Buscar

Apol- Psicopedagogia.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Psicopedagogia
Leia o trecho de texto a seguir: 
“Os estudos de Jean Piaget foram fundamentais para a compreensão do desenvolvimento cognitivo. [...].  Qualquer ato de pensamento exige uma série de operações que só se produzem se vão sendo preparadas por atos que são interiorizados. Isto significa que Piaget buscou compreender o pensamento enquanto uma ação internalizada”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, Fernanda.  O desenvolvimento cognitivo no processo de aquisição de linguagem.  Letrônica v. 3, n. 2, p. 107-119, dez./2010.  <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/viewFile/7093/5931>. Acesso em: 15 jul. 2018. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos de Psicopedagogia, o desenvolvimento cognitivo, de acordo com Jean Piaget, constitui a base da aprendizagem e ele se dá por meio de dois processos. Quais são eles?  Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que apresenta a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Dissimulação e acomodação.
	
	B
	Convergência e cognição.
	
	C
	Cognição e assimilação.
	
	D
	Assimilação e acomodação.
Você acertou!
Comentário: “O desenvolvimento cognitivo, que constitui a base da aprendizagem, ocorre por meio dos processos de assimilação e acomodação. A assimilação representa a ação do sujeito sobre o objeto e a acomodação exprime a ação do objeto sobre o sujeito. Os processos de assimilação e acomodação não são antagônicos, mas complementares, perpassam toda a vida do sujeito e possibilitam um estado de adaptação intelectual” (livro-base, p. 32).
	
	E
	Sensibilização e assimilação.
Questão 2/5 - Psicopedagogia
Leia a citação:
A Psicopedagogia é a área de estudo que se preocupa em investigar a maneira como o sujeito constrói o seu conhecimento, isto é, ela busca identificar de forma preventiva os fatores que possam interferir no processo de aprendizagem, bem como ofertar estratégias que facilitem o aprendizado. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1995. p. 33.
De acordo com a citação, com a vídeo aula, a rota de aprendizagem e os conteúdos dos artigos disponíveis em Material Complementar, relacione os nomes dos teóricos que influenciaram a Psicopedagogia no Brasil aos seus fundamentos teóricos:   
Jorge Visca
Jean Piaget
Sigmund Freud
Lev Vygotsky
Enrique Pichon-Riviére
 
(  ) Fundamenta a área da Psicologia Social, estudando o sujeito e suas relações com o outro.
(  ) Destaca algumas fases do desenvolvimento infantil e as considera relevantes para a formação do adulto.
(  ) Fundamenta a área da Epistemologia Convergente.
( ) Apresenta uma proposta sociointeracionista ao conceber que o sujeito se desenvolve por meio do seu ambiente cultural.
( ) Desenvolveu estudos sobre a construção da aprendizagem humana no campo da epistemologia genética.
 Agora, selecione a alternativa que menciona a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4 - 5
	
	B
	4 – 1 – 2 – 5 – 3
	
	C
	5 – 3 – 1 - 4 - 2
Você acertou!
A sequência correta é 5, 3, 1, 4, 2 . Na aula 1, vídeo 5, aos 0:47 minutos e na rota de aprendizagem, página 15, a professora e o texto apresentam que dentre os teóricos que influenciaram a Psicopedagogia no Brasil, podemos citar Jorge Visca, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Sigmund Freud e Enrique Pichon-Riviére.
Jorge Visca – Epistemologia convergente: “resultado da assimilação recíproca de conhecimentos fundamentados no construtivismo, estruturalismo construtivista e interacionismo” (ROCHA, 2005, p. 3).
Jean Piaget – Epistemologia genética: tem por intuito entender de que maneira o sujeito constrói conhecimentos, bem como entender as etapas do desenvolvimento humano ao longo da vida.
Sigmund Freud – Psicanálise: concebe o homem em um plano biopsicossocial.
Enrique Pichon-Riviére – Psicologia social: tem por intuito estudar o sujeito como produto de relações mútuas e constantes com o outro e com a sociedade.
Lev Vygotsky - Apresenta uma proposta sociointeracionista ao conceber que o sujeito se desenvolve por meio do seu ambiente cultural. (aula 1 – vídeo 5, 9:41 minutos).
	
	D
	3 – 5 – 4 – 2 – 1
	
	E
	1 – 4 – 5 – 3 – 2
Questão 3/5 - Psicopedagogia
Leia a citação a seguir:
“A avaliação psicopedagógica é um processo que o psicopedagogo deve cumprir e têm que envolver diferentes atividades, é nesse momento que o psicopedagogo decide quais serão as estratégias de intervenção. Na avaliação psicopedagógica é feita uma análise sobre a aprendizagem do sujeito tentando compreender como e quando começou o problema. Para fazer uma avaliação é preciso que sejam realizados alguns procedimentos como uma entrevista inicial, com o motivo da queixa, análise do material escolar, diversos modelos de atividades em diferentes disciplinas, testes que verificam o nível de desenvolvimento e sondagens” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em MORAES, Maria Silva de; SOUZA, Solange Queiroz Silva de.  Avaliação psicopedagógica: uma teia de possibilidade. Disponível em: <http://www.pedagogia.com.br/artigos/avaliacao_psicopedagogica/index.php?pagina=3>.  Acesso em: 8 jul. 2018. 
De acordo com o livro-texto da disciplina Fundamentos de Psicopedagogia, sobre a  avaliação psicopedagógica pode-se afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	é uma prática que busca compreender as queixas do aluno por meio de entrevistas somente com os familiares a fim de definir estratégias educacionais que o auxiliem a superá-las
	
	B
	é um processo de garimpagem pelo qual se busca conhecer os elementos que interferem na aprendizagem dos alunos
Você acertou!
Comentário: “A avaliação psicopedagógica é um processo de coleta e análise de informações relevantes sobre os diferentes elementos que intervêm no processo de ensino e aprendizagem – não somente das competências do aluno, mas também do ambiente educacional – com a finalidade de fundamentar as decisões sobre as respostas educacionais mais adequadas às necessidades do aluno” (Solé, 2001) (livro-texto, p. 114).
	
	C
	é uma prática que busca compreender as dificuldades que o aluno apresenta em seu processo de aprendizagem a fim de definir estratégias educacionais que o auxiliem a superá-las
	
	D
	é uma prática utilizada para dar uma devolutiva ao aluno, a sua família e a escola.
	
	E
	é uma pratica utilizada a partir de técnicas projetivas para detectar por meio do diálogo as dificuldades que o aluno apresenta em seu processo de aprendizagem
Questão 4/5 - Psicopedagogia
Leia o fragmento a seguir: 
“A relação de aprendizagem e seu aprendiz estão diretamente relacionados com as dificuldades de aprendizagem não orgânicas, ou seja, conflitos como medos, traumas de infância, baixa autoestima, a relação do eu com o ambiente externo, o aluno e a sociedade que o cerca como a escola, seu lar, seus amigos, etc., e para que o psicopedagogo ajude o aluno a se desenvolver, fortalecer e conhecer suas habilidades, o profissional pode se apoiar nas literaturas de Freud, já que este especifica em suas publicações os estágios psíquicos relacionados à infância do sujeito, seu ambiente externo e seu relacionamento na sociedade, principalmente com o pai e a mãe, tendo como ferramenta o método da associação livre, onde o sujeito fala livremente sobre seus sentimentos e seus medos sem interferência do terapeuta”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  FAZZI, Cecília Elisabete Aguirre de.  A psicanálise e a psicopedagogia: uma relação nas intervenções psicopedagógicas.  <https://psicologado.com.br/abordagens/psicanalise/a-psicanalise-e-a-psicopedagogia-uma-relacao-nas-intervencoes-psicopedagogicas>. Acesso em:  30 ago. 2018. 
De acordo com o livro-base Fundamentos de Psicopedagogia, a psicanálise contribui para a educação especificamente
na compreensão de dois aspectos. Quais são eles? Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que apresenta a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Psicoafetivo e cognitivo.
Você acertou!
Comentário: “A abordagem psicanalítica contribui para a educação, especialmente, na compreensão dos aspectos psicoafetivos e cognitivos do desenvolvimento infantil” (livro-base, p. 141).
	
	B
	Familiar e afetivo.
	
	C
	Cognitivo e intelectual.
	
	D
	Neurológico e afetivo.
	
	E
	Educativo e psicológico.
Questão 5/5 - Psicopedagogia
Leia a citação a seguir: 
“Numa perspectiva orgânica, as dificuldades de aprendizagem são consideradas como desordens neurológicas que interferem na recepção, integração ou expressão de informação e são manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio, habilidades matemáticas ou habilidades sociais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAZER, Sheila Maria; BELLO, Alessandra Cristina Dal; BAZON, Marina Rezende. Dificuldades de aprendizagem: revisão de literatura sobre os fatores de risco associados. Psicol. educ.,  São Paulo ,  n. 28, p. 7-21, jun.  2009 .   <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752009000100002&lng=pt&nrm=iso>.  Acesso em 02  set.  2018.
 A partir dos conteúdos do livro-base Fundamentos de Psicopedagogia, os problemas de aprendizagem podem ser oriundos de três fatores. Quais são eles? Leia as alternativas que seguem e assinale aquela que apresenta a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Orgânicos, ambientais e familiares
	
	B
	Financeiros, sociais e naturais
	
	C
	Familiares, econômicos e sociais
	
	D
	Orgânicos, psicológicos e ambientais
Você acertou!
Comentário: “José e Coelho [...] acrescentam que os problemas de aprendizagem podem ser oriundos de fatores orgânicos, ambientais e psicológicos.” (livro-base, p.148)
	
	E
	Financeiros, familiares e orgânicos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes