Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO DIREITO PENAL 4

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO DIREITO PENAL.4: 
	1a Questão (Ref.:201808264256)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	ENADE 2009 Relativamente ao direito penal, analise as afirmativas a seguir:
I. Os crimes omissivos são aqueles em que o agente viola o dever jurídico de agir, imposto pela norma, e basta a desobediência ao comando da norma para caracterizar o delito. São condições para a ocorrência dos crimes omissivos o conhecimento da situação típica da qual surge o dever e a possibilidade física real de realizar a ação ordenada.
II. Os crimes omissivos são aqueles em que o agente viola um dever de conduta, imposto pela norma, devendo iniciar a prática de um ato concreto para que ele se materialize. São condições para a ocorrência dos crimes omissivos o conhecimento da situação típica, da qual surge o dever e a possibilidade psíquica real de realizar a ação ordenada.
III. A diferença entre os crimes omissivos próprio e impróprio é que, no primeiro, a obrigação de agir decorre da norma; ao passo que, no segundo a obrigação é resultado de um especial dever jurídico de agir. Se a mãe deixa de alimentar o filho, que morre em decorrência dessa omissão, pratica o crime de homicídio. Se um terceiro pratica a mesma conduta, pratica o crime de omissão de socorro qualificada.
IV. Em regra, todos os crimes comissivos podem ser praticados por omissão, salvo aqueles em que é necessária uma atividade do agente. São elementos do crime comissivo por omissão a abstenção da atividade que a norma impõe, a superveniência do resultado típico em virtude da omissão, a ocorrência da situação de fato da qual deflui o dever de agir.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
		
	 
	I, III e IV
	
	II e III
	
	I e II
	
	I e III
	
	II e IV
	
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201809155173)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Magistratura - SP - Concurso 182 - Vunesp - 2009). O Código Penal Brasileiro, em seu artigo 6º, como lugar do crime, adota a teoria:
		
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	do resultado ou do evento;
	 
	da ubiquidade;
	
	da atividade ou da ação;
	
	da ação ou do efeito;
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201809257205)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O princípio do direito penal que possui claro sentido de garantia fundamental da pessoa, impedindo que alguém possa ser punido por fato que, ao tempo do seu cometimento, não constituía delito é
		
	
	subsidiariedade
	
	proporcionalidade
	
	consunção
	
	culpabilidade
	 
	reserva legal
	
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201808911330)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Ano: 2015 - Banca: DPE-PE - Órgão: DPE-PE - Prova: Estagiário de Direito). "O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados". Tal hipótese refere-se:
		
	
	c) à tentativa branca.
	
	b) ao crime consumado.
	 
	e) a desistência voluntária e arrependimento eficaz
	
	d) ao crime impossível
	
	a) ao crime preterdoloso.
	
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201809178830)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Mário ameaça a família de Pedro de morte, caso Pedro, motorista particular, não o ajude a sequestrar seu patrão, pessoa muito rica, de quem Mário quer obter o pagamento de um resgate. Pedro efetivamente ajuda Mário. Em razão do fato narrado, é correto afirmar que:
		
	
	Pedro não vai responderá pelo crime de extorsão mediante sequestro, pois agiu sob coação física irresistível, que exclui a conduta.
	 
	Pedro não vai responderá pelo crime de extorsão mediante sequestro, pois agiu sob coação moral irresistível, que exclui a culpabilidade.
	
	Pedro terá responderá pelo crime de extorsão mediante sequestro, pois praticou fato típico antijurídico e culpável
	
	Pedro terá responderá pelo crime de extorsão mediante sequestro, pois praticou fato típico antijurídico e culpável, mas terá sua pena reduzida.
	
	Pedro não vai responderá pelo crime de extorsão mediante sequestro, pois agiu sob coação moral irresistível, que exclui a ilicitude.

Outros materiais

Perguntas Recentes