Buscar

Juvaldir - Fraude Acadêmica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Amazonas – UEA
Escola Superior de Ciências da Saúde – ESA
Juvaldir da Silva Santos ¹
Fraude Acadêmica
Mentira, segundo o dicionário é o ato (as vezes o hábito) de enganar. A mentira pode ser utilizada de diversas formas, mas ainda terá a sua arché incontestável. Mentimos, as vezes com o intuito de amenizar uma situação, escapar de um conflito ou até mesmo evitá-los, mentimos até mesmo pelo fato de não sabemos mais viver sem mentir. Atualmente, é impossível negar que a mentira é também algo sociocultural, não apenas pessoal, começando na infância com a criança ditando mentiras e vendo que os resultados lhes favorecem, isso acaba persistindo pela vida adulta, gerando o que vemos hoje nas manchetes, a nossa tão conhecida corrupção e as famosas fake news.
A mentira se alastra desde as mesas de bares para escritórios, hospitais, escolas, etc. A fraude acadêmica, desde a essência do termo, é de cunho abominável, é um desrespeito ético e também deveria ser moral. A maior causa de fraudes acadêmicas não são necessariamente os fraudadores e sim falta de fiscalização, pois a fraude além de ser algo sociocultural é algo moral, um fraudador tende a ser um mentiroso independente de onde estiver, a não ser que haja uma punição para o processo. A fraude acadêmica não é um ato, é um processo que, muitas das vezes não depende apenas de um indivíduo, salientando que não existe pequena ou grande fraude/mentira, existe apenas fraude/mentira, independentemente do tamanho consequência. E é inadmissível que o ambiente acadêmico seja cumplice desse processo, um ambiente onde deveriam ser formados profissionais capacitados, que trabalharão direta ou indiretamente com pessoas, com vidas. Mas muitas vezes a academia se faz de cega ou pior, se torna cumplice do processo, como o fato de aprovar um aluno incapaz de cursar disciplinas posteriores por falta de conhecimento técnico, mesmo assim, muitas academias se sujeitam a tal ato.
A saída mais simples para começar o processo de diminuição de fraudes acadêmicas (dizer término das fraudes seria um erro, sempre existirá, em algum momento, um fraudador) é a fiscalização mais efetiva e com punições mais severas, não apenas com uma cola de prova como também com plágios e outras formas de fraude, estabelecendo níveis de punição para que sirva como exemplo para os demais e de aprendizado para o fraudador.
1 – Acadêmico do 3° período de medicina da Universidade do Estado do Amazonas

Outros materiais