Buscar

Terminologia Embriologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Embriologia
→Introdução ao desenvolvimento humano
- Embriologia é a ciência que estuda o desenvolvimento do embrião.
- Processo contínuo que se inicia quando um oócito (origem feminina) é fecundado por um espermatozoide (origem masculina), sofrendo várias transformações e transformando-se em zigoto, um ser multicelular.
- OBS: o desenvolvimento continua após os períodos embrionário e fetal, porém a maioria das mudanças ocorre antes do nascimento.
→Etapas do desenvolvimento	
- PRÉ-NATAL; PÓS-NATAL; LACTÂNCIA; INFÂNCIA; PUBERDADE E IDADE ADULTA.
→Terminologia embrionária
- OÓCITO: célula germinativa sexual feminina produzida nos ovários.
- ESPERMATOZÓIDE: célula germinativa sexual masculina produzida nos testículos.
- ZIGOTO: célula formada pela união de um oócito e de um espermatozoide.
- CLIVAGEM ou SEGMENTAÇÃO: divisão mitótica das células do zigoto formando as células embrionárias denominadas de blastômeros.
- MÓRULA: quando há a formação de 12 ou mais blastômeros. Esse estágio é atingido por volta de 3-4 dias após a fecundação, na tuba uterina.
- BLASTOCISTO: depois de deslocar-se da tuba uterina para o útero, a mórula forma dentro de si uma cavidade cheia de fluido – a cavidade blastocística. Esta transformação converte a mórula em blastocisto, que além da cavidade (blastocele), contém uma massa celular interna ou embrioblasto, que vai formar o embrião.
- EMBRIÃO: ser durante os estágios iniciais de seu desenvolvimento. O período embrionário vai até o fim da 8ª a 9ª semana. Somente o coração e os primórdios da circulação estão funcionando.
- CONCEPTO: embrião e suas membranas. Todas as estruturas que se formam do zigoto, tanto embrionárias como extra-embrionárias embrião e membranas associadas– âmnio, saco coriônico (gestacional) e saco vitelino.
- FETO: depois do período embrionário (8ª a 9ª semanas). Durante o período fetal (da 9ª semana a o nascimento), ocorrem a diferenciação e o crescimento dos tecidos e órgãos, que se formam durante o período embrionário.
- PRIMÓRDIO ou ANLAGE: ínício ou a primeira indicação perceptível de um órgão ou estrutura
-TRIMESTRE: é um período de 3 meses do calendário O estágio mais crítico do desenvolvimento ocorre durante o primeiro trimestre, quando se dá o desenvolvimento embrionário e o início do fetal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais