Buscar

ad1 filosofia 1 e 2 pronta

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 01 (AD 01) – 2019.2
Disciplina: Filosofia e educação
Coordenação: Prof. Dr. Miguel Angel de Barrenechea
	Nome:Carla Ribeiro Vieira
	Matrícula:19216080093
	E-mail:carlaribvieira@hotmail.com
	Telefone:21997314463
	Pólo:PIRAÍ
	Cidade que reside:Rio de janeiro
Caro (a) aluno (a):
 Essa é a sua primeira avaliação a distância. Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas. 
O objetivo das ADS de Filosofia e Educação é que você possa aprofundar aspectos essenciais dos conteúdos apresentados nos materiais, fazendo com que este seja um momento de reflexão e pesquisa. 
Com base nos fóruns que você participou e aulas estudadas (Aulas 01 a 04 - livro) apresentamos QUATRO questões para serem respondidas individualmente.
Critério de Avaliação da AD 1:
Você será avaliado:
Pela coerência textual (começo, meio e fim) - (30%)
Pela capacidade individual de produção de síntese e apreensão da leitura feita. (40%)
Pela correta interpretação da questão. (20%)
Pelo uso correto da norma culta da língua.(10%) 
Questão 01- Esta questão se refere à Aula 01 – “Educador: formação e Ação.”
	Dadas todas as mudanças ocorridas na atualidade, vamos analisar o papel do professor: sua importância social, seu processo de formação e as características de sua prática na sala de aula. Feito isso, gostaríamos que você refletisse sobre sua própria formação e prática profissional. É importante que você analise como é a sua preparação para tornar-se docente. Você está satisfeito com o que aprendeu e aprende? Acha que a formação deveria ser diferente? (Aula 01- O educador: formação e ação.) A partir de sua experiência em sala de aula (enquanto docente e/ou discente) analise – num texto de até 15 linhas – os problemas, desafios e dificuldades vividos em sala de aula, e apresente possíveis soluções para os questionamentos acima apresentados 
Valor da questão 2,5 pontos.
No que se refere á educação brasileira ,temos um agravamento da falta de recursos que vêm gradualmente aumentando nos últimos anos , consequentemente o Docente sofre com salas de aulas abarrotadas de alunos, escassez de material pedagógico , falta de estrutura predial ,falta de uma equipe técnico pedagógica estruturada .O professor hoje tem que acompanhar uma turma de 30 á 40 alunos onde só se comporta 25 ,fazendo o mesmo se desdobrar para dar ao aluno um aprendizado satisfatório ,todo material das escolas públicas e escasso e qualquer trabalho feito com o aluno ,terá um custo para o professor que por muitas vezes onera o salario já defasado do Professor ,Assim também se da a equipe técnico pedagógica que por muitas vezes não e completa no quadro escolar ,faltando o coordenador e o orientador educacional que é imprescindível para o bom funcionamento da escola . Indubitavelmente esta relação professor, escola terá que mudar , a partir do momento que o governo entender que é pela educação que se muda a historia e o futuro de um País e os investimentos neste setor começarem a efetivamente acontecer teremos um novo rumo .
Questão 02 – Esta questão se refere à Aula 02 - “A Origem da Profissão Docente”.
	Elabore um texto argumentativo sustentado na base do pensamento socrático, analisando por que ele poderia ser um caminho para a educação das novas gerações. Para tal, consulte na aula “A origem da profissão docente”, procurando fundamentos da proposta socrática de mediação do professor na apropriação do processo de conhecimento do aluno. Após isso, e diante do atual cenário da educação e do contexto político social, esclareça se podemos considerar como sendo válida esta proposta para a ação docente? Para responder a esta questão, elabore um texto argumentativo de no máximo 15 linhas. (Valor da questão 2,5).
Sócrates assim como a maioria dos professores , ensina pelo amor ao passar aprendizagem ao próximo , neste sentido podemos convir que a dialetica de Sócrates perdura até os dias atuais ,apesar de hoje haver em alguns colégios o avanço tecnológico ,a maioria das escolas o professor ainda é a maior fonte de saber dos alunos . Apesar da Maiêutica não ser mais utilizada pelo engessamento sofrido pelos docentes com todas as reformas que foram feitas , esta seria de grande ajuda para o professor na sala de aula pois o aluno aprenderia de forma mais prazerosa e não robótica , alguns colégios particulares usam o Construtivismo como base para o ensino apesar de ainda ser o ideal , é o mais próximo que chegamos a Maiêutica .
Questão 03- Esta questão se refere à Aula 03 – O Processo de educação na Grécia Antiga.
Releia a aula 03 e transcreva, literalmente, a definição dada para os conceitos de areté e paidéia. Tendo como parâmetro o período clássico narrado no texto, construa um texto crítico sobre a proposta de Platão para a educação do cidadão, esclarecendo em que contexto social e políticco estes conceitos são validados pelo filósofo. (Valor da questão 3,0)
A consciência e a aplicação desses valores seriam, portanto ,decorrentes da aspiração á verdadeira forma humana, ao seu autêntico ser . Tal é o conceito de paidéia 
O conceito de areté exprime a forma originária do ideal educativo grego... areté é traduzido como excelência ,superioridade (ou mesmo virtude como veremos mais adiante ) .corresponde , nesse contexto histórico , a um conjuntos de atributos próprio da nobreza
Questão 04 – Esta questão se refere à Aula 04 – O que é a Filosofia?
O atual projeto do Ensino Médio apresentado pelo governo coloca em discussão a validade da filosofia como disciplina obrigatória. A partir da leitura da aula, você se deparou com alguns conceitos sobre a Filosofia e sua importância na formação da pólis. Tendo como referência estas duas questões (“o novo Ensino Médio e a Filosofia”) elabore um texto argumentativo se posicionando a favor ou não a obrigatoriedade do ensino da Filosofia no Ensino Médio. (Valor da questão 3,0)
Bons estudos !
2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais