Buscar

Estudo dirigido av3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO – VALENDO 10% AV3 – DUPLA DE ALUNOS 1) O quadro abaixo mostra os marcadores que surgem durante a infecção da AIDS. Um bioquímico em sua rotina de trabalho no laboratório de imunologia do HEMOCE realizou um teste de Elisa de 4ª geração que pesquisa ao mesmo tempo o antígeno p24 (HIV) e o anticorpo anti-HIV. Pergunta-se: a) Qual o princípio do teste (como funciona) b) Observando o quadro abaixo sobre a cinetica do HIV, teoricamente o teste seria positivo em qualquer momento da doença? Explique 
 2) Sobre os ensaios de diagnóstico imunoenzimático, assinale a alternativa correta. (A) Permitem apenas medidas qualitativas da interação antígeno-anticorpo por medida de atividade enzimática sobre um substrato (B) Como o substrato forma um produto colorido, todo aumento da cor do poço representa o aumento da quantidade do que está sendo analisado na amostra (C) Baseia-se na capacidade do antígeno ou anticorpo, adsorvido a fase sólida, usar marcadores ligados a enzima e reconhecidos pelos substratos (D) Podem ser do tipo indireto, competição e captura, dentre outros. No caso da captura, a placa será sensibilidade com anticorpos contra antígenos (E) No ELISA de competição o poço que expressar pouca intensidade de cor tem maior concentração do analítico e densidade ótica elevada 3) Um profissional bioquímico realizou a pesquisa de Chagas tipo IgM através de dois métodos: I – Elisa tipo sanduiche II – Elisa indireto Pergunta-se: a) Qual o princípio sorológico do teste de Elisa sanduiche b) Descreva o procedimento para realização do teste de Elisa indireto c) Analise os resultados dos testes de ELISA abaixo e responda P (positivo), I (indeterminado) e N (negativo): Método indireto Método de captura Método sanduíche Método competição Cut off: 0.090 Cut off: 0.300 Cut off: 0.123 Cut off: 0.703 D.O. : 0.108 D.O. : 0.361 D.O. : 0.231 D.O. : 1.001 Resultado: Resultado: Resultado: Resultado: 4) Em relação ao ELISA, analise as afirmativas a seguir: I. é uma técnica imunoenzimática que permite a detecção de antígenos virais ou anticorpos antivirais associados a células ou livres no fluido corporal. II. Uma das suas desvantagens é ser um teste pouco sensível e inespecífico. III. Existem variações no teste, como por exemplo a detecção direta, indireta, sanduíche e competitiva. IV. Na detecção direta o antígeno viral se liga a um anticorpo previamente ligado ao fundo do poço e a esse antígeno liga-se um segundo anticorpo detector fusionado com uma enzima que ao entrar em contato com seu substrato emite luz ou modifica a cor do meio. V. uma das desvantagens da detecção indireta é uma possível reação cruzada com o segundo anticorpo, resultando em um falso-positivo. 
Assinale: (A) se somente as afirmativas II, III, IV e V estiverem corretas. (B) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas I, III e V estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas. 5) Uma jovem grávida de 1 mês resolve realizar uma festa com suas amigas antes do seu casamento. A jovem não sabia da gravidez e durante a noite bebe em excesso "ficando" inclusive com vários parceiros. No dia seguinte ela acordou no seu apartamento e resolveu doar sangue no HEMOCE com o objetivo de fazer o exame de AIDS. Pergunta-se: a) Um resultado negativo para pesquisa de anti-HIV descartaria a chance de infecção recente? Explique. b) Qual teste de Elisa (se tipo indireto? Tipo sanduiche? Tipo competição) seria indicado para ser realizado no bebê no primeiro mês de vida? Justifique. 6) Duas empresas concorrentes em processo de licitação de kits de laboratório para pesquisa de anti-HCV realizaram provas sorológicas para validação dos seus testes imunológicos. O profissional realizou duas metodologias diferentes, por Elisa (quadro 1) e Quimioluminescencia (quadro2). Um outro teste baseado na metodologia de Western Blot foi usado como padrão ouro. QUADRO 1 (ELISA) QUADRO 2 (Quimioluminescencia) Pergunta-se: a) Qual o teste mais indicado a ser utilizado em bancos de sangue? Explique. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b) Qual o teste mais indicado a ser utilizado em laboratório clínico? Explique. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 7) Observe o quadro a seguir. Ele te ajudará a preencher às lacunas das questões seguintes. Prevalência Valor preditivo 1% 8,3 99,9 10% 50 98,8 50% 90 90 70% 95,5 80 90% 98,8 50 99% 99,9 50 A) Quanto maior a prevalencia _________ (maior/menor) chance de FP e __________ (maior/menor) de VPP. B) Quanto menor a prevalência___________(maior/menor) chance de FP e ______________ (maior/menor) de VPP. C) Quanto maior a prevalência ____________ (maior/menor) chance de acertar a não doença e (maior/menor) chance de FN porque tem mais doentes e ______________(maior/menor) chance de VPN. D) Quanto menor a prevalência _____________ (maior/menor) chance de acertar a não doença e _____________ (maior/menor) chance de FN porque tem menos doentes e ______________ (maior/menor) chance de VPN. 
TESTE 1 DOENÇA PRESENTE AUSENTE Positivo 289 30 Negativo 11 1570 Total 300 1600 
TESTE 2 DOENÇA PRESENTE AUSENTE Positivo 160 80 Negativo 40 520 Total 200 600

Outros materiais