A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação II - Educação e Tecnologias

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	Existem dois tipos de atividades que favorecem a interatividade e a comunicação na Educação a Distância (EaD), além do material didático. Elas são chamadas de atividades síncronas e assíncronas. Acerca de cada uma dessas atividades, analise as seguintes sentenças:
I- As atividades síncronas são aquelas em que a comunicação entre tutor, professor e aluno acontece em tempo real, como telefone ou chats de conversa. 
II- Nas atividades assíncronas, essa comunicação não acontece em tempo real, podendo acontecer em diferentes momentos, como e-mail ou fórum. O termo para designar esse tipo de comunicação é chamada de não simultânea. 
III- As atividades assíncronas são aquelas em que a comunicação entre tutor, professor e aluno acontece no mesmo momento em que se deseja, por exemplo, as teleconferências.
IV- Nas atividades síncronas, o tutor, o aluno e o professor não conseguem estabelecer contato imediato, precisando de um tempo para que respondam às suas questões ou esclareçam dúvidas. Dessa forma, as mensagens enviadas não são imediatamente recebidas nem  respondidas, por exemplo, as videoconferências. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	As comunidades virtuais podem ter diversidade tanto de pessoas como de assuntos. Uma comunidade virtual cria uma relação entre professor e aluno que dialogam e estabelecem regras juntos. O professor, nesta situação, é o mediador, orientador, instigador do processo.  A partir da compreensão de que as comunidades virtuais de aprendizagem estariam centradas no aluno, o processo de ensino e aprendizagem se daria pela interação direta com os conteúdos, pela participação ativa na pesquisa e exploração de informação, como também pelo apoio tutorial facultado ao aluno no desempenho de uma tarefa. Para o sucesso do professor nas interações das comunidades, analise as seguintes afirmativas:
I- Colaboração: trabalhar com estudos de caso, trabalhos em pequenos grupos, simulações e utilização do pensamento crítico; fazer com que os alunos enviem seus trabalhos para a comunidade, para maior interação com os demais colegas; fazer perguntas abertas para estimular a discussão. 
II- Flexibilidade: variar as atividades não é motivador para atender todas as formas de aprendizagem; Negocie as diretrizes da atividade com os alunos, promovendo assim maior engajamento. Não há necessidade de utilizar a internet como uma ferramenta e um recurso de ensino e estimular os alunos a buscar referências que possam compartilhar.
III- Comprometimento: explicar suas expectativas com relação à utilização do tempo. Não há necessidade de explicar a realização de trabalhos, prazos de entrega e meios pelos quais a avaliação será elaborada; criar uma agenda de publicação junto aos alunos; apoiar o desenvolvimento do gerenciamento de tempo. 
IV- Acesso e habilidade: o professor deve utilizar apenas tecnologias que sirvam aos objetivos da aprendizagem; a tecnologia deve ser mantida em um nível simples, a qual seja transparente ao aluno; o professor deve se certificar de que o aluno tenha habilidade necessária para usar a tecnologia. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	3.
	As ferramentas interativas são vistas como recursos importantes para possibilitar a aprendizagem. A interatividade na sala na aula contribui para o fazer pedagógico, em que o professor é um dos responsáveis pela motivação do aluno. Quanto à preparação de atividades por meio da comunicação síncrona e assíncrona, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os fóruns para discussão de conteúdos são bastante utilizados na comunicação assíncrona.
	 b)
	O fórum é uma ferramenta de comunicação considerada assíncrona, pois não propicia o debate nem a troca de experiências entre os alunos.
	 c)
	O bate-papo é um recurso que não é bem aceito pelos alunos, por cometem muitos erros quando escrevem.
	 d)
	O wiki é um recurso que não permite que os alunos trabalhem em conjunto, de forma síncrona, pois os conteúdos estudados são eliminados posteriormente.
	4.
	A internet é uma nova fonte de estudo, sendo muito utilizada pelas pessoas. Nela encontramos diversas informações, sobre qualquer assunto. Na escola, o professor precisa ficar atento nos alunos, para que acessem apenas fontes confiáveis. Quanto ao uso da internet como fonte de pesquisa na escola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A internet é a ferramenta mais fantástica para pesquisa, mas o professor deve mediar essas informações para que o aluno transforme em conhecimentos.
(    ) É necessário estabelecer na sala de aula critérios para a realização do estudo. O professor deve orientar e acompanhar a seleção dos conteúdos para que os alunos saibam apresentar as próprias ideias.
(    ) O professor não deve aceitar os trabalhos em que o aluno utilizou a internet como fonte de pesquisa, ele deve exigir que utilizem outros meios.
(    ) A escola deve ser um espaço que oferece uma educação fechada, baseada nos livros didáticos e na rigidez de seu currículo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	Existem diferentes formas e instrumentos de comunicação dentro das mídias e novas tecnologias da educação. Algumas interações entre professores e alunos se dão por meio da mediação síncrona e outras pela mediação assíncrona. Com relação às ferramentas utilizadas na realização de cada uma dessas mediações, analise as seguintes sentenças:
I- O bate-papo ou chat é uma ferramenta da mediação assíncrona.
II- A videoconferência é uma ferramenta da mediação síncrona.
III- O fórum é uma ferramenta da mediação assíncrona.
IV- O telefone é uma ferramenta da mediação síncrona.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	6.
	As novas tecnologias de informação e comunicação requerem do professor novas formas de construir a aprendizagem com os alunos. Está sendo cada vez mais exigido que os docentes sejam capacitados a sua prática profissional. Quanto à utilização dos ciberespaços, analise as sentenças a seguir:
I- Para atender a essa nova realidade, a formação docente deverá proporcionar uma nova dinâmica em sala de aula, permitindo que a aprendizagem ocorra por meio de redes de relações sociais.
II- As comunidades virtuais são redes de relações sociais que devem ser utilizadas apenas por adultos, pois as crianças não têm maturidade para esses espaços de aprendizagem.
III- As comunidades virtuais de aprendizagem são espaços onde os objetivos devem estar bem definidos, para que o grupo tenha sucesso na construção do conhecimento.
IV- As comunidades virtuais de aprendizagem precisam ser um ambiente pedagógico que proporcione o prazer, a interação e a inventividade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	7.
	A utilização das tecnologias é um processo natural que acontece em todo tempo e lugar, nas mais diversas situações e épocas da vida, com diferentes pessoas. A presença da tecnologia no ambiente educacional veio cercada de mitos, por parte de alguns educadores, que temiam que ela pudesse ocupar o seu lugar em sala de aula. Acerca do uso das redes sociais, analise as seguintes sentenças:
I- A