Modelo 1 - Projeto da monografia_2019 (1)
19 pág.

Modelo 1 - Projeto da monografia_2019 (1)


DisciplinaHistória da Arte: do Barroco ao Impressionismo1.129 materiais3.572 seguidores
Pré-visualização5 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
NOME DO(A) AUTOR(A) \u2013 RU
TÍTULO DO PROJETO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)
CIDADE
20XX
NOME DO(A) AUTOR(A) - RU
TÍTULO DO PROJETO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional UNINTER
Orientador(a): deve ser preenchido após a devolutiva do(a) professor(a) corretor(a)
CIDADE
20XX
SUMÁRIO
	A formatação do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve ser a que estamos usando neste momento. Você deve substituir os elementos textuais aqui dispostos pelo conteúdo de seu projeto da monografia. Dessa maneira, o seu trabalho ficará corretamente formatado. As caixas de texto em azul e vermelho presentes neste documento servem para destacar exemplos e orientações adicionais, mas devem ser excluídas de seu trabalho.
Para acesso às normas da ABNT através do catálogo da Biblioteca Uninter, confira o link: https://www.uninter.com/biblioteca/normas-abnt/.
INTRODUÇÃO
LINHA DE PESQUISA
Indique a linha de pesquisa na qual a sua proposta se enquadra, de acordo com o Manual de Orientações para o Trabalho de Conclusão de Curso: 
Fundamentos do Ensino e Aprendizagem das Artes Visuais;
Artes Visuais, História, Cultura e Sociedade no Brasil;
Poéticas e Linguagens das Artes Visuais.
EIXO TEMÁTICO
Indique o eixo temático na qual a sua pesquisa se enquadra. Lembre-se que o eixo temático vai encaminhar sua pesquisa para um foco de investigação mais preciso.
TEMA
Indique o tema \u2013 preciso e bem delimitado \u2013 sobre o qual você pretende desenvolver sua pesquisa monográfica. O tema é a definição do assunto sobre o qual você irá se dedicar durante todo o período do Trabalho de Conclusão de Curso. Mas, como escolher um tema? Um tema não deve ser escolhido de forma rápida e sem reflexões. Para ser adequado, ele precisa ser útil para você, deve despertar seu interesse, além de contribuir para sua formação como licenciado em Artes Visuais. A escolha do que vai ser estudado (o assunto que você vai abordar em sua pesquisa), portanto, não deve ocorrer ao acaso: deve estar baseado em alguma experiência adquirida por você, por meio de leituras ou da sua própria prática profissional. Além da afinidade pessoal, considere também sua disponibilidade para a realização do trabalho e fatores externos, como os prazos para a conclusão da pesquisa e a possibilidade de acesso aos materiais de consulta necessários. Lembre-se também que o tema deve estar de acordo com a linha de pesquisa e com o eixo temático escolhido.
Exemplos: 
	IMPORTANTE: 
ESTA CAIXA DE TEXTO E SEU CONTEÚDO DEVEM SER EXCLUÍDOS DE SEU TRABALHO.
Exemplo 1:
INTRODUÇÃO
LINHA DE PESQUISA
Fundamentos do Ensino e Aprendizagem das Artes Visuais
EIXO TEMÁTICO
Metodologias de ensino das Artes Visuais
TEMA
Arte contemporânea na escola: a cultura visual como abordagem metodológica para o ensino das Artes Visuais no Ensino Médio.
Exemplo 2:
INTRODUÇÃO
LINHA DE PESQUISA
Artes Visuais, História, Cultura e Sociedade no Brasil 
EIXO TEMÁTICO
Relações entre as Artes Visuais e a cultura popular
TEMA
A produção do artista carioca Hélio Oiticica (1937-1980) na década de 1960 \u2013 as chamadas \u201cmanifestações ambientais\u201d, que incluíam capas, tendas e estandartes \u2013 e suas relações com elementos da cultura popular brasileira.
\u2191 Note que temos aqui a associação de duas variáveis \u2013 a produção artística de Hélio Oiticica e elementos da cultura popular brasileira \u2013, além da delimitação deste tema: a pesquisa está restrita à produção da década de 1960 do artista, as \u201cmanifestações ambientais\u201d. A partir desta produção, os elementos presentes da cultura popular brasileira serão evidenciados.
A seguir, faremos algumas considerações sobre a escolha do tema de pesquisa para a sua monografia:
	IMPORTANTE: 
ESTA CAIXA DE TEXTO E SEU CONTEÚDO DEVEM SER EXCLUÍDOS DE SEU TRABALHO.
Volte sua atenção aos conteúdos explorados nas disciplinas cursadas, afinal, o TCC encerra um ciclo acerca do que foi estudado ao longo do curso de Licenciatura em Artes Visuais.
O TEMA deverá ser pertinente às Artes Visuais, ou seja, a pesquisa não deve contemplar temas relacionados à música, à dança ou ao teatro, isoladamente. No caso das artes ditas \u201cintegradas\u201d, a abordagem será sempre das Artes Visuais em relação às outras linguagens, como a performance e a videoarte a partir da década de 1960, os experimentos cinematográficos surrealistas no início do Século XX e os \u201cParangolés\u201d de Hélio Oiticica, entre outros.
Os EIXOS TEMÁTICOS são caminhos auxiliares para a escolha do tema, ou seja, não constituem temas propriamente; trata-se de um trajeto progressivo do mais amplo (linha de pesquisa) para o específico (tema): linha de pesquisa > eixo temático > tema.
O curso de Licenciatura em Artes Visuais não contempla áreas da saúde ou da psicopedagogia, de modo que a arte como ferramenta para procedimentos terapêuticos, como a arteterapia, por exemplo, não devem ser desenvolvidos no TCC.
O foco da Licenciatura em Artes Visuais são os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Desse modo, sugerimos que os trabalhos desenvolvidos privilegiem esses ciclos da vida escolar, ainda que, para fins de pesquisa, sejam permitidas propostas dirigidas à Educação Infantil.
O TEMA deve ser um assunto preciso e bem delimitado. Situe sua pesquisa no tempo e no espaço (Quando? Onde?); escolha a produção de determinado/a artista; a leitura de um pequeno conjunto de obras; uma metodologia de ensino a ser trabalhada em profundidade em sua monografia.
O recorte do TEMA delimita a área de abrangência de sua pesquisa. Portanto, uma delimitação bem-feita garante que você tenha controle sobre a extensão do tema escolhido, ou seja, \u201csobre o quê\u201d, exatamente, você irá tratar. Assim, você terá também melhores condições de decidir, por exemplo, as referências e os desdobramentos que servem ou não para sua pesquisa.
Após escolher seu TEMA, você deve torná-lo um \u201cproblema\u201d. Problematizar o seu tema de pesquisa significa torná-lo um objeto de investigação viável.
PROBLEMA
Toda pesquisa existe porque há um questionamento acerca de um tema. O problema da pesquisa é, justamente, essa pergunta formulada em relação ao tema e que será investigada ao longo de sua pesquisa. Este aspecto demanda atenção: o problema de pesquisa deve ser uma pergunta específica, objetiva e passível de ser respondida. Conforme apontam Cordeiro, Molina e Dias (2014, p. 136),
entendemos por problema uma questão ainda sem solução, que emite uma pergunta voltada a uma dificuldade, teórica ou prática, a respeito de um problema de estudo que o pesquisador sente que ainda não foi resolvido por ele ou pelos autores consultados. 
Ainda segundo as autoras (2014, p. 137), \u201cé importante salientar também que, quanto maior a clareza na formulação de um problema, mais adequadas serão as decisões em relação ao projeto\u201d, ou seja, um problema de pesquisa formulado de maneira clara, baseado em fatos empíricos e não em percepções pessoais, fará com que o desdobramento lógico da pesquisa e suas escolhas como pesquisador(a) fiquem também mais claras e encadeadas. 
Exemplo:
	IMPORTANTE: 
ESTA CAIXA DE TEXTO E SEU CONTEÚDO DEVEM SER EXCLUÍDOS DE SEU TRABALHO.
PROBLEMA
QUAIS são os elementos da cultura popular brasileira e COMO se apresentam na produção do artista carioca Hélio Oiticica na década de 1960?
\u2191 Baseado(a) nas leituras realizadas para a escrita do projeto, você pode também formular o problema num parágrafo, indicando, por exemplo, que houve uma transformação importante na produção do artista desde os anos 1950 até o período em que sua pesquisa vai se fixar, a década de 1960. O artista passa da pesquisa poética (processo de criação) associada ao grupo Frente, composto por