Buscar

1 prova de tropicos especiais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.	O conjunto de direitos e deveres fundamentam as condições do comportamento de cada indivíduo com relação à sociedade, designando normas de conduta para o convívio social, expressando os direitos e deveres de todas as pessoas, determinando nossas obrigações e direitos perante os outros integrantes da nossa sociedade. Sobre o nome desse conjunto de direitos e deveres, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Moral.
	b) Democracia.
	c) Ética.
	d) Cidadania.
 
 
2.	A vivência da cidadania envolve atitudes que vão desde o simples gesto de não jogar resíduos na rua ao respeito ao próximo em todos os seus aspectos. Assim, o cidadão se sente mais digno em sua vida e reconhece seus direitos e deveres perante a sociedade. Sobre a cidadania, analise as sentenças a seguir:
I- Ser cidadão é buscar uma vida digna, respeitando a dignidade do próximo.
II- A participação da população tanto em eleições como em decisões em espaços democráticos é característica da cidadania.
III- O direito ao voto é uma forma do cidadão escolher seus representantes, os quais devem governar para si mesmos.
IV- A cidadania deve ser conquistada cotidianamente, de modo a promover a vivência de direitos e deveres que beneficiem a sociedade. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 
 
3.	A democracia é um sistema de governo, no qual o povo governa para a sua própria sociedade, podendo ser exercida de duas formas distintas, pois ela pode ser direta ou indireta. Considerando as formas de democracia, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Democracia Direta. 
II- Democracia Indireta.
( ) Na qual o povo decide por meio de referendo/plebiscito se aceita ou não determinadas questões políticas.
( ) Nesta, o povo participa democraticamente, por meio do voto, elegendo seu representante político.
( ) Também conhecida como representativa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) I - II - II.
	b) I - II - I.
	c) II - II - I.
	d) II - I - II.
 
 
4.	As pessoas possuem princípios e valores que foram e são constituídos por nossa sociedade. Cada indivíduo tem uma visão do que é certo e errado. Essa consciência moral é determinada por um consenso coletivo e social, ou seja, o conjunto da sociedade é que formula e compõe as normas de conduta que o regem. Nossa consciência moral é construída com a influência do meio e das pessoas com as quais convivemos, mas há ainda outros fatores que concorrem para a sua constituição. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Normativa Social.
	b) Lei natural. Apresenta caráter universal.
	c) Normativa Jurídica.
	d) Regra Social.
 
 
5.	Um relatório de 311 páginas lançado pelas Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos ampliou a discussão sobre os impactos de assédio sexual a mulheres no ambiente científico ao apontar, simultaneamente, a dimensão do problema e a debilidade das estratégias adotadas para enfrentá-lo, além de indicar um conjunto de recomendações para mudar a cultura das instituições. O documento faz 14 recomendações, que, entre outras medidas, propõem reduzir a exposição de estudantes a situações de assédio e criar mecanismos para proteger quem faz denúncias. Outro foco é engajar os dirigentes acadêmicos no enfrentamento das causas e das consequências do problema, adotando medidas para promover a equidade de gênero, estabelecendo de forma clara o que são os comportamentos inaceitáveis e punindo desvios de forma transparente. A partir das informações apresentadas no texto e no conceito de "gênero" atribuído por diferentes autoras, como Françoise Héritier e Miriam Grossi, analise as sentenças a seguir:
I- O conceito de gênero se constrói na relação entre homens e mulheres, considerando que ninguém vive sozinho e todas as pessoas se relacionam desde o nascimento.
II- Os papéis de gênero são as representações características atribuídas a cada sexo, conforme sua cultura.
III- Promover a equidade de gênero é equivalente a reconhecer as diferenças entre homens e mulheres e dispor de condições dignas para ambos os sexos.
IV- No Brasil não há problemas de assédio nem de preconceito com mulheres, pois a Constituição garante que "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza".
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/2018/07/05/para-enfrentar-o-assedio-sexual-na-academia/. Acesso em: 18 jul. 2018.
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
 
 
6.	Chegou um novo aluno no 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Na fila para a merenda escolar, os colegas de turma falavam que era o dia do aipim. Ao ouvir isso, o novo aluno logo perguntou, "aipim, o que é isso? ". E os seus colegas, surpresos, lhe perguntaram: de onde você veio que não conhece aipim? A fila estava diminuindo e quando o novo aluno avistou a merenda, exclamou em alta voz: "isso é mandioca", e, um outro aluno ao escutar a conversa afirmou: "nem mandioca, nem aipim, para mim isso é macaxeira", e todos sorriram. Considerando a situação apresentada e o conceito de cultura, assinale a alternativa CORRETA:
	a) O mesmo nome atribuído para diferentes alimentos é reflexo do multiculturalismo global e da uniformidade regional.
	b) Os três nomes são atribuídos para um mesmo alimento em consequência da uniformidade cultural brasileira.
	c) Os diferentes nomes atribuídos para um mesmo alimento ilustram a diversidade cultural brasileira e as especificidades regionais.
	d) Os três nomes são diferentes pois se referem a alimentos distintos, o que evidencia a uniformidade cultural brasileira.
 
 
7.	O conceito de cidadania envolve atribuições de direitos e deveres dos cidadãos em questões sociais, econômicas e ambientais. De acordo com o Ministério da Educação (BRASIL, 2007, p. 69): "aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola". A partir das informações apresentadas no texto e na imagem, analise as sentenças a seguir:
I- O cidadão que não respeita o meio ambiente, mas participa democraticamente das eleições no país, expressa sua cidadania de forma plena.
II- O cidadão que respeita o meio ambiente, cumpre as leis, age com respeito ao próximo e participa das decisões políticas do país, vive plenamente sua cidadania.
III- O cidadão que vive na cidade ou no campo deve respeitar o meio ambiente, agir com responsabilidade e zelar pelo patrimônio público natural e construído.
IV- O jornal encontrado pelo caranguejo ilustra a falta de conscientização ambiental do ser humano e retrata a plenitude da cidadania praticada pelos brasileiros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade / Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/liv_etic_cidad.pdf. Acesso em: 17 jul. 2018.
FONTE DA IMAGEM: http://www.caranguejo.com/tirinhas/2010-06-07_tirinha_junho_10.jpg. Acesso em: 17 jul. 2018.
imag_prova_questao.php?prpq_codi=103903813&prpq_prop=13907341
	a) Somente a sentença I está correta.
	b) As sentenças II e IV estão corretas.
	c) Somente a sentença III está correta.
	d) As sentenças II e III estão corretas.
 
 
8.	Grandes desigualdades raciais e étnicas continuam
existindo na sociedade brasileira (especialmente com relação a alguns grupos específicos, tais como a população indígena, a população afrodescendente, os quilombolas, a população carcerária e a população rural). A literatura especializada mostra que há forte correlação entre a origem étnica e as oportunidades educacionais. Estas coexistem lado a lado com desigualdades sociais e regionais, contribuindo, assim, para a exclusão educacional de um número considerável de jovens e adultos. O texto evidencia a necessidade de novas políticas públicas para promover a inclusão escolar para todos. Com relação às propostas para melhorar o acesso à escola, analise as sentenças a seguir:
I- Oportunizar transporte público de qualidade aos estudantes, especialmente para os de bairros mais distantes das escolas.
II- Acolher os deficientes físicos na escola, oferecendo infraestrutura adequada para sua acessibilidade.
III- Priorizar a qualidade do ensino, reduzindo o salário dos professores e aumentando as despesas com livros impressos.
IV- Promover o resgate de nossa própria humanidade, no sentido de reconhecer que somos responsáveis uns pelos outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/inclusive-education/. Acesso em: 18 jul. 2018.
	a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 
 
9.	É amplamente reconhecida a importância de promover e proteger a memória e as manifestações culturais representadas, em todo o mundo, por monumentos, sítios históricos e paisagens culturais. Não só de aspectos físicos e materiais se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. Com relação à herança cultural dos povos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/intangible-heritage/. Acesso em: 18 jul. 2018.
	a) Denomina-se patrimônio cultural material ao conjunto de construções e obras extintas por um povo.
	b) Denomina-se patrimônio histórico e artístico as obras de artistas famosos que contam a história de um povo.
	c) Denomina-se patrimônio de arte contemporânea a linguagem atual de um povo exclusivo da cidade.
	d) Denomina-se patrimônio cultural imaterial ao conjunto de tradições imateriais herdado por um povo.
 
 
10.	Nos meses do ano de 2015, muito se falou de corrupção, ética, valores, mas sabe-se realmente o que são esses fatores? No estado de direito da democracia, temos o direito de escolha, independentemente em que esteja inserido no meio profissional, familiar, social e político. Com essa grande ênfase no desgaste da presidência da república e no congresso nacional referente à economia, corrupção, entre outros fatores que fazem parte da ética, têm-se notado a total insatisfação do povo brasileiro. Os valores humanos alcançados com a democracia podem apresentar os atributos para constituir a essência humana. Sobre os atributos dos valores humanos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A objetividade indica a dispersão da população.
( ) A socialidade indica que compara as normas, aprender e conviver com os outros.
( ) Consciência indica tomar conhecimento da realidade, fatos e percepção das coisas.
( ) Liberdade indica a responsabilidade e a livre expressão - o livre arbítrio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) F - V - V - V.
	b) V - F - V - F.
	c) F - V - F - F.
	d) F - V - V - F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais