Buscar

Avaliação I - Individual FLEX ( Cod 455740)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Disciplina:
	Gestão da Qualidade de Produtos e Processos (EPR10)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:455740) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13987251
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O conceito de qualidade apresenta um sentido amplo. Além disso, existem maneiras diversas de se atender aos objetivos da qualidade, mesmo que a ?espinha dorsal? do que seja qualidade seja bem caracterizada nos processos. Com relação às possíveis definições de qualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Qualidade consiste na obtenção do melhor resultado possível dentro das limitações impostas pelo preço de venda e uso real do produto.
(    ) Qualidade é obter o grau máximo de perfeição para um dado produto ou serviço, independentemente de o preço ser ou não aceitável.
(    ) Qualidade consiste em executar exatamente o que nos propomos a fazer, fornecendo ao cliente externo ou interno exatamente o que foi solicitado.
(    ) A qualidade não tem relação direta com o que o cliente deseja ou está disposto a pagar, visto que o cliente não tem a capacidade de discernimento sobre conceitos de qualidade. Esse é um conceito interno à organização.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	2.
	Os fundamentos do Poka-Yoke foram criados por Shigeo Shingo, na empresa Toyota. Continuamente, Shigeo analisava o processo de manufatura e sentia-se frustrado ao constatar erros dos funcionários e produtos defeituosos na produção. A partir disso, criou mecanismos que impedissem que as pessoas pudessem executar as atividades sem incorrer em erros. O Poka-Yoke é indicado para diminuir a quantidade de defeitos em produtos e erros humanos na operação. Sobre as características básicas do Poka-Yoke, analise as sentenças a seguir:
I- Maior administração das características estabelecidas para o produto e/ou processo.
II- O Poka Yoke não pode paralisar o sistema de manufatura (máquina, linha etc.).
III- Uma função básica do Poka Yoke é indicar quando da detecção de anomalias nos processos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	Com o desenvolvimento do veículo modelo T, Henry Ford consolidou o conceito de produção em massa. A produção em grandes quantidades e com custo de fabricação reduzido teve como principal foco a automatização de processos e segmentação das tarefas em etapas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma descoberta que permitiu o desenvolvimento de máquinas para produção em grande escala:
	 a)
	Ford descobriu como potencializar a mão de obra disponível, oferecendo baixos salários e promessas de estabilidade financeira em longo prazo.
	 b)
	A importância do elemento humano nas corporações, defendida por Elton Mayo, contribuiu para o desenvolvimento dos projetos das máquinas. Além disso, contava-se na época com um sistema participativo inovador de sugestão de melhorias desenvolvido pelo próprio Ford.
	 c)
	O motor movido a vapor, desenvolvido por James Watt, no século XVII, foi a invenção que proporcionou o desenvolvimento de máquinas para produção em grande escala.
	 d)
	A aplicação de ferramentas estatísticas para avaliação e monitoramento da qualidade na década de 30 foi crucial para o desenvolvimento de máquinas para a produção em grande escala.
	4.
	O chamados Círculos de Controle da Qualidade - CCQ - são conjuntos de colaboradores, que se reúnem regularmente para tratar sobre problemas, defeitos e estudo de soluções. Teve início no Japão em 1962, sendo creditado a Kaoru Ishikawa o seu desenvolvimento. Também é associado a Ishikawa o desenvolvimento do diagrama causa-efeito. De fato, o diagrama causa-efeito é bastante utilizado pelas equipes de CCQ. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para a formação da estrutura inicial do diagrama causa-efeito, pode ser aplicada à metodologia 6M. Dessa forma, são classificadas as categorias referentes às causas.
(    ) A metodologia 6M, como o nome sugere, é composta por seis categorias: método, material, mão de obra, máquina, medida e meio ambiente.
(    ) Dentre os elementos presentes em um diagrama causa-efeito, podemos citar: efeito, categoria, causa, planejamento (Plan) e execução (Act).
(    ) Uma das vantagens do diagrama causa-efeito é que ele permite que seja realizado e arquivado um registro visual de toda a análise do problema (efeito).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	5.
	O método PDCA pode ser utilizado com elemento base para a melhoria dos processos, tendo elementos apoiadores das ferramentas da qualidade como gráfico de pareto, diagrama de causa e efeito, 5W2H, entre outros. Todas essas ferramentas em conjunto com o PDCA possibilitam que as soluções dos problemas sejam organizadas e ordenadas de forma lógica. A aplicação do PDCA é baseada em quatro etapas que proporcionam sua própria denominação, isto é, "P-D-C-A". Sobre as etapas e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- (Plan) Planejar.
II- (Do) Executar.
III- (Check) Checar.
IV- (Action) Padronizar.
(    ) Com a eliminação das principais causas das não conformidades, são desenvolvidos padrões para sustentar as melhorias.
(    ) Constitui em aplicar o plano de ações e obter os dados para serem avaliados.
(    ) São analisadas as soluções e as modificações de processo provenientes das ações realizadas por meio de relatórios.
(    ) São definidas as metas e avaliados os dados e aspectos associados com as não conformidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - IV - II.
	 b)
	IV - II - III - I.
	 c)
	III - II - I - IV.
	 d)
	II - IV - I - III.
	6.
	De acordo com Calarge e Davanso (2004), o erro humano constitui um objeto de grande preocupação nos processos de fabricação, pois afeta desde a concepção dos sistemas produtivos até a parte operacional. Tendo como base essa observação, é interessante e importante a criação e utilização de dispositivos à prova de erros, o que envolve a aplicação da técnica Poka-Yoke. Qual dos gurus da qualidade foi o responsável pela criação desse método?
FONTE: CALARGE, F. A. et. al. Conceito de Dispositivo à Prova de Erros Utilizados na Meta do Zero Defeito em Processos de Manufatura. Revista de Ciência e Tecnologia. Piracicaba, v. 11, n. 21, p. 7-18, Abr. 2004.
	 a)
	Shigeo Shingo.
	 b)
	Willian Deming.
	 c)
	Kaoru Ishikawa.
	 d)
	Josepf Juran.
	7.
	A série ISO 9000 é um conjunto de normas que fazem parte de um modelo de gestão de qualidade em geral, qualquer que seja a magnitude do empreendimento. A ISO é uma organização não governamental fundada em 1947, em Genebra, na Suíça, e na atualidade presente em mais de 160 países. A certificação do grupo ISO 9000 é uma garantia aos compradores de que eles estão adquirindo um produto de qualidade. A ISO 9001 certifica o sistema de Gestão da Qualidade. A ISO 9004 certifica o sistema de Gestão da Qualidade, abordando a melhoria Contínua, o Desenvolvimento de Líderes e a Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. A ISO 9011 certifica o Sistema de Auditorias. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A sigla ISO é a abreviatura de ?International Organization for Standardization?.
(    ) A ISO 9011 é um sistema de auditorias que define as diretrizes
metodológicas de auditorias  de gestão da qualidade.
(    ) A ISO 9001 visa à perfeição do sistema de qualidade total que foi proposto por Steve Jobs.
(    ) A aplicação das normas ISO está sujeita à avaliação de um comitê multidisciplinar das nações unidas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	Gomes (2006) coloca a ênfase no controle estatístico da qualidade e no controle dos custos como parte integrante do sistema. Foi o primeiro a propor uma abordagem dos custos da qualidade, classificando os custos em três categorias: falhas (internas e externas), prevenção e avaliação. Propôs a trilogia da qualidade: o planejamento, o controle e a melhoria. O controle da qualidade não visa apenas controlar os resultados dos processos, mas também avaliar o próprio planejamento e detectar oportunidades de melhoria. Sobre o controle da qualidade, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: GOMES, J. M. P. Análise do processo "gerir documento". 2006. 157 p. Relatório do Estágio Curricular (Licenciatura em Ciência da Informação) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2006.
	 a)
	É função do controle da qualidade confrontar os resultados com as metas estabelecidas.
	 b)
	O controle da qualidade envolve o desenvolvimento de produtos de acordo com as metas.
	 c)
	As ações corretivas fazem parte do processo de controle da qualidade.
	 d)
	O controle da qualidade é responsável pela avaliação do resultado real da qualidade.
	9.
	A Gestão da Qualidade Total (GQT) é uma opção para a reorientação gerencial das organizações. Tem como pontos básicos: foco no cliente; trabalho em equipe, permeando toda a organização; decisões baseadas em fatos e dados; busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros (LONGO, 1996). Sobre o controle de qualidade nos processos, analise as sentenças a seguir:
I- O objetivo do controle de qualidade consiste em garantir que o produto atenda aos requisitos especificados pelo cliente.
II- Na atualidade, as empresas precisam, além de desenvolverem produtos e processos que propiciem rentabilidade, atender a requisitos de qualidade para se manterem competitivas no mercado.
III- A gestão da qualidade envolve apenas o controle das etapas de fabricação. De fato, os setores administrativos não fazem parte da gestão da qualidade.
IV- No caso do artesão, o foco do controle de qualidade era no processo. Já em um processo de produção moderno, o foco está no produto, visto que a personalização é um item presente em praticamente todos os segmentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LONGO, R. M. J. Gestão da Qualidade: Evolução Histórica, Conceitos Básicos e Aplicação na Educação. In: Gestão da qualidade na educação: em busca da excelência. São Paulo: 1995.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	10.
	De acordo com Logothetis (1992), os colaboradores das áreas de pesquisa, desenvolvimento, vendas e produção devem trabalhar em equipe para antever problemas. A competição destrutiva dentro da organização deve ser substituída pela cooperação. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O conteúdo está de acordo com um dos quatorze princípios de Deming para a qualidade total.
II- A cooperação entre as diferentes áreas de uma empresa gera um ambiente mais produtivo com relação a aspectos vinculados à qualidade.
III- Para antever problemas, é importante o estabelecimento de uma equipe multidisciplinar, trabalhando de forma cooperativa dentro da organização.
IV- A competição destrutiva entre os departamentos deve ser instigada, pois é requisito para a obtenção da qualidade total.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LOGOTHETIS, N. Managing for Total Quality: from Deming to Taguchi and SPC, New York, Prentice Hall, 1992.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais