Buscar

atividade 02 Auditoria Hospitalar corrigida

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Usuário
	SOLANGE MIGUEL DA SILVA
	Curso
	SAU00002 AUDITORIA HOSPITALAR PNA (ON) - 201920.2316.01
	Teste
	ATIVIDADE 2
	Iniciado
	14/10/19 18:35
	Enviado
	20/11/19 21:46
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	891 horas, 10 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	No relatório da auditoria externa realizada na Santa Casa regional constatou-se não conformidades relativas ao cumprimento do contrato firmado com o SUS referente ao número de cirurgias de média complexidade realizadas, estando esse indicador abaixo do pactuado. O gestor do hospital afirmou, em documento escrito aplicado pela auditoria, que reconhece que o indicador representa baixa execução e que a mesma justifica-se pela baixa tabela de valores de procedimentos praticada pelo SUS. Já o diretor assistencial alegou, em conversa orientada com os auditores, que as cirurgias foram realizadas, porém houve algum problema no registro das mesmas, o que afetou o cálculo dos indicadores. Cruzando os dados obtidos, a equipe auditora identificou vários problemas e solicitou provas documentais das partes envolvidas para verificação.
 
No caso acima, pode-se afirmar que foram utilizadas diferentes técnicas de coletas de dados. Considerando o conteúdo estudado, assinale a alternativa que indica corretamente as técnicas utilizadas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Grupo focal, observação direta, inspeção documental e triangulação.
	Resposta Correta:
	 
Entrevista, sondagem, análise documental e triangulação.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Alguns aspectos específicos ao perfil e caráter do auditor vão influenciar muito na execução e resultado da auditoria É importante destacar que o auditor precisa ter, além de habilidade e competências, características inerentes ao trabalho de auditoria e deve demonstrá-las no desenvolvimento dos seus trabalhos, transformando sua forma de agir e dando credibilidade ao resultado da auditoria. Integridade, ética, profissionalismo e outras características individuais devem sempre balizar o trabalho do auditor.
A partir dessas informações associe as características comportamentais de um bom auditor com seus respectivos fundamentos.
I          Independência.
II         Imparcialidade.
III       Objetividade.
IV       Distanciamento.
V         Capacidade de manter sigilo.
VI       Cortesia.
( ) Deve pautar suas opiniões em fundamentações concretas. Suas conclusões devem ser apresentadas com convicção.
( ) Segurança para não se deixar influenciar pelas pressões do auditado ou de terceiros, que possam afetar seu julgamento.
( ) Não deve deixar situações pessoais interferirem no seu trabalho, procurando abster-se de auditar casos em que ocorram conflitos de interesse.
( ) Tratar todas as pessoas com o devido respeito, mesmo quando as opiniões são divergentes.
( ) Precisa conseguir se afastar suficientemente da situação para questionar e julgar com precisão e profissionalismo.
( ) Não revelar ou utilizar em seu proveito, ou de terceiros, os dados obtidos por meio da execução de seu trabalho.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, I, II, VI, IV, V.
	Resposta Correta:
	 
III, I, II, VI, IV, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Está correta a resposta. A auditoria só terá os efeitos idealizados se o seu relatório apresentar dados confiáveis. Isso só é possível se a equipe auditora possuir as capacidades e habilidades específicas para tal atividade.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	No mundo atual, a sobrevivência no mercado competitivo é o grande desafio enfrentado por organizações de qualquer natureza, inclusive no setor de prestação de serviços em saúde. A necessidade de desenvolver maior competitividade, atrair e fidelizar clientes têm feito com que as organizações atualizem suas práticas gerenciais, implantando modernas ferramentas e instrumentos baseados nas normas e metodologias contidos nas diretrizes, que visam um sistema orientado para a qualidade.
 
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma ferramenta que se caracteriza pela utilização da concorrência como referência na elaboração de metas internas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Benchmarking.
	Resposta Correta:
	 
Benchmarking.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Está correta a resposta. O benchmarking é um termo que significa buscar os melhores resultados em outras empresas concorrentes, mais fortes e líderes no mercado, com atividades ou processos similares.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto abaixo:
 
“Basicamente, todo e qualquer relatório emitido por auditores independentes deve declarar, expressamente e de forma inequívoca, o serviço feito, a forma pela qual foi feito o serviço e a conclusão a que chegou o auditor. Seja num exame anual das demonstrações financeiras de um conglomerado, seja num simples exame da posição de uma determinada conta, deve o relatório do auditor conter sempre, mesmo que de forma resumida, as declarações citadas e uma conclusão ou opinião. Evidentemente, tal opinião pode ser afirmativa, pode conter restrições, ou ser negativa ou adversa, havendo mesmo casos em que o auditor declara não ter conseguido, nas circunstâncias e pelos motivos descritos, chegar a uma conclusão.”
GOLDKORN, H. O que significa um parecer de auditoria. Rev. adm. empres ., São Paulo , v. 16, n. 1, p. 37-40, fev. 1976, p. 37.  Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003475901976000100005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07/01/2019.
 
Sobre a elaboração de um bom relatório de auditoria, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
 
(  ) Precisa ter uma boa apresentação, legível, sem rasuras ou erros.
(  ) Deve ser escrito em linguagem clara.
(  ) Deve apresentar pessoalidade por parte do auditor.
(  ) Precisa ser objetivo, convincente, construtivo e útil.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Resposta correta. Um relatório de auditoria é um documento formal que deve seguir uma metodologia de elaboração com atributos específicos. Essas características que fazem do documento um instrumento de gestão.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Analise atentamente o fragmento abaixo de um relatório de auditoria hospitalar fictício:
 
Para o ano de 2018, os dados colhidos conforme ficha de notificação padronizada demonstram 488 casos de infecção comunitária e apenas 6 casos de infecção hospitalar notificados, que, juntamente com dados zerados para “Paciente com Infecção Hospitalar” e “Óbitos por Infecção Hospitalar” sugerem ausência de protocolo na coleta dos dados e/ou subnotificação de casos. Com relação à infecção cirúrgica para o mesmo ano, a instituição apresenta dados que demonstram que somente 0,85% das cirurgias realizadas foram classificadas como infectadas e 11,06% como potencialmente contaminadas, podendo, em partes, justificar o baixo índice de infecção hospitalar relativo a procedimentos cirúrgicos.
Considerando o texto acima e o conteúdo estudado avalie as afirmativas abaixo.
I. A instituição utiliza indicadores para o controle de infecção hospitalar.
II. A equipe auditora utilizou-se a análise documental na auditoria.
III. O relatório de auditoria apresenta constatações e sugestões.
IV. O relatório apresenta possíveis não-conformidades e justificativas que precisam ser melhor analisadas.
V. A equipe auditora sugere problemas com relação à fidedignidade dos indicadores hospitalares.
Assinale a alternativa que reúne todas as afirmativas corretas.
Resposta Selecionada:
	 
I, II, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, II, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Está correta a resposta. O relatório de auditoria deve apresentar todas as constatações da equipe auditora, suas percepções e sugestões de melhoria, de maneira que represente, de maneira fidedigna, a situação real da organização auditada.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Na área privada é onde se concentram um número maior de auditorias em organizações prestadoras de serviços de saúde. Para a realização desse trabalho, conhecimento e experiência profissional são aliados do auditor na verificação das práticas gerenciais e assistenciais, principalmente realizadas por instituições hospitalares ou operadoras de planos de saúde.
Para o auditor, conhecimentos teóricos e práticos, somados à experiência profissional  e à vivência cotidiana, são essenciais por permitir condições de análise mais amplas do processo.
 
VIANA, C. D. et al . Implantação da auditoria concorrente de enfermagem: um relato de experiência.  Texto contexto - enferm. , Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 1-7, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072016000100702&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06/01/2019.
 
Com relação à experiência do auditor e sua relevância na realização de auditorias hospitalares, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Uma vez que a qualidade de serviços prestados deve estar alinhada à eficiência de custos, o auditor deve ter conhecimentos na área financeira, que envolvem as operações de uma instituição.
	Resposta Correta:
	 
Uma vez que a qualidade de serviços prestados deve estar alinhada à eficiência de custos, o auditor deve ter conhecimentos na área financeira, que envolvem as operações de uma instituição.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Está correta a resposta. A experiência profissional possibilita desenvolver as atividades com pertinência e agilidade, além de administrar situações inesperadas, que podem ocorrer no desenvolvimento da auditoria.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	No planejamento de auditoria para a acreditação hospitalar ONA define-se o escopo e os critérios a serem avaliados. Busca-se verificar a conformidade com as normas preconizadas pelo Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar nos níveis 1, 2 e 3. Com o objetivo de se verificar a NR MA 4/3 desse manual, avalia-se o cumprimento das diretrizes e ações sistemáticas destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos,. A meta é a redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções e eventos adversos. Assim, definindo-se a equipe de auditoria, o auditor líder, a data e o horário programado, utiliza-se a lista de verificação elaborada considerando-se as normas da ONA, gerenciamento de risco e os requisitos legais e segue-se à execução da auditoria.
ONA. Manual Brasileiro de Acreditação : Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde. Versão 2010. Brasília: Editora Organização Nacional de Acreditação, 2010.
Considerando a etapas de planejamento da auditoria, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
 
(  ) O planejamento garante a execução da auditoria de maneira orientada, propiciando que os resultados apresentados no relatório final se traduzam em melhoria do processo auditado.
(  ) A lista de verificação da auditoria deve ser baseada em critérios subjetivos desenvolvidos através da experiência da equipe auditora. 
(  ) A auditoria deve sempre planejar suas atividades considerando a legislação atualizada e dirigida para o processo a ser auditado.
(  ) Não cabe ao auditor determinar como deverá ser feita a correção de uma não-conformidade, ele deve apenas orientar os responsáveis dentro da norma vigente.
( ) Na etapa de planejamento da auditoria é necessário avaliar e definir os diversos aspectos que se relacionam à etapa de execução da atividade.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Está correta a resposta. Na etapa do planejamento se define o checklist, a equipe e a programação da auditoria considerando-se o processo a ser auditado e a normatização atualizada.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o texto abaixo:
 
“A auditoria hospitalar decorre de um ideário profissional articulado com um campo de conhecimentos e práticas, que se diferenciam segundo lógicas organizacionais específicas. As práticas e os métodos de auditoria hospitalar desenvolvem-se mais amplamente em instituições privadas o que tem gerado questionamentos para se evitar que a função do auditor se encaminhe para um controle administrativo que se sobreponha às ações de saúde com a pretensão de somente reduzir custos, fazendo-se importante um engajamento do auditor no aspecto social da saúde”
 
SCARPARO, A. F. et al . Tendências da função do enfermeiro auditor no mercado em saúde . Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 19, n. 1, p. 85-92, mar. 2010, p. 87. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010407072010000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 05/01/2019.
 
Nesse contexto, espera-se que o auditor possua habilidades e competências para a realização de auditorias em organizações prestadoras de serviço de saúde. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas habilidades.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O auditor precisa ter os conhecimentos e habilidades específicos de auditoria, mas também deve conhecer a área hospitalar, seu funcionamento, regulamentações e especificidades.
	Resposta Correta:
	 
O auditor precisa ter os conhecimentos e habilidades específicos de auditoria, mas também deve conhecer a área hospitalar, seu funcionamento, regulamentações e especificidades.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Está correta a resposta. O auditor deve ter habilidades técnicas suficientes para a realização da sua tarefa no setor saúde. Conhecimento da normatização e legislação que regulamentam o setor, bem como atualização contínua, são fundamentais.
	
	
	
Pergunta 9
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Analise o texto abaixo:
 
“Valores humanizadores são valores morais, componentes fundamentais do mundo humano. Por formação ética, ou melhor, pela dimensão ética da formação profissional, entende-se o ensino/aprendizagem/vivência da ética em bases não deontológicas, compromissado com o desenvolvimento e a realização de valores humanizadores e com a conformação da identidade profissional durante a graduação.”
 
FINKLER, M.; CAETANO, J. C.; RAMOS, F. R. S. Ética e valores na formação profissional em saúde: um estudo de caso. Ciênc. saúde coletiva , Rio de Janeiro, v. 18, n. 10, p. 3033-3042,  out.  2013, p. 3034. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013001000028&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13/01/2019.
 
Sobre a relação entre a auditoria hospitalar, a ética e o comportamento da equipe auditora, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O auditor hospitalar deve zelar para que as normas de qualidade e deontológicas sejam respeitadas, desde que essas não entrem em contradição com as diretrizes administrativas e financeiras da organização.
	Resposta Correta:
	 
Como mercado, economia e saúde são conceitos que parecem não harmonizar, é fundamental que o hospital e o auditor sejam regidos por princípios éticos inerentes à função, regulando a busca por produtividade e lucro.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Durante uma auditoria verificou-se que o hospital auditado apresentou desrespeito ao cronograma de visitas técnicas definido para o período em questão. Na entrevista, os colaboradores do setor alegaram que
a coordenação setorial suspendeu as visitas. Já em um questionário, a coordenadora do setor justificou que a alta direção cortou o recurso destinado ao transporte e diárias para a execução da atividade externa. Em verificação de documentos, constatou-se que a organização realizou cortes no orçamento devido a atrasos constantes de repasses de recursos governamentais, mas não havia menção às atividades do cronograma em questão.
 
Considerando estas informações, assinale a alternativa que indica o que a equipe auditora deve fazer. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Constar a não-conformidade e orientar a alta direção e a coordenação setorial a rever as programações internas em caso de contingências para adaptação à realidade.
	Resposta Correta:
	 
Constar a não-conformidade e orientar a alta direção e a coordenação setorial a rever as programações internas em caso de contingências para adaptação à realidade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Está correta a resposta. Deve-se apontar de maneira fidedigna a realidade verificada na auditoria no relatório. A organização deve se adaptar para atender aos requisitos em novas auditorias quando se trata de programação interna.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais