Buscar

Apostila Contabilidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE.
 DEFINIÇÃO: O QUE É CONTABILIDADE?
A contabilidade é uma ciência humana que tem como objeto de estudo o Patrimônio das Entidades. Assim, a Administração, o Direito a Economia, dentre outras ciências que também estudam o patrimônio, porém por ângulos diferentes da ciência contábil. A contabilidade tem como finalidade:
a) Planejar o desenvolvimento econômico e financeiro da Entidade;
b) Controlar o Patrimônio das Entidades;
c) Apurar o resultado das operações da Entidade, também conhecida como apurar o redito;
d) Prestar informações aos interessados sobre a situação da Entidade no âmbito econômico, financeiro, tributário, societário, dentre outros.
Para uma compreensão sólida sobre a questão “o que é contabilidade” segue os exemplos a seguir:
a) Uma Loja “X” tem como “atividade fim” venda de roupas. Para adquirir mercadorias, essa empresa “X” compra a vista e /ou a prazo de seu. Fornecedor. Observe: Como controlar as compras adequadamente? Como controlar as vendas? A empresa está tendo lucro ou prejuízo? Tem que pagar impostos ou não? Tem que pagar salários aos funcionários da loja ou não?
b) O Governo Federal distribuiu remédios para pobres no ano de 2008 para brasileiros que residem no Estado da Paraíba gratuitamente. Observe: Qual a origem desse dinheiro que comprou os medicamentos? Qual e como foi a forma de compra desses medicamentos? Qual foi o processo de distribuição dos medicamentos?
c) O Banco “ABC” deseja saber se a Empresa “Y” tem a capacidade financeira para quitar empréstimos no futuro. Como oferecer ao Banco a resposta?
d) Sr. João da Silva necessita prestar informações à Receita Federal sobre os seus bens. Como fazer isso?
Esses exemplos acima com perguntas têm como respostas a contabilidade. A Contabilidade é uma ciência que com suas técnicas apresentam ao usuário diversas respostas para sua tomada de decisão, para pesquisa, análise, entendimentos, dentre outros.
Concluindo: as principais funções da contabilidade são: Função de Controle e Função de Apurar o resultado de uma entidade.
1.2 ENTIDADE
A palavra “ENTIDADE” na contabilidade tem sentido amplo e nada tem a ver com entidades filantrópicas por exemplo. Entidade é o conjunto de todas as pessoas físicas ou jurídicas da qual a ciência contábil estuda buscando oferecer as respostas necessárias ao questionador. Assim, Entidades são em linhas gerais:
• Todas as empresas (indiferente do tamanho)
• Todas as entidades filantrópicas como ONG´s, Fundações, Igrejas, etc;
• Governo (Federal, Estadual, Municipal);
• Autarquias (exemplo: Hospitais)
• Cooperativas;
• Autônomos;
• Empresário;
• Pessoa Física;
1.3 – ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DA CONTABILIDADE.
(CPC 01 -CVM – Deliberação CVM nº 539/08; CFC – NBC T 1, Resolução nº 1.121/08)
A Contabilidade para se desenvolver utiliza-se de um sistema de informação e avaliação que, por intermédio deste instrumento oferece ao usuário final as informações necessárias para suas decisões. Essa sistemática fornece diversas demonstrações, explicações, detalhes e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade.
Mas o que é um Sistema de informação? Em linhas gerais é um conjunto organizado de dados oriundos de diversos documentos, regras com base em legislação ou norma contábil, adicionadas às técnicas de conciliações, acúmulo de dados e analise dos dados para que possam resultar em relatórios. Um sistema de informação não é programa de informática. São métodos criados de trabalho com objetivo de alcançar um objetivo que poderá ser o manual, computadorizado onde, abrange pessoas, máquinas, sendo que esse método é organizado de tal maneira que colete, processe, transmita e dissemine dados que representam informação para o usuário.
Quem é o Usuário? É uma pessoa física ou jurídica que tenha interesse na informação de uma entidade. Existem dois tipos de usuários:
A) USUÁRIOS PREFERENCIAIS OU EXTERNOS (PRIMÁRIOS) 
1. Investidores. Os provedores de capital de risco e seus analistas que se preocupam com o risco inerente ao investimento e o retorno que ele produz. Eles necessitam de informações para ajudá-los a decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos. Os acionistas também estão interessados em informações que os habilitem a avaliar se a entidade tem capacidade de pagar dividendos.
2. Empregados. Os empregados e seus representantes estão interessados em informações sobre a estabilidade e a lucratividade de seus empregadores. Também se interessam por informações que lhes permitam avaliar a capacidade que tem a entidade de prover sua remuneração, seus benefícios de aposentadoria e suas oportunidades de emprego.
3. Credores por empréstimos. Estes estão interessados em informações que lhes permitam determinar a capacidade da entidade em pagar seus empréstimos e os correspondentes juros no vencimento.
4. Fornecedores e outros credores comerciais. Os fornecedores e outros credores estão interessados em informações que lhes permitam avaliar se as importâncias que lhes são devidas serão pagas nos respectivos vencimentos. Os credores comerciais provavelmente estão interessados em uma entidade por um período menor do que os credores por empréstimos, a não ser que dependam da continuidade da entidade como um cliente importante.
5. Clientes. Os clientes têm interesse em informações sobre a continuidade operacional da entidade, especialmente quando têm um relacionamento em longo prazo com ela, ou dela dependem como “fornecedor importante”.
B) USUÁRIOS SECUNDÁRIOS SÃO:
1. Governo e suas agências. “Os governos e suas agências estão interessados na destinação de recursos e, portanto, nas atividades das entidades. Necessitam também de informações a fim de regulamentar as atividades das entidades, estabelecer políticas fiscais e servir de base para determinar a renda nacional e estatísticas semelhantes.”
2. Os administradores da entidade.
Assim, as informações contábeis tem a finalidade de satisfazer as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles utilizam as informações para a tomada de decisões econômicas e de acordo com a Res. CFC 1121/08 são:
(a) “decidir quando comprar, manter ou vender um investimento em ações;
(b) avaliar a Administração quanto à responsabilidade que lhe tenha sido conferida, qualidade de seu desempenho e prestação de contas;
(c) avaliar a capacidade da entidade de pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios;
(d) avaliar a segurança quanto à recuperação dos recursos financeiros emprestados à entidade;
(e) determinar políticas tributárias;
(f) determinar a distribuição de lucros e dividendos;
(g) preparar e usar estatísticas da renda nacional; ou
(h) regulamentar as atividades das entidades.
EXERCÍCIOS PARA FIXAÇÃO:
1) O que é um sistema de informação contábil (SIC)? Qual a sua importância?
2) Quem é o usuário da contabilidade? Destaque um usuário primário e um secundário.
3) Porque os empregados de uma entidade teriam interesse em informações da contabilidade?
(4) Cite pelo menos 3 decisões que podem e devem ser tomadas após a análise das informações econômicas e financeiras de uma entidade. 
5) Você classificaria os sindicatos dos empregados como um usuário da contabilidade? Explique sua resposta SIM ou NÃO.
DEFINIÇÃO DE PATRIMÔNIO
Patrimônio A princípio, quando se fala em patrimônio, pensamos ser tudo o que a pessoa tem, ou seja, nas posses. Porém, com a evolução das relações comerciais, juntou-se ao patrimônio também os direitos e as obrigações das pessoas. Assim, o patrimônio é o conjunto dos bens, direitos e as obrigações. 
	
	BENS E DIREITOS 
	OBRIGAÇÕES 
	Definição: 
	São recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios 
	São obrigações presentes da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios Econômicos. 
	Classificação: 
	ATIVOS
PASSIVOS 
Em resumo: A definição de Patrimônio é um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações.
• BENS: mesa, cadeira, veículo, dinheiro, marcas, patentes, etc. Os bens são classificados em:
a) Tangíveis: são bens materiais, concretos, ou seja, são corpóreos; Exemplos: Terrenos, Veículos, Dinheiro em Caixa; etc.
b) Intangíveis: são bens imateriais, abstratos, ou seja, são intangíveis. Exemplos: Software Marca Coca-Cola, etc.
• DIREITOS: são valores de propriedade da Entidade a receber de terceiros por força de aplicação monetária (como exemplo aplicação de dinheiro no Banco); ou valores a serem recebidos de terceiros por venda a prazo.
• OBRIGAÇÕES: são compromissos exigíveis da Entidade que em data prevista deverão ser liquidados, ou seja, quitados. Os compromissos poderão ser dívidas ou exigibilidades perante terceiros ou ainda bens que estiverem em posse da Entidade que sejam de terceiros. Exemplos: Fornecedores (compromisso); Impostos a Recolher (exigibilidade); Receitas Antecipadas (compromisso).
O PATRIMÔNIO 
O objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio. Mas o termo “objeto de estudo” quer dizer exatamente o que? Para responder essa questão temos que dar tratamento do que vem a ser 
Ciência. Em linhas gerais e de forma simplificada ciência é a busca da compreensão do mundo, das coisas, ou qualquer trato diante de uma pesquisa, estudo ou analise. O objeto de estudo é a delimitação do campo de pesquisa, estudo ou análise de uma ciência. A Contabilidade tem como premissa básica estudar o Patrimônio que é definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações.
Exemplificando:
O primeiro passo foi chamar de ATIVO o conjunto de BENS e DIREITOS e de PASSIVO suas obrigações ou deveres. Mais para ficar mais bonito ainda ela resolveu que o ativo ficaria do lado ESQUERDO e o PASSIVO ficaria do lado DIREITO da demonstração (em alguns casos, por falta de espaço ao lado, ele pode aparecer abaixo). 
Vamos exemplificar, para ficar mais fácil, imagine que você relacionou tudo o que você tem de direito e bens e tudo o que você tem de obrigação e relacionou assim papel: 
Divida Com Cartao De Credito – R$ 800,00 
Carro – R$ 15.000,00 
Compras Com Cheque Pre Datado – R$ 550,00 
Divida De Emprestimo Com O Tio – R$ 372,00 
Dinheiro No Banco – R$ 15,00 
Dinheiro Na Carteira – R$ 7,00 
Meu Computador – R$ 1.300,00 
Financiamento Do Meu Carro (Saldo A Pagar) – R$ 13.500,00 
Televisao Do Quarto – R$ 350,00 
Colecao De Revistas – R$ 100,00 
Dinheiro Emprestado Ao Melhor Amigo – R$ 80,00
	BENS E DIREITOS
	OBRIGAÇÕES
	Conta
	Valor
	Conta
	Valor
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Além dos bens, direitos e obrigações, uma entidade necessita de capital para iniciar um negócio. Esse capital poderá ser oriundo, em linhas gerais, nas seguintes formas: 
Das economias do próprio empreendedor; (Nesse caso seria um bem próprio); 
De empréstimo feito pelo empreendedor em Instituição financeira, por exemplo, Nesse caso o empreendedor teria uma obrigação futura; 
(De veículos, máquinas, terrenos, dentre outros; Nesse caso seria entrega de bens à empresa); 
De títulos e duplicatas a receber; (nesse caso de direitos por vender mercadoria, por exemplo, a ser recebido futuramente); 
Etc. 
 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
O Patrimônio Líquido é a diferença entre os valores positivos (bens mais direitos) menos os valores negativos (obrigações). Neste espaço, fica registrado o capital investido na empresa, chamado de capital social, as reservas de recursos (uma poupança com finalidade específica) e também os lucros ou prejuízos que a empresa obtém. Como este saldo mostra a participação dos sócios na empresa, o patrimônio líquido é conhecido como capital próprio (capital dos sócios). Exemplo: capital social, reserva de capital, reserva legal, prejuízos acumulados.
BENS + DIREITOS = OBRIGAÇÔES + PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Para uma compreensão da equação acima observe o exemplo a seguir: 
1. Você e seu melhor amigo (a) decidem iniciar um negócio. 
2. Para iniciar esse negócio, após pesquisa e estudo, observam que é necessário ter em mãos no mínimo R$ 100 000,00. 
3. Procuram um contabilista e fazem o contrato social no valor acima descrito como capital social (de R$ 100 000,00). 
4. E por fim iniciam a empresa depositando o valor apresentado no contrato social de R$ 100 000,00 no Banco “AKW”. 
Observe: Acompanhe com o Professor... cada um dos passos na contabilidade...
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO: 
1) De acordo com o estudado e explicações do Professor o que é Contabilidade? 
2) Coloque V se for verdadeiro e F se for falso: 
( ) A Contabilidade é uma ciência humana. 
( ) A Contabilidade é uma ciência exata. 
( ) A Contabilidade tem como objeto de estudo as Entidades; 
( ) A Contabilidade tem como finalidade apurar cálculos diversos das empresas. 
( ) A Contabilidade é uma ciência que estuda o Patrimônio das pessoas físicas. 
( ) Patrimônio é composto por Bens, Direitos e Obrigações. 
( ) Bens são coisas suscetíveis a avaliação econômica e satisfazem as necessidades humanas. 
( ) Direitos são regras que a contabilidade exige de um devedor da empresa. 
( ) Obrigações são exigibilidades e compromissos que a empresa tem para com terceiros. 
( ) Entidade, para a contabilidade, nada mais é que uma Organização Não Governamental. 
3) De acordo com o estudado qual é a equação patrimonial correta: 
( ) Bens + direitos= Capital 
( ) Bens + direitos = Obrigações 
( ) Bens + Direitos = Obrigações + PL 
( ) Bens + PL = Obrigações
4) Classifique em Bens, Direitos ou Obrigações: os fatos a seguir: 
	Contas 
	Classificação
	Contas 
	Classificação
	Dinheiro em caixa
	
	Estoques de mercadorias
	
	Salários dos funcionários a pagar
	
	Adiantamento de salários
	
	Terrenos da empresa
	
	Cofins a compensar
	
	Software adquirido
	
	IRPJ a recolher
	
	Tributos a recolher
	
	Obras de arte
	
	Veículos
	
	Máquinas
	
	Conta a pagar de Telefone
	
	Imóveis
	
	Dividendos a pagar
	
	Marcas Registradas
	
	Fornecedores
	
	Empréstimos obtido do BNDES
	
	Aplicação financeira
	
	Juros a pagar
	
	Computadores
	
	Adiantamento a fornecedor
	
	Seguros a apropriar
	
	Banco Conta Movimento
	
	ICMS a recolher
	
	Aplicações em CDB*
	
	ICMS a recuperar
	
	Estoque de matéria prima
	
	Duplicatas a pagar
	
	Caminhões
	
	Títulos a receber
	
	Pró-labore a pagar
	
5) Com os conhecimentos adquiridos nesta aula, faça um breve levantamento do seu patrimônio. Não tenha receio, anote tudo que você acredita fazer parte.
Exercícios Propostos
1 - Entende-se por Bens:
( ) a) tudo que se pode comprar com dinheiro.
( ) b) todo produto que a indústria de transformação produz e que pode ser
avaliado economicamente.
( ) c) qualquer móvel e imóvel.
( ) d) qualquer coisa que possa satisfazer as necessidades humanas e que
possa ser avaliada economicamente.
2 - Entende-se por Obrigação:
( ) a) ato de a pessoa ou empresa dispor de algum bem ou serviço e, em troca
desse bem ou serviço, dar um compromisso de pagamento futuro.
( ) b) vínculo jurídico para pagamento de dívida à vista.
( ) c) dever de entregar todos os documentos contábeis para a Justiça Federal.
( ) d) ato da pessoa não atrasar compromisso de recebimento futuro.
3 - Entende-se por Direito:
( ) a) ato da pessoa ou empresa ceder algum bem ou serviço e não receber
pagamento imediato.
( ) b) uma operação que envolve em dinheiro à vista.
( ) c) tudo que é certo de pagamento para o Passivo.
( ) d) a certeza de estar cumprindo com a obrigação de pagar.
4 - Entende-se por Patrimônio Líquido:
( ) a) tudo que um cidadão possui: carro, casa, dinheiro no banco, etc.
( ) b) bens particulares indivisíveis.
( ) c) situação líquida dos capitais investidos, demonstrando a verdadeira
riqueza da empresa.
( ) d) nenhuma das alternativas anteriores.
5 – Cite quatro exemplos de bens que qualquer empresa pode ter.
6 – Com os dados a seguir relacione, todos os bens, direitos e obrigações em um
quadro e, em seguida, calcule o patrimônio líquido da empresa.
Veículos R$ 80.000,00
Terrenos R$ 120.000,00
Duplicatas a Pagar R$ 70.000,00
Aluguéis a Receber R$ 55.000,00
Marcas e Patentes R$ 80.000,00
Imposto a Pagar R$ 40.000,00
Financiamentos a Pagar R$ 20.000,00
2– Assinale a alternativa que apresenta apenas Bens Móveis:
a) Dinheiro, Terrenos, Duplicatas.
b) Fornecedores, Mesas, Armários
c) Armários, Mesas, Salários a Pagar
d) Armários, Mesas, Máquinas de Escrever
e) Nenhuma das Alternativas Anteriores
3– Coloque V para Verdadeiro e F para falso:
( ) Elementos positivos são as Obrigações
( ) Elementos positivos são os Bens e as Obrigações
( ) Elementos positivos são os Bens e os Direitos.
( ) Ativo é composto por Bens e Obrigações
4 – Qual o conceito de patrimônio?
5- Porque incluir As obrigações dentro do grupo Patrimônio, sendo que são
valores a pagar?
6 - O que são bens?
7 – Assinale a alternativa que tem apenas obrigações:
a) Fornecedores, Duplicatas a Receber, Dinheiro
b) Móveis, Clientes, Fornecedores
c) Fornecedores, Salários a Pagar, Impostos a Pagar
d) Nenhuma das alternativas.
8– O que são direitos? 
9 – Cite 5 exemplos de bens.
10 – O que é o Patrimônio Líquido?
11 – Monte a estrutura do Balanço Patrimonial com as contas:
Impostos a Pagar
Encargos a Pagar
Bancos conta movimento
Moveis e Utensílios
Estoque de Mercadorias
Duplicatas a Receber
Salários a Pagar
Caixa
6- Considerando uma empresa de confecções marque A para Ativo e P para
Passivo,
( ) Geladeira ( )Veículos
( ) INSS a pagar ( ) Terrenos
( ) Salários a pagar ( ) Mercadorias
( ) Dinheiro ( ) ICMS a pagar
( ) Móveis e Utensílios ( ) Equipamentos de Informática
( )Seguros a Pagar ( ) FGTS a recolher
( ) Pro-labore a pagar ( ) Bancos conta movimento
7- Porque os dois lados do Balanço Patrimonial apresentam o mesmo valor?
8 - Utilize as contas abaixo e elabore o Balanço Patrimonial:
Duplicatas a Receber 40,00
Duplicatas a Pagar 35,00
Salários a Pagar 15,00
Promissórias a Receber 10,00
Caixa 30,00
Móveis 50,00
Impostos a Pagar 30,00
Estoque de Mercadorias 20,00
9 - Elabore o Balanço Patrimonial para cada operação. Considere que a empresa
Descontrolada Ltda. tenha:
Investimento inicial dos sócios (compromisso), conforme consta em
seu contrato social, no valor de R$ 11.000,00.
Integralização de R$7.000,00, parte do Capital em dinheiro.
Aquisição de instalações a vista e em dinheiro, no valor de
R$3.000,00.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais