Buscar

AD2 2019 2 Matematica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RUNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome:Geliane Stellet NOTA:8,0
	Matrícula:
	Polo:SMA
Você está recebendo sua Segunda Avaliação a Distância (AD2) de Matemática na Educação 2. O foco desta avaliação é o estudo dos blocos “espaço e forma” e “grandezas e medidas”, sugeridos para o ensino na educação básica pela BNCC. Procuramos articular os conhecimentos matemáticos às práticas docentes, pois ambos constituem saberes extremamente importantes para a formação de um professor que vai ensinar matemática ou vai “ensinar a ensinar” matemática. Desta forma, propomos questões abertas que favorecem reflexões matemáticas e didáticas. Aproveite que estamos no início da primavera e deixe florescer toda a sua criatividade. Professores criativos podem formar gerações e gerações mais criativas. Boa sorte! 
(2,5 pontos) Na Aula 15, vimos que é possível desenvolver um processo de ensino diferenciado em que figuras planas e espaciais podem ser abordadas conjuntamente. A planificação de sólidos é uma boa estratégia para se estabelecer relações entre figuras planas e espaciais e, destacada a importância do uso de materiais manipulativos, embalagens e sucatas podem se transformar em recursos didáticos para o ensino de Geometria. Assim aqui você deve planejar uma oficina com cerca de 2 horas de duração, voltada para professores dos anos iniciais, com o objetivo de lhes apresentar atividades que envolvem planificações e têm nas embalagens e sucatas seus principais recursos didáticos.
Obs: Não se esqueça de que uma oficina é algo dinâmico em que os convidados participam ativamente de uma sequência de atividades. Cada atividade tem seu objetivo específico, mas, encadeadas, elas permitem que se contemple o objetivo maior da oficina. Sua sequência deve conter, no mínimo, 3 atividades e você deve descrevê-las detalhadamente. 
 (1,5 ponto) Ao estudarmos algumas grandezas e medidas, é possível constatar que a ação de medir está presente em muitos dos nossos afazeres. No entanto, muitas pessoas, quando questionadas sobre o que é medir, nos oferecem apenas exemplos de circunstâncias em que efetuam medições, mas não conseguem definir com clareza o que é esta ação. Por isso, nesta questão, você deve produzir um pequeno texto explicando o que é medir e a importância de estabelecermos unidades de medida padronizadas. Não se esqueça de mencionar também as grandezas que mais medimos no dia a dia!
(4 pontos) Por fim, nesta questão abordamos duas grandezas extremamente relevantes na matemática e no dia a dia das pessoas: o comprimento e a superfície. Como você estudou, estas grandezas estão associadas, respectivamente, às noções de perímetro e de área. Quando os alunos dos anos iniciais estão aprendendo estas noções, muitas vezes, confundem uma com a outra. Nesta questão, você deve descrever três situações didáticas que possam ser vivenciada numa sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A primeira deve permitir que os estudantes construam o conceito de perímetro, a segunda deve permitir que os estudantes construam o conceito de área e a terceira deve permitir que os estudantes comparem e diferenciem os conceitos de perímetro e de área.
Obs: Não se esqueça de que, para descrever uma situação didática, é necessário identificar seus objetivos, seu público alvo, os recursos que ela mobiliza e o passo a passo para a sua execução. 
(2 pontos) Esta questão corresponde à sua participação no fórum “Medidas e Números Racionais”. Ele ficará aberto de 30/09 a 13/10. Participe! Atenção para não perder o prazo!
Respostas:
Questão 1:
1)Apresentação do problema: 
Para elaboração desta atividade é necessário que o professor tenha conhecimento das figuras geométricas tanto planas quanto espaciais, e que saiba manipula-las. Para passar aos seus alunos de maneira lúdica. Para atividade ser divertida e não algo puramente mecânico.
2)Objetivo:
Conhece e visualizar figuras planas e espaciais.
Saber tornar as planas espaciais.
3)Material necessário:
Embalagens (caixa de remédio, leite e sapato, bola, potes em diversos formatos etc.).
Papel cartão, canetas, réguas e tesouras.
Fichas com nomes das figuras geométricas
Canudos, linhas, bolas de isopor (pequena), palitos de churrasco.
4)Desenvolvimento:
Atividade 1: A oficina iniciará com uma explicação aos docentes sobre o que são figuras geométricas planas (são figuras que não são espaciais, ou seja, aquela que não tem dimensão).
Na primeira mesa estarão expostas em papel cartão as figuras geométricas planas (circulo, decágono, octógono, heptágono, hexágono, pentágono, quadrado, triangulo, retângulo e demais figuras). E também as mesmas figuras espaciais já montadas com papel cartão. Após a explicação no canto da mesa terá os nomes de todas as figuras ali expostas em um papel. O papel dos docentes será de nome as figuras geométricas e juntar as planas com as espaciais. Agora terá um momento para sanar as dúvidas dos docentes.
Atividade 2:
Esta atividade estará na próxima mesa onde terá (papel cartão, tesoura, régua, moldes, lápis.) O numero de material será o suficiente para que todos os docentes participem da atividade.
Todos os docentes irão montar as figuras geométricas apresentadas na atividade anterior com os materiais disponíveis. Lembrando que terá um molde de cada figura para auxilia-los na montagem. Os mesmo também poderão contar com a ajuda do responsável pela oficina.
Atividade 3:
Nesta atividade também é importante que o docente aprenda a criar figuras geométricas espaciais com palitos de churrasco e bolinha de isopor pequena e também formas com canudos e linha. Isso os capacitará para fazer uma mais dinâmicas com seus alunos.
Questão 2:
Se pararmos para pensar notaremos que o ato de medir está presente constantemente em nossas vidas, todos os dias, mesmo sem notar. No mercado quando compramos carnes, quando pesamos legumes, quando viajamos e reparáramos a quilometragem, quando compramos pisos para obras, todas essas questões são importantes em nosso cotidiano e são situações que nos fazem lidar com medidas e grandezas.
E o que são grandezas? São objetos que são possíveis de serem medidos. E o que são medidas? É a comparação das grandezas. Por exemplo: maior e menor, pesado e leve, mas precisamos saber o quanto é maior ou menor, o quanto é leve ou pesado.
No entanto tudo isso é necessário medir com medidas padronizadas. E o que seriam medidas padronizadas? São unidades que seguem um determinado padrão de tamanho, por exemplo, a régua, metro e a trena.
Já as medidas não padronizadas são o palmo, o dedo... Ou seja, essas medidas não possuem um padrão de tamanho. As medidas padronizadas são de suma importância, pois sem a mesma, um mesmo objeto teriam diferentes medidas.
Questão 3:
Para que os alunos saibam conceituar perímetro solicitarei que os mesmo façam a medicação da quadra de esporte presente no próprio colégio, por ser um ambiente que possui linhas no seu contorno facilitará para que os alunos não entortem a trena na hora da medição. A quadra será medida em dulpa, cada dupla ira medir um lado. A cada medição os alunos irão marcar o chão para depois somar a medida total. Supondo que a medida do comprimento tenha dado 31 metros e a da largura tenha dado 18 metros. Temos então a medida da quadra.
O perímetro é a medida do comprimento de um contorno.
Pra fazermos o calculo do perímetro devemos somar todos os seus lados:
P= 31+18+31+18
P=98 m
A área é a medida de uma superfície.
Já medimos o perímetro, e agora como iremos calcular a área?! Colocarei uma folha de jornal no canto da quadra e explicarei que aquele jornal terá a medida de 1 metro quadrado. Ao invés de usarmos diversas folhas, o que seria quase impossível pela quantidade, iremos realizar uma conta para sabermos a área.
31x18=558
A quadra tem 558 metros quadrado.
Poderíamos utilizar uma marcação vermelha no contorno da quadra, este contorno é o seu perímetro. 
Se pegarmos outra quadrae colocarmos uma malha quadriculada sobre ela, a sua área será equivalente à quantidade de quadradinhos.
Podemos fazer essa atividade com desenho impresso e papel quadriculado.

Outros materiais