Buscar

ABERTURA DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

3
 PROCESSOS GERENCIAIS
 Adriel E. Freitas
ABERTURA DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS
 Cafelândia PR
 Cafelândia-Pr
 2019
 Adriel Eduardo de Freitas
ABERTURA DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS
Trabalho apresentado em requisito a produção textual em grupo referente ao 1° semestre, Portfólio para as disciplina de:
Empreendedorismo
Prof. Indiara Beltrame
Gestão de Projetos
Prof. Alessandra Petrechi de Oliveira
Homem, Cultura e Sociedade.
Prof. Marcio Gutuzo Saviano
Modelos de Gestão
Prof. Henry Tetsuji Nonaka
Legislação Social e Trabalhista
Prof. Janaina Carla da Silva Vargas Testa
Da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Cafelândia PR
2019
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
3	EMPREENDEDORISMO	5
3.1	MODELO DE CANVAS	5
4	HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE	6
4.1	IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS PROVOCA EM UMA COMUNIDADE LOCAL	6
4.2	COMO EVITAR OS IMPACTOS NEGATIVOS	6
5	GESTÃO DE PROJETOS	7
5.1	DECLARAÇÃO DE ESCOPO	7
6	MODELOS DE GESTÃO	8
6.1	IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO DENTRO DA EMPRESA	8
6.2	AÇÕES DE INCENTIVO A INOVAÇÃO	8
7	LESGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA	9
7.1	ACORDO COLETIVO DE TRABALHO	9
8	CONCLUSÃO	10
REFERÊNCIAS	11
INTRODUÇÃO
Uma das maiores pautas do mundo é a sustentabilidade do planeta e para isso através de pesquisas desenvolver a criação de uma empresa de calçados sustentáveis. A intensão primordial dos calçados São de trazer novas experiências para a sociedade e de ajudar o mundo nesta luta pela proteção do mundo, além do conforto e funcionalidade, o que a incentiva buscar peças atuais, com diferencial através de tecidos e estampas, materiais, modelos e calçados, tornando assim, esta prática numa atividade extremamente prazerosa para quem produz e comercializa produtos sustentáveis.
 
EMPREENDEDORISMO
	PRINCIPAIS
	ATIVIDADES
	PROPOSTA DE
	RELAÇÃO COM 
	SEGMENTO DE
	PARCEIROS
	PRINCIPAIS
	VALOR
	OS CLIENTES
	CLIENTES
	Coordenação
	
	 Marketing
	 
	 
	 
	 Direta
	 
	 Jovens
	 
	Fornecedores de tecidos
	 
	 Financeiro
	 
	 Capital Aberto
	 
	 Pós Venda
	 
	 Adultos
	 
	 Agentes locais de inovação
	 
	 Produção
	 
	Custo acessível 
	 
	 SAC
	 
	 MA/FE
	 
	Afiliados
	 
	 
	 
	 
	 
	 Redes sociais
	 
	Em geral 
	 
	Sustentabilidade para o amanhã
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 Lojas e afins
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 Colaboradores
	 
	RECURSOS
	 
	 
	CANAIS
	 
	 
	 Recicláveis&CIA
	 
	PRINCIPAIS
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 Mão de Obra
	 
	 
	 
	 Intensivo
	 
	 
	 
	 
	 
	 Colaboradores
	 
	 
	 
	 Seletivo
	 
	 
	 
	 
	 
	 Matérias primas
	 
	 
	 
	 Direto
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 Indireto
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	ESTRUTURA DE CUSTOS
	FONTE DE RECEITAS
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 Instalações
	 
	 
	 
	 
	 Redes Sociais
	 
	 
	 
	 
	 Matéria-Prima
	 
	 
	 
	 
	 Anexos
	 
	 
	 
	 
	 Capital Humano
	 
	 
	 
	 
	 Diversificação
	 
	 
	 
	 
	 Marketing de divulgação
	 
	 
	 
	 
	 Afiliados
	 
	 
	 
	 
	 Prêmio produção aos colaboradores
	 
	 
	 
	 
	 Varejos em geral
	
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
MODELO DE CANVAS
HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS PROVOCA EM UMA COMUNIDADE LOCAL
Se essa empresa de sapatos for uma indústria essa pode causar de impacto positivo a movimentação da economia local, gerando muitos empregos diretos e indiretos, realizar oficinas de reciclagem para criação de novos itens, como forma de capacitação e gerar um capital profissional, pois com a circulação de capital na comunidade nova demandas começam a surgir gerando mais empregos. 
Como impactos negativos têm a poluição que essa pode causar na comunidade se não descartar seus lixos e resíduos de maneira adequada, causando assim problemas à saúde dos moradores, além de se houver a utilização de equipamentos que possam gerar ruídos atrapalhando o conforto dos mesmos.
COMO EVITAR OS IMPACTOS NEGATIVOS
Existem alguns momentos em que a redução dos custos e a mensuração das práticas da organização inere a uma necessidade e outros em que a medida surge como estratégia em busca da ampliação das possibilidades da empresa. Seja qual for a razão, é preciso garantir que a mudança não traga impactos negativos. Umas das maneiras mais sensatas e estratégicas para uma empresa se tornar bem vista e não ter uma imagem ou causar impactos negativos é gerar uma cultura interna de sustentabilidade. 
Em uma empresa de calçados sustentáveis mais de 80% de sua matéria prima vem dos rejeitos e com isso podemos concretizar que a boa imagem que a empresa pode agregar a sociedade é cuidando de seu ambiente interno, causando impactos positivos no ambiente externo.
Para uma mudança de curto prazo, fazer o descarte correto de todas as sobras, inclusive mostrando aos colaboradores a importância de zelar o meio ambiente, trabalhar o capital humano sempre será fonte de vantagem competitiva e melhoria continua dentro de uma organização. 
GESTÃO DE PROJETOS
DECLARAÇÃO DE ESCOPO
Descrição do escopo do produto: Sandálias e sapatos confortáveis com matéria prima usada de pneus descartados no meio ambiente de forma incorreta, assim como garrafas PET. Com isso podemos diminuir os impactos que esses resíduos sólidos causam no meio ambiente.
Critérios de aceitação do produto: Gerar conforto e comodidade para o cliente final, disponíveis em diversas cores e com um preço diferenciado em relação a concorrência, os nichos serão diversificados e a qualidade estará inerente em cada peça.
Entregas do projeto: Apostila demonstrativa de cada modelo criado, planejamento de distribuição dos produtos dentro do mercado, plano de marketing, materiais de divulgação impressos e em mídia digital.
Exclusões do projeto: Treinamentos e capacitações dos colaboradores, reuniões ordinárias com roteiros.
Restrições do projeto: Não ultrapassar o prazo estabelecido para apresentação de cada item do projeto, o valor não poderá sobrepor acima de 10% do que foi estabelecido pelas partes interessadas.
Premissas do projeto: Não haverá a ausência de capital humano na execução e produção do produto, todos os produtos terão garantia de qualidade e durabilidade, todos os produtos listados entrarão para venda no mercado.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
MODELOS DE GESTÃO
IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO DENTRO DA EMPRESA
O cenário empresarial cada vez aumentando a competitividade. Para se destacar frente aos concorrentes, é preciso buscar diferenciais e uma proposta de inovação que, ao contrário do que muitos pensam, não necessariamente possui relação com a tecnologia. Pode ser uma novidade no mercado, um novo produto ou apenas uma forma mais ágil de realizar um processo. O importante é buscar sempre o novo e sair da zona de conforto. Colocar o cérebro para procurar o que de melhor pode ser feito para aperfeiçoar sua produção. Assim, em pouco tempo, os bons resultados aparecerão seja ele de médio, curto ou longo prazo.
Dentro do mercado competitivo, uma simples cara nova de um produto pode atrair novos nichos de clientes para a sua cadeia de fidelizados, mas não veja inovação como atribuição de uma nova tecnologia ou o simples fato de adotar um produto novo, a mudança nos processos e no modelo de gestão pode resultar em um avanço para o sucesso
da organização.
Vale lembrar que se o funcionário ele tá satisfeito com o processo atual, liderança atual e visão atual, a empresa sempre ganhará, mas se tudo isso for ao contrário é necessário a mudança para o bem de ambos
AÇÕES DE INCENTIVO A INOVAÇÃO
A inovação muitas vezes não acontece na primeira tentativa, é necessária muita disciplina e coerência no que se deseja galgar para que tudo dê certo.
Um dos incentivos maiores é contratar colaboradores com conhecimentos diferentes e que estejam aptos a sugerir ideias e participar da gestão da sua empresa. Manter os clientes satisfeitos sempre buscando oferecer a qualidade exigível pelo mesmo. 
Estabelecer metas para que essa inovação saia do papel e seja colocada em práticas como uma forma de visão da organização, podendo gerar uma formalidade e um melhor comprometimento da cadeia de atividades.
LESGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA
ACORDO COLETIVO DE TRABALHO
1) Não. A empresa não poderá estipular a licença maternidade em 90 dias com o sindicato, pois o artigo 7º, XVIII, da Constituição Federal de 88 estabelece que em regra sejam 120 dias de licença-maternidade.
2) Incorreto. Uma empresa não poderá impor normas menos protetivas em relação a controle de incêndio pois estas regras estão regulamentadas na NR 23 - Proteção contra incêndio, que trazem todas as medidas protetivas contra incêndio no ambiente.
3) Incorreto. Após a reforma trabalhista, o intervalo intrajornada pode ser reduzido, respeito o intervalo mínimo de 30 minutos para jornada acima de 6 horas. A empresa poderá definir este intervalo mediante acordo coletivo ou convenção coletiva, mas para as jornadas acima de 6 horas. 4
4) Se a empresa celebrasse o acordo coletivo nestes termos, não estaria cumprindo a sua função social. Porque está estabelecendo regras/ normas que vão contra a legislação vigente, indo contra as leis vigentes e prejudicando o direito do empregado. Esta tentativa de acordo torna-se negativa para o empregado à medida que tenta reduzir o tempo de licença maternidade, impor regras menos protetivas em relação ao controle de incêndio, redução de intervalos intra jornadas sem levar em conta da carga horária diária.
CONCLUSÃO
Diante do que foi exposto, para uma primeira colocação observamos que a mudança organizacional e um bom planejamento de projeto para determinada melhoria é fundamental para qualquer criação da empresa de calçados sustentáveis. 
Para inovar foi preciso também mais que ideias, mas sim as ações pessoais que sejam claras e objetivas, não irracionais. O trabalho em equipe e a comunicação se tornam fator chave quando se há uma ligação entre todos dentro do ambiente organizacional com tratamentos e métodos motivadores, reuniões participativas, treinamento com informações importantíssimas.
Todo o conteúdo abordado nos transmitiu grandes conhecimentos e aprofundou-nos em novas metodologias de gerir uma empresa, nos apresentando uma situação crítica e nos levando a transformá-la em uma boa e competitiva organização.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Decreto-Lei n.º 5.452, de 01 de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Diário Oficial da União: Brasília, 9 de agosto de 1943. Disponível em: . Acesso em: 01 fev. 2018.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUES, Carla Regina Mota Afonso; PINTO, Rosângela de Oliveira. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
JULIANO, Márcio de Cassio. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2016.
KOTLER, P., KELLER K. L., Administração de Marketing. 12ª Ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LIMA, Guilherme Pereira. Gestão de projetos: como estruturar logicamente as ações futuras. Rio de Janeiro: LTC, 2009. Disponível em: . Acesso em janeiro de 2019.
MOLINARI, Leonardo. Gestão de projetos: teoria, técnicas e práticas. São Paulo: Érica, 2010. Disponível em: . Acesso em 2019.
PAES, Evandro Silva. VILGA, Fermoseli. Gestão de Projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. Disponível em: . Acesso em janeiro de 2019.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais