Buscar

Atividade 2- UNIFACS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade 2- português 
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O artigo originou-se do Latim Vulgar a partir do demonstrativo ille/ illa a fim de sanar a perda da declinação dos nomes e satisfazer a uma necessidade eufônica. (MATTOS E SILVA, 1993). [...]Ressaltamos que a compreensão do artigo como elemento de coesão referencial que, geralmente, é anafórico, quando é definido e, catafórico, quando é indefinido. Segundo Neves (2000), o artigo indefinido tem, frequentemente, um uso não-referencial, aplicando-se a todo e qualquer membro da classe, grupo ou tipo que é escrito pelo sintagma, constituindo uma generalização.
CARNEIRO, Cléa Gurjão. Licenciatura em Letras/ Português: Língua Portuguesa III. Disponível em http://ead.uepb.edu.br/arquivos/letras/Lingua_portuguesa_III_final.pdf. Acessado em 13 de agosto de 2019, às 23h33.
O artigo é importante para dar valor semântico às frases. Leias as sentenças abaixo sobre o uso dessa classe gramatical.
I. Os artigos, em língua portuguesa, precedem o substantivo.
II. Para substantivar uma palavra, traga o artigo para antes dela: o não é uma forma de educar.
III. Os artigos definem gênero, número e grau.
IV. Não há precisão sobre quem se fala ao utilizar o artigo indefinido.
V. O artigo definido pode indicar uma espécie inteira: a melancia é doce. Todas elas são doces.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, II, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Em algumas línguas, como no búlgaro e no albanês, os artigos não precedem o substantivo, mas, em língua portuguesa, sim. Qualquer palavra, expressão ou frase pode ser substantivada se o artigo for inserido antes: O amar é um ato político. “Um, uns, uma e umas” são artigos indefinidos e não definem sobre quem o que está se referindo. O artigo também pode se referir a uma espécie inteira: A baleia é um animal aquático.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Antes do advento da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), o ensino de português, no Brasil, era marcado por um total conflito no emprego de termos. O espaço que cabia aos adjetivos, nesse cenário, refletia o excesso de nomenclatura existente para tratar, também, dessa classe gramatical.
CARVALHO, R. S. de; KANTHACK, G. S.. Adjetivos nas Gramáticas do Português. Disponível em www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/download/11557/6825/. Acessado em 14 de agosto de 2019, às 19h17.
Os adjetivos são muito importantes para a compreensão exata da mensagem emitida.
Leia as sentenças abaixo.
I. O adjetivo restringe o sentido amplo e geral do substantivo. “Mulher alta”. “Casa antiga”.
II. Os adjetivos são uniformes quando acompanham os substantivos de ambos os gêneros.
III. Os elementos dos adjetivos compostos não assumem a forma feminina.
IV. É um exemplo de adjetivo derivado a palavra “luso-brasileira”.
V. São biformes os adjetivos que possuem palavras sinônimas para o mesmo significado.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II .
	Resposta Correta:
	 
I e II .
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O adjetivo restringe a semântica do substantivo o qual ele acompanha, tirando-o na generalização, para a especificidade. Alguns substantivos não se modificam quando o gênero dos substantivos muda e são chamados de biformes.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A linguagem é uma ferramenta que está presente a todo o momento em nossas vidas. Compreender seus usos e funções deveria ser uma obrigação a todos nós, mas, sabemos que nem sempre é assim. É visível que a falta de conhecimento da relação linguagem e poder, de seus usos e funções existe, levando em consideração vários exemplos de pessoas que atribuem ao “mau uso da nossa linguagem” ao “fracasso como cidadão”.
SOLTES, V.; RAUPP, E. S.. A Intencionalidade na Propaganda Publicitária. http://ri.uepg.br:8080/monografias/bitstream/handle/123456789/51/Vania%20Soltes.pdf?sequence=1. Acessado em 13 de agosto de 2019, às 5h37.
Sobre a linguagem, é correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Ter conhecimento expandido em relação ao uso correto, gramaticalmente, da linguagem, é um ato político e social, pois emancipa o sujeito frente à sociedade historicamente excludente.
	Resposta Correta:
	 
Ter conhecimento expandido em relação ao uso correto, gramaticalmente, da linguagem, é um ato político e social, pois emancipa o sujeito frente à sociedade historicamente excludente.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Utilizar a língua conforme os padrões gramaticais emancipa os sujeitos e lhe dá margem para compreender as relações sociais e políticas estabelecidas no mundo social. Lutar por um mundo mais igualitário, através da produção de um discurso mais coerente e coeso, torna-se mais eficaz quando domina-se a língua, ao invés de ser dominado.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. Se os tipos textuais são apenas meia dúzia, os gêneros são inúmeros.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/133018/mod_resource/content/3/Art_Marcuschi_G%C3%AAneros_textuais_defini%C3%A7%C3%B5es_funcionalidade.pdf . Acessado em 13 de agosto de 2019, às 19h.
Muitas vezes, os professores também sentem-se confusos para abordarem e fazerem a diferenciação entre gêneros e tipos textuais.
Analise as alternativas a seguir em relação à classificação dos gêneros e da tipologia textual e marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A carta é um tipo textual, pois apresenta características específicas, como uma mensagem, um interlocutor e um receptor. O gênero é narrativo, pois conta uma história em primeira pessoa.
	Resposta Correta:
	 
A carta é um gênero textual, pois é uma construção social que cumpre uma função, em uma situação específica. O tipo textual predominante na carta é o narrativo, pois tem como característica comum narrar algum fato a alguém.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. A carta, a novela, a monografia, as histórias são gêneros textuais e suas tipologias são narração, narração, dissertação e narração, respectivamente.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Toda enunciação, mesmo na forma imobilizada da escrita, é uma resposta a alguma coisa e é construída como tal. Não passa de um elo da cadeia dos atos de fala. Toda inscrição prolonga aquelas que a precederam, trava uma polêmica com elas, conta com as reações ativas da compreensão, antecipa-as.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Disponível em https://filosoficabiblioteca.wordpress.com/2013/09/30/mikhail-bakhtin-pdf-download/. Acessado em 14 de agosto de 2019, às 22h14.
A respeito da inserção dos conteúdos relacionados à produção textual, analise as sentenças abaixo.
I. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os estudantes devem ser expostos a textos curtos, pois estão em fase de construção de aprendizagem acerca de seus conhecimentos linguísticos.
II. Quadrinhas são bons exemplos de textos que podem ser trabalhados no Ensino Fundamental, pois são rimados, incitam a criatividade e pertencem ao mundo dos estudantes.
III. Dialogar com a realidade dos estudantes não deve ser uma preocupação que os professores precisem ter ao selecionar textos para trabalhar no início do Ensino Fundamental.
IV. Selecionar textos que apresentem elementos que dialoguem ou que já sejam de conhecimento do estudante estimula o processo de aprendizagem significativa.
V. Assumir uma postura de investigador, apoia o aluno a desenvolver suas habilidades linguísticas
com mais facilidade, pois ele encontrará sentido no processo.
É correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, IV e V, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II, IV e V, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. É importante que a leitura de textos não seja um processo cansativo. Deve, também, trazer prazer ao leitor. Quando ele ainda está em processo de aprendizagem das competências leitoras, ler textos longos pode ser uma tarefa chata, o que pode prejudicar a construção desse caminho. Quadrinhas, poemas, piadas, tirinhas são bons gêneros a serem trabalhados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quando há, também, elementos que já fazem parte do mundo dos estudantes, eles tendem a se animar ainda mais e perceber a funcionalidade dos textos. Quando o estudante estabelece relações, compreende e é autor do seu processo, assumindo uma postura de investigador, ele cria um sentido para os seus novos saberes.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	[...] o pronome permite identificar o ser como sendo aquele que utiliza a língua no momento da comunicação (eu, nós), aquele a que a comunicação é dirigida (tu, você, vós, Senhora), ou também como aquele ou aquilo que não participa do ato comunicativo, mas é nele mencionado (ele, ela, aquilo, outro, qualquer, alguém, entre outros).
SMANIOTTO, Janaina. O Uso do A Gente no Lugar do Pronome Nós Entre os Falantes de Língua Portuguesa. Disponível em http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/619/TCC%20vers%C3%A3o%20final%20Jana1207.pdf?sequence=1. Acessado em 14 de agosto de 2019, às 23h40.
A respeito do uso adequado dos pronomes, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Os pronomes auxiliam na estruturação dos textos, pois podem ser utilizados para que diminua a repetição de palavras.
	Resposta Correta:
	 
Os pronomes auxiliam na estruturação dos textos, pois podem ser utilizados para que diminua a repetição de palavras.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os pronomes são utilizados como elementos anafóricos, pois substituem uma palavra no texto.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A dificuldade que todos estão a ver – e em torno dela se pode orientar esta reflexão – é a de como ensinar àqueles meninos que não dominam o português da escola a falar com correção linguística e adequação pragmática, a compreender os discursos orais de outros falantes que utilizem a variante padrão (os professores, por exemplo), a lerem textos escritos cuja sintaxe se afasta da oralidade e cujo vocabulário é mais preciso, mais abstrato, mais vasto do que aquele pequeno mundo de 500 palavras que possuem e, sobretudo, como ensinar-lhes a escrever, sendo a escrita uma técnica tão difícil e complexa, que envolve competências tão variadas e finas como conhecer a relação fonemas / grafemas, as regras ortográficas, a morfossintaxe, a organização dos textos, a adequação pragmática etc.
DUARTE, Isabel Margarida. Ensino da Língua Portuguesa em Portugal: o Texto, no Cruzamento dos Estudos Linguísticos e Literários.
Disponível em https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/5789.pdf . Acessado em 14 de agosto de 2019, às 11h55.
A variação linguística, conforme apresentou o texto acima, pode ser um problema para o ensino de novas habilidades linguísticas.
Assinale a alternativa correta quanto ao ensino da norma padrão e à variação linguística.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
É necessário apresentar aos estudantes que utilizam a linguagem desviando-se do padrão as regras da Gramática Normativa, mas sempre dialogando com a realidade deles e apresentando novas e reais possibilidades de uso significativo dessas aprendizagens.
	Resposta Correta:
	 
É necessário apresentar aos estudantes que utilizam a linguagem desviando-se do padrão as regras da Gramática Normativa, mas sempre dialogando com a realidade deles e apresentando novas e reais possibilidades de uso significativo dessas aprendizagens.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Todos os estudantes têm o direito de aprender a linguagem padrão, mesmo que o seu cotidiano não proporcione momentos de uso. A linguagem emancipa os sujeitos e torna-os ativos diante de uma sociedade exclusiva e preconceituosa. Saber utilizar bem os recursos estruturais da linguagem oportuniza os indivíduos a lutarem por seus direitos.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Falar em ensino de gramática na escola é despertar reações do tipo “amor ou ódio”. [...] Tenho claro que cabe à escola qualificar os alunos em três conjuntos de conteúdos: conteúdos essenciais (“úteis”, indispensáveis para a vida cotidiana das pessoas), conteúdos culturais (de formação geral, indicadores de identidade sócio-cultural), e conteúdos de iniciação científica (de disciplina intelectual, de compreensão do mundo). [...] acredito que a escola poderia reservar algum espaço para o ensino de gramática (ou alguma outra reflexão metalinguística sistemática, se esse for o entendimento). Ninguém contesta a possibilidade que o estudo da gramática nos dá de desenvolver nos alunos as habilidades de observação, de levantamento de hipóteses explicativas, de testagem e avaliação dessas hipóteses (e de hipóteses propostas por outros investigadores), de construção de sistemas explicativos, etc., que são atividades próprias da iniciação científica.
NETO, José Borges. Ensinar Gramática na Escola? Disponível em http://www.revel.inf.br/files/e5c43b98325ed8dae986eca642e5c3d2.pdf. Acessado em 14 de agosto de 2019, às 22h31.
Estratégias necessitam ser pensadas para tornar o ensino da Gramática eficiente. Sobre esta declaração é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O livro didático deve ser utilizado como apoio durante o processo de aprendizagem gramaticais, visto que este deve estar vinculado às diversas realidades dos estudantes, as quais os livros não dão conta de tratar.
	Resposta Correta:
	 
O livro didático deve ser utilizado como apoio durante o processo de aprendizagem gramaticais, visto que este deve estar vinculado às diversas realidades dos estudantes, as quais os livros não dão conta de tratar.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O professor deve utilizar o livro didático como apoio de suas práticas docentes, pois, nem sempre, ele atenderá às expectativas dialógicas com o contexto dos estudantes, por isso a importância do professor refletir acerca do seu planejamento e tentar fazer com que o ensino das estratégias linguísticas seja construído com bastante significado.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os estudos sobre a gramática tradicional originaram-se bem antes dos da língua, tiveram início no séc. V. a.C, na Grécia Antiga, com o estudo de alguns filósofos. Este estudo foi dividido [...] É notório o uso frequente de conectivos, especificamente de conjunções na formação de frases, orações e períodos, sejam elas orais ou escritas. As conjunções são de cunho sintático, semântico e pragmático [...].
ALBUQUERQUE, P. R. T. de.; SILVA, J. de S.. Uma Nova Perspectiva Sobre o Estudo de Conjunções. Disponível em http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID1227_17082016085446.pdf. Acessado em 14 de agosto de 2019, às 23h19.
O uso adequado das conjunções enriquece a produção textual dos estudantes.
 Analise as assertivas a seguir.
I. Utilizar conjunções adequadamente estabelece relações sintáticas e semânticas mais estruturadas.
II. As conjunções conectam uma palavra a outra e têm função de subordinação ou de coordenação.
III. As conjunções mudam de forma, flexionando-se em gênero, número e grau, quando subordinadas.
IV. O uso adequado das conjunções favorece melhor formação dos elementos de coerência e coesão do texto.
V. O valor semântico do texto não é afetado pelo uso inadequado das conjunções, pois estas só devem ser analisadas por seu valor sintático.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Estruturas sintáticas coesas de conjunção atribuem valor semântico e coerente significativo aos textos, a partir de suas funções de subordinação ou coordenação.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O verbo, quer na língua materna, quer nas línguas estrangeiras, é considerado «o centro, o sol da frase» (Nery, 1993, p.33), pois todas as palavras se organizam à sua volta. É através dele que nos situamos uns em relação aos outros e que estabelecemos uma relação temporal com a realidade linguística e extralinguística.
XAVIER, Lola Geraldes. Ensino da Gramática: Reflexões em Torno do Verbo. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3398352.pdf. Acessado em 13 de agosto de 2019, às 22h55.
Sobre o estudo do verbo, analise as sentenças abaixo.
I. O verbo é a parte da oração que apresenta maior número de variações de forma ou conjugações gramaticais.
II. O verbo exprime cinco ideias, a partir das mudanças de suas formas: modo, tempo, número, pessoa e voz.
III. Os verbos auxiliares são aqueles que contribuem para a plena compreensão da semântica da frase.
IV. Verbos defectivos não são conjugados em todas as suas formas. O grupo dos verbos impessoais só conjuga-se em terceira pessoa, por não apresentarem sujeito.
V. Os verbos só podem ser modificados pelos advérbios, que têm a função de apresentar as diferentes circunstâncias em que o significado do verbo pode alterar.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os verbos apresentam o maior número formas (modo, tempo, número, pessoa e voz) e conjugações. Os verbos defectivos só podem ser conjugados em terceira pessoa, “ela” ou “ele”, por não possuir sujeito.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais