Buscar

APOL - Gestão Educacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Gestão Educacional
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Toda vez que se propõe uma gestão democrática da escola com a efetiva participação de pais, educadores, alunos e funcionários, no que se refere à escola pública, isso acaba sendo considerado algo utópico. Ao mesmo tempo, abordamos a perspectiva da gestão democrática como necessária e desejável”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARTNIK, H. L. de S. Gestão educacional. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 122.
Tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Gestão educacional sobre a gestão democrática na escola, responda corretamente à seguinte questão: o que se pode fazer para que haja uma real gestão democrática dentro da escola? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. (  ) A tarefa de gerir democraticamente uma escola deve consistir inicialmente em tomar consciência das condições concretas que apontam para a viabilidade de um projeto de democratização das relações no interior da escola.
II. (   ) Para a escola ter uma gestão democrática, há a necessidade de os diretores, juntamente com as equipes pedagógicas, administrativas e docentes, ampliarem a compreensão do significado da escola no contexto da sociedade contemporânea.
III. (  ) Para a escola ter uma gestão democrática, é necessário que a direção escolar converse apenas com a comunidade escolar, ouvindo sugestões para melhorias. Somente dessa forma a escola poderá ter uma gestão democrática efetiva.
IV. (  ) A gestão democrática na escola somente passará a existir a partir do dia em que a comunidade assumir a direção da escola de maneira coletiva, pois a direção escolar, juntamente com a equipe pedagógica, não tem condições de implantar um projeto de democratização.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
Você acertou!
Para podermos ter realmente uma gestão democrática dentro da escola, acreditamos que a tarefa deve consistir inicialmente em tomar consciência das condições concretas que apontam para a viabilidade de um projeto de democratização das relações no interior da escola. Também há a necessidade de os diretores, juntamente com as equipes pedagógicas, docentes e administrativas, ampliarem a compreensão do significado da escola no contexto da sociedade contemporânea (livro-base, p. 121,122).
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – V – V – F
Questão 2/5 - Gestão Educacional
Leia o extrato de texto a seguir:
“No papel, [...] a autonomia escolar parece ser ampla, mas sua realização ainda está em fase embrionária por falta de informação das pessoas que têm de exercê-la e pela tradição centralista da Educação brasileira. Afinal, autonomia não é uma palavra de fácil interpretação e sua subjetividade exige dos gestores muita discussão e prática para lhe dar vida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GIL, Juca. Os limites da autonomia escolar. <http://gestaoescolar.org.br/politicas-publicas/limites-autonomia-escolar-leis-educacionais-legislacao-544894.shtml>. Acesso em 20 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre a autonomia da escola, podemos afirmar que a construção da autonomia da escola somente poderá ser de fato efetivada se:
Nota: 20.0
	
	A
	Houver a participação de todos os atores nos processos de estudos, planejamento, execuções e tomadas de decisões das ações que permeiam o cotidiano escolar.
Você acertou!
A construção da autonomia da escola poderá efetivar-se somente se houver a participação de todos os atores nos processos de estudos, planejamento, execuções e tomadas de decisões das ações que permeiam o cotidiano escolar (livro-base, p. 133).
	
	B
	A gestão colegiada articular os processos educativos e centralizar as decisões burocráticas somente na comunidade discente.
	
	C
	Se houver participação exclusiva do corpo docente, pois os professores são os detentores do saber e os únicos que compreendem as necessidades dos alunos.
	
	D
	O corpo administrativo adotar a forma de gestão da escola tradicional, visto que, no passado deu certo, e, portanto, é ainda muito eficaz.
	
	E
	Houver autonomia por parte dos órgãos jurídicos e previdenciários estaduais, federais e municipais.
Questão 3/5 - Gestão Educacional
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O Projeto Político-Pedagógico, PPP, é o plano global da escola, um instrumento teórico-metodológico para intervenção e mudança da realidade. Sua construção deverá permitir o encontro, a reflexão, a ação sobre a realidade numa práxis libertadora. O político e o pedagógico são dimensões indissociáveis, porque propiciam a vivência democrática necessária à participação de todos os membros da comunidade escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REZENDE, Edna Santiago; CAÑETE, Lilian Sipoli Carneiro; CAMPOS, Wany de Sousa e Silva. Elementos norteadores do planejamento escolar. <http://www.posgraduacaoredentor.com.br/hide/path_img/conteudo_542474491eeb5.pdf>. Acesso em 08 dez 2016.
As escolas sentem dificuldades em coletivizar o processo educacional, bem como em aderir a outras propostas do plano global. A autora do livro-base Gestão Educacional levanta algumas hipóteses sobre esse fato. Quais são elas? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (  ) Muitos professores não acreditam que o plano global vá ser colocado em prática concretamente. Muitos pensam que ficará somente no papel e no discurso.
II. (  ) Muitas instituições querem o planejamento participativo para organizar a escola, e não como instrumento de transformação social.
III. (  ) Não há clareza teórico-conceitual e metodológica de certos conceitos utilizados com frequência nos marcos referenciais como: democracia, participação, justiça, liberdade, solidariedade, igualdade, consciência crítica.
IV. (  ) A sociedade tem conhecimento claro sobre como a escola e as instituições reproduzem mecanismos de discriminação e controle social, por isso, não existe necessidade para a participação coletiva.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – V – F
Você acertou!
Muitos professores não acreditam que o plano global vá ser colocado em prática concretamente. Muitos pensam que ficará somente no discurso. Muitas instituições querem o planejamento participativo para organizar a escola, e não como instrumento de transformação social. Não há clareza teórico-conceitual e metodológica de certos conceitos utilizados com frequência nos marcos referenciais como: democracia, participação, justiça, liberdade, solidariedade, igualdade, consciência crítica. Há desconhecimento da forma camuflada como a escola e as instituições reproduzem mecanismos de discriminações e controle social, de injustiça, de consumismo, de tutela e outros mais, por meio das práticas educativas que realizam (livro-base, p. 126-127).
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – F – F – V
Questão 4/5 - Gestão Educacional
Leia o extrato de texto a seguir:
“As atribuições do conselho escolar são definidas em função das condições reais da unidade educativa, da organicidade do próprio conselho e das competências dos profissionais em exercício na unidade educativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TOALDO, Ciro. O conselho escolar: Atribuições e importância. <http://www.webartigos.com/artigos/o-conselho-escolar-atribuicoes-e-importancia/80618/>. Acesso em 20 dez. 2016.
Segundo os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, as competências do conselho escolar podem ser divididas em três grupos: administrativos, pedagógicos e financeiros. Quais são consideradas competências financeiras do conselho escolar?
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (  ) Aprovar o orçamento anual.
II. (  ) Aprovar despesas para reparos no prédio escolar.
III. (  ) Aprovar a prestação de contas.
IV. (  ) Aprovar o calendário escolar.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – V – F
Você acertou!
Competências do conselho financeiro: Aprovar o orçamento anual. Aprovar despesas para reparos no prédio escolar. Aprovar a prestação de contas. Aprovar o calendário escolar é uma competência pedagógica (livro-base, p. 136).
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 5/5 - Gestão Educacional
Leia o extrato de texto a seguir:
“O conselho escolar propicia a vivência de aprendizagens para além das relações entre segmentos específicos na medida em que exige que nos desloquemos de nossas posições usuais, para olhar os demais como indivíduos, que querem colaborar com a gestão da escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WERLE, F. O. Conselhos escolares: Implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 59.
Segundo os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, as competências do conselho escolar podem ser divididas em três grupos: administrativos, pedagógicos e financeiros. Quais são as competências pedagógicas do conselho escolar? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (  ) Aprovar o quadro de pessoal da unidade de ensino.
II. (  ) Propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino.
III. (  ) Avaliar estratégias que viabilizam o aumento do tempo de permanência do aluno na escola.
IV. (  ) Analisar dados do desempenho da escola para propor o planejamento das atividades pedagógicas.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
Você acertou!
Competências pedagógicas: avaliar e aprovar o projeto pedagógico da unidade de ensino; manifestar-se sobre a proposta curricular da unidade de ensino; aprovar o calendário escolar; inteirar-se da avaliação da escola e aprovar planos de melhoria da qualidade do ensino; avaliar estratégias que viabilizem o aumento do tempo de permanência do aluno na escola; analisar dados do desempenho da escola para propor o planejamento das atividades pedagógicas; aprovar a realização de cursos de extensão comunitária (livro-base, p. 137).
	
	E
	V – V – V – F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes