Buscar

Relatório de Caso: Pseudociese

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Módulo I
Ginecologia&Obstetrícia
NOME: Agatha Genovese Shinoda
ESF: UBS - Unidade Básica de Saúde Dr. Paulo Emilio de Oliveira Azevedo
GRUPO: M3
DOCENTE: Dr. Simone Pererira
DATA DA ENTREGA: 08/06/2019
RELATÓRIO DO CASO CLÍNICO
Data do atendimento: 09/05/2019
Docente com quem discutiu o caso: Dra. Simone PereirA
Número do prontuário: 3013447
Queixa Principal
Paciente deseja confirmar gravidez
História da Doença Atual
Paciente refere ganho de peso, polaciuria, cefaleia, inchaço abdominal. Realizou testes rápidos de beta-HCG em fevereiro e novembro, ambos negativos. Refere DUM 23/04 “menstruação estranha”, rosada e de apenas dois dias. Parou de tomar AC faz 6 meses.
Interrogatório Sintomatológico
ndn
Antecedentes Pessoais
Menarca 12 anos. Sexarca 14 anos. G0P0A0. Relata menstruação regular desde que iniciou tratamento para cisto no ovário. Faz uso contínuo de sertralina e carbamazepina, relata diagnóstico de bipolaridade.
Antecedentes familiares
Bipolaridade materna.
Hábitos de vida
ndn
Ectoscopia
BEG, LOTE, fácies e marcha atípicas.
Exame físico específico
Glândula mamária extra presente na axila D.
Abdomen: ndn.
Hipótese Diagnóstica
Pseudociese
Conduta
Orientações sobre impossibilidade devido DUM e necessidade de parada com medicamentos contínuos para evitar riscos.
Beta-HCG
Grávida de Taubaté, suposto caso brasileiro de pseudociese
Correlação teórica
Definição de pseudociese: falsa crença de estar grávida associada a sinais objetivos de gravidez. 
Diagnóstico
Clínico
Quadro-clínico
Aumento do ventre, confusão de movimentos fetais com intestinais, enjoo matinal. Resistência aos argumentos do médico sobre caso de pseudociese.
Fisiopatologia
Disfunção hormonal e fatores psicológicos
Epidemiologia
Desconhecida
Tratamento
Exames beta-HCG e ultrassonografia. Anti-pscicóticos em último caso.
Pseudociese
Situação que pode ocorrer em qualquer idade sendo descrita até em homens, seu primeiro registro foi de Hipócrates em nota sobre a Mary Tudor. O diagnóstico é feito através do quadro clínico e anamnese. No caso da paciente ela não apresentava data de DUM incompatível com a história clínica de sentir chutes e ganho de peso, sintomas que teriam aparecido meses depois. A paciente mostrou a foto de um teste de gravidez vendido em farmácias que claramente era negativo, porém jurava ver como positivo. De acordo com Lopes et al a mulher pode ter aumento do volume do ventre, sentir movimentos fetais que são em verdade confundidos com movimentos intestinais e enjoo, sintomas como os da paciente. O tratamento seria mostrar os fatos para a paciente sobre a não-gravidez, e foi o que fizemos através de orientação, além de um pedido de exame de beta-Hcg. Ainda, a paciente insistiu dizendo que é frequente exames de beta-Hcg negativos equívocos, foi orientada sobre a alta especificidade do teste. Na referencia do estudo diz-se que se os sintomas da pseudociese persistirem deve-se indicar um anti-psicotico, o que eu imagino ser o próximo passo em caso de a paciente não apresentar melhoras do quadro. Esta, possuía histórico de doença psiquiátrica fazendo usos de medicamentos que poderiam até prejudicar sua gravidez, assim sendo vulnerável ao quadro de pseudociese. De acordo com Lopes et al a mulher pode ter aumento do volume do ventre, sentir movimentos fetais que são em verdade confundidos com movimentos intestinais e enjoo.
Reflexão crítica
O módulo de G.O foi bastante produtivo uma vez que realizar procedimentos em robôs e bonecos não é como realmente procede-los. G.O é uma das áreas básicas da medicina: o conhecimento adquirido será levado para a vida toda, me sinto grata pela experiência.
O caso de pseudociese foi particularmente interessante, pois o quadro cleinico foi exatamente como na literatura, apesar de não ter achado muitos estudos sobre o tema.
Referência
PSEUDOCIESE: INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRÁXIS DE ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE 
Lopes et al, 2016.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais