Buscar

AV2_Gestão de Pessoas_01 RESPONDIDA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - A seguir estão descritos alguns questionamentos, que expressam as perguntas, que os gestores fazem a si mesmos no momento de definir os fundamentos estratégicos e a própria estratégia. Analise as interrogações a seguir e escolha a opção que contenha a sequência correta de respostas:Prova de Gestão de Pessoas – Tipo 1
Aluno: _____________________________________ RA: ____________ 
Curso: __________________ Semestre: _____ DATA: ___ /___ / ______
Aluno: ____________________________________________________ 
 
____________ procura responder: para onde queremos ir juntos?
____________ procura responder: como seremos diferentes ao criar valor?
____________ procura responder a pergunta: por que existimos?
____________ procura responder a pergunta: que crenças orientarão nosso comportamento?
Missão / Visão / Valores / Estratégia. 
Visão / Estratégia / Missão / Valores. 
Estratégia / Visão / Missão / Valores. 
Visão / Valores / Estratégia / Missão.
2 - Suponhamos que um colega de trabalho, ao observar uma tarefa desenvolvida por você, tenha assumido um comportamento rude, grosseiro e, além disso, tenha exposto as suas deficiências para outros colegas procurando denegrir sua imagem. A partir desse momento, vocês não se entenderam mais e a cada tarefa que tenham que realizar juntos, essa sempre é acompanhada de muitas discussões e disputas. Qual, nessa situação, seria a melhor alternativa? 
Manter-se discreto ao problema e, se possível, ignorar a situação.
Expor para todos as suas dificuldades.
Tratar a situação com o envolvido no problema.
Conversar com o seu chefe.
Contar para outro colega que é seu amigo e ouvir o seu conselho.
3 - Ao falar do novo perfil do gestor de pessoas, há cinco competências consideradas necessárias. Quais são elas? 
Preocupação com os resultados finais da empresa, disposição para atuar em parcerias, coach, solucionador de problemas e foco na função.
Visão generalista, capacidade integradora, ação estratégica, atualização e habilidade para negociar.
Comportamento estratégico, proativo e consultivo, além de foco no cliente e no longo prazo.
Comportamento operacional, burocrático, de controle, administrativo e foco nas atividades.
Conhecimento do negócio, fornecimento de práticas inovadoras, gestão da mudança, gestão da cultura e credibilidade pessoal.
4 - O que melhor define a relação entre gestão de pessoas e competitividade empresarial?
É a gestão de pessoas responsável por prover talentos e consequentemente o desenvolvimento desses para que a competitividade empresarial possa existir e se desenvolver ao longo do tempo.
A gestão de pessoas deve assumir a responsabilidade sobre a capacidade da empresa em sustentar os mais elevados padrões de eficiente no que tange o desenvolvimento de produtos e serviços.
A cultura, o clima e o gerenciamento do nível de estresse serão responsáveis pelo alcance da competitividade empresarial.
Não há relação entre competitividade empresarial e a gestão de pessoas.
É a competitividade empresarial responsável pelo aperfeiçoamento da cultura organizacional e consequentemente a relação direta com a gestão de pessoas.
5 - Manter um bom clima é missão que envolve quais áreas da empresa? 
Todas as áreas que tenham papel de liderança.
Administração de processos.
Recursos humanos.
Administração de pessoal.
6 - No que diz respeito à formação e desenvolvimento de equipes de alto desempenho, assinale a alternativa INCORRETA:
Ter missão desafiadora, clareza nos objetivos e comunicação, liderança com perfil coach, estrutura flexível e reconhecimento do comprometimento da equipe estão entre as características da gestão de equipes de alto desempenho.
Como desdobramentos dos sistemas de gestão do desenvolvimento é necessário analisar as pessoas em sua individualidade, suas deficiências, a efetividade de suas ações e a adequação de um plano de desenvolvimento.
Os sistemas de gestão do desenvolvimento devem atuar sobre o chamado CHA, conhecimentos, habilidades e atitudes presentes em cada integrante da equipe.
Como ações de desenvolvimento formais podem citar a educação continuada, os treinamentos e a educação básica.
Remuneração, benefícios atrativos, motivação e um plano de carreira atraente estão entre as ações necessárias para o desenvolvimento das equipes de alto desempenho.
7 - “As pessoas são os elementos vivos, impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizagem indispensáveis à sua constante renovação e competitividade em um mundo pleno de mudanças e desafios”. (CHIAVENATO, 2009, p. 3.). Baseado no conceito de que o capital humano é o recurso mais valioso para a organização, assinale a alternativa incorreta:
São as pessoas responsáveis pela inovação, criatividade, desenvolvimento de vantagens competitivas e o alcance de maiores e melhores resultados nas organizações, sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor.
A empresa deve entender a relação com os colaboradores como uma via de mão dupla, em que ambos precisam se beneficiar para que ambos colham resultados. Essa sim será uma relação duradoura.
Os indivíduos que possuem valor econômico para as empresas têm conhecimentos, habilidades e capacidades, sendo esses um capital intangível. Dessa forma, devem ser gerenciados da mesma maneira que os outros recursos tangíveis da organização, como as máquinas, dinheiro ou a tecnologia.
Competências essenciais não são formadas apenas de ativos tangíveis, mas sim, e principalmente, por ativos intangíveis que são conhecidos como recursos que incluem competências, processos, atributos, informação e conhecimento, sendo fundamentais a qualquer empresa por serem únicos e exclusivos a ela.
Reter talentos, ao longo dos anos, tornou-se uma preocupação constante nas empresas e um dos principais desafios deste século, já que sem profissionais altamente qualificados as empresas estão fadadas ao fracasso.
8 - Caso Natura
Acreditamos que um bom clima organizacional é fator fundamental para o sucesso da nossa organização, pois é através dele que podemos vivenciar a nossa razão de ser "Bem estar Bem” e criar condições para o alinhamento e comprometimento de todos os colaboradores em torno de nossos desafios. Temos uma remuneração competitiva, que nos possibilita manter e motivar nossos colaboradores e também atrair novos talentos. A remuneração total baseia-se em salário e benefícios atraentes, e está baseada em um agressivo sistema de remuneração variável: participação nos lucros e resultados, bonificação por resultados e stock option. Os principais benefícios oferecidos aos colaboradores são: Assistência Médica e Odontológica, Seguro de Vida em Grupo, restaurante, Clube Natura, Venda Interna de Produtos (VIP) - produtos Natura com desconto de 40% do valor da tabela de sugestão de preços, transporte fretado e berçário.
Disponível em: http://www2.natura.net/Web/Br/Inst/HResources/rh_gestao_remuneracao.asp.
Com base nos conhecimentos adquiridos em Gestão de Pessoas, qual é o segredo para a Natura, a maior revendedora de cosméticos do Brasil, conseguir através do clima organizacional aliado ao seu programa de remuneração, atingir os resultados almejados pela empresa?
Através da comunicação.
Obrigar o colaborador a produzir bons resultados.
Tratar o colaborador como parceiro do negócio.
Disponibiliza um bom departamento de RH para medir o desempenho do colaborador.
9 - Ao ser designado(a) como responsável por um processo de mudança organizacional, você saberá ser capaz de fazê-lo, desde que, não incorra no seguinte erro:
Estruturas centralizadoras e formalizadas, estabelecendo uma forma de gestão baseada no poder e não tão flexível, integradora ou participativa.
Embora fundamental em um processo de mudança, o papel da alta gerência não pode ser considerado como fator determinante de sucesso.
Mudanças causam os mais diferentes tipos de reação dos atores organizacionais, desde a adesão imediata à proposta de mudança até à resistência
completa a qualquer tipo de mudança, sendo esta a mais frequente.
A resistência à mudança pode se dar nos âmbitos individual e organizacional;
10 - A moderna gestão de pessoas defende uma abordagem em que as pessoas devem ser vistas como parceiras da organização, tendo como foco:
Compatibilizar os objetivos organizacionais diante dos objetivos individuais.
A produtividade e lucratividade do negócio.
Os objetivos organizacionais em detrimento dos objetivos individuais.
A racionalização e divisão do trabalho, a especialização do funcionário, além da seleção e o treinamento científico.
Os objetivos individuais, já que as pessoas devem ser tratadas como parceiras da organização.
11 - Indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e então, assinale a alternativa que contém a sequência correta: 
 
1 – Na inteligência interpessoal podemos considerar a palavra autoconhecimento como uma palavra chave; 
2 - A inteligência lógica, ainda hoje, é a inteligência mais buscada pelos profissionais da Gestão de Pessoas nos processos seletivos de grandes empresas; 
3 - Habilidades como liderança, autoconsciência, persistência, persuasão, negociação, motivação e empatia correspondem às características da inteligência emocional; 
4 - A inteligência emocional divide-se em duas partes: intrapessoal e pessoal; 
5 - Na inteligência intrapessoal podemos considerar a palavra autoconhecimento como uma palavra chave.
F, F, V, F, V.
V, F, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
F, V, V, F, V.
12 - Na moderna gestão de pessoas, é importante que as empresas assumam um comportamento de tornarem-se atrativas aos talentos disponíveis no mercado. Para isso, a empresa deve:
Ter a melhor remuneração e benefícios do mercado.
Baixo turnover, ser startup ou born globals.
Ter um bom clima organizacional.
Desenvolver um recrutamento e seleção com estratégias inovadoras para atrair os talentos.
Ser bem administrada, ter boa reputação e ser considerada um bom lugar para se trabalhar.
13 - Com práticas tão diferenciadas como o programa Hospital Saudável do Albert Einstein ou o conforto e acesso a alta tecnologia promovida pela Google e Facebook ou ainda o alto investimento da Nextel numa escola que qualifica seus líderes, o que as empresas buscam ao realizarem tais ações:
Atrair, motivar, reter e desenvolver talentos.
Promover qualidade de vida.
Dar acesso à alta tecnologia.
Capacitar e treinar líderes.
Estimular a criatividade.
14 - Qual a relação da gestão de pessoas com a afirmativa “as empresas precisam alcançar sucesso com resultados econômicos”:
A gestão de pessoas é a responsável pelos investimentos nos ambientes considerados aconchegantes e favoráveis ao sucesso.
A gestão de pessoas é a responsável por investimentos na educação, treinamento e desenvolvimento dos seus funcionários para que o sucesso seja garantido.
É a gestão de pessoas responsável pela promoção da qualidade de vida que deve fazer parte da realidade de seus colaboradores.
A gestão de pessoas deverá estabelecer um relacionamento de tratamento igualitário entre público interno e externo, e assim alcançar sucesso organizacional.
É a gestão de pessoas o elo estratégico que proverá, manterá e desenvolverá o capital intelectual necessário para que tal realidade seja alcançada.
15 - Que tipo de liderança baseia-se no conceito “deixai fazer, deixai ir, deixai passar”? 
Liderança coach.
Liderança democrática.
Liderança por traços marcantes da personalidade.
Liderança autocrática.
Liderança liberal.
16 - Walmart fez ex-diretor rebolar
O caso mais recente de companhia que ultrapassou os limites da motivação e tocou o assédio moral foi o Walmart. Em meados de fevereiro, a maior rede de supermercados do mundo, foi condenada a pagar uma indenização de cerca de 140.000 reais a um ex-diretor que disse ter sido coagido a rebolar e entoar o “grito de guerra” da empresa na abertura e no final de reuniões. Ele diz que quem se negava era levado à frente de todos para rebolar sozinho. Para o sócio-diretor da Motiva Consultoria, Oscar Zabala, é imprescindível ter em mente que nada pode ser imposto ao empregado. Brincadeiras, cantos, gritos de guerra e outras maneiras usadas para motivar precisam ser optativas e sempre em conjunto, para que a pessoa não se sinta exposta ao ridículo. A empresa afirma que não obriga as pessoas a nada e diz que a função do grito de guerra era descontrair os funcionários. O Walmart prometeu recorrer da decisão tomada pela 3ª Vara da Justiça do Trabalho de Barueri (SP).
Extraído de: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/6-casos-de-motivacao-que-viraram-assedio-moral/ 
Lendo a reportagem, da revista Exame, pode-se ter uma ideia de como a motivação, às vezes, é mal interpretada e mal aplicada. Sendo assim, o profissional deve ter em mente que motivação está ligada diretamente a:
Alegria por fazer algo.
Uma força dentro do indivíduo que o impulsiona a fazer algo que deseja.
Ter o espírito de equipe.
Proatividade.
17 - Indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F):
1 – Para formar equipes de alto desempenho é necessário iniciar o processo recrutando e selecionando as pessoas certas.
2 – A universidade corporativa é uma ferramenta de aprendizado contínuo para o desenvolvimento dos indivíduos pautado pela gestão por competências.
3 – Os sistemas de gestão do desenvolvimento, no passado, atuavam sob a ótica do chamado CHA, conhecimentos, habilidades e atitudes.
V, V, F.
F, V, F.
V, F, F.
V, V, V.
F, F, F.
18 - João é o novo líder na Indústria “Somos Nós”. Sua equipe conta com 20 pessoas com características bem distintas entre si, características essas que nem sempre facilitam o trabalho em equipe. Pensando no último livro que leu, João procura estabelecer uma liderança que busca servir seus colaboradores, proporcionando um ambiente de colaboração e desenvolvimento, além de dar devida importância a cada um de seus liderados. Dessa forma, a liderança de João é:
Exercida pela resiliência.
Exercida pelo poder.
Exercida pela paciência.
Exercida pela autoridade.
Exercida pela persistência.
19 - O processo participativo e democrático da APO (Administração por Objetivos) demonstra a aplicação de qual teoria motivacional? 
Teoria dos dois fatores.
Teoria da expectativa.
Teoria da determinação de metas.
Hierarquia das necessidades.
Teoria da equidade.
20 - “Com o passar dos anos e aumento das exigências múltiplas no atual mercado competitivo, notamos que o trabalho individual tem cedido espaço para o trabalho realizado por equipes”. Baseado na afirmativa e nos conhecimentos adquiridos em nossas aulas, assinale a alternativa correta:
A mudança é um processo em que uma situação atual passa por renovações servindo as diversas necessidades e objetivos organizacionais. Mesmo sendo um processo, não há necessidade de planejamento e estratégias para que a mudança ocorra, uma vez que essa será inevitável.
Isso ocorre principalmente porque as empresas, para sobreviver e se reinventar, dependem de conhecimentos, habilidades e competências específicas, necessidade essa possível de ser suprida a partir do desempenho individualizado de seus colaboradores.
Para que uma equipe alcance alta performance, essa deverá ter todos os integrantes comprometidos, um claro senso de propósito, ótimos comunicadores, além de certificar-se que todos fazem parte do processo decisório. A confiança deve ser a base desse relacionamento.
O trabalho sob a responsabilidade individual com certa dependência de outro, que mesmo trabalhando juntos não caracterizam afinidade e objetivos comuns, refletindo o trabalho em grupo ou em equipe, uma vez que não há diferença entre esses conceitos.
INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO
1 - Utilize apenas caneta Azul ou Preta.
2 - Marque apenas uma resposta por questão, mais de uma resposta na mesma questão torna-a nula.
Marcação Correta: 
Marcações
Incorretas:
ccv
v
Gestão de Pessoas Tipo 1
Prova de Gestão de Pessoas – Tipo 1
Aluno: _____________________________________ RA: ____________ 
Curso: __________________ Semestre: _____ DATA: ___ /___ / ______
Aluno: ____________________________________________________ 
INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO
1 - Utilize apenas caneta Azul ou Preta.
2 - Marque apenas uma resposta por questão, mais de uma resposta na mesma questão torna-a nula.
Marcação Correta: 
Marcações Incorretas:
ccv
v
Gestão de Pessoas Tipo 1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais