Buscar

A escola é uma instituição com papel essencial na sociedade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A escola é uma instituição com papel essencial na sociedade. O compromisso da escola em nossas vidas vai além de somente ensinar conteúdos de matemática, português, história e intermediar a entrada no vestibular. A escola traz junto de seus objetivos a formação do caráter, valores e princípios morais, que direcionará o aluno a utilizar os conhecimentos aprendidos de maneira eficaz, para que sejam aplicados em favor da sociedade e de uma realidade melhor para todos.
É na escola que a criança começa a conviver com o diferente. Entra em contato com crianças de diversas raízes e passa a respeitar e aprender com as diferenças. Cria o primeiro circulo de amigos e percebe-se parte de uma situação coletiva, aprendendo, assim, a dialogar, ouvir, discutir, levantar hipóteses e achar soluções.
Um dos objetivos da educação em nossa sociedade é a construção do sujeito apto para agir de acordo com os preceitos estabelecidos como aceitáveis dentro um contexto social.
Sempre estamos nos perguntando qual é a finalidade da educação? Escolarizamos nossos alunos para a vida ou para a sociedade? Ao longo dos anos, muitos estudiosos e autores, se compeliram em compreender o real papel da escola, perante a sociedade. A instituição de ensino foi concebida com o principal objetivo de originar grandes transformações que causariam nos indivíduos e na sociedade, a libertação da classe dominadora, onde todos poderiam, a priori, ter as mesmas oportunidades e privilégios que só à burguesia, até então, possuía. Ir a escolar, ocupar um lugar nas salas de aula, deixou de ser um lugar privilegiado, sacralizado e de acesso restrito ao conhecimento e a informação, para ser um recinto aberto, amplo, onde todos poderiam aprender e desenvolver suas capacidades de inter-relacionar-se, construindo assim, múltiplos saberes. Existem ainda, muitas ideias que estão enraizadas na nossa forma de pensar sobre a educação e seu papel junto à sociedade. Em inúmeras formas e diversos prismas, conhecemos discursos que definem o papel da educação, da escola, como sendo, reconstrutores da sociedade, por meio da homogeneização das desigualdades, com a produção de indivíduos críticos e conscientes, estimulados para o desenvolvimento cognitivo e socioeconômico.
DESENVOLVIMENTO
O papel da escola e do professor é essencial para a transformação de uma sociedade. A preocupação com o aluno em transmitir bases morais sólidas é um desafio diário. O ideal seria que houvesse uma educação moral e ética, seguida de uma necessária reflexão. O professor assume o papel de mediador de conhecimento e muitas vezes atende a demanda que cabe ao estado ou a família. A escola não pode ser prioritariamente espaço para resoluções de problemas sociais, mas para a formação de um cidadão mais ético e político.
Atualmente o professor vem sofrendo desafios não só na arte de ensinar, mas nas péssimas condições da estrutura desses ambientes e no recebimento de um salário muito pouco compatível com suas funções. Esse mesmo professor consegue se dedicar, ao ponto, de tornar-se um educador ao transmitir princípios para seus alunos. Às vezes, se responsabilizando pela formação moral, levando a um conhecimento crítico somado a prática pedagógica. O ideal é que essa educação moral ocorra para uma grande reflexão por parte de todos. Visto que não há como ter educação sem reflexão.
É fundamental que nos espaços educativos, seja construída e problematizada a participação do individuo na vida publica. O trabalho educacional que mobiliza conteúdos precisa estar nas ações diárias e ser parte do objetivo da apredinzagem. Cabe ao ensino um caráter formativo e nunca moralizador. Esse professor estimula o aluno a pensar, descobrir, a falar, a colocar suas opiniões e ate na formação da cidadania. Daí tamanha a importância do educador para a sociedade.
Para a formação de um cidadão mais ético e políticos precisa muita dedicação, pois
A ética requer que se tenham valores morais. Esses valores podem diferenciar entre as diversas bases familiares. Cabe ao estado e a sociedade reconhecer seu verdadeiro valor.
A Constituição Federal também acrescenta em seu artigo 205 que \u201ca educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para trabalho.\u201d Assim, verifica-se a responsabilidade que o Estado tem perante a educação de seus membros e que ele deve cumprir esse direito de forma exatoria.
No Brasil só ocorrera um desenvolvimento social e econômico significativo com a efetiva valorização do professor.
A esse propósito a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional traz em seu texto que \u201ca educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.\u201d Essa definição de educação mostra claramente o quanto à família e escola são peças chaves para o desenvolvimento pleno do educando e que ambas devem andar de mãos dadas no processo de aprendizagem. Diante da realidade profissional do professor, necessita-se desencadear reflexões sobre como a sociedade pode contribuir para que o professor seja valorizado. 
Seria muito animador para a classe docente que houvesse um piso salarial compatível com a realidade, um plano de carreira, infra estrutura de acordo com as necessidades profissionais.
Sendo essa uma profissão tão importante na qual deve se manter em constante formação e aprendizado nada mais coerente do que ter o apoio da sociedade e do estado como um todo.
Para se dar conta de um mundo em constante mudança não há nada mais pertinente que o \u2018pensar\u2019. Eis ai outro grande desafio dos nossos educadores, transformar alunos, em pensadores. .Ainda são poucos os investimentos feitos na educação e na valorização do profissional no Brasil. Muitos países adotam a escolarização em tempo integral o que aumenta o nível de conhecimento dos alunos. No entanto surge a questão da sobrecarga do professor para que ocorra tal feito. Quando se fala em uma educação de qualidade para nossos educadores, as condições de trabalho do professor, bem como, a sua preparação profissional, são primordiais para o êxito da tarefa. Ser professor pode ter vários significados, e as respostas independem de onde este professor atua, para escolares pobres, da classe media ou rica, seu objetivo primeiro e educar e libertar, pois com amor e dedicação características que não faltam a este profissional a pratica educativa pode se desenvolver em qualquer realidade. O professor apesar de todos os desafios mencionados poderia ser levado a frustrarem-se e desistirem da profissão, ao contrario, historicamente vem demonstrando muita luta e persistência por maior valorização.
Para uma educação de qualidade no Brasil é preciso que o professor, o educador seja tratado e respeitado, exigindo lhe o que de fato se exige de um profissional reconhecido no seu valor. É preciso que sociedade e estado encare com seriedade e honestidade que o entrave é orçamentário. Escola e professor precisam criar um ambiente de aprendizado com valores democráticos.
Os valores são, portanto vivenciados. 
Só assim com respeito e reconhecimento para se formar cidadãos para uma sociedade mais justa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais