Buscar

Administração da produção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.	Em determinadas épocas, dependendo da quilometragem de um veículo, é necessário fazer as revisões como troca de óleo e verificação de todo o sistema de segurança, como os pneus, freios, amortecedores entre outros para não ocorrer problemas e causar acidentes que podem ou não ser fatais. Nas empresas não é diferente, a necessidade de um planejamento de manutenção é importante para que não gere paradas desnecessárias e prejuízos quando de trata de empresas de transformações, que possuem um grande número de equipamentos pesados para a produção. Sobre a manutenção planejada, analise as opções a seguir:
I- Manutenção corretiva.
II- Manutenção preventiva.
III- Manutenção preditiva.
IV- Manutenção detectiva.
Assinale a alternativa CORRETA:
As opções I, II e III estão corretas.
b)	As opções II, III e IV estão corretas. (Correta)
c)	Somente a opção I está correta.
d)	As opções III e IV estão corretas.
2.	Em todos os segmentos da nossa sociedade, a sobrevivência das organizações está condicionada a sua capacidade de produzir resultados que atendam às necessidades das partes interessadas, destacando aqui as dos seus clientes de uma maneira superior aos seus concorrentes. Gerar estes resultados significa atingir metas cada vez mais desafiadoras em função do ambiente competitivo no qual estamos situados. Uma das metodologias utilizadas nas organizações para o atendimento a essas metas é o PDCA. O ciclo PDCA é também conhecido como Deming ou Shewhart, que trata de uma ferramenta muito conhecida na administração geral. Sobre a principal finalidade nesse ciclo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Orientar o projeto de um produto (serviço ou bem).
( ) Estabelecer uma conexão lógica entre projeto, produção e pós-venda.
( ) Organizar os procedimentos de melhoria de um processo.
( ) Criar uma coordenação entre os processos de planejamento, distribuição, controle e ações de venda.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	F - F - V - F. (Correta)
b)	F - F - V - V.
c)	F - F - F - V.
d)	V - F - F - V.
3.	Os custos de manutenção podem ser identificados como um tipo de medição do desempenho de manutenção e como medida importante em todo o planejamento da gestão de manutenção. Após fazer o levantamento dos custos é que um gestor pode afirmar qual a melhor maneira de se fazer a manutenção, quando e como fazer. Infelizmente, os custos são geralmente usados para comparar o desempenho de manutenção entre empresas ou entre plantas dentro da mesma empresa. Da mesma forma, não existe um padrão para medir esses custos. Cada empresa, cada planta e, muitas vezes, cada setor dentro de uma mesma empresa pode desenvolver sua própria definição de "custo de manutenção". Entretanto, as comparações dos custos devem sempre ser acompanhadas por uma definição mais clara do que está incluído e excluído em cada planta. Caso a empresa esteja no processo de definição dos custos, deverá ter em mente o que pode ser considerado custo, para que, dessa forma, consiga gerenciar da melhor maneira como irá reduzir os gastos e aproveitar cada investimento realizado. No entanto, é importante que os custos de manutenção sejam controlados. A respeito dos indicadores de controle de custos de manutenção, analise as sentenças a seguir:
I- O histórico de custos deve ser feito mensalmente, criando, assim, um acompanhamento histórico.
II- É importante fazer o comparativo de investimentos em manutenção (benchmarking), ou seja, fazer um comparativo anual do que a própria empresa investe em manutenção.
III- O histórico de custo deve ser acompanhado de acordo com o cronograma proposto pelo setor operacional.
IV- O comparativo entre o que se planeja investir em manutenção e o que realmente foi investido nesta área é um dos indicadores de controle.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/1798-custos-de-manutencao-como-identificar/>. Acesso em: 10 out. 2015.
a)	As sentenças I e II estão corretas.
b)	Somente a sentença II está correta.
c)	As sentenças I e IV estão corretas. (Correta)
d)	as sentenças I e III estão corretas.
4.	Certo dia, um cliente entrou em uma loja de calçados, e o vendedor lhe abordou solicitando o que queria comprar para assim oferecer os produtos que a loja possui. Nesses casos, as lojas têm o costume de empurrar produtos que não agradam ao cliente. Essa questão o vendedor deverá identificar, para não fazer o cliente comprar algo que não deseja, podendo, assim, tomar algumas atitudes negativas contra a loja, como não indicar aos conhecidos o seu estabelecimento, o tal do marketing boca a boca, que poderá transmitir muita negatividade dos serviços prestados, mesmo que seja uma venda. Como podemos perceber, qualidade é um dos fatores com os quais os gestores estão sempre preocupados, tentando desenvolvê-los, oferecendo produtos ao mercado. Enfim, a qualidade é um fator obrigatório e o grande gerador de vantagem competitiva. Quanto à qualidade, analise as afirmativas a seguir:
I- A qualidade depende da percepção de quem avalia o produto.
II- Estar em conformidade com as especificações é um aspecto que influencia a percepção da qualidade, de forma que o produto execute o papel a ele destinado pelo preço proposto na embalagem.
III- O preço pago é um fator que determina a qualidade, independentemente da utilidade real do produto.
IV- Serviços de suporte ao consumidor são aspectos que influenciam a percepção de qualidade de um determinado produto.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a)	As afirmativas II e III estão corretas.
b)	As afirmativas II e IV estão corretas.
c)	As afirmativas I e IV estão corretas. (Correta)
d)	As afirmativas I e II estão corretas.
5.	Uma empresa que possui uma quantidade grande de máquinas para geração de novos produtos, seu histórico de manutenção apresenta um grande numero de paradas. Essas paradas geram custos elevados e atrasos na linha de produção promovendo problemas com qualidade na entrega dos bens para os clientes. Verificado esse problema, o diretor da área fabril solicita a mudança para um modelo de manutenção em que os equipamentos tenham uma produção contínua pelo maior tempo possível e consequentemente minimize as paradas das máquinas e a diminuição dos custos de manutenção, ou seja um estudo da condição e período do componente para a realização da manutenção. Para que o problema seja minimizado, diminuindo, consequentemente, os custos, qual o modelo de manutenção que a empresa deverá utilizar? Classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Manutenção preventiva.
( ) Manutenção corretiva.
( ) Manutenção detectiva.
( ) Manutenção preditiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	V - V - V - F.
b)	F - F - F - V. (Correta)
c)	F - F - V - F.
d)	V - F - F - V.
6.	Para que o processo de fabricação ocorra de forma organizada e com o fluxo em linha sem interrupções, é necessário que a empresa tenha um projeto de administração da produção correta e que possa garantir o mínimo possível de perda de tempo na linha de produção. Dentro do ambiente quando se escolhe a localização da organização, é necessário verificar os fatores para a qualidade no fornecimento dos materiais. No que se refere aos fatores que influenciam na escolha da localização, analise as sentenças a seguir:
I- Um dos fatores que pode ser considerado é o da qualificação da mão de obra, de nada adianta implantar uma empresa em que a mão de obra não é qualificada.
II- A localização depende do ramo de negócio da organização, construir um depósito em uma área nobre, consequentemente, diminuirá os custos da terra.
III- A disposição de energia elétrica não afeta a escolha da localização da organização em caso de uma indústria de grande porte.
IV- Verificar a viabilidade do custo de transporte é um item que não pode deixar de ser observado quanto à necessidade da escolha do local.
Assinale a alternativa CORRETA:
fa)	As sentenças
I e III estão corretas.
b)	As sentenças II, III e IV estão corretas.
Íc)	Somente a sentença III está correta.
d)	As sentenças I e IV estão corretas. (Correta)
7.	Da mesma forma que você organiza os móveis na sua casa, nas empresas não foge a regra, pois, para que a produção tenha um fluxo contínuo, as máquinas e as pessoas devem estar organizadas. O planejamento de métodos e processos é necessário através das mudanças de layout (arranjo físico). Sobre a melhoria das mudanças de layout, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A nova distribuição afetará a produtividade.
( ) A mudança do arranjo físico pode necessitar de recursos financeiros elevados.
( ) Será necessário um maior número de pessoas no processo.
( ) Haverá excesso de insumos com a mudança do arranjo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	F - V - V - V.
b)	F - V - F - V.
c)	V - V - V - F.
d)	V - V - F - F. (Correta)
8.	Todas as empresas estão procurando estratégias para acompanhar as exigências do mercado, para a busca constante da competitividade. A questão é que o cliente está cada vez mais crítico nas suas escolhas. Não estamos mais na época em que Henry Ford fabricava o mesmo automóvel com a mesma cor, os famosos modelos ?T?. Claro que isso minimizava os custo da produção, pois não havia muitas opções de escolha na linha de montagem, bem como para o cliente. Nos dias atuais, a organização que não inova, não cria estratégias, vai ficar pelo caminho. Com isso, é muito importante que as empresas acompanhem as exigências do mercado em busca de competitividade, e uma das mais importantes estratégias é melhorar continuamente. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As melhorias radicais referem-se a uma abordagem incremental.
( ) As melhorias contínuas referem-se a uma abordagem evolutiva.
( ) O desenvolvimento de melhorias radicais têm por expectativa a melhoria a longo prazo.
( ) As melhorias radicais têm por expectativa a melhoria acurto prazo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	F - V - V - F.
b)	F - V - F - V. (Correta)
c)	F - F - V - V.
d)	V - V - V - F.
9.	Quando uma empresa é bem organizada e tem muita atenção com a manutenção dos equipamentos, ela não pode ficar parada para não prejudicar a produção, pois essa manutenção é o foco de preocupação e de muita atenção dos gestores de produção, tentando promover o possível para que a produção não pare. Sobre os principais objetivos que devem ser atingidos quando definidas as técnicas de manutenção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Melhorar a qualidade dos produtos gerados pelos equipamentos e baixar custos.
( ) Qualificar a equipe de manutenção e adquirir máquinas de baixa manutenção.
( ) Aumentar a disponibilidade dos equipamentos e ter a possibilidade de planejar as paradas das operações.
( ) Reduzir custos de manutenção e aproveitar bem a mão de obra de manutenção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	F - V - V - F.
b)	V - F - V - F.
c)	F - F - V - F. (Correta)
d)	V - V - F - V.
10.	Quando uma organização decide ampliar o seu mix de mercado ou iniciar um novo projeto, o gestor deverá observar algumas situações. Esse fator é importante para que os custos estejam em equilíbrio com o preço do mercado, para não correr o risco de não vender o produto. Na operação de um determinado produto, é necessário saber se aquele local tem disponibilidade de matéria-prima, proximidades com portos e ferrovias para realizar a distribuição dos produtos, entre outros. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os fatores da demanda:
a)	Mão de obra desqualificada, a imagem do local onde será a produção, localização da empresa e acesso fácil aos clientes.
b)	Mão de obra qualificada, a imagem do local onde será a produção, localização da empresa e acesso fácil aos clientes. (Correta)
c)	Mão de obra qualificada, a imagem do local onde será a produção, localização da empresa e o custo do terreno.
d)	Mão de obra qualificada, a imagem do local onde será a produção, localização da empresa e fatores da comunidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes