Buscar

Atividade reflexiva sobre o PNE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2
Nome: EMANUELLE DA CRUZ SOUTO	
RGM: 22514457
Atividade Reflexiva - Unidade: I
Polo: PALMEIRA DOS ÍNDIOS – ALAGOAS
	O Plano Nacional de Educação apresenta um conjunto de metas que contemplam todos os níveis, modalidades e etapas educacionais, desde a Educação Infantil até a Pós Graduação, além de estabelecer diretrizes para a profissão docente, a implantação da gestão democrática o financiamento do ensino. Além disso, há estratégias específicas para a redução da desigualdade e inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida.
	A meta de número 1 do PNE, visa universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência do plano. É uma meta desafiadora, visto que muitos municípios não conseguem atender toda a população nessa idade escolar, principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, e em áreas rurais a cobertura diminui se compararmos com a oferta de creches na área urbana. Com uma ação entre os governos dos estados e municípios, a meta 1 pode ser realizada até o ano de 2024, porém depende de uma maior mobilização por parte dos governantes. Segundo o Relatório do 2° Ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (2018, p. 20),
 Em 2016, atingiu-se a cobertura de 32% das crianças, o que representa 3,4 milhões de crianças atendidas. Para se alcançar a Meta 1 do PNE, 1,9 milhões de crianças de 0 a 3 anos precisam ser incluídas em creche no Brasil até 2024 (considerando a população existente na coorte de 2016), quando então o País teria metade das crianças de 0 a 3 anos atendidas por creches. 
	A meta 15 do PNE, visa garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Embora existam muitos programas que buscam facilitar o acesso de professores a graduações na modalidade da licenciatura na qual lecionam, a meta ainda está longe de ser alcançada. Segundo o Relatório do 2° Ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (2018, p. 265), 
O percentual de docências ministradas por professores com formação superior adequada à área de conhecimento que lecionam aumentou no período, chegando, em 2016, a 46,6% para educação infantil, 59,0% para os anos iniciais do ensino fundamental, 50,9% para os anos finais e 60,4% para o ensino médio. Tanto nos anos finais do ensino fundamental quanto no ensino médio, os maiores percentuais de adequação da formação docente são encontrados para as disciplinas de Língua Portuguesa, Educação Física e Ciências/Biologia; enquanto Artes, Ensino Religioso (no caso dos anos finais) e Sociologia (no caso do ensino médio) apresentam os menores valores, indicando maior necessidade de docentes com formação específica.” 
Referências: 
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2018. – Brasília, DF: Inep, 2018.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando