (um espaço duplo ou dois espaços simples).\u2022	Todas as páginas após a folha de rosto devem ser numeradas, a partir do número 2 (a folha de rosto é contada, porém não numerada).Vide Manual de Orientações e Normas da ABNT.
 Neste trabalho estarei apresentando a importância do Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos, onde foi realizado no Colégio Estadual Asdrúbal Bellegard, no período noturno, horário de 19:00hs as 23:00hs, em observação da turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Com o objetivo de conhecer as especificidades do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos. A docência nas escolas de Jovens e Adultos: métodos e procedimentos de ensino. Observação do desenvolvimento e aprendizagem nas aulas da EJA. O resgate de valores e a promoção da autoestima como propostas de reconstrução dos princípios éticos, morais e políticos direcionados ao censo comum.
 Iniciou suas atividades em fevereiro de 1978 com o nome de Escola Jardim Tranquilo- Ensino de 1 grau (1 a 6 série), integrando o Complexo Escolar \u201cJosé Ferreira da Rocha\u201d sendo que as aulas iniciaram em 4 de abril de 1978.
 Desde o início de seu funcionamento até hoje, passou por várias modificações:
Em 1984, teve autorização e implantação gradativa de 7 e 8 séries do Ensino Fundamental;
Em 1986 tornou-se independente do Complexo José Ferreira da Rocha;
Desde 1989 teve implantação e funcionamento do Ensino Médio, data em que passou a denominar-se Colégio Estadual Hasdrúbal Bellegard;
De 1992 até o ano de 1999, proporcionou à comunidade o estudo do 2 grau com Habilitação em Magistério;
De 1998 e 1999, teve funcionamento do CELEM, curso de Línguas oferecido pelo Governo do Estado;
Em 2009, passa a ofertar o Ensino Médio por blocos nos três períodos de funcionamento;
Em 2013, implantou a (EJA) Educação de Jovens e Adultos. 
 Durante a realização do estágio, o objetivo foi conhecer essa modalidade de ensino e aprender com os alunos e professores como ajudar e oportunizar aos jovens e adultos que não tiveram escolarização na idade apropriada, no acesso ao conhecimento para melhor atuação no mundo em que vivem e contribuir com a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global trabalhando a formação de valores. Considerando que o estágio teve êxito e suma importância para minha formação acadêmica e desenvolvimento nessa modalidade de ensino que deve ser compreendida como um resgate na vida daqueles que não concluíram sua alfabetização e que agora podem contar com um ensino de qualidade.
DESENVOLVIMENTO:
 O Estágio Supervisionado Educação de Jovens e Adultos, foi realizado no Colégio Estadual Hasdrúbal Bellegard, situado na rua Izaac Ferreira da Cruz, n:3009, no bairro: sítio cercado, CEP:81900000, na cidade de Curitiba-Paraná, CNPJ:01102788\001-00. 
 O contato com o colégio pode ser realizado pelo telefone: (41)33495053 e pelo email:cehabe@yahoo.com.br, no horário de funcionamento: diurno das 07:20 as 11:45 e noturno das 19:00 as 21:45. 
 O colégio oferta atendimento ao EJA no período noturno. A instituição de ensino contém o total de2710 alunos com 11 turmas na EJA 300 alunos no Ensino Médio e 6 turmas no Ensino Fundamental com 150 alunos, subdivididos em blocos. 
Tendo este estágio ocorrido no mês de junho de 2018 entre os dias 05 e 29, no Colégio Estadual Hasdrúbal Bellegard, onde foi realizado no período noturno no horário das 19h até as 21:45, sendo observada a turma do 5º ano, do ensino fundamental na disciplina de Língua Portuguesa. 
A importância do estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos é essencial para a formação integral do aluno visto que, é através do conhecimento da pratica profissional, fazendo junção com a teoria, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação do docente, no qual podemos participar de situações de vida e de trabalho.
 Assim tendo em vista a modalidade de ensino e perfil dos alunos, e o material trabalhado, o campo de estágio tem finalidade de prepará-los para a formação de futuros profissionais da educação, contando ainda com diferentes departamentos de atuação profissional, na formação de professores com habilidades e conhecimentos, oportunizando a capacitação de licenciatura em pedagogia. 
A metodologia utilizada para elaborar este relatório do ensino de jovens e adultos se fez através das aulas supervisionadas, e de conversas com as pedagogas e funcionários, consultas ao PPP o regimento do colégio. 
Neste relatório descrevi sobre a estrutura e características do colégio, a formação e experiências dos professores e pedagogos, números de alunos matriculados no ensino fundamental e médio na EJA período noturno, as dificuldades encontradas, também relatei sobre a concepção adotada pela instituição, foi trabalhado um plano de ensino, na disciplina de Língua Portuguesa visando a grande importância na vida social do aluno com o objetivo de discutir as formas de como conquistar seus direitos de