Buscar

A água é elemento crucial na vida humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Água da chuva como opção para economia de água.
A água é elemento crucial na vida humana, animal e vegetal, ela auxilia no desenvolvimento e na qualidade de vida, mas deve ser observado que é um recurso esgotável e desprotegido, deve ser usada de forma responsável. Maneiras são analisadas em busca de conservar a água, para o uso racional e sua preservação. 
	É cada vez mais imprescindível que se tenha preocupação, bem como ações em buscar alternativas de consumo de água, tendo em vista que esse bem se encontra cada vez mais escasso, reservatórios de água se encontram abaixo do nível ideal em todo país, famílias dependendo de abastecimento de carro pipa para consumo próprio e para os animais, sobretudo no nordeste é manchete comum nos telejornais. 
	Nas grandes cidades o crescimento populacional estimula a indústria e o agronegócio, que por sua vez demandam de grande consumo hídrico em suas atividades. Outro fator de alerta são os ciclos pluviais variáveis em diversos lugares acarretando irregularidade no sistema de abastecimento, o que leva o racionamento até mesmo a escassez. 
	Dessa forma, aparecem as fontes alternativas de água, compreendidas como providencia para escapar da escassez, como também para conservação da água. 
	A captação da água da chuva é uma técnica utilizada ao longo dos tempos, adotada por diversas civilizações. Essa pratica tem se espalhado e se afirmado como um método de atenuar os vários transtornos ambientais provocados pelo crescimento da procura por água, pela ausência de projeto de controle populacional e de administração ambiental tanto na zona urbana quanto na zona rural.
	Logo, uma fonte alternativa de abastecimento de água usando a captação da chuva é a cisterna, reservatório de baixo custo que capta a água da chuva e cumula para uso diverso, tendo variados modelos e tamanhos, podendo ser acomodado em qualquer moradia. A utilização de cisternas é entendida como uma das mais vantajosas e eficazes opções quando o tema é economia de água.

Outros materiais