Buscar

A1 Avaliação Ciência do Movimento 2019 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome:
	Nota:
	Docente: Kelly Cristina de F. Xavier Maggi
	Curso: Fisioterapia
	Disciplina: Ciência do Movimento
	Valor: 07 pontos
	Período: 1º e 2º
	Data:
INSTRUÇÕES DA AVALIAÇÃO
Prezado(a) aluno(a), antes de iniciar a prova, é muito importante que você leia COM ATENÇÃO todas as instruções a seguir: 
1. Preencha completamente o círculo que corresponde à resposta desejada. Caso seja identificada rasura ou duplo preenchimento da questão objetiva, a questão será anulada. No exemplo a seguir, confira a forma correta de preenchimento da resposta: 
2. Não será permitido comunicação e (ou) troca de material entre os presentes e consultas a material bibliográfico, cadernos ou anotações de qualquer espécie. O descumprimento acarretará na anulação da sua prova.
3. O tempo para responder às questões de múltipla escolha será de 01(uma) hora e 40 (quarenta) minutos.
4. Ao terminar, entregue ao professor o seu Caderno de Prova.
5. Só é permitido deixar a sala, após transcorrido 01(uma) hora do início da prova.
6. As respostas deverão ser NECESSARIAMENTE registradas à caneta azul ou preta no gabarito. 
01. QUESTÃO (0,65)
Planos de ação correspondem a planos fixos de referência (imaginários) ao longo dos quais o corpo é dividido. Existem três planos, e cada um forma ângulos retos, ou seja, é perpendicular, com os outros dois planos. Os ossos rotacionam em uma articulação em um plano perpendicular a um eixo de rotação. 
LIPPERT, L. S. Cinesiologia Clínica e Anatomia.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
Considere os seguintes movimentos: inclinação do tronco para a direita, desvio radial do punho, rotação interna do ombro e dorsiflexão. Com base nessas informações, aponte a alternativa em que apareçam os planos e eixos onde acontecem os movimentos citados anteriormente,
Plano sagital/eixo sagital; plano frontal, eixo ântero-posterior; plano transverso/eixo frontal; plano sagital, eixo látero-lateral.
Os dois primeiros no plano sagital/eixo látero-lateral; os demais no plano transverso/eixo frontal; plano sagital, eixo látero-lateral.
Plano Frontal/eixo frontal; plano sagital/eixo ântero-posterior; plano transverso/eixo longitudinal; plano Frontal/eixo frontal.
Os dois primeiros no plano frontal/eixo ântero-posterior; os demais no plano transverso/ eixo longitudinal e plano sagital/eixo látero-lateral, respectivamente.
Todos os movimentos ocorrem em um plano oblíquo ao frontal, com eixo próximo do eixo longitudinal e transverso.
02. QUESTÃO (0,65)
Na Articulação sinovial ou diartrose não há união direta entre as extremidades ósseas. Há uma cavidade articular cheia de sinóvia e envolta por uma cápsula semelhante a uma bainha. Possibilita movimentos livres. DÂNGELO E FATINI (2010) classificam as articulações sinoviais conforme a função e morfologia. 
Observe a seguinte descrição de uma articulação: “nessa articulação o movimento tende a ser linear, em vez de angular e as faces articulares dos ossos são relativamente planas e deslizam uma sobre a outra”. 
O texto descreve a:
Articulação biaxial e geralmente está associada a uma articulação tipo esferóidea.
Articulação uniaxial e está associada a uma articulação tipo gínglimo ou dobradiça.
Articulação não-axial e está associada a uma articulação plana.
Articulação monoaxial e está associada a uma articulação trocoide ou em pivô.
Articulação triaxial e está associada a uma articulação selar.
03. QUESTÃO (0,65)
A articulação é uma conexão entre dois ossos e embora tenha várias funções, talvez a mais importante seja tornar o movimento possível.  As articulações ajudam a sustentar o peso do corpo e promovem a estabilidade que se deve ao formato dos ossos que compõem determinada articulação.
LIPPERT, L. S. Cinesiologia Clínica e Anatomia.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013
Observe as imagens abaixo e analise a assertiva correta.
 
 
	Figura 1                                                        Figura 2
A figura 1 trata dos movimentos de flexão lateral cervical que é um movimento realizado no plano sagital, eixo frontal. Considerando todos os movimentos possíveis de serem realizados pelo pescoço, pode-se dizer que se trata de articulação biaxial.
Tanto os movimentos da figura 1 quanto os da figura 2 acontecem graças às articulações que constituem a coluna cervical, dentre elas, temos a estrutura do disco intervertebral que é uma articulação fibrosa.
A figura 2 representa os movimentos de rotação cervical para a direita e para a esquerda. Tais movimentos acontecem no plano transverso e eixo longitudinal ou crânio caudal. Outro exemplo de movimento que acontece nesse mesmo plano é a rotação interna do ombro.
O movimento de inclinação ou flexão do tronco para a direita e esquerda está devidamente representado na figura 1, o mesmo acontece em volta do eixo látero-lateral e no plano frontal. É importante salientar que a coluna não possui articulações sinoviais.
Uma articulação sinovial do tipo esferóidea tem um formato que facilita e permite o movimento de rotação. Tal movimento está representado pela figura 2. Assim como a figura 2, o movimento de rotação do quadril acontece no plano frontal.
04. QUESTÃO (0,65)
Os músculos desempenham diferentes funções durante o movimento articular, dependendo de variáveis, tais como: o movimento que está sendo executado, a direção do movimento e a resistência que o músculo precisa superar. Se qualquer uma dessas variáveis muda, a participação do músculo no movimento também o faz. 
Sobre as funções dos músculos, analise as assertivas abaixo.
 I – Os músculos podem assumir ações como agonistas, antagonistas e sinergistas.
II – Agonista é um músculo ou grupo muscular responsável diretamente pelo movimento desejado.
III – O antagonista tem o potencial de se opor ao agonista, mas geralmente está relaxado enquanto o agonista se contrai.
IV – O sinergista dificulta a ação do agonista.
Está correto o que se afirma em:
 
I, II, III e IV.
I, II e III.
I e IV.
II e IV.
IV.
05. QUESTÃO (0,65)
Há muitos fatores a serem considerados quando se desenvolve um programa de intervenção para comprometimentos do equilíbrio. A maioria dos programas de intervenção para o equilíbrio requer uma abordagem em múltiplos sistemas.
A partir dos dados acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Uma pessoa que vem experimentando repouso prolongado no leito ou inatividade após uma enfermidade pode precisar de um programa que inclua alongamento dos membros inferiores e do tronco para melhorar o alinhamento postural e a mobilidade, exercícios de fortalecimento para melhorar o desempenho motor e atividades de equilíbrio dinâmicas e funcionais.
PORQUE
 
II. A flexibilidade e a força muscular são pré-requisitos para se começar a trabalhar a propriocepção e o equilíbrio, que são fundamentais para melhorar a habilidade de realizar com segurança as atividades diárias. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
 A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
06. QUESTÃO (0,65)
Uma mulher com 25 anos de idade sofreu entorse grau II do tornozelo direito, com lesão do ligamento talofibular anterior, durante a aterrissagem de salto, ao realizar um bloqueio em partida de vôlei, há 4 semanas. Após a entorse, foi aplicado gelo durante 20 minutos. No exame de imagem, não se constatou fratura associada. Atualmente, a região ainda apresenta edema residual. As amplitudes de movimento do tornozelo e pé estão preservadas; os músculos eversores do pé direito apresentam grau 4 no teste de força muscular manual, e, os demais,
grau 5. A paciente já deambula sem auxílio de muletas, não apresenta claudicação ou dor, porém ainda sente-se insegura ao permanecer, sem auxílio, em apoio unipodal de olhos abertos. Está ansiosa para retornar ao esporte e refere desejo de participar da próxima temporada do campeonato regional de vôlei. 
Sobre os objetivos terapêuticos e terapias para o retorno dessa paciente ao esporte, pode-se listar:
I - Seriam objetivos terapêuticos: 1º - Progredir o fortalecimento dos músculos do tornozelo e pé com ênfase nos eversores da articulação subtalar; 2º - Melhorar a propriocepção e controle neuromuscular; 3º - Equilíbrio; 4º - Estabilização articular; 5º - Realizar treino de gesto esportivo para o esporte vôlei.
II - Os exercícios terapêuticos poderiam ser: exercícios em cadeia cinética aberta ou fechada, concêntrica e excêntrica, utilizando como resistência, por exemplo, resistência elástica, auxílio de bola, resistência manual, caneleira, pesos sobre toalha no solo e/ou dinamômetro isocinético e outros, respeitando os limites de dor do paciente. 
III - O treino de equilíbrio (após alcançar flexibilidade, força e propriocepção) poderia ser com apoio bipodal ou unipodal, com os olhos abertos ou fechados, com ou sem apoio dos membros superiores, no solo, na prancha de proprioceptiva quadrada ou redonda, disco de ar, cama elástica, balanço proprioceptivo ou qualquer outro exercício realizado em superfícies instáveis.
É correto o que se afirma em:
I, II.
I, II e III.
I.
II.
II e III.
07. QUESTÃO (0,65)
A repetição é um pré-requisito para o desenvolvimento da precisão e da coordenação. Conforme a atividade se repete, o esforço diminui e há menor chance de transbordamento para os músculos errados. O treinamento de movimentos em frente a um espelho é utilizado para diferentes recursos em cinesioterapia. Esse tipo de treinamento auxilia na correção dos movimentos pela via visual, especialmente nos casos em que o aprender e o reaprender movimentos funcionais estejam dificultados e/ou impedidos pela doença de base. 
A adoção desse tipo de treinamento motor funcional justifica-se, em termos fisiológicos, pelo fato de incluir:
Arquivamento de padrões motores pelos órgãos tendinosos de Golgi.
Aprendizado de padrões motores pela área cortical pré-motora.
Engrama sensorial no aprendizado motor e reconhecimento de padrões motores já aprendidos.
Arquivamento de padrões motores pela área cortical motora primária.
Aprendizado motor pelo fuso muscular.
08. QUESTÃO (0,65)
O ciclo da marcha humana pode ser dividido em uma fase de apoio, que se inicia com o apoio de calcanhar, e uma fase de oscilação, que se inicia com a retirada e elevação dos dedos do pé, do solo. A fase de apoio pode ainda ser subdividida em contato inicial, reação à carga, apoio médio, apoio terminal e pré-oscilação, enquanto que a fase de oscilação é composta pelas subfases oscilação inicial, média e final.
 
A figura acima mostra registros eletromiográficos associados a três diferentes cadências de marchas, mas que apresentam a mesma forma de onda. A partir do texto apresentado e com base na figura, a subfase de pré-oscilação ocorre aproximadamente no meio da passada e pode ser caracterizada pelo pico de atividade do músculo:
 
reto femoral.
vasto lateral.
sóleo.
tibial anterior.
bíceps femoral.
09. QUESTÃO (0,9)
Existem basicamente dois tipos de movimento que governam a mobilidade de uma articulação. Talvez, o mais conhecido desses dois tipos de movimento seja o movimento fisiológico. Entretanto o movimento acessório tem importância fundamental para um movimento saudável e dentro dos parâmetros biomecânicos de normalidade.
Considerando essas informações, esquematize:
Quais são os movimentos fisiológicos e quais são os movimentos acessórios?
Quais as estruturas envolvidas na limitação de mobilidade do movimento fisiológico e quais as estruturas envolvidas na limitação de mobilidade do movimento acessório?
10. QUESTÃO (0,9)
Os fusos musculares e os Órgãos tendinosos de Golgi (OTG) são os receptores aferentes primários de músculos e de tendões.
Considerando os estímulos de estiramento e de contração muscular, distinga:
Qual a diferença de resposta dos Órgãos Tendinosos de Golgi e do Fuso Muscular nos estímulos supracitados?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais