Buscar

avaliando 3 sociologia juridica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201905161369)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nos dias atuais, é possível uma outra interpretação da função de resolução dos conflitos, tendo em vista que a presunção de que o conflito é elemento permanente na sociedade, isto é, que a interação social é conflituosa por si só. Assim, há que se admitir que o direito não resolve plenamente todos os conflitos, extirpando-os do tecido social, no sentido funcionalista, fazendo com que ele desapareça do contexto social. Nesse sentido, considere as assertivas abaixo acerca dos critérios de composição dos conflitos sob a perspectiva da Sociologia Jurídica:
I- No critério de composição voluntária, cabe ao chefe do grupo o poder de compor os conflitos de interesses que ocorrem entre os indivíduos que se encontram sob a sua autoridade. Normalmente a autoridade lança mão do seu foro íntimo, do próprio senso de Justiça, do que lhe guia a consciência, para desempenhar a tarefa de compor conflitos.
II- No critério autoritário se estabelece por mútuo acordo das partes. Quando surge o conflito, as partes discutem entre si e o resolvem da melhor maneira possível, através do exercício da autonomia de sua vontade.
III- No critério de composição jurídica, o critério é previamente elaborado e enunciado, sendo aplicável a todos os casos que ocorrem a partir de então. A composição jurídica surge a partir do momento em que o Estado traz para si o monopólio de dizer o direito (tutela jurisdicional), que agora não é mais fruto da vontade das partes envolvidas ou da vontade de uma autoridade, mas fruto da vontade da lei. Tem como características a anterioridade, a publicidade e a universalidade das normas aplicadas ao caso.
Estão CORRETAS as seguintes afirmações:
		
	
	II apenas
	
	I apenas
	
	I, II e III
	 
	III apenas
	
	I e II apenas
	Respondido em 21/10/2019 13:25:55
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201905164867)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Quais dos fatores abaiixo naõ corresponde à possibilidade de tranasformação do direito?
		
	 
	 
 O direito e a realidade se influenciam. Portanto, o direito precisa acompanhar as diversas oscilações sociais, uma vez que é para a sociedade que o Direito foi criado.
	
	O Direito (formação e evolução) não é resultado da simples vontade do legislador.
	 
	A permanência de valores e padrões de comportamento que favorecem a transformação das normas vigentes.
	
	O direito vai se modificando à medida em que se vai alterando a estrutura econômica da sociedade.
	
	O direito, enquanto instrumento de bem comum e do progresso social, deve estar sempre adequado à realidade, refletindo as instituições e a vontade coletiva.
	Respondido em 21/10/2019 13:31:06
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201905158283)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	[Defensoria Pública da União (DPU) 2010 (2ª edição)/Sociólogo/CESPE] O tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro é apontado como exemplo da ausência do Estado, que, ao negligenciar a garantia dos direitos sociais, abandona parcelas da população à violência e ao embate entre traficantes e policiais. Os traficantes resolvem conflitos entre moradores e assistem famílias desamparadas pelo Estado, desenvolvendo fortes laços de solidariedade com os moradores. Nesse contexto, a situação é sociologicamente definida como:
		
	 
	conflito entre a autonomia dos grupos sociais e a heteronomia que caracteriza o direito estatal.
	
	fenômeno normal, devido à particularidade de cada pessoa e de cada grupo social.
	
	fenômeno patológico, porque representa desvio da função do Estado.
	
	fenômeno psicossocial em que o aspecto emocional prevalece sobre o jurídico.
	
	conflito entre a justiça dos traficantes e a representação social de justiça dos moradores.
	Respondido em 21/10/2019 13:37:17
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201904625834)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A morosidade da justiça não é um problema que diz respeito tão somente ao nosso país. Atinge a todos os países de forma mais ou menos grave. No Brasil, o fenômeno detectado há várias décadas passou a constituir uma preocupação permanente. Assim sendo, podemos apontar como responsável pela morosidade do Judiciário brasileiro, dentre outros aspectos:
		
	
	o efeito vinculante das súmulas, visando desafogar o Judiciário.
	
	a criação das medidas alternativas de solução de conflitos
	
	a criação do Conselho Nacional de Justiça.
	
	o estímulo dos tribunais pela conciliação.
	 
	o número excessivo de recursos.
	Respondido em 21/10/2019 13:40:38
	
Compare com a sua resposta: - Ritualismo ¿ o indivíduo demonstra um desinteresse em atingir as metas, porém continua respeitando as regras sociais, apegando-se às mesmas como em uma espécie de ritual. O receio do insucesso, do fracasso produz desencanto e desestímulo. O indivíduo limita-se ao cumprimento das normas e regulamentos, sem sequer indagar acerca da conveniência e da finalidade das mesmas. Ex. É o caso de certas pessoas que se acomodam ou se contentam com o pouco conquistado, e se apegam à ritualidade diária e o pleno respeito da legalidade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201904626046)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Lyra Filho, .a sociologia, ao encontrar o Direito no processo histórico, diz o Direito em sua essência. Para o autor:, Aplicando-se ao Direito uma abordagem sociológica será então possível esquematizar os pontos de integração do fenômeno jurídico na vida social, bem como perceber a sua peculiaridade distintiva, a sua `essência  verdadeira. (Lyra Filho. O que é Direito. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1999, pág. 52). Sobre o trecho acima é correto afirmar EXCETO:
		
	
	A perspectiva sociológica vincula o Direito à vida social.
	 
	Ao encontrar o Direito a Sociologia fica desatrelada dos fatos e passa a referir-se tão somente à norma.
	
	A abordagem sociológica permite enxergar a provisoriedade e mutabilidade das normas de Direito
	
	A sociologia é capaz de identificar o Direito como fato social.
	
	Ao aplicar a Sociologia ao Direito revela-se seus fundamentos fáticos mais essenciais
	Respondido em 21/10/2019 13:43:34
	
Compare com a sua resposta: Sugestão de gabarito: A partir da leitura do trecho acima, responda: a) Podemos afirmar que os casos de juízes e Justiça sob suspeita, influenciam a opinião pública acerca do Direito e das instituições jurídicas? Em que medida? Resposta: Sim, na medida em que contribuem para a sensação de ineficácia do Direito e para enodoar a imagem do Poder Judiciário com um todo b) qual a importância da opinião pública no sentido de cobrar a efetividade da Justiça? Resposta: O sentimento social sobre o que é o justo e o injusto e o papel do direito é sinalizado pelo próprio pensamento social coletivo, funcionando como uma bússola, aponta e orienta esses operadores no que a sociedade necessita e espera do Estado em sua função de distribuir a justiça e manter a paz social. c) De que forma a população deverá agir para que o Poder Judiciário cumpra eficazmente a sua função? Resposta: A opinião pública nos países de livre manifestação de pensamento constitui elemento decisivo de interação social entre a sociedade e as instituições estatais. Tem especial importância, pois age como um verdadeiro termômetro, revelando ao legislador e demais autoridades que atuam na área jurídica o sentimento social em torno de questões sociais relevantes e indicando as mudanças necessárias nas leis e instituições jurídicas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes