A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
82 pág.
APOL 1 LIDERANÇA E COACHING

Pré-visualização | Página 17 de 19

da Aula 1- Tema 2, nos colocaram diante do que podemos entender por Moral.
Compreendemos que Ética é uma disciplina de reflexão sobre a conduta humana. Como tal, ela também atua sobre a moral. Moral, de origem latina, mores e significa “relativo aos costumes”. É um conjunto de valores, normas e noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, a partir de uma sociedade ou grupo social, ou, em outros termos, de uma cultura. A moral é importante para o convívio social por construir coesão social. Desse modo há uma espécie de balizamento de vontades e comportamentos, evitando o caos e o estado de conflito generalizado.
A Ética é reflexiva, pois depende da retomada ou da antecipação racional das atitudes. Figura como teórica por ser pautada em princípios e normas que dependem da adesão dos indivíduos. Tem a intenção de ser universal, ou seja, aplicável do mesmo modo a todo o conjunto da sociedade. Faz a crítica da atitude com o intuito de verificar se o resultado da ação é o melhor para todos que estão envolvidos. Um gestor, por exemplo, que faça uma série de questões provocando um colaborador que negligenciou seu trabalho, buscando orientá-lo, desse modo, a acertar em uma próxima vez, faz uso da Ética como estratégia.
Moral, por sua vez, é cultural, tem seus valores e regras preestabelecidos. Acontece no cotidiano da vida em sociedade, sendo praticada como comportamento da vida social. Pode ter aspecto coletivo ou individual, uma vez que há diferentes grupos, com padrões diversos e cada indivíduo pode seguir uma determinada, ou mesmo compor sua própria moral a partir desta multiplicidade disponível. Estando as regras e valores estabelecidos de antemão, cada um ou grupo lança sobre a atitude do outro olhar taxativo, aplicando conceito de certo ou errado. Aqui, diante de um colaborador que negligenciou seu trabalho, o gestor faria um discurso incluindo diversos ditos populares ou hábitos usuais como o “jeitinho brasileiro” na tentativa de corrigir o funcionário. (Rota 1 – Tema 2)
Questão 1/5 - Liderança e Coaching
Ângela é a gestora da área financeira de um supermercado de grande porte. Lidera uma equipe de 25 funcionários.  A área tem um volume significativo de trabalho, o que, por vezes, gera estresse na equipe. Como líder dessa equipe, Ângela apresenta excelente capacidade para conduzir a adaptação da equipe às diferentes situações incontroláveis que a área financeira vivencia na organização.
Tendo em vista a capacidade demonstrada por Ângela, qual estilo de liderança avalia que Ângela utiliza para gerenciar sua equipe?  Justifique sua resposta.
	Ângela atua com estilo de liderança situacional. Este estilo surgiu com a teoria das relações humanas. A característica desse tipo de líder é a capacidade de adaptar a equipe as diferentes situações incontroláveis que uma organização enfrenta ao longo de sua história. Possui habilidade para diagnosticar o liderado, considerando seu desempenho atual nas tarefas. Procura conhecer quais são os estilos de liderança para usá-los nos momentos adequados. Adapta-se diante das situações apresentadas. A chave da liderança situacional consiste em avaliar o nível de maturidade dos liderados e comportar-se de acordo com o modelo. (Resposta: Aula 1, Tema 1).
Questão 2/5 - Liderança e Coaching
Os líderes que têm sucesso em suas carreiras possuem certas características individuais.
Considerando o material de estudo, relacione e explique duas das características individuais dos líderes.
	As características individuais dos líderes são:
Carisma: habilidade natural para atrair pessoas. Um líder carismático influencia a equipe de trabalho para que os membros tirem o melhor de si mesmos para o benefício da empresa.
Líder atuante: deve ter um conhecimento profundo da empresa. Tem que saber manejar e organizar os recursos que tem a sua disposição. Estimula sua equipe para trazer resultados.
Assume responsabilidades: O líder abre novos caminhos e permite que os membros de sua equipe alcancem o sucesso. Visão a longo prazo. Adianta-se aos problemas e detecta oportunidades. Toma decisões.
Entende sobre tecnologia: a tecnologia se tornou uma parte crucial de como vivemos e trabalhamos, nunca foi tão importante para os líderes compreender as atuais tecnologias.
Inovador: todo líder deve ser criativo para propor soluções inovadoras. Fomenta ideias novas e incita para enfrentar os riscos que elas possam gerar. Buscará sempre novas e melhores formas de fazer as coisas e mudar os processos. Esta é uma característica importante perante um mundo que avança rapidamente.
Negociador: Um bom líder é um grande negociador. Vende bem suas ideias através da persuasão e da convicção. Preza o processo ganha-ganha.      
Feedback: oferece feedback das atividades desempenhadas e desenvolvimento profissional dentro da empresa. Assegura desta forma que os trabalhos continuem alinhados com a produção.
Feedforward: oferece ideias e orientações visando o aperfeiçoamento de competências. Os pilares de ações o presente, o futuro e a positividade. Foca em melhorias na ação que estão ocorrendo agora visando o futuro.
Informado: nenhuma organização pode sobreviver sem líderes que saibam manejar a informação. O líder deve processar, interpretar e analisar da forma mais criativa possível. (Resposta: Aula 2, Tema 1)
Questão 3/5 - Liderança e Coaching
Os líderes podem se desenvolver. O processo de coaching se mostra como um facilitador do desenvolvimento da liderança.
Considerando o material de estudo, analise como o processo de coaching pode contribuir com o desenvolvimento da liderança?
	O processo de coaching desenvolve a liderança, pois contribui para que estabeleça uma gestão mais estratégica e sustentável para a empresa. O coaching favorece uma ampliação dos modelos mentais e fortalece o potencial dos líderes para uma atuação mais eficaz. Possibilita o autoconhecimento que é uma condição essencial para qualquer mudança de comportamento e visão de mundo. Facilita a busca de clareza de propósito de vida, de missão, visão e valores, tanto pessoal como profissional. Facilita lidar com conflitos, aumenta a autoestima, possibilita gerir melhor o tempo, desenvolve a comunicação assertiva e aprimora os relacionamentos. (Resposta: Aula 3, Tema 4).
Questão 4/5 - Liderança e Coaching
Leia o caso a seguir:
Pedro trabalha em um grande banco, é o gerente de uma agência. Tem sob sua responsabilidade 211 funcionários. A agência tem como clientes empresas, investidores e pessoas físicas com alto poder aquisitivo.
Pedro é avaliado pela direção do banco como sendo um líder focado em inspirar a equipe a atingir os seus próprios resultados, o que ocorre muito naturalmente sem que Pedro faça cobranças. A direção observa que Pedro busca investir em melhorar o desempenho de toda a sua equipe, em razão disso, as metas são sempre alcançadas.
Tendo em vista o perfil de líder demonstrado por Pedro, você avalia que o mesmo atua como líder coach? Relate como o líder coach impulsiona a equipe.
	Pedro atua como líder coach, pois está focado em inspirar a equipe. O líder coach facilita com que as pessoas possam traçar metas, sempre foca o futuro e reforça as possibilidades. Conquista a confiança da equipe.
O líder coach procura não dar as respostas, mas faz com que a equipe encontre as respostas, de forma a promover um ambiente desafiador para o desenvolvimento dos indivíduos que estão trabalhando com ele. (Resposta: Aula 6, Tema 5).
 
Questão 5/5 - Liderança e Coaching
Leia o caso a seguir:
Mário é funcionário da Recepção de um hospital de grande porte de Curitiba. Vera é a gestora da área. Mário procurar trabalhar conforme as orientações da organização, presta bom atendimento ao cliente e é bem esforçado. Teve oportunidade para ser promovido à supervisão do turno, mas isso não ocorreu. Apesar das constantes conversas e orientações de Vera, Mário, por vezes, esquece-se de cumprir todos os protocolos da recepção.
A atitude Mário exemplifica um tipo de sabotador