Buscar

Apresentação nova

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA
 
 
 
 
 
 
 
Reginaldo Marcelino Cirilio
RA: 1903514 
Vando Mamede Aprígio 
RA: 1901574 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FARMÁCIA REDE FARMES :
Projeto Integrado Multidisciplinar PIM IV 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
 2019
 
UNIVERSIDADE PAULISTA
 
 
 
 
 
 
Reginaldo Marcelinho Cirilio 
RA:1903514 
Vando Mamede Aprígio 
RA: 1901574 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 FARMÁCIA REDE FARMES : 
 Projeto Integrado Multidisciplinar PIM IV
 
 
 
 
 
 
Projeto Integrado Multidisciplinar IV apresentado à Universidade Paulista – UNIP Interativa, como parte da avaliação para obtenção do título de Gestor Comercial, sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Solimar Garcia. 
 
Orientador: Salete 
 
 
 
 
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
 2019
 
RESUMO
O Projeto Integrado Multidisciplinar IV, do curso tecnológico gestão comercial, aborda em formações da empresa Rede Farmes seu ramo de atuação é em medicamentos, perfumaria, cosméticos, similares, produtos de higiene e suplemento alimentar. Este projeto tem por objetivo o aprimoramento dos conhecimentos académico. Para elaborar este trabalho se fez necessário que os acadêmicos de Gestão Comercial obtivesse em informações sobre a empresa farmacêutica ( Rede Farmes), na qual foi realizado diagnóstico com entrevistas com o responsável da empresa, a empresa Rede Farmes tem sua missão ser reconhecida como a maior rede de farmácia do Espírito Santo. 
 
Palavras-chave: Administração do varejo, Mix de produtos e Dinâmica das relação interpessoais. 
 
1 
1 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
 
 SUMÁRIO 
1.INTRODUÇÃO……………………………………………………………..……….…..…..5
2.FUNDAMENTAÇÃO………………………………………………….……………..…..…6
2.1. Administração do varejo……………………………………………………………..….6
2.2.Mix de produtos………………………………………………………….…………….....8
2.3.Dinâmica das relações interpessoais……………………………………………....….9
3.ANÁLISE DO PONTO DE VENDA………………………………………………..…....12
3.1. A atmosfera…………………………………………………………………………......12
3.1.1.Primeira impressão………………………………………………………………....…12
3.1.2. Segunda impressão …………………………………………………………..….….13
3.1.3. Terceira impressão…………………………………………………………………...14
3.1.4. Quarta impressão……………………………………………………………….…….15
3.2. Ambientação, Layout, Comunicação e Merchandising…………………………….16
4.COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR………………………………………….…..19
5.FIDELIZAÇÃO E RELACIONAMENTOS…………………………………………..….20
CONCLUÇAO……………………………………………………………………………..…21
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA………………………………………………………….22
APÊNDICE………………………………………………………………………………...…23
 
 
 
INTRODUÇÃO
 
 
O projeto integrador Multidisciplinar PIM-IV será abordado através de pesquisa bibliográfica e de campo através de entrevista. No endereço; Av.: Vieira Machado, 471- centro, em Muqui, Espírito Santo, a empresa escolhida foi a rede de farmácia rede farmes é uma rede associativa do varejo farmacêutico, rede farmes e um marca capixaba, sua sede se localiza em Vila Velha, rede farmes a marca, atua há mais de 22 anos e é reconhecida nacionalmente localizada em 34 municípios do ES, sendo conceituada na experiência em atendimento diferenciado aos seus inúmeros clientes. 
Premiada em “recall" da a Gazeta como a marca mais lembrada pelos capixaba quando o assunto é farmácia. Foi criada em 1997, com objetivo de agregar lojas com potencial competitivo, visando fixar uma marca no mercado e assim ganhar respaldo junto aos fornecedores. Para oferecer aos clientes uma opção atraente de compras de medicamentos. 
 
 
 
 
 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
 
Figura 1: A marca da empresa rede farmes.
 
 
2.1Administração do Varejo
 
A Rede Farmes é uma rede associativa do varejo farmacêutico. Foi criada em 1997 com objetivo de agregar lojas com potencial competitivo, visando fixar uma marca no mercado e assim ganhar respaldo junto aos fornecedores, para oferecer aos clientes uma opção atraente de compras de medicamentos. Seus associados são empresários idôneos que se unem sob essa bandeira, para efetuarem negociações em conjunto, visando obter um melhor preço de comprar, para oferecer aos consumidores sempre os preços menores . Por força de suas parcerias comerciais, a associação oferece um diferencial competitivo às suas associadas, como treinamentos técnicos e comportamentais para lojistas e colaboradores, mídia em rádio, televisão e outdoor’s, desenvolvendo campanha de lembrança de marca e de informações de descontos que habitualmente oferecemos aos seus clientes. Ao longo dos anos a rede farmes vem passado por processo de maturação. Conscientizando seus associados da força essa união imprime no mercado farmacêutico nacional. Filiada a FEBRAFAR (Federação Brasileira das Redes Associadas de Farmácia) desde o anos de 2002, vem ganhado respaldo dentro desse mercado de resultado positivo dentro da Federação. São justamente esses diferenciais que colocam a rede farmes na vanguarda dia associativismo, proporcionando aos seus associados condições de permaneceram fortes e alcançarem crescimento no mercado cada dia mais agressivo e sempre mudando. O mercado farmacêutico esta sempre crescendo as principais concorrentes da filial da redes farmes em Muqui, Espírito Santo, são: Drogaria Bono, Farmácia Preço Baixo, Farmácia Familiar. A rede farmes teve um o grande destaque no mercado de atuação neste período o crescimento das farmácias das Redes associativistas ligadas à FEBRAFAR, que no mesmo recorte cresceram 19,30% . Vemos que as farmácia da rede associadas a FEBRAFAR que estão utilizando as ferramentas de gestão disponibilizadas estão se destacando, pois passam por um maior profissionalização, percebem como é o mercado é o crescimento acima da média. O faturamento da rede farmes no ano 2017, cresceu em média 18,5% , no período de 12 meses, em comparação ao mesmo período de 2016, já o mercado na nacional cresceu 12,3%. 
Administração do varejo: acontece quando a empresa investe em melhorias no ponto de venda, a fachada deve permitir comunicação visual adequada, durante o dia e a noite,com excelente comunicação visual. Paredes, calçadas e parte externa, a tendência é que o fluxo de compras aumenta, pois, conforme estudos,quando um cliente está satisfeito,isso o leva a tornar-se um comprador contínuo da farmácia. 
 Mix de produtos 
 
 
Não e uma farmácia grande - quanto a espaço físico, e aconchegante, chamativo e acima de tudo bem organizada, os produtos estão bem visíveis, estão em prateleiras bem organizada e cada produtos com seu nome e marca, a mobília bem distribuida,garantido o conforto do cliente. 
Medicamentos; 
Similares; 
Perfumaria ; 
Cosméticos; 
Produtos de Higiene ; 
Suplemento Alimentar; 
Cuidados pessoais; entre outros. 
 Mix de Produtos: Também serão avaliados o acesso, a aambientação, o merchandising, o layout e a escolha de localização do ponto de venda, de formar a compreende com clareza as ações que são importantes atrair o público e finalizar vendas com a Gama de produtos que se encontra na farmácia. 
 
 Dinâmica das Relações Interpessoais 
 
A farmácia rede farmes em análise é uma filial localizada no bairro Centro em Muqui, Espírito Santo. 
A empresa se conta com 10 colaboradores e sendo um atendimento de equipe e liderança, é possível encontrar todos os itens dentro da farmácia redes farmes. 
O trabalho de equipe, dentro da farmácia rede farmes são todos treinados para melhor atende- los os consumidores. 
Os funcionários da farmácia rede farmes São todos muitos simpáticos e educados, sempre nos apresentado as promoções do mês, a farmácia sempre se em volver em campanhas de prevenções com setembro amarelo e uma campanha sobre o suicídio, outubro Rosa a farmácia com a sua equipe dão algumas palestras sobre o câncer de mama, novembro
azul da mesma forma sobre o câncer de próstata, sempre informando e alertado seus clientes. Está presente em mais de 100 filiais em todo estado do Espírito Santo. 
 Dinâmica das relação interpessoais: nas etapas finais, será estuda o atendimento ao cliente, da fidelização, dos relacionamento, ofertas e promoções, a etapa final da pesquisa será uma avaliação do comportamento dos consumidores da farmacia rede farmes entendendo como fazer sua decisão de compras. 
Dados da loja visitada 
 
 
Visita realizada em: 
07 de novembro de 2019 as 13:30 horas
 Endereço da loja: 
Av: Vieira Machado, 471- Centro. 
Horário de Funcionamento: 
Segunda-feira à Sexta das 07:00 – 19:00 Horas 
Sábado 07:30 – 18:00 Horas 
Domingo – Fechado 
Telefone: (28) 35541610 / (28) 999731610 
Site: http://www.redefarmes.com.br/home 
Dados da loja visitada 
 
 
 
 
 
A Farmácia rede farmes em estudo possui 900 metros quadrados na filial de Muqui, Espírito Santo. 
 
A Farmácia rede farmes tem dois corredores , dois balcões, e um caixa. Figura 1 e 2.
 
 
 
3.ANÁLISE DO PONTO DE VENDA 
 
 
A atmosfera 
 
 
3.1.1. Primeira impressão 
A Farmácia rede farmes possui espaço único, com prateleiras nas paredes, balcão de atendimento, possuim um caixa que se localiza na única entrada e saída onde são efetuados os pagamentos dos produtos e medicamentos . O espaço é bem prático, e amplo que comporta várias pessoas no mesmo local, os clientes tem uma ótima circulação nos corredores da farmácia rede farmes. 
Há refrigeradores, em toda farmácia, o ambiente da farmacia rede farmes e um ambiente familiar, agradável fazer o cliente sempre volta. 
Quanto a corredores, são divididos em dois, mais infelizmente não tem acesso para deficientes como cadeirantes e não possui estacionamento próprio,circuito interno de câmara de qualidade, mas, os produtos são divididos seção, conforme pode ser visto na imagem abaixo: 
 Figura 3: Espaço físico da farmacia rede farmes 
 
Nota-se que a divisão do espaço é feita de forma estratégica, embora simples e pequeno, pela foto acima, já podemos compreender que as organizações dos espaços são bem-feitas, gerando um ambiente harmônico. 
 
3.1.2. Segunda impressão 
 
O Layout de um estabelecimento influência diretamente o consumidor no ato da compra para fidelizar clientes antigos, conquistar novos clientes e alavanca vendas é necessário proporcionar, na farmácia, um ambiente aconchegante, chamativo e acima de tudo, organizado. Lembre- se, a farmácia não é um lugar onde normalmente as pessoas se sentem feliz em estar. A farmácia rede farmes ambiente interno e externo e bem luminado, odores Super agradável e isso é um dos fatores determinantes nas vendas efetivadas. 
As Prateleiras bem organizadas, as cores da rede farmes são azul e branca, A redes farmes funciona em sistema de autosserviço, sendo que seus atendentes distribuem -se por toda a farmácia; são extremamente otimizadas, organizadas e bastante informatizadas. 
Os aspectos visuais da farmácia rede farmes em geral, como espaço, mobiliário, iluminação, caixa, entre outros, a fachada da farmácia é extremamente importante para a comunicação do estabelecimento. Por meio da fachada da farmácia é que os consumidores conseguem ter uma primeira impressão da farmácia é localizam como referência, por conta da qualidade do material e da identidade da marca. 
De acordo com o Livro de Estudos UNIP na unidade II ressalta que: 
Mercado é qualquer indivíduo, grupo de indivíduos ou organizações que queiram, estejam habilitados ou sejam capazes de adquirir o produto de uma empresa. Cada uma das divisões do mercado, ou segmentos de mercado, que uma empresa seleciona para atingir com os seus esforços de marketing é um mercado‑alvo seu (SIMPSON, 2001, p. 196). 
 
 
 
 
3.1.3. Terceira impressão 
 
O comportamento do consumidor vem mudando com o tempo. Normalmente o consumidor já vai a farmácia com uma necessidade específica, um medicamento do qual precisa. Cabe à Boa organização e à disposição dos itens dentro da farmacia induzir o consumidor a perceber a necessidade de outros produtos além daquele que foi buscar, aí que entra os descontos e as promoções. A farmácia deve ser um local que propicia a experiência de comprar, com iluminação e layout agradável aos olhos do cliente. Outro ponto extremamente importante é o atendimento. Não existe cliente que retorna à farmácia ou qualquer outra loja ou estabelecimento, que retorna au local de depois de um atendente mal-humorado. Além dos descontos e da ambientação da farmácia o atendimento faz parte da experiência de comprar e é principalmente, um dos fatores decisivos quando assunto é satisfação do consumidor os atendente das Redes Farmes facilita ao máximo a experiência de ciprestes do consumidor para que o consumidor se sinta bem dentro do ambiente. Os funcionários sempre trabalham de uniforme isso, ajuda os clientes a identificarem a quem pedir ajudar quando necessário, com relação as prática, notou -se que o atendimento é ágil e eficiente. 
 Figura 4: promoções 
 
 
 
 
3.1.4. Quarta impressão 
A redes farmes possuímos se próprio cartão fidelidade rede farmes com mais de 150.000 consumidores fidelizados com ele o cliente rede farmes possuímos até 80% de desconto em medicamentos.Com promoções únicas, com os melhores preços do mercado em medicamentos e perfumaria, temos também o programa do governo Federal farmácia popular a onde também encontra medicamento com grandes descontos, também tem os descontos que os laboratórios oferecem, a divulgação e feita através de folhetos bimestral e através da mídia em TV e rádio. Os clientes na rede farmes finaliza suas compras com um belo descontos. 
 
 
Figura 5: encarte de promoções rede farmes 
 
 
 
 
3.2.Ambientação, layout, comunicação e merchandising.
O merchandising para farmácia é um grande fator de diferencia entre as marcas com as margens do produtos sempre menores afim de atrair os clientes pelo preço, a comunicação pode ser um fator decisivo. Vale lembrar que a comunicação acontece dentro e fora do ponto de venda. E ambas são fundamentais para complementar o espectro visual da marca e a maneira como o estabelecimento vai conversar com os consumidores, e isso também é merchandising para farmácia, saber onde colocar as as categorias, quais produtos devem estar próximo e definir isso no layout da farmácia requer expertise de mercado. Vale lembrar que o objetivo do merchandising para farmácia é trazer o clientes para dentro da farmacia, mas acima de tudo, satisfazer as necessidades dele com os produtos que ele busca. A fachada deve permitir comunicação visual adequada, durante o dia e a noite, com excelente comunicação visual. Paredes, calçadas e a parte externa devem estar limpas, sem adesivos de propagandas inuntes e bem cuidada. A farmácia precisa ser visualizada de firma que do lado de fora, se observe a maioria de sua exposição e arrumação. 
 
Figura 6: Acesso e fachada 
 
 
Mas, o acesso é organizado nos Pontos de venda e o cliente quase sempre vê a farmácia por dentro, mesmo na calçada e isso por si só, funciona como atração e captação de clientes. 
 
Figura 7: designer e descrição dos produtos 
Fonte: a empresa 
 
A foto acima mostra com clareza que o espaço é bem aproveitado, portanto em uma boa organização logística da farmacia. 
Na foto acima consegue ser visualizado que tudo tem o preço na frente do produto e isso é muito positivo, pois, evita que o cliente perca tempo procurando determinado produto, o ideal é que tudo aquilo que necessitamos tenha informações claras e um ambiente bem iluminado, que facilite que vejamos essas informações. 
O Layout deve permitir a circulação tranqüila dos clientes e a visualização de toda a farmácia . Deve-se cuidar para que o cliente
visualize o balcão
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 
 
O estudo do comportamento do consumidor é muito importante para traçar as estratégias de marketing da empresa e também escolher os melhores produtos e serviços para determinado consumidor. 
Quanto ao comportamento dos consumidores, na farmácia , o públicos alvo são de todas as classes sociais, e ter preços mais atrativos são importante. Em geral o cliente entra na farmácia, quando um cliente entra em um farmácia ele já entra com algo específico na cabeça, mais conversado com o vendedor sobre preços, descontos e até mesmo informações de produtos que não viu nos estoques o cliente pode leva mais do que veio comprar. 
O atendimento no Caixa é rápido e quem atende já providencia o fechamento do cliente, por isso. 
Com relação a captação de clientes, na farmácia o público alvo são idosos que necessita de medicamentos e produtos como pomadas, óleos e entre outros todo mês, mais isso não quer dizer que outras fachetaria de idades não são públicos da farmácia, hoje na farmácia não tem só medicamentos, tem cosméticos, perfumaria, produtos infantil.
 
5.FIDELIZAÇÃO E RELACIONAMENTOS 
 
 
 Ser conveniado da rede farmes, significa ganhar benefícios espaciais pra sua empresa e seus colaboradores. Além de preços reduzidos e promoções especiais, os conveniados podem parcelar e ainda ganham um prazo de pagamento, sem perder os descontos que teriam nas compras à vista. 
A central de atendimento é totalmente interligada e tem comunicação direta com a empresa, o que possibilita o envio de informações em tempo sobre as compras também para os colaboradores, controle do extrato, limite das compras, desbloqueio e bloqueio e relatórios por títulos do cartão rede farmes. Isso garante maior rapidez para a empresa fazer a folha de pagamento, uma vez que o boleto disponível na data prevista. 
Solicite a visita de um representanteda rede farmes e conheça melhor todas as vantagens de ser um conveniados. Qualquer empresa pode ter essa parceria, independente do número de colaboradores. Com mais 100 lojas, a rede farmes e a maior rede de farmácias do espírito santo e possui uma grande estrutura para atender sua empresa e seus colaboradores com total eficiência e cuidados. 
CONCLUSÃO 
 
 
De acordo com os estudos da farmacia rede farmes,o ponto de venda e bem organizado, limpo e arejado,os investimentos em marketing fazem a captação dos clientes, há promoções e ofertas e a estratégia competitiva, a farmácia trabalha com cartão próprio da farmácia, mais também tem o desconto que o laboratório disponíbilizadas para os clientes. 
Os atendentes são bem treinados e fazem um bom atendimento, a experiência de compra observou-se satisfatória, havendo poucos conflitos. O ambiente é harmônico, bem aproveitado, limpo e sem odores ruins. A decoração e arrumação dos medicamentos e produtos é feita com zelo, criando um bom visual ao consumidor. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
 
http://redefarmes.com.br/ dados da farmacia rede farmes.
___________ publicitario/rede-farmes/noticia/2016/09/rede-frames-e-100-voce-e-100-capixaba.html.
https://m.facebook.com/RedeFarmesMuqui/local2=pt_BR.
REDE FARMES MUQUI _YOU TUBE.
https://www.febrafar.com.br/rede-farmes -completa-20-anos.
APÊNDICE 
DECLARAÇÃO DE AUTENTICIDADE DE PESQUISA. 
Eu, Reginaldo Marcelino Cirilio, portador da cédula de identidade RG: 3.193.035 (SPTC, ES) e CPF: 131.652.057-95, devidamente matriculado no CST em Gestão Comercial da Universidade Paulistas UNIP, matriculado RA n° 1903514, declaro a quem possa interessar e para todos os fins de direitos que:
 Sou o legítimo autor do trabalho de conclusão de bimestre_ Projeto Integrado Multidisciplinar PIM I ( II,III,IV,V,VI,VII,VIII), cujo título é :Farmácia rede farmes .
Respeite a legislação vigente de direitos autorais, em especial citando sempre as fontes que recorri para transcrever ou adaptará texto produzido por terceiros. 
Declaro-me ainda ciente de que se for apurado a falsidade das declarações acima o PIM será considerado nulo e o certificado de conclusão de curso/diploma emitido será cancelado, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público. 
Por ser verdade, firmou a presente declaração. 
Muqui, 11 de novembro de 2019.
REGINALDO MARCELINO CIRILIO
 
6 
 
6 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
 
 
 
APÊNDICE
 
Farmácia Rede Farmes 
Localização da farmacia rede farmes 
Faixada da Farmácia rede farmes, 
limpa e informativa. 
Farmácia e bem organizada, limpa 
e arejada.
Corredores amplo, Produtos com preços, prateleiras 
dívida por seção. 
Os clientes são bem atendidos por uma equipe de 
profissionais treinados para proporcionar momentos 
agradáveis no seu momento de compras.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes