Buscar

Equilíbrio Químico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Reyla R. Ribeiro
 Professora: Simone Machado Goulart
Questões do artigo: “ Algumas experiências simples envolvendo o princípio de Le Chatelier”
O que é o princípio de Le Chatelier? E qual fatores que provocam essas alterações? 
 R: um princípio geral conhecido pelo nome Princípio de fuga ante a força, ou simplesmente, princípio de Le Chatelier, que defendia a teoria de que quando se exerce uma ação num sistema em equilíbrio, o sistema se desloca no sentido da reação que neutraliza esta ação.
Nos sistemas que atingiram o equilíbrio químico, as reações opostas ocorrem em velocidades iguais, portanto, qualquer mudança que altere a velocidade de uma das reações causa a perturbação desse equilíbrio, assim, o Princípio de Le Chatelier propicia um meio de prever a influência que os fatores perturbadores têm sobre os sistemas em equilíbrio, sendo válido para todos os tipos de equilíbrios dinâmicos, físicos, iônicos, bem como os químicos. Essas perturbações que desordenam o equilíbrio químico ocorrem devido a variações de concentração, de pressão e de temperatura.
Em 200 mL de água contidos em um béquer, foram adicionadas 10 gotas de uma solução amoniacal (N	H3(aq)), e após foram adicionadas algumas gotas de fenolftaleína, observou-se a coloração rosa que é indicativa de solução básica. Após foi adicionado uma pitada de bicarbonato de amônio (NH4HCO3). O que ocorreu com a solução e porquê?
R: a solução torna-se incolor, pois com a adição do íon NH4- faz com que o equilíbrio se desloque para a esquerda, pois causa a diminuição da concentração de OH- .
Observe a reação: HCO3- (aq) +H2O (l) H2CO3(aq) + OH- (aq), se adicionarmos fenolftaleína, se tornará rosa pelo seu caráter básico. O que ocorrerá se assopramos com um tubo essa solução? Descreva a formula.
R: HCO3- (aq) +H2O (l) H2CO3(aq) + OH-(aq)
 
 CO2 (aq) + H2O (l)
No ar que irá ser assoprado no tubo contém CO2 + H2O, o borbulhamento do gás carbônico na solução leva a formação de ácido carbônico, aumentando a sua concentração, esse aumento de concentração faz com que o equilíbrio de hidrólise se desloque no sentido dos reagentes, consumindo íons OH- e consequentemente se tornando incolor. 
Observe a reação: NH3(aq) + H2O(l) NH4+(aq) + OH–(aq) ( H < 0) . Ao adicionar algumas gotas de fenolftaleína a esta solução podemos observar a coloração rosa de meio básico. Se houvesse o aquecimento desta solução o que ocorreria? 
R: ao aquecermos a solução o equilíbrio se deslocaria para a direita no sentido dos reagentes, o que levaria ao desaparecimento da coloração rosa, pois diminuiria a concentração de OH- , confirmando o princípio de Le Chatelier, que a temperatura também poder ser um perturbador do equilíbrio químico.

Outros materiais