Buscar

APOL PRÁTICA PROFISSIONAL O ENSINO DA GEOGRAFIA E SUAS LINGUAGENS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Leia o extrato de texto:
"Acerca dos textos de circulação social, como a música, e a necessidade de inseri-los nas escolas, Menezes et al. [...] salienta que: 'O que se propõe não é o abandono da Literatura ou do estudo dos textos clássicos, mas apenas a construção de uma ponte entre aluno e professor, dando ao estudante instrumentos para a realização da leitura como necessidade e prazer da vida'." 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MUNIZ, A. A música nas aulas de Geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 80-94, jan./jun. 2012. http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N.4/Art6v3n4.pdf. Acesso em: 4 out. 2019.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos da Aula 2 sobre o uso música como recurso didático para o ensino de Geografia, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	A	É rico para trabalhar conceitos geográficos, mas nem todos, pois os mais complexos, como região e território, raramente são abordados em letras de música.
	B	É indicado para trabalhar temas da Geografia, pois, para o ensino de conceitos, as letras dificilmente contribuem.
	C	O uso das letras de música pode facilitar o ensino de conceitos geográficos e de temas próprios da Geografia, como a geomorfologia ou a organização social.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com a Aula 2, 7'01" a 7'45'', o professor destaca que o uso de música no ensino de Geografia tem potencial para abordagem de conceitos e temas geográficos diversos.
	D	As letras das músicas servem especificamente para trabalhar os conceitos de paisagem e de lugar.
	E	O aspecto lúdico do trabalho com a música no ensino de Geografia é o mais importante valor didático desse recurso, ficando em segundo plano a relação com os temas e conceitos geográficos que as letras estabelecem.
Questão 2/5 - Prática Profissional: O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Leia o extrato de texto: 
“A construção de um mapa se dá imaginando-o desenhado num cilindro tangente ou secante à superfície da Terra, que é depois desenrolado. As áreas próximas aos polos e os próprios polos não podem ser projetados na superfície cilíndrica. Os paralelos ficam com as mesmas medidas de comprimento em relação à linha do Equador”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEED – PR. Mapas. <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=431&evento=5>. Acesso em 10 ago. 2017. 
De acordo com o trecho mencionado e com os conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, quais são os principais usos da projeção cilíndrica?
Nota: 20.0
	A	A projeção cilíndrica é muito utilizada para representação do mapa-múndi, para mapas marítimos e para mapas de regiões de baixas latitudes.
Você acertou!
“A projeção cilíndrica é muito utilizada para representação do mapa-múndi, para mapas marítimos e para mapas de regiões de baixas latitudes, nas quais as deformações são mínimas” (livro-base, p. 135). 
	B	A projeção cilíndrica é muito utilizada para representação de regiões de altas latitudes, como na Linha do Equador.
	C	A projeção cilíndrica é muito utilizada para representação das regiões polares, porque a deformação é mínima.
	D	A projeção cilíndrica é muito utilizada para representação regiões polares porque elas se abrem e são ampliadas, sendo mais fácil a visualização.
	E	A projeção cilíndrica é muito utilizada para representação do Círculo Polar Antártico: a projeção mais conhecida é a de Mercator.
Questão 3/5 - Prática Profissional: O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Considere o seguinte extrato de texto: 
“Convenções cartográficas são códigos ou normas criadas pela necessidade de reproduzir com lealdade as características de um determinado espaço. Um mapa pode ser compreendido independentemente do país em que foi produzido, pois os códigos são aceitos internacionalmente. As figuras, cores, linhas, desenhos ou hachuras encontrados em um mapa cartográfico para ser utilizados como referência reproduzem as características de um determinado local. Exemplo: as rodovias com linhas e traços; os rios, lagos, mares e oceanos representados pela cor azul; as florestas e matas na cor verde”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES. Convenções cartográficas. <http://www.sme.pmmc.com.br/arquivos/matrizes/matrizes_cie/anexos/texto-22.pdf>. Acesso em 08 ago. 2017. 
De acordo como o livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a direção convencionada nos mapas que está localizada no alto da folha:
Nota: 20.0
	A	Sul.
	B	Sudeste.
	C	Noroeste.
	D	Norte.
Você acertou!
“A convenção utilizada atualmente nos mapas, sejam eles de qualquer área, sempre tem o Norte no alto da folha [...]” (livro-base, p. 102).
	E	Nordeste.
Questão 4/5 - Prática Profissional: O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Leia a seguinte passagem de texto: 
“Rosa dos ventos é um desenho que aparece no mostrador de bússolas, em mapas, plantas, maquetes, etc. A utilização de rosas dos ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização com o balanço da embarcação...” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BLOGDOENEM. Orientação e localização na superfície terrestre. <https://blogdoenem.com.br/orientacao-localizacao-superficie-terrestre/>. Acesso em 08 ago. 2017. 
Com base no trecho citado e nos conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a alternativa que indica corretamente o sinônimo da rosa dos ventos:
Nota: 20.0
	A	Rosa chinesa.
	B	Bússola chinesa.
	C	Bússola oriental.
	D	Rosa náutica.
Você acertou!
“A rosa náutica também pode ser denominada Rosa dos Ventos” (livro-base, p. 108).
	E	Rosa marinha.
Questão 5/5 - Prática Profissional: O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Atente para o fragmento de texto a seguir: 
“No entanto, não basta à criança desvendar o universo simbólico dos mapas: é necessário criar condições para que o aluno seja leitor crítico de mapas ou um mapeador consciente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIOS, Ricardo Bahia; MENDES, Julyend Silva. Alfabetização cartográfica: práticas pedagógicas nas séries iniciais. <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT6/tc6%20%288%29.pdf>. Acesso em 10 ago. 2017. 
Considerando o fragmento e os conteúdos abordados no livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a alternativa que menciona corretamente a crítica feita por Castrogiovanni em relação ao ensino da geografia na escola:
Nota: 20.0
	A	Para o autor, há uma grande capacidade da escola em propiciar situações que levem os alunos a compreender o espaço geográfico no qual residem e ler orientações geográficas. A geografia é uma ciência essencial para o sucesso dessa atividade.
	B	Para o autor, há uma grande incapacidade da escola em propiciar situações que levem os alunos a constantes movimentos entre o codificar e o decodificar, o criar e o ler, o interpretar e o imaginar situações. A escola e, portanto, a geografia, continuam distantes da vida.
Você acertou!
“Castrogiovanni [...] argumenta que ‘há uma grande incapacidade da escola em propiciar situações que levem os alunos a constantes movimentos entre o codificar e o decodificar, o criar e o ler, o interpretar e o imaginar situações, fatos, dados, enfim, a vida. A escola e, portanto, a geografia, continuam distantes da vida’” (livro-base, p. 20).
	C	Para o autor, não há capacidade de a escola propiciar situações que levem os alunos a compreender o espaço geográfico em que residem, estudam, moram, brincam ou compartilham experiências, mas isso se deve exclusivamente a uma dificuldadeque vem de suas criações, em suas famílias.
	D	Para o autor, há incapacidade da escola em propiciar situações que levem os alunos a compreender o espaço geográfico em que residem. Entretanto, essa culpa não é da escola e sim da sociedade, porque a maioria das pessoas não tem senso de direção.
	E	Para o autor, há capacidade da escola em propiciar situações que levem os alunos a compreender o espaço geográfico em que residem, estudam ou trabalham. Entretanto, essa capacidade é desenvolvida em casa, com estímulos dos pais.

Outros materiais